Outros, Serviços

Como Usar o Aplicativo Caixa TEM para Receber o Auxílio Emergencial?

Flávio Mariano
Como Usar o Aplicativo Caixa TEM para Receber o Auxílio Emergencial?

O Auxílio Emergencial pode ser recebido pela conta digital, do tipo poupança social. Saiba como movimentá-la pelo app Caixa TEM e como realizar o seu primeiro acesso.

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

O recebimento do Auxílio Emergencial poderá ser feito por meio de uma conta já existente, caso o indivíduo já seja bancarizado. O beneficiário pode informá-la durante o seu cadastro, pelas plataformas disponibilizadas pela Caixa Econômica Federal, e, os indivíduos que são cadastrados no CadÚnico ou recebem Bolsa Família terão o dinheiro depositado em sua conta previamente cadastrada. Porém, no Brasil ainda existem cerca de 45 milhões de desbancarizados. Ou seja, de indivíduos que não possuem qualquer tipo de vínculo com bancos.

Por isto, o governo precisou arrumar uma alternativa para o pagamento desta parcela da sociedade, priorizando ainda o isolamento social. Assim, foi criada a conta digital do tipo poupança, que será aberta automaticamente para todos os indivíduos que precisam receber o Auxílio Emergencial, mas não têm conta bancária.

Continua após a publicidade:

A conta digital possui diversas vantagens, proporcionando até três transferências bancárias gratuitas para outros contas, dois saques por mês, em terminal de autoatendimento e unidades lotéricas, emissão de até dois extratos contendo a movimentação dos últimos trinta dias e consultas ilimitadas pelos site e aplicativo. Apesar dos indivíduos se cadastrarem e solicitarem a abertura desta conta pelo site ou app Caixa | Auxílio Emergencial, ela é movimentada apenas pelo aplicativo Caixa TEM.

Entretanto, como este aplicativo é novo, muitos não sabem como movimentá-lo. Felizmente, ele é muito fácil e possui uma interface intuitiva. Para se cadastrar no Caixa TEM,a fim de acessar a sua conta, baixe-o pela loja de aplicativos do seu celular. Após instalá-lo, abra-o e clique em “Sou Beneficiário”. Então, digite os números do seu CPF e clique em “Continuar”. Abaixo, saiba como utilizar este aplicativo, detalhadamente, a partir deste acesso.

Continua após a publicidade

Utilizando o app Caixa TEM

Apesar do cadastramento e solicitação para a abertura da conta digital, do tipo poupança, devem ser feitos pelo app Caixa Auxílio Emergencial, a movimentação desta conta é realizada pelo app Caixa TEM. Os que irão ter o Auxílio Emergencial depositados nesta conta digital precisam acessar este aplicativo, para movimentar o dinheiro, seja enviando-o para outra conta ou realizando pagamentos online. Porém, como o Caixa TEM é uma plataforma nova, muitos usuários estão enfrentando dificuldades para usá-la.

Por isto, confira abaixo um passo-a-passo detalhado sobre como baixá-la e utilizá-la, para acessar o seu benefício. Desta forma, poderão usar o Caixa TEM sem quaisquer dificuldades.

Baixe o aplicativo: Primeiro é preciso baixar o aplicativo. Faça isto pela loja de aplicativos do seu celular, a Apple Store ou a Play Store. O aplicativo chama-se Caixa TEM. Fique atento para ver se realmente está baixando o app oficial.

Realize o acesso: Abra o aplicativo e, então, clique em “Sou Beneficiário”. Digite os números do se CPF e selecione “Continuar”. Você irá receber um código de verificação, enviado por mensagem para o mesmo número que cadastrou no aplicativo Caixa Auxílio Emergencial.

Continua após a publicidade

Assim, acesse a caixa de mensagens do seu celular, digite o código que recebeu e clique em “Continuar”. Caso chegue na próxima tela, em que está escrito “Estamos quase prontos”, significa que está dando certo. Clique em “Continuar”, para abrir o app Caixa TEM.

Faça o login Caixa: Agora, será necessário acionar o login Caixa. Se o cadastro já tenha sido feito, em outros aplicativos, com o do FGTS, pode-se usar a mesma senha de acesso. Se não tiver feito o cadastro, clique em “Cadastre-se”. Será preciso inserir algumas informações pessoais. Insira-as e clique em “Próximo”, em cada tela. Será necessário inserir o seu CPF, nome completo, data de nascimento, além do e-mail, duas vezes.

Depois, será preciso escolher uma senha, que não pode ter mais de dois números em sequência, ou ter a sua data de nascimento. Clique em “Não sou um robô”. Depois, será preciso ir até o e-mail que digitou e clicar no link em azul, enviado pela Caixa, para realizar a verificação deste.

Após isto, volte ao aplicativo Caixa TEM. Realize o login, informando o seu CPF e senha. Agora, informe o número do seu celular e do CEP onde mora.

Continua após a publicidade

Use os serviços do Caixa TEM: Após realizado o login, o aplicativo irá o levar para a tela inicial. Clique em “Auxílio Emergencial” e, depois, em “Consultar o Auxílio na Poupança Social Digital”. Nesta etapa, talvez será preciso que responda mais algumas perguntas, para que a Caixa realmente tenha certeza de que é você quem está acessando a plataforma.

Após responder as perguntas, clique em “Receber o código”. Verifique a caixa de mensagens e digite o mesmo código. Então, escolha um novo nome para o seu dispositivo, podendo ser a marca ou modelo do seu celular, para que se lembro qual aparelho está cadastrado. Clique em “Continuar”.

Na próxima tela, clique em “Consultar minha Poupança Social Digital”. Será possível, então, consultar o seu saldo, extrato, realizar transferências ou pagamentos.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *