Serviços

COMPE e ISPB: qual usar para TED?

Flávio Mariano
Flávio Mariano
COMPE e ISPB: qual usar para TED?

Entenda como devem ser usados os números de COMPE e ISPB dos bancos e instituições financeiras ao fazer uma transferência DOC ou TED.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

A gente vem falando bastante sobre a Transferência Eletrônica Disponível, a TED, aqui no blog. O serviço se destina ao envio de dinheiro para outros bancos. Até o início do ano, era preciso transferir um valor mínimo de R$250 para usar a TED, porém, a regra mudou e agora é possível transferir qualquer valor usando a Transferência Eletrônica.

O grande diferencial da TED é a rapidez no envio. Quando você faz um DOC, que seria a outra opção para quem remete dinheiro para outros bancos, o valor cai somente no próximo dia útil. Já com a TED, o dinheiro é depositado na conta do beneficiário na mesma hora, o que é bem prático.

Continua após a publicidade

Para fazer uma TED, é necessário apenas ter uma conta bancária e os dados de quem vai receber a transferência. A solicitação do serviço pode ser feita pela internet, em caixas eletrônicos ou diretamente na agência, lembrando que os serviços pessoais sempre custam um pouco mais caro.

COMPE ou ISPB

Na hora de fazer a TED, o banco irá solicitar o código da instituição para a qual você irá remeter o dinheiro. Os bancos são identificados por um número de 3 dígitos, conhecido como Compe, que deve ser informado nesse momento da transação. Porém, outras instituições financeiras, como corretoras e cooperativas de crédito podem ter essa identificação. Nesses casos, é usado o ISPB, que tem 8 dígitos e também serve para identificar os bancos e demais instituições financeiras.

O que é COMPE?

A sigla COMPE se refere ao Sistema de Compensação de Cheques e Outros Papéis, que foi criado para facilitar a compensação de cheques. O número de inscrição nesse sistema, como comentamos, é usado para identificar os diferentes bancos. Os mais usados são os seguintes:

  • Banco do Brasil – 001
  • Bradesco – 237
  • Caixa Econômica – 104
  • Itaú – 341
  • HSBC – 399
  • Santander – 033

O que é ISPB?

O ISPB (Identificador de Sistema de Pagamentos Brasileiro) identifica os bancos no sistema de transferência de reserva do Banco Central. Por isso, algumas instituições financeiras ficam registradas somente no ISPB e não no Compe – a maior parte dos bancos que utilizamos está cadastrada em ambos.

Veja os números dos principais bancos:

  • Banco do Brasil – 00000000
  • CAIXA – 00360305
  • Bradesco – 60746948
  • Citibank – 33479023
  • Santander – 90400888
  • HSBC – 01701201
  • Itaú – 60701190

Qual usar para fazer DOC e TED?

Se você tem conta no Banco do Brasil, já deve ter tido dúvidas na hora de fazer um DOC ou uma TED justamente por causa do COMPE e ISPB. No internet banking, é preciso informar o código do banco de destinto e a explicação não fica muito clara.

O que acontece é que você poderá identificar a maior parte dos bancos pelo COMPE. O próprio sistema do BB traz uma lista com os principais códigos e nomes, como você pode ver na imagem abaixo:

Na relação do Banco do Brasil, aparece no Compe e o número do banco.
Na relação do Banco do Brasil, aparece no Compe e o número do banco.

Os números de 3 dígitos que aparecem na frente dos nomes se referem ao COMPE. Porém, se a conta para a qual você vai transferir dinheiro não está listada (ou não tem COMPE), é preciso informar manualmente o número de 8 dígitos do ISPB. Você precisará procurar no site do Banco Central pelo código de identificação se não souber qual é o número.

Em resumo, você sempre irá usar o COMPE, que é o número identificador de 3 dígitos. Se não houver COMPE, utilize o ISPB.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

38 resposta em “COMPE e ISPB: qual usar para TED?

  1. Bom dia Flávio.
    Segui todos os passos para realizar o ted e no final da operação apareceu uma mensagem dizendo que eu deveria informar apenas o COMPE ou ISPB, sendo que eu tinha informado o código 104 da CEF no campo correto quando foi solicitado no procedimento. Desta forma, a operação não foi realizada.
    Não compreendi o que deu errado, uma vez que segui todos os passos que você orientou aqui no site…

      1. Existe a opção “SELECIONE o banco” mas o usuário não pode selecionar… Excelente sistema, ein?

  2. Continua após a publicidade

  3. Continua após a publicidade

  4. Continua após a publicidade

  5. Poxa! Por que será que as pessoas não leem o texto e ficam perguntando coisas que já estão lá… Duro! Obrigado pelo texto, Flavio.

  6. Excelente artigo… infelizmente o sistema bancário que utilizo é muito ruim, este tipo de informação deveria estar de alguma forma na interface do sistema, nem que fosse em um link de ajuda “?”, mas não tem nada apenas pedem um código que você não sabe nem de onde tirar… diferente do exemplo utilizado na imagem que mostra o COMPE seguido do nome do banco, se fosse assim já teria ajudado, mas não tem nada só um campo em branco solicitando o COMPE do banco.

  7. Continua após a publicidade

  8. Excelente texto. Pelo que percebi o ispb usa basicamente o CNPJ básico de cada banco. Mas é praticamente inutilizado.

  9. Continua após a publicidade

  10. Boa tarde,
    Estou com codigo do ISPB, numero do banco, numero TED e CNPJ, gostaria de saber como faço este pagamento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *