Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Consórcio de construção vale a pena? Entenda!

O consórcio de construção pode ser a alternativa que você precisa para dar início à construção da casa ou reforma planejada. Venha entender como funciona!

LinkedIn
Ana Júlia Ramos Líder de Crédito e Comunicação

O consórcio de construção é uma alternativa que vem se popularizando ao longo dos tempos. Com a proposta de tornar acessível a compra de materiais de construção, essa modalidade de pagamento, que geralmente entra no mesmo grupo do consórcio imobiliário, é ideal para pessoas que estão se planejando com calma.

Porém, por ser algo relativamente incomum, nem todo mundo sabe que existe essa opção de consórcio. Afinal, os segmentos mais conhecidos são os de imóveis e veículos. É por isso que trouxemos maiores informações sobre esse tipo de serviço. Assim, além de tirar todas as dúvidas sobre esse assunto, você poderá conferir se ele faz sentido para a sua necessidade.

Continua após a publicidade

Quais são os melhores consórcios de construção?

Algo que vale a pena considerar, quando estiver analisando qual empresa optar para a contratação do seu consórcio, são as facilidades que ela oferece, como frequência das assembleias para dar lances e as taxas cobradas.

Consórcio imobiliário Itaú

O cliente pode escolher se o crédito será voltado para casas, apartamentos, compra de terrenos ou para fazer reformas.

Parcelamento em até 180 meses, com taxa de administração de 10% e fundo de reserva de 5%.

O Banco Itaú, maior instituição financeira privada do Brasil, que conta com cerca de 55 milhões de associados, oferece o serviço de consórcio de construção. No consórcio do banco, o cliente pode escolher se o crédito será voltado para casas, apartamentos, compra de terrenos ou para fazer reformas.

Continua após a publicidade

Além disso, ele oferece parcelamento em até 180 meses, com taxa de administração de 10% e fundo de reserva de 5%. É possível fazer uma simulação do consórcio diretamente pelo portal Itaú, sem custo nenhum. Caso as taxas sejam interessantes para você, a contratação também poderá ser feita online.

Consórcio imobiliário Porto Seguro

A Porto Seguro, uma das seguradoras mais conhecidas do Brasil, também oferece uma série de soluções financeiras para seus associados. O crédito pode ser utilizado para construir e reformar, além de adquirir casas e apartamentos prontos.

Os planos do consórcio de construção Porto Seguro são isentos de juros e a taxa de administração vai até 21%, podendo ser menor dependendo do valor do contrato.

Os créditos variam de R$ 55 mil até R$ 900 mil, e você pode dividir em até 200 parcelas. Além disso, a empresa tem um programa de redução do valor dos pagamentos até a contemplação, para facilitar a vida do cliente.

Os planos do consórcio de construção Porto Seguro são isentos de juros e a taxa de administração vai até 21%, podendo ser menor dependendo do valor do contrato. No portal da empresa é possível simular o consórcio e avaliar a sua viabilidade.

Consórcio imobiliário Santander

Um dos destaques do consórcio imobiliário Santander é a possibilidade de usar o FGTS para dar lances na carta de crédito, o que pode favorecer a contemplação antes do final do contrato.

20% de taxa de administração, dividida pelas parcelas (que pode chegar até a 180) 5% de fundo de reserva.

O Banco Santander também disponibiliza uma oferta de consórcio de imóvel, no qual está incluída a opção de utilizar o crédito para construir ou reformar. O valor do montante da associação pode ser negociado diretamente com um atendente e as tarifas são:

Continua após a publicidade

  • 20% de taxa de administração, dividida pelas parcelas (que pode chegar até a 180);
  • 5% de fundo de reserva.

Ele permite que se use o FGTS para dar lances na carta de crédito, o que pode favorecer a contemplação antes do final do contrato. Para ter uma base real se o consórcio de construção Santander é viável para você, acesse o site e faça uma simulação gratuita.

Você pode, também, verificar a variação das taxas e saber mais sobre os reajustes que são feitos de acordo com o Índice Nacional da Construção Civil (INCC). Essas adequações de valores servem, principalmente, para evitar a desvalorização do crédito no final do contrato, quando os clientes que não obtiveram a contemplação via sorteio ou lance,  poderão sacar o montante.

O que é um consórcio de construção?

O consórcio de construção é uma modalidade de aquisição onde o crédito levantado será voltado para a compra de materiais de construção e reformas. Na maioria dos serviços é possível, também, aproveitar o valor para comprar um imóvel, dependendo do montante que será contemplado na carta de crédito.

Ele funciona da mesma maneira que outros tipos de consórcio. O interessado assume o contrato com a prestadora, escolhe o valor que deseja e avalia a viabilidade do pagamento das parcelas. Após o prazo pré-estipulado, é possível resgatar esse valor para poder utilizá-lo com a finalidade de construir.

Continua após a publicidade

Mas, da mesma forma que em outras modalidades, é possível que os associados deem lances para obter a contemplação com mais rapidez. Também, podem ser sorteados para a aquisição da carta de contemplação.

Nos dois casos, o beneficiado poderá resgatar o crédito antes de terminar o prazo de pagamento e já iniciar a construção do seu imóvel.

Como ele funciona na prática?

Na prática, o consórcio de construção exige que o interessado entre em contato com empresas que realizam esse serviço munido de documentos pessoais, comprovantes de endereço e de renda.

Lá, eles poderão fazer uma simulação sobre a viabilidade do consórcio, considerando o valor total a ser contemplado, o prazo de pagamento e o custo de cada parcela. É possível fazer todo esse procedimento online. Isso porque, muitas dessas empresas disponibilizam a oportunidade de simular e contratar o consórcio diretamente pela internet, de maneira rápida e confortável.

Continua após a publicidade

A proposta do consórcio é muito interessante para pessoas que estão planejando a construção ou reforma sem pressa. Afinal, da contratação até a contemplação da carta de crédito pode demorar algum tempo.

Quais são as vantagens e desvantagens da modalidade de consórcio de construção?

Por ser um serviço que exige associação à longo prazo e por apresentar sutis variações entre as empresas que o oferecem, é importante destacarmos quais são as vantagens e desvantagens que o consórcio de construção tem.

icon

Prós

A principal vantagem de um consórcio de construção é ter acesso a uma boa quantia de crédito de uma única vez para poder adquirir produtos para a construção ou reforma de um imóvel. Isso facilita para que se tenha maior poder de negociação, já que, com o dinheiro na mão, é possível barganhar descontos. 

Porém, essas não são as únicas vantagens que podemos atribuir ao consórcio de construção. Veja outras que podem ser consideradas:

  • o consórcio de construção é acessível, já que as parcelas podem ser adequadas à possibilidade de pagamento do cliente;
  • as taxas são melhores do que as de empréstimos ou financiamentos, favorecendo para que você tenha um crédito maior ao final do prazo. Essa, inclusive, é uma das vantagens mais significativas, destacadas até mesmo em matéria do portal G1;
  • há diversos planos de consórcio disponíveis no mercado, como você pode confirmar nos tópicos anteriores. Um deles será interessante para a sua necessidade;
  • é possível usar o FGTS para dar lances;
  • com o recurso do sorteio e dos lances, existe a possibilidade de ser contemplado antes do fim do pagamento do consórcio e já poder iniciar a sua construção.
icon

Contras

O consórcio é uma alternativa viável para quem não tem pressa de iniciar a construção ou a reforma. Afinal, o crédito só é liberado no final do contrato ou em casos específicos, como a contemplação via sorteio e lance.

Analise outros pontos de atenção:

  • a desistência do contrato de consórcio é altamente burocrática e envolve o pagamento de multas bem onerosas;
  • caso algum integrante do grupo desista do consórcio, é possível que haja reajuste no valor das parcelas;
  • a maioria das empresas que oferecem o consórcio de construção só liberam o crédito contemplado para pessoas que não possuem restrições no CPF.

Vale a pena fazer um consórcio de construção?

O consórcio de construção é uma opção bem viável para quem está se planejando para construir e reformar. Isso porque é fundamental considerar o prazo mais longo para acessar o crédito. Ou seja, se você contratar o serviço em 60 meses, só terá o valor disponível daqui a 5 anos.

Efetivamente, é possível conseguir esse valor antes do período acordado, por meio dos sorteios e dos lances. Mas, é mais seguro considerar o prazo máximo para a contemplação, caso ela não aconteça previamente.

Se você estiver de acordo com essa questão, o consórcio para construção certamente é uma alternativa muito válida, pois tem taxas menores e permite que você use o crédito para construir a casa que sempre sonhou.

  1. Qual a melhor empresa para fazer consórcio de imóveis?

    Atualmente, consideramos que os bancos Itaú e Santander, além da Porto Seguro, são as melhores opções de consórcio de reforma. No caso dos imóveis, nomes que se destacam são Rodobens, Magalu e Âncora Consórcios.

  2. Qual o valor do lance para ser contemplado no consórcio de construção?

    O valor vai depender de acordo com a empresa escolhida. Geralmente, é necessário ter aplicado entre 20% e 50% do valor total para aumentar as chances.

  3. É bom fazer consórcio de construção?

    Caso você tenha objetivos de investir o seu dinheiro, aí o consórcio não vale a pena. Ele é interessante para pessoas que não tenham o valor total do bem em mãos no momento, além de não se importarem tanto com o prazo, já que ele é maior.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.