Como trabalhar pela internet: 15 maneiras de ganhar dinheiro sem sair de casa

Trabalhar online traz uma série de vantagens, que vão desde uma grande flexibilidade à economia. Por isso, muitas pessoas buscam oportunidades de migrar para esse mercado. Conheça as melhores opções para ganhar dinheiro trabalhando na internet.

lucas proenca
Lucas Proença

Saber como trabalhar pela internet é uma ótima oportunidade de ganhar dinheiro aliando o conforto do home office à flexibilidade de horário — visto que, em alguns casos, você pode ser seu próprio chefe.

Com isso, sobra mais tempo para a família, não há estresse com o trânsito, você não gasta dinheiro com transporte, entre outras vantagens. Veja algumas opções para ganhar dinheiro online:

Continua após a publicidade

logo idinheiro Melhores maneiras de ganhar dinheiro trabalhando pela internet
1. Produção de conteúdo escrito para web
2. Criando seu próprio blog
3. Produção e venda de eBooks
4. Trabalhar pela internet dando aulas
5. Vendendo online
6. Como trabalhar online com o marketing de afiliados
7. Prestando consultoria online
8. Criando um canal no YouTube
9. Investindo no mercado financeiro
10. Criando lojinhas no Instagram ou Facebook
11. Trabalhando como assistente virtual
12. Respondendo pesquisas online
13. Investindo no dropshipping
14. Vendendo imagens
15. Fazendo declaração de Imposto de Renda

Por possuir vários pontos positivos, muitos profissionais que ocupam cargos em empresas tradicionais estão migrando para o mercado de trabalho online. Se você está considerando alguma dessas opções, confira como elas funcionam e saiba como ganhar dinheiro trabalhando na internet!

1. Produção de conteúdo escrito para internet

A produção de conteúdo tem sido a principal opção de muitas pessoas que querem trabalhar online e ganhar dinheiro em casa.

Continua após a publicidade

Afinal, as possibilidades de trabalho dentro dessa área são inúmeras e você pode escrever sobre qualquer assunto, seja educação financeira, receitas, jogos eletrônicos, entretenimento, entre outros.

Para isso, basta se cadastrar em sites como o Workana e Rock Content e oferecer seus serviços de redator para produzir conteúdos de qualidade, voltados para a área de atuação que você domina.

Muitos começam na área como freelancers e há comunidades e plataformas que dão todo tipo de suporte para quem está começando.

A própria Rock Content, por exemplo, oferece um curso gratuito de Produção de Conteúdo para Web.

2. Criando seu próprio blog

Em vez de trabalhar produzindo conteúdos para sites e blogs de terceiros, você pode criar o seu próprio. Isso lhe dará mais liberdade para trabalhar o conteúdo e o design do site e, caso conquiste uma boa quantidade de leitores, conseguirá ter bons ganhos.

Continua após a publicidade

Com uma boa média de acessos, seu blog pode gerar receitas por meio do Google Adsense, serviço em que o anunciante paga por cliques ou visualizações em cima dos anúncios.

Se preferir, você também pode negociar espaços dentro do site ou artigos patrocinados diretamente com os anunciantes. Essa opção traz lucros bem maiores, porém demanda um alto trabalho de prospecção.

Gostou da ideia de gerar renda a partir de um blog? Então, leia o artigo: Como ganhar dinheiro com blog: 11 dicas super bacanas!

3. Produção e venda de eBooks

Se você possui um alto conhecimento sobre determinado assunto, mesmo que seja por hobbie, atuar na produção e venda de eBooks é uma ótima maneira de ganhar dinheiro trabalhando pela internet.

Continua após a publicidade

Um eBook nada mais é do que um livro em formato digital, que pode ser lido em qualquer tipo de aparelho eletrônico, como smartphone, computador, tablet ou e-reader, que é um leitor de livros digitais, como o Kindle.

Para produzir um eBook, basta ter um computador e possuir um grande conhecimento a respeito de um assunto. No entanto, para que ele tenha sucesso e traga bons lucros, é necessário que você tenha um bom planejamento, boa escrita, uma boa estratégia de divulgação e desenvolva um design atrativo para o público.

Vale ressaltar que você pode produzir eBooks para sites e blogs ou publicá-los de maneira independente

Atualmente, muitos sites permitem que as pessoas lancem suas produções para venda cobrando apenas uma pequena taxa de comissão.

Um dos serviços mais conhecidos que permitem a publicação de eBooks é oferecido pela Amazon, que contém um gigantesco acervo em seu site, onde os produtores podem anunciar e vender seus livros.

4. Trabalhar pela internet dando aulas

Você é bom em cozinhar, costurar, ou tem alguma habilidade útil que possa ensinar? Se sim, dar aulas online pode ser uma boa ideia para gerar renda extra trabalhando de casa.

Continua após a publicidade

Assim como na escrita para web, você só precisará de um computador com conexão à internet e de uma câmera, caso queira ensinar por vídeo.

Há duas maneiras de trabalhar online dando aulas: a primeira é criar um canal no YouTube e oferecer seus conhecimentos gratuitamente, recebendo rendimentos por meio da monetização de vídeos da plataforma.

No entanto, para isso, será necessário investir bastante na popularização do canal, uma vez que é preciso alcançar um determinado número de inscritos para habilitar a monetização.

Já a segunda alternativa é criar seu próprio site de cursos online e oferecer diversos cursos sobre sua área de atuação.

Continua após a publicidade

Um programador, por exemplo, pode vender um curso ensinando sobre algoritmos de forma mais básica e, em seguida, criar cursos específicos para cada linguagem de programação que aprendeu.

Da mesma maneira, um professor de matemática pode ensinar conceitos e fórmulas básicas ou avançadas para ajudar pessoas a passar em um vestibular ou concurso público.

5. Vendendo online

Se você é um profissional da área de vendas e sempre teve a intenção de ter seu próprio negócio, usar a internet para isso pode ser uma boa ideia.

Continua após a publicidade

Você pode vender qualquer coisa online, com a vantagem de não precisar pagar aluguel e nem ter que investir em uma grande infraestrutura, como é necessário nas lojas físicas.

Além disso, você não fica restrito apenas a clientes da sua região, pois pode vender produtos para as pessoas de todos os lugares do mundo, visto que não há limitações geográficas.

A melhor maneira de fazer isso é anunciando seus produtos em marketplaces, como o Mercado Livre e OLX, e também nas redes sociais.

Dessa forma, você pode vender produtos de sua autoria ou atuar como um lojista tradicional, comprando de fabricantes ou em atacados para revender para o consumidor final.

6. Como trabalhar online com o marketing de afiliados

Caso você não tenha um produto específico para vender, o marketing de afiliados é uma alternativa interessante, especialmente para quem já trabalha com blogs ou produção de conteúdo.

Continua após a publicidade

Isso porque o marketing de afiliados conecta quem trabalha com conteúdo na internet com produtores que estão em busca de influenciadores para ajudá-los a vender seus produtos, sejam eles físicos ou infoprodutos.

Há alguns modelos que você pode trabalhar no marketing de afiliados, sendo a comissão pela venda por meio de link o principal deles.

Esse modelo funciona da seguinte forma: o produtor de conteúdo se cadastra em um produto afiliado, o recomenda em seu site ou blog e, caso um visitante clique no link e efetue a compra, ele recebe uma comissão pela venda.

7. Prestando consultoria online

A consultoria online está em alta atualmente e pode ser a oportunidade perfeita para você ganhar dinheiro em casa.

Continua após a publicidade

Isso porque o número de clientes que têm trocado a modalidade presencial pela virtual não para de aumentar, afinal, o formato remoto permite economia de tempo e dinheiro e os benefícios são os mesmos.

O papel da consultoria online é o mesmo de uma presencial: diagnosticar os problemas, apontar soluções e orientar na execução. A principal diferença é que o contato com o cliente não é presencial, mas sim por meio de aplicativos de comunicação virtual.

Considerando que o consultor passa grande parte do tempo se comunicando com os gestores da empresa ou analisando relatórios, não há nenhum tipo de desvantagem em realizar essas atividades virtualmente.

Portanto, se você tem grande experiência em alguma área específica, pode oferecer os seus serviços de consultor online para as empresas e ter grandes ganhos financeiros com isso.

8. Criando um canal no YouTube

Se a escrita não é o seu ponto forte e você se expressa melhor falando, trocar o blog por um canal no YouTube pode ser a escolha ideal para trabalhar na internet.

Continua após a publicidade

Assim como nos blogs, você pode criar conteúdo relevante sobre um nicho que conhece bem, adquirido assinantes para seu canal e monetizando os vídeos. Além disso, também pode usar técnicas do marketing de afiliados para indicar produtos e receber comissões.

Ao adquirir um número considerável de inscritos, você também pode acabar se tornando um influenciador digital, recebendo propostas diretas para promover produtos.

Quer outras dicas relacionadas à monetização através da plataforma de vídeos? Leia o post: Como ganhar dinheiro no YouTube: 9 dicas infalíveis para quem está começando!

9. Investindo no mercado financeiro

Você provavelmente já ouviu falar nos day traders — pessoas que trabalham de casa investindo no mercado financeiro. Há uma série de materiais em sites e canais no YouTube que ensinam a trabalhar online e gerar renda investindo nesse mercado que não para de crescer.

Continua após a publicidade

Para atuar na área, você precisa, basicamente, saber como o mercado funciona, ter paciência e muito autocontrole, além de possuir um computador ou smartphone com acesso à internet e um capital inicial para começar a investir.

Algumas opções de investimento, no entanto, não exigem uma quantia maior que 50 reais e, se dedicando poucas horas por dia, é possível ter ganhos consideráveis.

10. Criando lojinhas no Instagram ou Facebook

Lá em cima apontamos a ideia de criar um e-commerce e ela é realmente muito interessante. Todavia, para quem ainda não tem um tempo maior (ou dinheiro) para investir em plataformas na internet, é possível começar de forma mais simples e econômica: basta criar um perfil comercial no Instagram ou no Facebook!

Hoje em dia, ambas as redes sociais oferecem uma série de recursos para pessoas que desejam vender por lá. Sendo assim, você precisará ter criatividade para fazer o perfil se tornar atrativo, conquistar os seguidores e, depois disso, investir em conteúdo de qualidade que gere interesse do público.

Continua após a publicidade

Além das lojinhas serem ainda mais baratas (um dos poucos gastos é com anúncio, caso você deseje) há o benefício dessas redes sociais serem muito simples de usar. Ou seja: não é necessário estudar demais para aprender a fazer o básico.

De toda forma, é muito importante ler sobre as principais tendências nas redes sociais e aprimorar seus conhecimentos sobre o marketing digital, para alavancar suas vendas.

11. Trabalhando como assistente virtual

Como a digitalização do mercado de trabalho tem se tornado uma realidade, cada vez mais empresas buscam profissionais para atuar na área de assistente virtual.

Não há muito segredo a respeito dela, afinal, as atribuições são as mesmas de um assistente administrativo, com a diferença que você irá atuar no regime home office.

Continua após a publicidade

Assim, você será responsável, basicamente, por organizar agendas, elaborar relatórios e planilhas, responder e-mails, fazer ligações, entre outras funções administrativas que podem ser executadas de casa.

Portanto, desde que você tenha um computador com acesso a internet e um celular, poderá se aventurar nessa área que vem tomando novos rumos e pode ser uma boa fonte de renda.

Basta ficar atento a esse tipo de vaga em sites de emprego, enviar o seu currículo, e esperar ser chamado para a entrevista — que, na maioria das vezes, também ocorre virtualmente.

12. Respondendo pesquisas online

Sabia que é possível ganhar dinheiro respondendo pesquisas online? Pois é! Inclusive, fizemos um conteúdo completo sobre o assunto e vamos abordar os pontos principais por aqui.

Continua após a publicidade

É importante destacar, inicialmente, que os ganhos podem não ser tão grandes como o de outras alternativas que apontamos. Entretanto, já são extremamente válidos, principalmente para quem está em busca de uma renda extra. 

Algumas pesquisas são respondidas em plataformas especializadas, outras são enviadas por e-mail. De todo modo, o objetivo das empresas é entender mais sobre seu público, analisando opiniões sobre serviços, produtos e experiências em geral.

Você pode se cadastrar em sites como Toluna, LifePoints, Smart Research e responder às pesquisas que estiverem disponíveis.

A cada pesquisa respondida você vai somando pontos que, futuramente, podem ser transformados em dinheiro.

As empresas possuem um critério específico para realizar a troca desses pontos, mas a maioria delas disponibiliza a opção de pagamento em dinheiro por meio do Paypal.

13. Investindo no dropshipping

Você sabe o que é dropshipping? Esse modelo de negócio é uma boa forma de ganhar dinheiro trabalhando na internet. Ele se baseia na venda de produtos online sem a necessidade de mexer com estoque ou frete.

Continua após a publicidade

E como isso é feito? É simples: o vendedor faz parcerias com fornecedores que fazem o dropshipping e, depois de definir questões como o preço de atacado e processos gerais, pode começar as vendas.

Sendo assim, quando um cliente se interessa e compra algum produto, você receberá o valor do pagamento e, a partir daí, enviará as informações para o fornecedor, que envia o produto diretamente.

14. Vendendo imagens

Vender imagens na internet também é uma ótima alternativa para quem deseja trabalhar online.

Se você tem talento para tirar fotos, basta separar os seus melhores trabalhos, colocá-los em um banco de imagens e esperar até que as pessoas façam a compra.

Dentre as principais plataformas, podemos citar o Shutterstock e iStock, que são grandes no mercado e possuem uma grande base de usuários.

Assim, basta você colocar suas fotos à venda nesses sites, caprichar na descrição e nas tags e esperar até que as pessoas interessadas a encontrem.

Você será pago sempre que alguém licenciar seu material em uma dessas plataformas.

15. Fazendo declaração de Imposto de Renda

Se você já trabalhou na área ou tem bons conhecimentos contábeis, pode ganhar dinheiro pela internet fazendo declaração de Imposto de Renda (IR).

Afinal, milhares de pessoas contratam alguém para executar este tipo de serviço todos os anos e você pode aproveitar essa oportunidade para faturar uma renda extra em casa.

Normalmente, as pessoas que precisam declarar o Imposto de Renda procuram um escritório de contabilidade de confiança para isso. No entanto, você pode começar a oferecer seus serviços para amigos e familiares, cobrando um valor mais em conta, e depois ampliar seus clientes a cada ano.

O valor cobrado varia bastante, pois depende de fatores como região e renda da pessoa, mas, para as declarações mais simples, os valores variam entre R$60 e R$150, enquanto as mais complexas podem chegar até R$2.000,00.

Contudo, como você vai trabalhar em casa, o ideal é focar nas declarações mais simples, que são mais rápidas e práticas de fazer.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades em primeira mão!

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

10 comentários

  1. Paulo Mota

    Gostei muito das orientações e realmente tem que ter foco pra fazer o negócio fluir.

  2. Erisvonaldo Alves

    Sim gostei quero fazer uma experiência

  3. Valdemar Santos

    Olá, gostei do conteúdo do seu site. Parabéns pelo
    empenho. Visitarei outras vezes.

  4. Continua após a publicidade

  5. Say D.

    Amei demais seu post é incrível, tenho certeza que irá ajudar demais o ultimo artigo que fiz em meu site, passa lá pra conferir. Sucesso! Abraço. #tmj

  6. Jorcenilde Loureiro

    gostei das informações. São sem rodeios e bem objetivas.

  7. Karine

    Já faz mais de 5 anos que trabalho com isso.
    Para mim foi como assinar a carta de alforria.
    Uma verdadeira libertação.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.