Como ter uma mente de sucesso? Uma reflexão necessária para quem deseja cuidar das finanças eficientemente. Entenda!

Por meio de ações simples que podem ser tomadas no dia a dia, é possível alcançar a tão desejada mente de sucesso. Veja dicas nesse post.

Ana Julia
Ana Júlia Ramos

Como ter uma mente de sucesso? Uma reflexão necessária para quem deseja cuidar das finanças eficientemente. Entenda!

O princípio por trás da filosofia de uma mente de sucesso é ter consciência de que você é o único responsável por tudo que produz em sua vida, visto que sua realidade é criada por meio dos seus pensamentos.

Continua após a publicidade

Dessa forma, partindo do princípio de que seus pensamentos conduzem suas ações, que, por sua vez, guiam os seus resultados, a maneira como você pensa e observa as coisas ao seu redor, você é capaz de definir os resultados que terá em sua vida de forma geral, inclusive nas suas finanças.

Pessoas bem-sucedidas se colocam em um estado mental que tornam-se expectadoras das conquistas que almejam, diferente das pessoas que não conseguem atingir suas metas.

Continua após a publicidade

Esse estado mental, que fique claro, não é o único motor para o sucesso. Precisamos de planejamento, conhecimento e outras tantas variáveis práticas. Mas, se seu estado emocional não estiver alinhado com seus objetivos, pode tornar-se um grande dificultador.

homem faz sinal de positivo com a mão
Seu estado emocional é essencial para o sucesso dos seus planejamentos

Por esse motivo, neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas importantes de como ter uma mente de sucesso e buscar o melhor para o seu futuro.

Continue lendo e confira!

O que é uma “mente de sucesso”?

Sem dúvidas, todos desejam obter sucesso na vida. E, nas entrelinhas, isso significa que queremos:

  • ter uma boa performance nas atividades que dedicamos nosso tempo;
  • controlar as finanças para ter conforto e prazeres na vida;
  • ter uma evolução profissional; enfim
  • conquistar nossos sonhos!

Na realidade, o conceito de sucesso, é muito pessoal. Ou seja, o que para uma pessoa pode ser considerado “ser bem sucedido”, para outra pode ser completamente diferente.

Continua após a publicidade

Não é relevante o que o sucesso significa para você, o caminho que deverá ser traçado para alcançá-lo começa na sua mente. Entretanto, quando dizemos isso, não significa que basta somente desejar algo que ele se tornará realidade.

Na verdade, quando você ouvir falar em mentes de sucesso, deve assimilar como um tipo de programação do seu cérebro para obter o seu sucesso pessoal.

Comprovadamente, hoje em dia, sabemos que o cérebro, da mesma forma como os demais órgãos do corpo humano, necessita de estímulos desde cedo para se desenvolver completamente.

Como estimular a minha mente de sucesso?

Presume-se que temos cerca de 50.000 a 70.000 pensamentos por dia. E de acordo com o que você pensa, esses pensamentos podem ser construtivos e levá-lo a atingir os seus objetivos pessoais e, consequentemente ter mais sucesso na vida. Ou, eles podem ir contra você e derrubá-lo.

Continua após a publicidade

É por esse motivo, que algumas pessoas costumam afirmar que você é o que pensa. Vale ressaltar, que seus pensamentos influenciam diretamente na sua ação. E sua ação determinará os resultados que você alcançará na vida.

Veja, a seguir, algumas dicas importantes para estimular sua mente de sucesso.

Aceite as mudanças

A mudança é a única coisa invariável que você pode confiar na sua vida. Quando tudo der errado, tenha certeza que ela estará à sua espera.

Levando isso em consideração, não seria inteligente perder o medo do novo? As pessoas de sucesso são perfeitamente capazes de se adaptarem e gerenciarem bem as mudanças.

Se um conceito falhar, e isso inevitavelmente vai acontecer, a mente de sucesso tem a capacidade de lidar e se adaptar tranquilamente às mudanças que a situação vai apresentar.

Continua após a publicidade

E você? Como aceita a mudança? O que você deve fazer é seguir em frente. Tendo em mente que ela pode acontecer o tempo todo, não permita que a mudança te pegue desapercebido. Planeje, e quando ela se fizer necessária, abrace-a e use-a a seu favor.

Defina metas

Defina não são somente objetivos, mas também metas possíveis. Por isso, faça sua definição a partir das premissas do modelo de metas S.M.A.R.T. (Specific, Measurable, Attainable, Relevant e Time Bound), o que pode ajudar na sua estratégia.

A meta precisa ser mensurável

É preciso criar metas com bases em números. E, logo após, definir uma forma de mensurar os resultados, por meio de planilhas e anotações para acompanhar o processo.

A meta precisa ser alcançável

A meta precisa ser alcançável, sendo assim, tenha conhecimento da sua real possibilidade.

Você pode criar uma meta financeira de poupar R$ 300 por mês, porque só depende de você. Mas, estipular que seu objetivo é “ganhar o prêmio da loteria” não é algo alcançável, entende?

Continua após a publicidade

A meta precisa ser relevante

Uma meta relevante é aquela que tem o poder de fazer você acordar mais cedo e dormir mais tarde. Ela precisa te encorajar naturalmente.

A meta precisa ser temporal

Tenha em mente que tudo tem um tempo determinado para acontecer. Logo, estabeleça prazos para alcançar suas metas.

Essa é uma forma de medir sua eficiência, assim como também motivar que você se empenhe diariamente para buscar a meta e tenha possibilidade de traçar novas tão logo a anterior seja alcançada.

Mantenha seu compromisso para estimular uma mente de sucesso

Quando você promete algo para si mesmo, deve manter isso realmente como uma promessa. É necessário treinar sua mente para de fato acreditar em você mesmo.

Continua após a publicidade

Se você prometer a si mesmo que vai escrever um artigo para o seu blog hoje, por exemplo, não deixe de fazê-lo ( aliás, a regularidade de postagens é essencial para o sucesso de um blog, mas sobre esse assunto você pode ler mais nas nossas dicas de marketing digital ) .

Não adie e nem demore até o próximo dia, porque se assim o fizer, involuntariamente você diz a si mesmo que é uma pessoa descompromissada.

Identifique o seu propósito

Certamente, o propósito é um dos caminhos para o sucesso. Com ele em mente, assim como um plano de metas possíveis, todo o trabalho árduo parece ser bem mais fácil de ser superado.

Desse modo, como pode encontrar o seu propósito? Responda a estas cinco perguntas simples e abra a sua mente para o sucesso.

Continua após a publicidade

  1. Quem é você?
  2. O que você pretende da vida?
  3. O que você tem que pode favorecer outras pessoas?
  4. Como pretende chegar lá?
  5. O que significa ter sucesso para você?

Aprenda coisas novas com sua mente de sucesso

Aprender coisas novas regularmente, é fundamental para melhorar o seu desempenho mental. Quando se aprende coisas novas você mantém a sua mente ativa e se envolve com ela.

Aprender a cozinhar um prato novo, por exemplo, pode fazer você se sentir renovado, por mais simples que possa parecer. Até mesmo jogar novos jogos pode ser importante para treinar sua mente, mas sem exagero, é claro.

Acredite em você e nos seus objetivos

bebê comemora durante um jogo
Acreditar em si mesmo é um combustível para seu sucesso

Esta é uma dica atemporal. Possivelmente, você já ouviu isso muitas vezes, porém, desta vez você precisa acreditar nisso de fato.

Se você pretende ser bem sucedido, precisa acreditar em si mesmo e desenvolver uma mentalidade de sucesso.

Continua após a publicidade

Acredite em si mesmo porque só você sabe o quanto está se dedicando ao seu trabalho.

Também porque você sabe que enquanto tiver vida e saúde, vai continuar empenhado, trabalhando em seus propósitos.

Por fim, acredite em si mesmo, porque você tem certeza que vai superar o próximo obstáculo que surgir no seu caminho.

Com esse nível de autoconfiança, você precisa somente persistir até que chegue onde almeja.

Comece a meditar

mulher medida em uma rua movimentada
Meditar

Sendo uma pessoa de sucesso, provavelmente você terá que tomar decisões estressantes diariamente. Sendo assim, você precisa administrar bem o seu estresse, caso contrário, ele vai te dominar.

Continua após a publicidade

A meditação tem o papel de mantê-lo ou torná-lo bem sucedido. Com benefícios para a saúde comprovados na prática, ela vai ajudá-lo a diminuir a ansiedade e o estresse de ser uma pessoa bem sucedida.

Portanto, tire alguns minutos do seu dia e dedique-os ao relaxamento por meio da meditação.

Busque sempre qualificar-se

Grande parte das pessoas acabam se acomodando quando alcançam algum objetivo, seja ele grande ou pequeno.

No entanto, os profissionais bem sucedidos sempre estão buscando novos sonhos e focos através dos estudos e de cursos de aperfeiçoamento, para se manterem ativos e produtivos no mercado. 

Continua após a publicidade

Eles sabem que cada dia que passa, o mundo está mais dinâmico e exigindo profissionais qualificados. 

Saia da zona de conforto

Por fim, para treinar sua mente com o objetivo de alcançar o sucesso, você deve se esforçar ao máximo para sair da zona de conforto. Essa é uma das únicas formas de crescer.

É simples, se você faz sempre as mesmas coisas, por se sentir confortável, isso significa que você terá sempre os mesmos resultados. Se pretende algo maior e diferente, saia da zona de conforto e “mãos à obra.”

Quais são os benefícios de desenvolver esse mindset? 

Você já parou para pensar no que pode está impedindo o desenvolvimento de todo o seu potencial?

Continua após a publicidade

Muitas vezes, por ficarmos presos aos nossos medos e falhas, não conseguimos realizar nossos sonhos e propósitos.

Por exemplo, pessoas que gastam 98% de seus salários e não sofrem nenhum revés da vida continuam achando que está tudo certo. Os anos passam, seu patrimônio não evolui e, quando chegam ao final da vida, não estão preparados financeiramente para complementar a previdência social.

Mudar o mindset vai fazer com que você veja melhorias comportamentais até mesmo no que não está totalmente errado (não depender de empréstimos é ótimo, mas gastar menos e poupar uma parte é muito melhor, certo?).

Então, existem algumas estratégias eficientes para desenvolver esse mindset. A partir da mudança de mentalidade e de comportamento você será capaz de vencer desafios e com isso obter vários benefícios.

Continua após a publicidade

Veja, a seguir, os benefícios que uma mentalidade vencedora pode proporcionar.

Admiração por parte de familiares e amigos

Homem demonstra estar orgulhoso de outra pessoa que tem mente de sucesso fazendo sinal de aprovação
Orgulho das pessoas queridas

É importante que tenhamos admiração por parte dos nossos familiares e amigos, afinal vivemos em sociedade.

Mas como conquistar essa admiração? Para ser visto, é necessário adotar uma postura séria e comprometida.

Uma pessoa que está sempre reclamando de alguma coisa e que não consegue superar desafios por não querer sair da zona de conforto, dificilmente vai conquistar a admiração e respeito de outras pessoas.

Por esse motivo, é muito importante ter uma mentalidade vencedora, para impactar por onde quer que você vá.

Continua após a publicidade

Sucesso profissional

A mentalidade de crescimento ajuda na construção de uma carreira de sucesso. Quando enxergamos as coisas com mais confiança, alcançamos resultados surpreendentes.

Estimulamos a nossa criatividade, aumentamos nossa produtividade e passamos a ser mais capazes de criarmos novas ideias, além de várias outras vantagens, que incluem desde pequenas coisas, como diminuir a frequência de atrasos, até a capacidade de montar estratégias de sucesso.

Melhorias nos relacionamentos

Os relacionamentos que semeamos podem ser muito beneficiados quando desenvolvemos o mindset. 

Ao encararmos a vida de forma mais confiante, deixamos os problemas e as pequenas coisas de lado, favorecendo os relacionamentos para serem mais saudáveis.

O relacionamento no âmbito profissional com colegas de trabalho também tende a melhorar, pois a mentalidade vencedora nos ajuda a parar de reclamar o tempo todo e até mesmo de passar toda carga negativa que temos para os outros.

Continua após a publicidade

Encarar a vida de forma mais leve usando uma mente de sucesso

Mesmo que você esteja motivado a desenvolver uma mentalidade de sucesso por questões profissionais, não podemos deixar de lado que um novo mindset pode provocar transformações positivas pessoais e individuais.

Dessa forma, as coisas à nossa volta tendem a melhorar, quando decidimos programar a mente para enxergar o mundo de maneira mais otimista.

Ademais, não adianta muita coisa ser uma pessoa bem sucedida profissionalmente se você não está feliz com a vida que leva.

Bônus: lições para aprender com pessoas bem sucedidas

Veja, a seguir, algumas lições que podemos aprender com pessoas que desenvolveram uma mente de sucesso:

Continua após a publicidade

  • O escritor americano Dr. Seuss, autor de filmes de sucesso como O Grinch e O Lorax: em busca da trúfula perdida, foi rejeitado por 27 editoras, antes de ser muito bem sucedido.
  • Stephen King, um dos maiores escritores norte-americano, autor de filmes premiados como It: capítulo dois e Um sonho de liberdade, além de seus livros já terem vendido mais de 400 milhões de cópias, chegou a jogar o manuscrito de lançamento da sua carreira no lixo. No entanto, sua mulher, felizmente o pegou de volta.
  • Walt Disney chegou a ouvir que não tinha imaginação. Será que eles desistiram? A mente de sucesso não desiste nunca.

A verdade é que Stephen King até renunciou, mas somente por um momento, porém, o ponto é que ele falhou, mas não desistiu.

Hoje, todos esses nomes são conhecidos mundialmente por milhares de pessoas pelas suas carreiras brilhantes e seus trabalhos de sucesso.

Ou seja, as falhas somente os estimularam a se tornarem pessoas especialmente muito bem sucedidas.

Sendo assim, veja o seu fracasso, aprenda e cresça com ele e certamente você voltará muito melhor.

Continua após a publicidade

Percebe como uma mente de sucesso pode mudar os rumos da sua vida?

Sua mente é uma das ferramentas mais poderosas e pode auxiliá-lo de forma direta a atingir o sucesso, seja ele, profissional, familiar, amoroso ou em qualquer outro campo da sua vida.

Entretanto, pode ser uma faca de dois gumes. Ou seja, se você usá-la com sabedoria, sua mente pode torná-lo bem sucedido. Em contrapartida, se você não souber como administrá-la corretamente, pode ir contra você.

Diante de tudo que vimos nesse artigo, podemos chegar à seguinte conclusão: o sucesso não virá até você. 

Ou seja, você terá que encontrá-lo pelo caminho, por meio do desenvolvimento de uma mente de sucesso. E, quando ele chegar, você estará preparado para administrá-lo da melhor forma possível.

Então, agora que você já sabe como ter uma mente de sucesso, assine a newsletter do iDinheiro e receba nossas publicações diárias em tempo real no seu e-mail.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

2 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.