Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como tirar a segunda via do CPF? Esclareça suas dúvidas!

Está precisando tirar a segunda via do CPF? O cartão físico já não existe mais, mas nós te contamos como tirar a segunda via pela internet!

perfil
Camille Guilardi Estagiária de Finanças e Investimento

Você perdeu seu Cadastro de Pessoa Física (CPF), foi roubado ou furtado? Calma, não se preocupe! Atualmente, o cartão físico do CPF, em formato plástico, não é mais emitido. O CPF Digital ou o seu comprovante de inscrição impresso valem da mesma forma.

Para ajudá-lo a entender como tirar a segunda via do CPF pela internet, preparamos este post. Confira!

Continua após a publicidade

Como tirar a segunda via do CPF

Primeiramente, antes de tirar a segunda via do CPF, é preciso considerar se você declara ou não Imposto de Renda (IR). Veja, abaixo, como deve proceder em cada uma das situações.

Para quem não declara IR

Se você não declara IR, o procedimento é o seguinte:

  1. acesse o site da Receita Federal;
  2. preencha os seus dados (além do número do CPF, informe seu nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número do título de eleitor).
  3. na tela seguinte, você visualizará o comprovante. Depois disso, basta fazer a impressão para ter a segunda via do seu CPF.

Para quem declara IR

Se você declara IR, é possível emitir a segunda via do CPF pelo portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte). Mas, para utilizá-lo, é preciso ter o código de acesso. Veja, abaixo, como gerá-lo e, em seguida, como tirar a segunda via do seu CPF.

  1. acesse a página para gerar seu código de acesso;
  2. insira seus dados, caracteres de confirmação e clique em “Avançar”;
  3. informe os números dos recibos de entrega das últimas duas declarações do IR e crie uma senha. Depois disso, clique em “Gerar Código”;
  4. em seguida, com o código em mãos, acesse a página do e-CAC, digite o número do CPF, o código de acesso e a senha recém-criadas.
  5. na tela inicial do e-CAC, clique em “Cadastros” e, depois, em “Comprovante de Inscrição no CPF”.
  6. por fim, o comprovante é gerado e basta imprimi-lo.

Confira, a seguir, como tirar a segunda via do CPF pelo aplicativo da Receita, caso prefira.

  1. baixe o aplicativo da Receita (disponível para Android e iOS);
  2. abra o aplicativo;
  3. clique em “Consulta e 2ª via CPF”;
  4. informe CPF, data de nascimento e clique na lupa verde;
  5. na tela seguinte, você visualizará o comprovante. É possível salvar o arquivo em .PNG ou enviá-lo por WhatsApp.

Como consultar a situação cadastral do CPF?

Para consultar a situação cadastral do CPF, acesse o site Comprovante de Situação Cadastral no CPF, digite seu CPF, data de nascimento e clique em “Consultar”. A página seguinte mostrará o status do seu documento. Se quiser saber mais sobre o assunto, clique aqui.

Não lembro meu CPF, o que fazer?

Entre em contato com a Receita, por e-mail, caso você não lembre do seu CPF. Como o endereço vai variar de estado para estado, consulte aqui.

Confira, abaixo, os documentos que devem ser enviados no e-mail:

  1. foto de rosto (selfie): foto do rosto do cidadão interessado ou do seu responsável legal, segurando o documento de identidade.
  2. RG atualizado: documento de identidade precisa estar aberto (mostrando frente e verso), aparecendo a fotografia e o número do documento de forma legível. Se não estiver atualizado, envie também a certidão de casamento ou nascimento com selo de validação digital do cartório.
  3. título de eleitor: título de eleitor válido e regular para maiores de 18 anos e menores de 70 anos.
  4. comprovante de residência: caso não tenha comprovante de residência, apenas informe o endereço completo (tipo de logradouro, nome do logradouro, número, município, UF e CEP).
  5. protocolo de atendimento (se o tiver): embora não seja obrigatório, o serviço ganha agilidade caso você tenha um protocolo de atendimento.

Dessa forma, se o pedido for aprovado, você receberá a confirmação por e-mail. Entretanto, caso a operação não seja finalizada, a recomendação é que você agende um atendimento presencial numa unidade da Receita.

Como tirar a segunda via do CPF do meu filho? 

Para tirar a segunda via do CPF de um filho que não declara IR, por exemplo, siga o passo a passo abaixo.

  1. Acesse o site da Receita Federal;
  2. preencha os dados (além do número do CPF, informe nome completo, data de nascimento, nome da mãe e número do título de eleitor);
  3. na tela seguinte, você visualizará o comprovante. Depois disso, basta fazer a impressão para ter a segunda via do CPF do seu filho.

Conclusão

Em conclusão, se você chegou até aqui, já sabe como tirar a segunda via do CPF caso declare ou não IR. Dessa forma, como dissemos, não é mais emitido o cartão físico do CPF em formato plástico. Assim, o CPF Digital ou o seu comprovante de inscrição impresso valem da mesma forma. Por fim, lembre-se de que o número do seu CPF é único e definitivo, já que cada pessoa pode se inscrever apenas uma vez.

Ademais, conta pra gente o que achou do nosso artigo! Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários, será nosso prazer te responder!

Perguntas Frequentes

  1. Como tirar a segunda via do CPF pela internet?

    Se você declara IR, é possível emitir a segunda via do CPF pelo pelo portal e-CAC (Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte) ou pelo app da Receita (Android/iOS). Caso não declare, acesse o site da Receita Federal e siga as orientações.

  2. Como verificar CPF pelo nome?

    Somente se você for representante legal, judicial ou procurador dessa pessoa, você poderá obter o número do CPF em uma unidade de atendimento da Receita.

  3. Como tirar a segunda via do CPF se não sei o número?

    Se você não sabe o número do seu CPF, entre em contato com a Receita em uma de suas unidades de atendimento. Agende data e horário pela internet para garantir seu atendimento.

  4. Como emitir o CPF online?

    Acesse o site da Receita Federal, clique em “Meu CPF” e siga as orientações.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.