A Caixa Econômica Federal vem utilizando o aplicativo Caixa TEM para que os recebedor beneficiários do Auxílio Emergencial possam receber o valor devido, por meio da conta poupança social digital. E, pode-se usar o Caixa TEM para obter também informações sobre o FGTS, Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego.

Este aplicativo tem como principal propósito proporcionar um acesso simplificado à essa modalidade de conta, proporcionando a realização de transferências, pagamentos e emissão de extrato. O Caixa TEM não funciona como o Internet Banking da Caixa ou o app tradicional, mas sim como uma conversa. Quando clica-se em uma opção, selecionando um tipo de transação, abre uma janela de bate-papo automática.

Continua após a publicidade:

Como o Caixa TEM prioriza o atendimento online, o banco não emite cartões físicos para os usuários do aplicativo, apenas o cartão virtual. Com o cartão virtual, pode-se fazer saques e compras online, de forma muito simples. Ainda, uma opção atual muito facilitadora é a possibilidade de adicionar o cartão virtual do Caixa TEM em novos aplicativos, como o Mercado Pago e PicPay, para realizar outras transações online. O cartão virtual pode ser gerado no próprio Caixa TEM, e funciona apenas na modalidade débito. Abaixo, saiba mais sobre como usar o cartão virtual Caixa TEM.

Como emitir o Cartão Virtual Caixa TEM?

Atualmente, a Caixa Econômica Federal está utilizando o aplicativo Caixa TEM para que os indivíduos possam acessar o seu benefício do Auxílio Emergencial. E, também, irá utilizar este mesmo app para o saque emergencial do FGTS, e, futuramente, para obtenção de informações sobre o Abono Salarial do PIS e Seguro-Desemprego. Porém, como a Caixa está seguindo um calendário de saques, os beneficiários não podem realizar o saque do Auxílio Emergencial imediatamente, logo após o recebimento do valor.

Assim, a Caixa deu a opção dos indivíduos gerarem o cartão virtual, no próprio aplicativo. Para emitir o cartão, basta realizar o login no app. Na tela inicial do Caixa TEM, clique em “Cartão Virtual”. Depois, na tela das mensagens, clique em “Usar agora meu Cartão de Débito Virtual”.

Então, digite a sua senha do app Caixa TEM, que foi inicialmente cadastrada para que pudesse usar o aplicativo. E, clique na imagem do cartão, azul, que irá aparecer para visualizar as informações do seu cartão, como o número, data de validade, etc.

Caixa TEM cartão virtual
O cartão Caixa TEM pode ser usado em lojas online e físicas.

Como usar o cartão?

O cartão virtual pode ser usado para realizar saques e pagamentos, tanto em lojas online quanto em físicas. Atualmente, devido à situação, muitos supermercados e outras empresas começaram a receber também com o cartão virtual digital. Assim, os vendedores conseguem, presencialmente, inserir os dados do cartão virtual na máquina de cartões e, então, realizar a transação. Algumas das grandes redes que aceitam pagamentos presenciais com o cartão Caixa TEM são o Carrefour, Extra, Pão de Açúcar e Assaí. Nas últimas três lojas citadas, pode-se também fazer o pagamento de contas e boletos.

Em lojas online, que aceitam o pagamento diretamente no débito, basta realizar a inserção dos dados do cartão. Também, é possível cadastrar o cartão virtual do Caixa TEM em aplicativos como o Mercado Pago. Desta forma, o indivíduo pode sacar o seu dinheiro da conta virtual digital sem nem mesmo a opção de saque presencial ou transferência terem sido liberadas. Ou seja, logo após o recebimento do benefício, basta realizar este cadastramento, retirar o dinheiro para a conta do mercado pago e, então, enviá-lo para qualquer outra conta que desejar.

Também, este tipo de aplicativo permite a realização de pagamentos de boletos e contas, recargas de celular, dentre outros serviços. Alguns outros, como o PicPay, proporcionam até mesmo promoções de “cashback”, o que pode ser algo muito vantajoso.

Publicidade