Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Consórcio de eletrodomésticos vale a pena? Entenda!

O consórcio de eletrodomésticos é uma alternativa para quem deseja adquirir vários produtos de uma única vez. Entenda como ele funciona!

LinkedIn
Ana Júlia Ramos Líder de Crédito e Comunicação

O consórcio de eletrodomésticos é uma alternativa que vem se tornando cada vez mais popular entre pessoas que desejam obter produtos de qualidade. Por ser uma modalidade um tanto não conhecida, muitas pessoas não sabem que esse tipo de associação existe e acabam perdendo a oportunidade de participar.

Ou, simplesmente não entendem exatamente como funciona, quais são os critérios e se esse consórcio se assemelha aos modelos tradicionais, muito comuns para aquisição de imóveis e veículos. Então, preparamos esse guia especial, com todos os detalhes sobre esse meio de compra para que você consiga avaliar se ele é realmente viável de acordo com as suas necessidades. 

Continua após a publicidade

Quais são os melhores consórcios de eletrodomésticos?

O consórcio é uma alternativa bastante viável para quem gosta de trocar diversos itens da casa de uma única vez. Mas, para que ele se torne uma solução e não te dê dores de cabeça no momento da contemplação, o ideal é se associar com empresas que sejam idôneas e ofereçam boas propostas.

Para te ajudar com isso, nós preparamos uma lista das melhores lojas do segmento, que oferecem eletrodomésticos de qualidade.

Continua após a publicidade

Consórcio eletro Magalu

O consórcio oferece mais de 10 planos com cartas de crédito de diversos valores, parcelas sem juros e sem lance inicial.

De acordo com o G1, o grupo Magazine Luiza, hoje chamado de Magalu, foi a empresa de varejo que passou pelo processo de digitalização mais bem sucedido do Brasil. Sua presença online é muito significativa, tendo sucessivos aumentos no índice de vendas mensais.

E, além de oferecer bons preços, produtos de qualidade, entrega rápida e a comodidade da compra via app, o Magalu também disponibiliza a opção do consórcio.

Entre eles, o de eletrodomésticos está entre os mais buscados. A empresa disponibiliza cartas de crédito de diversos valores, com a vantagem de parcelas sem juros e sem lance inicial. São mais de 10 planos para os clientes escolherem o que mais atende a sua necessidade.

Hoje, esse serviço Magalu possui o selo RA1000, do portal Reclame Aqui, que só é disponibilizado para empresas com excelência comprovada no atendimento ao cliente.

Continua após a publicidade

Para a contratação, basta baixar o app Consórcio Magalu, disponível para download gratuito para Android e iOS, escolher entre os planos disponíveis, inserir os dados pedidos e começar a pagar as parcelas.

Consórcio eletro Gazin

A empresa de consórcio Gazin oferece boas condições de carta de crédito, além de um período maior para realizar os pagamentos.

A rede de lojas Gazin também disponibiliza a opção de consórcio de eletrodomésticos. A empresa oferece opções de carta de crédito de até R$ 10 mil, onde o prazo de pagamento varia de acordo com o plano contratado. Com isso, é possível chegar a até 36 meses de parcelamento, com valores a partir de R$ 87,95.

Enquanto isso, a taxa de administração cobrada pela Gazin é de até 20%. Caso se interesse pela proposta da empresa, é possível fazer uma simulação diretamente pelo site.  

Consórcio eletro Banco do Brasil

Após a contemplação, o usuário pode escolher qualquer loja que preferir. Outra vantagem do Banco do Brasil é a isenção das taxas.

O consórcio BB tem a vantagem de não ter cobrança de juros, taxa de adesão e nem IOF. A taxa de administração pode ser parcelada.

Uma opção interessante para a contratação de consórcio de eletrodoméstico é recorrer aos bancos, ao invés do serviço direto das lojas. Entre eles, o Banco do Brasil apresenta uma oferta bastante vantajosa para clientes que desejam recorrer a esse método de compra.

Continua após a publicidade

Após a contemplação, o usuário pode escolher qualquer loja que preferir, o que se apresenta como um enorme ponto positivo, já que obrigatoriamente, ele só precisa ser inscrito como Pessoa Jurídica e o bem precisa ser novo. O serviço funciona da mesma maneira que nas lojas: o cliente escolhe um plano que atenda sua necessidade, define o número de parcelas e as recolhe mensalmente.

Mas, a contratação do consórcio pelo Banco do Brasil apresenta a vantagem de não ter cobrança de juros, taxa de adesão e nem IOF. Além disso, a taxa de administração cobrada pelo banco pode ser dividida entre as parcelas, sem causar peso no bolso. É possível fazer uma simulação de crédito pelo site.

O que é um consórcio de eletrodomésticos?

O consórcio de eletrodomésticos é uma opção de acesso à itens especialmente voltados para a sua casa, que possui as mesmas características de um consórcio comum: o cliente paga mensalmente as parcelas pré-definidas e aguarda a contemplação.

Quando é contemplado, ele recebe a carta de crédito e, com o valor recolhido, pode adquirir diversos tipos de eletrodomésticos.

Continua após a publicidade

O consórcio é um método de adquirir produto bastante viável e seguro, ideal para pessoas que conseguem se planejar. Elas determinam um valor objetivo, vão pagando as parcelas e, quando terminam, possuem um montante suficiente para conquistar aqueles bens que tanto desejam.

O preço de cada consórcio varia de acordo com o segmento que ele possui. Por exemplo, para a aquisição de bens de maior valor, como imóveis ou veículos, o custo de parcelas também é maior. Mas, para outros segmentos, como o dos eletrodomésticos, é possível contratar consórcios com parcelas bastante reduzidas, valores acessíveis e que cabem no orçamento.

Como ele funciona na prática?

Na prática, o consórcio de eletrodomésticos exige que o cliente se associe à alguma empresa que forneça esses bens. Por lá, é possível escolher um valor para o crédito e já contratar o serviço de consórcio, para iniciar o pagamento das parcelas.

Elas poderão ser recolhidas no banco, pelos apps de mobile banking ou, em alguns casos, de acordo com a política da loja onde se associou. Com isso, as parcelas deverão ser pagas diretamente no estabelecimento.

Continua após a publicidade

Ainda vale destacar que, ao adquirir o consórcio de eletrodomésticos, não é possível usar o valor do crédito para adquirir outros tipos de produtos, como móveis e peças de cama, mesa e banho, por exemplo.

O prazo de pagamento também varia de acordo com o contrato e com a sua necessidade. Porém, o mais comum são os consórcios de 36 meses. Em algumas empresas é possível alterar esse prazo, tornando-o menor.

Quais são as vantagens e desvantagens da modalidade de consórcio de eletrodomésticos?

Se você está pensando em recorrer a essa alternativa para conquistar os eletrodomésticos que tanto sonha, vale a pena conhecer com mais exatidão quais são os pontos fortes e fracos dessa contratação. Veja só o que esperar.

Vantagens

Algumas vantagens do consórcio foram citadas ao longo do conteúdo, sendo que, a principal delas, é a oportunidade de adquirir vários bens de uma única vez. No entanto, ainda podemos considerar mais algumas, que vale a pena conferir.

Continua após a publicidade

icon

Prós

Não comprometer o seu orçamento, já que a parcela pode ser escolhida conforme a sua possibilidade de pagamento mensal; juros menores do que o parcelamento feito pelo crediário ou cartão de crédito; tendo a carta de crédito em mãos, você consegue negociar os valores com a loja, já que o pagamento é garantido; é possível ser contemplado a qualquer momento.

Desvantagens

Da mesma forma que o consórcio de eletrodomésticos apresenta vantagens bem significativas, ele também conta com algumas desvantagens que podem influenciar em sua experiência. Por isso, é importante conhecê-las, para que você tenha uma noção real se esse é um serviço que atende às suas necessidades e interesses.

icon

Contras

Você não consegue receber o bem no momento em que quiser, sendo necessário, primeiro, ser contemplado no consórcio. Além disso, se não houver a contemplação da carta ou o lance oferecido não for suficiente, poderá ser necessário aguardar até o fim do contrato.

Apontamos, ainda, outras duas questões que merecem atenção:

  • desistir do consórcio, depois de contratá-lo, é um processo bastante burocrático e, ainda assim, é muito provável que você terá que arcar com uma multa de suspensão de contrato;
  • na grande maioria dos casos, esse serviço só é disponibilizado para pessoas que estão com o nome limpo no ato da concessão da carta de contemplação. Negativados podem ser impedidos de resgatar o valor do contrato firmado.

Vale a pena fazer um consórcio de eletrodomésticos?

Para quem não tem pressa de adquirir peças para compor a casa, o consórcio de eletrodomésticos é uma excelente opção. Afinal, com o pagamento mensal, de uma parcela que cabe no seu bolso, quando houver a contemplação você já terá praticamente todos os itens que precisa.

No entanto, se está querendo que isso aconteça rápido, talvez seja melhor considerar outras alternativas, como um crediário, por exemplo. Isso porque nem sempre a contemplação é conquistada em um prazo curto e isso poderá afetar os seus planos.

Então, considere qual o seu nível de urgência para ter acesso ao valor em questão. Se estiver tranquilo e disposto a aguardar, o consórcio pode ser uma alternativa interessante para te ajudar a adquirir eletrodomésticos de maneira mais simples!

Perguntas frequentes sobre consórcio de eletrodoméstico

  1. Como funciona o consórcio de eletrodomésticos?

    O cliente paga mensalmente as parcelas pré-definidas e aguarda a contemplação. Quando é contemplado, ele recebe a carta de crédito e, com o valor recolhido, pode adquirir diversos tipos de eletrodomésticos.

  2. Onde fazer consórcio de eletrodomésticos?

    Magalu, Gazin e Banco do Brasil são três grandes nomes no mercado de consórcio eletro.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.