Por ser uma das marcas de carros mais populares entre os brasileiros, o consórcio Chevrolet pode ser a primeira opção para aqueles que sonham em adquirir o seu carro zero km através dessa modalidade de crédito.

A empresa possui quase 40 anos de experiência no mercado e tem como principal objetivo contribuir com o sonho de milhares de brasileiros de comprar o seu automóvel zero.

Continua após a publicidade:

Sabendo disso, fizemos um conteúdo completo sobre a opção de consórcio, apontando seus principais benefícios e analisando se ele vale a pena ou não.

O que é o consórcio Chevrolet?

O consórcio Chevrolet é uma opção de crédito onde pessoas que possuem o interesse de adquirir um veículo se juntam.

Continua após a publicidade

Ao montar o grupo, uma forma de poupança é criada pela empresa administradora para realizar a aquisição desse bem.

No consórcio, todos os integrantes do grupo pagam uma quantia mensal antes de adquirir o bem desejado.

Nesse sentido, existem diferenças ao comparar com o financiamento tradicional. Nele, o dinheiro para efetuar a compra é emprestado e, posteriormente, o valor é cobrado com taxas de juros específicas.

Como funciona o Consórcio Chevrolet?

O consórcio Chevrolet funciona da mesma forma que as outras opções do tipo.

Além do que já falamos anteriormente, todo mês acontece um sorteio onde um integrante do grupo é contemplado com a carta de crédito. Isso significa que ele recebe o valor integral para efetuar a compra do carro.

Continua após a publicidade

Outra maneira de adquirir essa carta antes do fim do consórcio — sem ter que ficar dependendo da sorte — é por meio do método de lance livre.

Nele, o consorciado tem a opção de ofertar lances de valor ilimitado e quem oferecer o maior valor entre todos os participantes é contemplado com a carta de crédito.

Um ponto positivo do consórcio Chevrolet, é que caso você queira tirar alguma dúvida ou já tenha tomado a decisão de se associar, não é necessário ir até um ponto físico. Esse processo pode ser feito totalmente pela internet e tratado com representantes diretos da empresa. 

Ao se associar pela internet, o cliente terá acesso a um passo a passo, que detalha como fazer o consórcio online de maneira segura.

Continua após a publicidade

Sabendo disso, a primeira etapa para dar início ao consórcio Chevrolet consiste na efetuação do pagamento do boleto para concluir a adesão. Logo após esse pagamento, o cliente irá receber o grupo-cota e estará apto a ofertar lances e a participar dos sorteios.

Quais são as vantagens do consórcio Chevrolet?

O consórcio Chevrolet é uma modalidade de crédito que oferece vantagens para o cliente, sendo uma maneira de adquirir um carro de forma planejada, segura e livre de juros. 

Veja, a seguir, as principais vantagens proporcionadas por esse consórcio.

Não são cobradas taxas de juros

Uma das principais vantagens desse consórcio é a isenção da taxa de juros.

Isso torna a modalidade de crédito uma ótima escolha para os consumidores que querem fugir dos altos juros cobrados pelo financiamento tradicional.

Burocracia mínima

Diferentemente das outras modalidades, para aderir ao consórcio Chevrolet não se faz necessária a apresentação de documentos como comprovante de renda, tampouco é preciso se submeter à análises de crédito.

Continua após a publicidade

Nesse sentido, a opção acaba sendo vantajosa para quem trabalha de maneira informal.

Variedade de prazos e planos

A Chevrolet proporciona uma grande variedade de planos e prazos para que o consumidor possa optar por um plano que encaixe perfeitamente no seu perfil. 

Em algumas modalidades existe a possibilidade de estender o prazo em até 112 parcelas mensais.

Autonomia para usar a carta de crédito

Caso seja contemplado, o consorciado possui uma alta variedade de opções para utilizar a carta de crédito da forma que achar melhor. É possível optar por automóveis zero, seminovos ou até com 10 anos de fabricação.

Caso prefira, o cliente também possui a liberdade para comprar mais de um veículo com a carta. Isso acontece desde que o valor de ambos seja o mesmo ou inferior à carta de crédito.

Continua após a publicidade

Quais as desvantagens do consórcio Chevrolet?

Existem alguns aspectos da modalidade que podem desagradar o consumidor.

Nesse sentido, apontamos as principais desvantagens do consórcio Chevrolet.

Risco de inadimplência

Como a modalidade se trata de um pagamento em grupo, há a possibilidade de algum participante deixar de pagar a sua parcela.

Nesse sentido, é possível haver um reajuste no valor individual dos outros integrantes do grupo.

Além disso, o consórcio não permite que o atraso de parcelas se torne comum, portanto, caso você deixe de realizar o pagamento de algumas parcelas, estará correndo o risco de perder todo o valor que foi investido.

Por esse motivo, quando for se associar é de suma importância esclarecer com o representante como o grupo será atingido em caso de inadimplência de algum integrante.

Continua após a publicidade

Prazo maior para receber o bem

Diferentemente do financiamento — onde é possível retirar o veículo logo após o pagamento da primeira parcela — no consórcio o prazo vai depender de quando o participante for sorteado ou se ele terá ofertado o maior lance entre todos.

Vale ressaltar que caso o participante não seja sorteado e nem tenha ofertado o maior lance, a carta de crédito será concedida ao fim do pagamento de todas as parcelas do consórcio.

Quais são os custos totais do consórcio?

Embora não ocorra a cobrança de juros, existe um custo para manter a administração do consórcio e, por isso, existem pequenas taxas administrativas incluídas nas parcelas.

Apesar disso, mesmo com a cobrança dessas taxas administrativas, o consórcio é cerca de 60% mais econômico do que o financiamento tradicional.

Continua após a publicidade

Como acessar o consórcio Chevrolet?

Depois de ponderar as principais vantagens e desvantagens sobre o consórcio, caso você queira saber mais sobre ele e avaliar as demais questões práticas, pode acessar o site a seguir.

Na página, além de conhecer as opções disponíveis, pode acessar a sua conta e acompanhar o andamento dos planos.

Conclusão: vale a pena contratar o consórcio Chevrolet?

Para saber se vale a pena contratar esse consórcio é preciso saber quais são as suas necessidades, pois essa modalidade — assim como qualquer outra — apresenta vantagens e desvantagens.

Apesar disso, pode se dizer que o consórcio Chevrolet é uma opção interessante para aqueles que não possuem a urgência de adquirir um automóvel e que não queiram arcar com os juros do financiamento.

Nesse sentido, faça uma avaliação ponderada dos pontos que foram discutidos por aqui.

Após analisar a sua realidade, prioridades e riscos que você está disposto a correr para comprar o bem, terá a resposta bem esclarecida para avançar no projeto.

Se você acredita que este artigo foi útil para você, assine a newsletter do iDinheiro e receba outros conteúdos relacionados aos consórcios diretamente no seu e-mail!

Publicidade