Como ter disciplina? O que ensina o filme “Whiplash: Em busca da Perfeição”

Quer saber como ter disciplina? O filme Whiplash: Em Busca da Perfeição pode te ensinar uma série de maneiras de conquistar seus objetivos.

LinkedIn
Ana Júlia Ramos

Como ter disciplina? O que ensina o filme “Whiplash: Em busca da Perfeição”

A disciplina é uma característica muito importante quando pensamos na construção de uma vida financeiramente saudável.

Seja para sair das dívidas, tirar os sonhos do papel, realizar aquelas metas importantes ou simplesmente manter o orçamento funcionando. 

Continua após a publicidade

Todavia, desenvolvê-la é uma tarefa que tem seus desafios.

Afinal, não existe um “botãozinho” no cérebro que pode ser ativado sempre que desejamos ser mais disciplinados

Por isso, se você está em busca de compreender como ter disciplina, comece sabendo que esta é uma tarefa árdua e que demanda esforço diário.

Continua após a publicidade

E não se preocupe! Começar do zero é algo comum para todas as pessoas que hoje alcançaram os seus objetivos por meio da disciplina. 

Pensando em te ajudar, vou compartilhar alguns ensinamentos valiosos que retirei do filme Whiplash: Em busca da Perfeição.

Como-ter-disciplina-Whiplash

A história do estudante de música que desejava integrar a Orquestra de Jazz de uma instituição renomada tem lições valiosíssimas para aqueles que estão prontos para levarem uma vida mais disciplinada. 

Vamos lá, então? 

O filme

Se você chegou neste conteúdo buscando formas de desenvolver a disciplina, mas nunca viu o filme, não tem problema.

Continua após a publicidade

Em poucas linhas, já conseguimos entender a essência da produção lançada em 2014, pelo diretor Damien Chazelle, que recebeu três Oscars e foi aclamada na temporada de lançamentos daquele ano.

Aproveite para assistir ao trailer.

Sabendo disso, você será apresentado à história do jovem Andrew, um baterista que sonhava em ser o melhor da sua geração.

Seu sonho o levou até à orquestra da melhor escola de música dos Estados Unidos, mas logo os desafios começaram a aparecer.

O primeiro deles era a relação entre Andrew e seu maestro, Terence Fletcher.

Perfeccionista (como o nome já aponta) e impetuoso, ele não poupa esforços para impulsionar seus mentorados rumo à essa perfeição. Muitas vezes, inclusive, ia longe demais.

Continua após a publicidade

whiplash2

A relação entre professor e aluno fez com que o filme se transformasse em uma verdadeira aula que ensina como ter disciplina e até onde vão nossos limites quando estamos em busca de um sonho.

Isso porque, Andrew precisou repensar toda a sua vida, relações interpessoais, prioridades e desejos. Tudo pensando no cenário maior.

Como relacionar a história com a sua vida financeira?

Você deve, agora, estar se perguntando: como a história de um jovem baterista pode me ajudar a organizar a minha vida financeira?

Inicialmente, como já apontamos, a disciplina é uma das principais características responsáveis pelo sucesso nas finanças.

Continua após a publicidade

No dicionário, a palavra está relacionada à ordem, regulamento e obediência às regras. E em nosso caso, podemos imaginar as regras como seus objetivos financeiros.

Por exemplo: se você deseja juntar R$ 50 mil reais no final de um ano para começar a investir, muita coisa será colocada em jogo:

  • sua vida social (será que você anda gastando dinheiro demais fora de casa?);
  • aqueles pequenos prazeres do dia a dia (a cada pedido no delivery, a conta do cartão começa a pedir socorro!);
  • prioridades atuais (aquele celular novo provavelmente terá que esperar mais um pouco);
  • entre outras configurações da sua vida atual.

Quanto mais ambicioso for o seu projeto, mais você deverá se comprometer para alcançar os resultados.

E junto com várias outras características, como a organização e um bom planejamento financeiro, a disciplina entra na linha de frente.

Continua após a publicidade

Pensando nisso, a sua história tem muito mais similaridades com a do jovem baterista do que você imagina.

Você pode relacionar a história, também, com sua carreira. Objetivos de vida, como um todo, pedem por disciplina!

Como ter disciplina? As principais lições de Whiplash

Vamos, agora, ao tema principal deste conteúdo.

Listamos 4 maneiras de descobrir como ter disciplina na prática, nos inspirando na história que ganhou o mundo.

Enfrente as adversidades

No filme, Andrew percebe logo de cara que seu professor é uma pessoa muito complicada de lidar.

Continua após a publicidade

Um semblante sério, uma certa falta de paciência e o perfeccionismo extremo faziam com que muitas pessoas se desestabilizassem e não encontrassem seu verdadeiro potencial por causa disso.

WHIPLASH3

Na vida, encontraremos uma série de obstáculos que envolvem fatores externos.

Um chefe complicado, colegas de trabalho que não agregam muito, gastos emergenciais no orçamento pessoal… A lista é infinita!

Nesse sentido, é muito fácil desistir ao se deparar com o primeiro deles. Quando queremos, podemos nos sabotar em questão de segundos. Nossa mente é extremamente capaz disso!

Todavia, para ser uma pessoa disciplinada, você precisa desenvolver a habilidade de enfrentar as adversidades e não abrir mão dos seus objetivos culpando fatores externos.

Continua após a publicidade

Escolha aquelas brigas que valem o esforço e saiba quais servem apenas para te desestabilizar e te colocar mais distante do seu sonho.

Entenda que é preciso abrir mão de algumas coisas

Se você tem um sonho e deseja ter disciplina o suficiente para cumpri-lo, precisamos tocar em outro ponto delicado.

Será preciso abrir mão de muitas coisas.

E, de antemão, destaco que não faremos nenhum tipo de “glamurização do sofrimento”. Não é justo afirmar que você só conquistará seus objetivos se sofrer excessivamente, ninguém merece viver em um ambiente de dor.

Todavia, quando pensamos em como ter disciplina, devemos lembrar que a priorização do que realmente importa no momento é fundamental.

Continua após a publicidade

Se você tem uma série de objetivos simultâneos, que legal! Significa que sua visão a longo prazo está desenvolvida e que a ambição faz parte de você.

Porém, entenda que é muito mais complicado manter o foco e disciplina com uma série de objetivos conflitantes.

Você deverá separar as prioridades reais daquelas que poderão ser deixadas para depois.

No caso do filme, Fletcher assume uma decisão complicada: ele praticamente acaba com a sua vida social. Tudo em busca daquela grande ambição.

Você não precisa seguir exatamente seus passos (considerados extremos por muitas pessoas).

De toda forma, este é um bom exemplo de que algumas pessoas simplesmente precisam abrir mão de certas coisas para conseguir centralizar toda a sua energia no que realmente importa.

Continua após a publicidade

Não se acomode

Uma frase do filme diz o seguinte: “O meu trabalho consiste em motivar as pessoas a ir além do que é esperado delas”.

Em muitos casos, temos um gestor ou colegas de trabalho que capricham nos feedbacks e geram motivação. Sim, até mesmo aqueles retornos negativos são capazes de nos motivar a ir mais longe.

whiplash4

No entanto, se você está em busca de desenvolver objetivos pessoais (e acredita não ter ninguém para te “tirar” da zona de conforto), pense: você pode ser essa pessoa!

Muitas pessoas vêem a disciplina como uma mesma tarefa reproduzida de forma repetida, diária, até que o cansaço se faça presente.

Continua após a publicidade

De toda forma, eu a vejo a partir de uma outra perspectiva.

Se você se acomodar na rotina e entender que não precisa ir mais longe, se esse desconforto não se faz presente, é possível que você fique menos e menos disciplinado.

Por isso, encontre formas de se reinventar sempre que possível. Superar as expectativas (internas ou externas) é algo que, com toda a certeza, trará uma série de benefícios para você e seus sonhos.

Entenda o que você quer de verdade

Em um momento do filme, Fletcher diz a seguinte frase:

Eu prefiro morrer bêbado e quebrado aos 34 anos e ter pessoas falando de mim em uma mesa de jantar do que viver para ser rico aos 90 e ninguém se lembrar de quem eu era.

Concordando ou não com o seu ponto de vista, conseguimos entender claramente qual era o seu objetivo. No caso, se tornar um grande baterista assim como seus ídolos, que entraram para a história.

Se Fletcher não tivesse esse ponto de vista bem determinado, com certeza não seria capaz de desenvolver a disciplina necessária para chegar mais longe.

Continua após a publicidade

Por isso, é muito importante que você seja capaz de entender, de verdade, o que deseja para a sua vida.

Mais uma vez, não importa o âmbito. Seja no trabalho, nas finanças ou na vida pessoal!

Tenha certeza que quando trabalhamos com objetivos claros, sonhos bem definidos, metas alcançáveis e bem estruturadas, desenvolver a disciplina será algo muito mais fácil.

É como se você tivesse que chegar ao centro da sua cidade em 20 minutos hoje. E amanhã precisasse fazer a mesma coisa, só que em um local desconhecido.

Continua após a publicidade

Conhecendo a cidade, você terá muito mais ferramentas para traçar o caminho.

Sem ter a mínima noção de onde está, precisará de mais tempo para entender a rota, pensar nas possibilidades e, só depois, começar a caminhar de fato.

Conclusão: como ter disciplina para alcançar seus objetivos financeiros?

Minha última lição, talvez, é aquela que resume toda a história do filme.

Quando pensamos no conceito de disciplina, o que precisamos fazer para conquistá-la? Nos mantermos regulares, treinados, focados diariamente.

Nesse sentido, tenha em mente algo muito importante.

Você vai errar. E muito! Só que vai acertar também. A essência nisso tudo está no fato de que será capaz de aprender em ambas as situações.

Tudo justamente por causa do treino e consistência.

No caso do filme, víamos um jovem que abriu mão de muitas coisas e passava o dia inteiro treinando.

Continua após a publicidade

A repetição dos movimentos em busca da perfeição (mais uma vez, fazendo referência ao nome do filme) se faz presente em algumas das melhores cenas.

Outras delas eram justamente aquelas em que o personagem errava. Se frustrava, chegando próximo ao fundo do poço… Mas com gás e motivação suficiente para recuperar e se levantar.

Na vida, você provavelmente vai “escorregar”. Em um mês, poderá exagerar nas compras no cartão de crédito, extrapolando o orçamento.

No outro, perceberá que poderia ter ficado mais em casa ou economizado mais no iFood. E, acredite: voltar para o foco parecerá mais difícil do que nunca.

Continua após a publicidade

O segredo, então, está justamente no aprendizado. Encontrar o erro é fácil, o difícil mesmo é ter disciplina o suficiente para superá-lo e voltar para a caminhada rumo ao sucesso.

Depois de compartilhar um pouco do que eu senti assistindo ao filme, espero que você esteja cada vez mais próximo de tudo o que deseja alcançar.

E se não viu o filme, dê um jeito de assistir! Vale muito a pena.

E então? Gostou do nosso conteúdo sobre como ter disciplina? Se sim, assine a newsletter do iDinheiro e receba ainda mais posts que poderão te ajudar a alcançar seus objetivos financeiros.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

3 comentários

  1. LUCIANO MARCOS

    Impactado!
    Show!!
    Me inscrevi!!!

  2. Carlos

    Gostei do comentário, até porque sou procrástinador

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.