Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como usar milhas? Veja as alternativas e tire suas dúvidas!

Você sabe como usar milhas? Venha aprender como utilizar esses recursos e, ainda, descubra 5 maneiras de usufruir delas!

WhatsApp Image 2022-05-06 at 11.57.41
Heloisa Moraes Analista de Marketing Jr.

Saber como usar milhas e conseguir descontos em passagens aéreas ou produtos é uma vantagem que as pessoas que viajam de avião podem obter. Esse benefício pode ser familiar até mesmo para quem nunca viajou por esse meio. Afinal, esses pontos são frequentemente oferecidos pelas companhias e também por empresas de cartão de crédito.

No entanto, nem todos estão familiarizados com essas iniciativas e podem não saber como aproveitá-las. Por isso, vale a pena entender melhor como elas funcionam e principalmente como utilizá-las a fim de aproveitar todos os atrativos garantidos pelos programas. E para te ajudar, nós preparamos esse conteúdo especial sobre como usar milhas aéreas no seu dia a dia. Confira!

Continua após a publicidade

O que é e como funcionam as milhas do cartão de crédito?

As milhas do cartão de crédito são benefícios oferecidos aos clientes de operadoras que acumulam pontos a cada compra, permitindo recompensas na forma de passagens aéreas e outros produtos voltados para viagens.

Trata-se de um estímulo para o uso frequente desse meio de pagamento, especialmente por quem gosta de viajar. Esse recurso é obtido por meio de um programa de fidelidade que reúne tanto a empresa de cartão quanto as companhias.

Continua após a publicidade

Aproveite e confira: Vai viajar? Veja os 20 melhores cartões para acumular milhas em 2022!

A cada compra realizada via crédito, seja de passagens ou produtos diversos, o total é revertido em um montante de milhas. Essas podem ser usadas posteriormente para adquirir novas passagens. Por conta da popularidade deste programa, diversas empresas aderiram à oferta como benefícios de usar o serviço até mesmo em compras que não sejam realizadas diretamente nas companhias aéreas.

Como usar milhas? Veja 5 alternativas!

Ao aprender como usar milhas, é possível notar a existência de várias oportunidades, inclusive como recursos financeiros. No entanto, não são todas as pessoas que sabem de que maneira elas podem ser utilizadas.

Leia também: Como juntar milhas? Saiba como acumular no cartão de crédito e de outras formas!

Continua após a publicidade

Sendo assim, é interessante conhecer os meios de uso desses recursos. Pensando nisso, trouxemos informações sobre 5 maneiras de utilizá-las com vantagens especiais!

1. Resgate em passagens aéreas

A alternativa mais popular de como usar milhas é poder aproveitá-las para resgatar novas passagens. As companhias podem disponibilizar passagens integrais por meio da aquisição por pontuação ou, então, aceitá-las como abatimento do valor total.

Esse crédito pode variar em cada empresa, sendo que cada uma possui regras específicas para o resgate. Porém, de modo geral, todas as companhias que possuem esse programa de fidelidade, usam as milhas aéreas como diferencial de compra.

2. Venda de milhas

Outra forma de como usar milhas é vendendo-as e transformando o montante em dinheiro ou créditos a serem utilizados nos cartões cadastrados. Essa é uma alternativa para quem possui pontos acumulados e não pretende utilizá-los antes do prazo de expiração.

Continua após a publicidade

Saiba mais: Comprar e vender milhas: aprenda o passo a passo e veja os melhores sites para fazer negócio!

O comércio de pontuação aérea vem se tornando cada dia mais popular. Isso porque muitas pessoas recorrem diretamente a plataformas como MaxMilhas ou 123 Milhas, que se especializam na venda desses produtos antes de conferir o custo de passagens nas companhias.

Dessa forma, podem aproveitar descontos ou pagar valores mais acessíveis em suas passagens. Então, para quem não está pensando em usar milhas nesse momento, transformá-las em dinheiro pode ser uma oportunidade de renda extra.

3. Transferência para outros programas

Para quem reúne uma quantidade de milhas que vai além do necessário para trocar por passagens, uma alternativa de uso é transferi-las para outros programas de benefícios. Por ser um recurso usado para garantir vantagens aos usuários, algumas empresas aceitam os pontos como meio de subsidiar outros tipos de serviços.

Continua após a publicidade

É o caso, por exemplo, de alguns hotéis. Neles, é possível conseguir abatimento no valor de diárias e em serviços específicos, como os bares e serviço de quarto.

Porém, vale destacar que não são todas as redes que aceitam esse tipo de transação. Por isso, é essencial verificar na companhia aérea quais são as empresas parceiras, que podem aceitar milhas em troca de serviços extras.

4. Doar para amigos e familiares

Ao ter milhas aéreas excedentes, é possível doá-las diretamente para um amigo ou familiar que esteja precisando. Nesse caso, o dono pode entrar em contato com a companhia de modo a realizar a transferência para o CPF do interessado.

No entanto, mesmo que os pontos sejam de propriedade do indivíduo para que a doação possa ser realizada, é necessário cumprir algumas regras, incluindo:

Continua após a publicidade

  • Transferir apenas para usuários do mesmo programa de fidelidade;
  • Não ultrapassar uma quantidade determinada de doações dentro do ano.

Outro fator a ser considerado é que a empresa detentora do programa de fidelidade pode impor alguns critérios para efetivar a transferência. Por exemplo, reduzir o prazo de validade das milhas ou determinar um custo para cada doação.

5. Troca por produtos ou serviços

Por fim, uma opção para quem deseja saber como usar milhas é a troca das mesmas por produtos e serviços exclusivos. Nesse caso, basta acessar as plataformas das empresas que disponibilizam itens para serem adquiridos com essa moeda de troca.

icon

É possível comprar desde eletrodomésticos, combustíveis, jogos e até alugar veículos ou adquirir serviços de spa em hotéis utilizando a pontuação.

A troca acontece de forma simples. Cada produto ou serviço possui uma quantidade determinada. Se você tiver saldo em milhas o suficiente, basta comprar diretamente pela plataforma.

Afinal, vale a pena saber como usar milhas?

Saber como usar milhas pode ser um diferencial para garantir mais vantagens ao utilizar o seu cartão de crédito. Afinal, essa pontuação é interessante na compra de passagens ou para adquirir produtos do programa de fidelidade.

Por isso, vale a pena criar familiaridade com essa alternativa. Assim, você conseguirá usufruir mais dos benefícios de descontos e ter isenção no custo das passagens. Além disso, também poderá optar por outros atrativos, como doações, venda ou troca por serviços interessantes, aproveitando a iniciativa com recompensas que combinam com o seu perfil.

Quer receber mais dicas e tutoriais? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro!

Continua após a Publicidade

MaxMilhas

123 Milhas

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.