Na última quinta-feira, 17, o Banco Central concedeu a autorização para compras internacionais com cartão pré pago em sites online. As operações poderão ocorrer por meio de empresas especializadas em transações e carteiras digitais, como PagSeguro e PayPal.
A partir de agora, as compras serão realizadas em reais e a conversão para o desconto será feita de maneira automática no momento da transação.
Continua após a publicidade
Em nota oficial, o Banco Central informou que essa é uma medida estratégica que visa “ampliar as possibilidades disponíveis de compras para os cidadãos e às empresas, principalmente exportadoras para realizarem operações no exterior”.
Sobre as compras internacionais com cartão pré pago
Até o anúncio oficial do Banco Central, não era possível realizar as compras internacionais com cartão pré pago por meio dessas empresas digitais.
A permissão, portanto, facilitar o acesso às compras fora do país, permitirá aos usuários sem acessos à cartões de crédito tradicionais continuarem consumindo produtos e serviços sem maiores problemas.
Mudança de regulamentação de contratos de câmbio
Além disso, a autoridade monetária também divulgou algumas mudanças em relação à regulamentação de contratos de câmbio. Elas devem entrar em vigor a partir de 1º de outubro de 2020.
Entre elas está a permissão para usar gravações de imagens de voz ou sinalizações gráficas para a concordância e envio de contratos a serem assinados.
“A partir de agora, os meios de coleta de manifestação entre empresa e consumidor poderão ser acordados da melhor maneira para ambas as partes”, afirmou o banco em nota.
Entretanto, a responsabilidade sobre a comprovação da validade da assinatura e fechamento de contrato continua sendo de responsabilidade da empresa prestadora de serviço.
Gostou do conteúdo? Não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro para se manter informado sobre tudo o que acontece no universo financeiro.
Continua após a Publicidade