Consórcio Toyota: saiba como contratar de forma segura

O consórcio Toyota não é uma modalidade de compra oferecida pela fabricante, mas tem ótimas opções no mercado que podem agilizar a compra do seu próximo veículo. Conheça suas características.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Consórcio Toyota: saiba como contratar de forma segura.

Vamos começar este post com a informação mais importante sobre o consórcio Toyota: ele não é vendido pela fabricante, ou seja, é um serviço que você vai contratar de terceiros.

O site da fabricante está repleto de orientações de cuidados sobre outras empresas que usam seu nome para a comercialização de produtos e serviços sem sua autorização, e os consórcios são alguns deles.

Continua após a publicidade

Mas, isso acaba com a possibilidade de comprar um veículo Toyota por consórcio? De maneira nenhuma, e para te ajudar nesse processo, criamos um conteúdo prático para fazer uma ótima escolha. Confira.

O que é consórcio?

Consórcio é uma modalidade de compra onde um grupo de interessados em um mesmo produto se reúne para criar um patrimônio que será utilizado para a compra do bem para todos os envolvidos.

Continua após a publicidade

Nesse caso, todos os consorciados pagam uma parcela mensal que soma ao fundo de reserva do programa e permite que, periodicamente, um ou mais deles sejam contemplados com a vez de realizar a compra.

Informações importantes:

  • o consórcio só finaliza quando todos os consorciados que pagaram suas parcelas regularmente tenham adquirido a carta de crédito, que é o instrumento de compra utilizado;
  • como trata-se da união de consorciados, não existe cobrança de juros nas parcelas, mas uma taxa de administração é cobrada para cobrir as despesas operacionais e, claro, remunerar os profissionais e empresas que realizam sua gestão;
  • podem incidir juros no caso do atraso de parcelas, como em qualquer outro contrato ou serviço de crédito;
  • a carta de crédito fica atrelada ao tipo de bem que o consorciado escolhe, assim, um consórcio Toyota deve ser utilizado para a compra de um veículo.

Ou seja, você pode contratar um consórcio Toyota, mas, comprar um veículo de outra montadora, revendedora ou concessionária, desde que ela aceite essa forma de pagamento.

Como funciona o consórcio Toyota?

Então vamos lá. Já sabemos como funciona os consórcios, que eles são uma alternativa aos financiamentos e que a montadora Toyota não oferece esse tipo de serviço, certo? Nosso papo agora vai para as empresas que oferecem tais serviços.

Além dos bancos e algumas montadoras, existem empresas que também oferecem consórcios e outros produtos como seguros, previdências etc.

Continua após a publicidade

Elas possuem autorização para criar e vender consórcios de diversas modalidades como veículos, residenciais, para serviços, dentre outros.

Assim, no caso dos veículos Toyota, elas estudam o mercado, identificam o interesse por determinado modelo, faixa de preço e lançam o consórcio com o nome daquele veículo como referência de preço.

E também para deixar os compradores seduzidos com a possibilidade de ter aquele carro, não é mesmo?

E como é a organização dos pagamentos?

Depois de adquirir um consórcio, o participante vai pagar mensalmente uma parcela, seja por boleto, seja por débito em conta, ativando sua cota para o próximo sorteio do contemplado a usar a carta de crédito.

Continua após a publicidade

Não existe carência para poder ser contemplado, o que significa que o consorciado pode ser agraciado desde o primeiro mês.

Ele também pode tentar encurtar o tempo para ser contemplado, dando um lance antes da próxima assembléia.

O lance consiste em se comprometer a pagar um montante maior de dinheiro além da parcela referente ao mês.

Caso supere os outros lances, o consorciado terá a carta de crédito mais rápida e o valor pago antecipadamente será abatido em suas parcelas futuras, que ele deve pagar até o final do plano para que os outros consorciados também possam adquirir seus bens, não é mesmo?

Continua após a publicidade

A contemplação por lance não interfere nos sorteios, ok?

Existe uma tabela de consórcio Toyota no mercado?

Bancos e empresas que oferecem o consórcio com veículos Toyota normalmente divulgam tabelas em seus sites ou apresentam as opções disponíveis em seus stands em shoppings e outras localidades.

A tabela é dividida de acordo com o tamanho do plano que o cliente deseja pagar, como em 72 parcelas. Depois, a descrição do veículo usa os modelos para dar um direcionamento para o interessado.

Outra informação valiosa é o valor da carta de crédito, que pode, ou não, contemplar 100% do valor do veículo de referência.

Afinal de contas, é possível usar aquele valor para comprar qualquer outro bem da modalidade, lembra?

Continua após a publicidade

Como escolher um consórcio Toyota para a compra do seu veículo?

Algumas concessionárias Toyota também são habilitadas para a criação de consórcios, o que pode ser uma grande facilidade, não é mesmo?

Mas, tão importante quanto organizar suas finanças para comprar um veículo, é essencial analisar se a empresa que oferece o consórcio é confiável.

Para oferecer e criar grupos de consórcios, no entanto, a instituição precisa da autorização do Banco Central. Porém, como em outros mercados, existem algumas que tentam burlar a legislação, não é mesmo?

Com uma empresa de consórcio autorizada, é possível fazer eventuais contestações e mesmo, levar para outras esferas judiciais.

Continua após a publicidade

O mesmo não acontece, ou é muito mais difícil, com negócios realizados com empresas irregulares.

Conclusão

Com essas informações, você pode escolher um consórcio Toyota confiável, mas, não esqueça que essa modalidade de compra é ideal para fazer uma programação futura, afinal de contas, não dá para estimar quando será contemplado, não é mesmo?

Existem outras formas de aquisição de veículos mais ágeis e, se você quer comparar com o consórcio Toyota, pode ler mais no Portal iDinheiro. Aqui vão algumas sugestões:

Escolha entre as diferentes categorias de financiamentos, empréstimos e consórcios e conheça melhor as principais empresas destes mercados.

Gostou do artigo? Então assine a newsletter do iDinheiro e receba conteúdos exclusivos direto no seu e-mail.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.