No Brasil, não muito diferente de outros lugares no mundo, a medida que você cresce a quantidade de documentos que um cidadão precisa ter só aumenta. Um grande problema aqui, é que no geral que você irá precisar enfrentar diversas filas e dedicar horas para conseguir emitir os documentos em questão.
Com o objetivo de facilitar o dia a dia do cidadão, e diminuir as filas geradas por esse tipo de atendimento, o governo tem buscado alternativas para facilitar a emissão dos documentos sem perder a confiabilidade do processo.
Foi por esse motivo que a Receita Federal mudou a forma de realizar o cadastro de pessoa física. Agora é possível fazer a inscrição do CPF através do site da Receita Federal. De maneira simples e remota, você dá entrada na solicitação do documento sem passar pela trabalheira de ir à um ponto de atendimento presencial. No post vamos te apresentar um passo a passo de como chegar na página responsável pelo cadastro ao documento, para que você peça seu CPF sem dores de cabeça.
Como pedir o CPF no site da Receita Federal?
O primeiro passo, obviamente, é acessar o site da Receita: https://www.receita.fazenda.gov.br, ao fazer isso, provavelmente você terá que liberar o acessa à um ambiente “não seguro”. Autorize o acesso e siga o restante do passa a passo abaixo:
- Clique no menu “Serviços”, localizado na barra azul superior, na página;
- Em seguida clique em “Serviços para o cidadão”;
- Será a primeira opção que irá aparecer, dentro da caixa intitulada “Serviço”.
- Feito isso clique no menu “CPF”;
- A opção irá aparecer no campo em verde da tela.
- Selecione “Inscrever no CPF”, ao fim da lista de opções;
- Ao entrar no menu de inscrição você irá se deparar com uma tela equivalente à mostrada na imagem abaixo;
- Ao chegar nessa página, entre as duas opções que aparecerá, selecione “Acesso Direto”;
Após clicar nessa opção será gerada a página de cadastro propriamente dita. Nela você precisará informar uma série de dados que serão utilizados na produção e validação do documento. Entre essas informações estão:
- Nome completo;
- Data de nascimento;
- Título de Eleitor;
- Sexo;
- Naturalidade;
- UF;
- Nome da Mãe;
- CEP;
- Endereço;
- Telefone;
- Entre outros.
Ficou com alguma dúvida sobre o processo? Deixa aqui nos comentário e teremos o maior prazer em te ajudar. Caso ache mais fácil você também pode clicar no link disponibilizado aqui e ser automaticamente redirecionado para a página de inscrição do CPF.