Como solicitar empréstimo no Caixa Tem: confira o passo a passo

Saiba mais sobre o Crédito Caixa Tem e veja como solicitar essa modalidade de empréstimo diretamente pelo aplicativo.

lucas proenca
Lucas Proença

Se você busca crédito rápido e facilitado para lidar com imprevistos, vale a pena aprender como solicitar empréstimo no Caixa Tem.

A modalidade foi criada com o objetivo de trazer mais acessibilidade para os clientes que precisam de dinheiro extra para arcar com as suas despesas.

Continua após a publicidade

No entanto, por ser um serviço recente, muitos correntistas podem não conhecer essa disponibilidade ou ter dúvidas sobre como solicitar o crédito.

Pensando nisso, nós preparamos um guia especial para te ensinar como solicitar empréstimo no Caixa Tem, além de esclarecer as principais dúvidas sobre a modalidade.

Continua após a publicidade

Como solicitar empréstimo no Caixa Tem?

O Caixa Tem é um aplicativo de serviços sociais e transações bancárias desenvolvido para correntistas da Caixa Econômica Federal, e conta com uma série de facilidades para o dia a dia dos clientes.

Entre seus produtos disponíveis, destaca-se agora o empréstimo Caixa Tem, lançado em setembro de 2021 como uma alternativa prática e simples de ser contratada, além de trazer toda a agilidade da plataforma digital.

A solicitação é 100% gratuita, e pode ser feita diretamente pelo aplicativo.

Se você não sabe como solicitar empréstimo no Caixa Tem, confira o passo a passo que preparamos:

1. Faça o download do aplicativo

Antes de mais nada, o usuário deve fazer o download do aplicativo, que está disponível gratuitamente para sistema Android e iOS.

Continua após a publicidade

Isso porque o serviço é exclusivo da modalidade digital e, por esse motivo, é preciso ter o aplicativo instalado para dar continuidade a solicitação.

Vale lembrar que, para seguir com o download, é preciso ter conexão com internet no dispositivo móvel em questão, seja por meio de 3G ou conexão Wi-Fi.

2. Atualize seu cadastro

Em seguida, o próximo passo para saber como solicitar empréstimo no Caixa Tem é atualizar o seu cadastro de cliente.

É importante ressaltar que apenas correntistas Caixa contam com essa opção no aplicativo, de modo que é obrigatório ser cliente da instituição para seguir com o pedido de crédito.

Continua após a publicidade

Ao logar no aplicativo com seus dados de identificação, será possível localizar a opção “Atualize seu Cadastro” no menu.

Essa etapa permite a atualização e digitalização dos documentos do correntista, bem como solicitar o anexo de uma selfie portando um dos documentos com foto.

O procedimento é necessário para garantir a identidade do titular da conta, e, com isso, liberar as novas opções de serviço com menos riscos de fraude.

Por esse motivo, é importante seguir com essa etapa corretamente, anexando todas as fotos solicitadas. 

Continua após a publicidade

3. Siga para a Poupança Digital+

Depois de atualizar o cadastro, a próxima etapa de como solicitar empréstimo no Caixa Tem, redireciona o correntista para a nova modalidade do aplicativo.

Com isso, a conta Poupança Social Digital CAIXA passa a ser uma Poupança Digital+, upgrade gratuito permitido após o correntista confirmar sua identidade.

A nova atualização da modalidade acompanha as contas digitais Caixa, e traz todos os serviços lançados recentemente, inclusive o crédito pessoal, disponível na aba “Crédito CAIXA Tem”.

Assim, basta que o cliente siga para essa opção para encontrar a opção de empréstimo, inclusive junto com a ferramenta de simulação e avaliação automática para verificar a possibilidade de limite.

Continua após a publicidade

4. Preencha os dados da solicitação

Finalmente, a última etapa de como solicitar empréstimo no Caixa Tem é preencher os dados da solicitação de crédito, disponíveis no menu da Poupança Digital+.

Dessa forma, o sistema poderá identificar a disponibilidade de valor e crédito de acordo com o informado pelo correntista, bem como seguir para a verificação automática de limite.

Caso o crédito esteja liberado, o correntista poderá seguir para o pedido oficial diretamente pelo aplicativo.

A próxima tela solicitará alguns dados complementares, como data de vencimento das parcelas e o número de mensalidades do contrato.

Continua após a publicidade

É possível realizar quantas simulações o correntista desejar, com diferentes valores e número de parcelas.

No entanto, para prosseguir com as demais etapas, é preciso que o sistema localize a autorização para o valor indicado na simulação.

Por fim, o correntista poderá selecionar a opção que melhor se adequa ao seu perfil e assinar o contrato virtual. O valor do crédito cairá em sua conta Poupança Digital+ dentro do período indicado.

Dessa forma, não é necessário ir à uma agência da CAIXA para contratar esta linha de crédito.

Continua após a publicidade

Basta que o cliente aguarde o período de solicitação, seguindo o calendário de acordo com o seu mês de aniversário, e selecione a opção disponível para seu perfil.

Calendário para solicitar o empréstimo do Caixa Tem

Outro ponto importante que o correntista deve se atentar antes de aprender como solicitar empréstimo no Caixa Tem é o calendário de contratações do crédito.

Isso porque a instituição disponibiliza o serviço aos clientes de acordo com a data de aniversário.

Dessa forma, mesmo que a opção esteja disponível e a simulação autorize o limite solicitado, é preciso aguardar até a data correspondente para finalizar o pedido.

Continua após a publicidade

Assim, antes de realizar as etapas de como solicitar empréstimo no Caixa Tem, é fundamental se atentar para o período referente à sua liberação. 

Confira o calendário de pedidos:

Nascidos em:A partir de:
Janeiro e fevereiro27 de setembro
​Março e abril​18 de outubro
Maior e junho08 de novembro
Julho e agosto29 de novembro
Setembro e e outubro13 de dezembro
Novembro e dezembro27 de dezembro

Quais são os tipos de empréstimos disponíveis?

Os interessados em contratar o empréstimo no Caixa Tem também precisam conhecer os tipos disponíveis de crédito.

Atualmente, são duas modalidades liberadas, e o correntista tem a liberdade de escolher uma das duas, desde que se enquadre no seu perfil.

Confira mais detalhes sobre cada tipo de empréstimo e veja se eles podem atender à sua solicitação:

Continua após a publicidade

Crédito Caixa Tem Pessoal

O Crédito Caixa Tem Pessoal é a modalidade mais acessível e popular, pois refere-se ao crédito emergencial individual do correntista.

Esse valor pode ser utilizado para diversas finalidades, pois é de livre contratação.

Assim, o correntista que for aprovado pode sacar ou transferir o dinheiro da maneira que preferir, utilizando-o para cobrir despesas ou pagar contas, por exemplo.

Além das margens de limite, não existem outras restrições quanto ao crédito Caixa Tem Pessoal.

Crédito Caixa Tem para o seu negócio

Enquanto isso, existe a possibilidade de aprender como solicitar empréstimo no Caixa Tem para o seu negócio.

Continua após a publicidade

A modalidade atua como crédito produtivo orientado para pequenos negócios, e, apesar de também ser mais acessível, o valor não é de livre contratação.

A pessoa jurídica que segue com o pedido deve utilizar o crédito voltado unicamente para o seu negócio, para realizar operações como:

  • pagamento de despesas com fornecedores;
  • salário de ajudantes/funcionários;
  • contas de água, luz e aluguel;
  • compra de matérias-primas e mercadorias para revenda;
  • entre outros.

Por esse motivo, o correntista deverá comprovar o uso do crédito a partir de recebimentos e comprovantes, sendo indicado que o crédito permaneça na conta para verificação de movimentação.

No entanto, ambas as modalidades de crédito Caixa Tem apresentam os mesmos valores e condições, mudando apenas a livre contratação de cada caso.

Continua após a publicidade

Quais são os valores oferecidos?

Atualmente, os limites de crédito disponíveis no Caixa Tem variam de R$ 300 a R$ 1.000, conforme a análise de risco de crédito e de perfil de cada cliente.

A faixa de valor é relativamente menor do que outras modalidades de empréstimo pessoal. Isso porque o serviço tem como principal objetivo auxiliar o contratante no cobrimento de despesas pontuais e pagamento de contas em atraso.

Se houver capacidade de pagamento, o cliente pode solicitar diversos empréstimos simultâneos, até completar o valor total disponível para contratação, desde que não tenha parcelas com atraso.

Além disso, os empréstimos do Crédito CAIXA Tem contam com taxa de juros fixa de 3,99% ao mês, independente do número de parcelas ou do mês em que o empréstimo foi solicitado.

Continua após a publicidade

Quem tem direito ao empréstimo Caixa Tem?

Basicamente, quem pode seguir as etapas para solicitar o empréstimo no Caixa Tem são:

  • correntistas Caixa Tem;
  • assalariados;
  • autônomos (que não possuem registro em carteira de trabalho);
  • destinatários de políticas públicas de distribuição de renda;

Desde que esteja no período indicado de liberação do crédito, o cliente Caixa Tem não encontrará muitas dificuldades em realizar sua atualização cadastral e enviar uma proposta.

No entanto, é necessário ter sido aprovado na análise de crédito prévia, a partir da simulação feita no aplicativo de forma automática.

Além disso, o correntista não pode ter restrição nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

Enquanto isso, quem ainda não é cliente Caixa Tem pode abrir uma conta Poupança Digital+, conforme calendário, a partir do dia 08 de novembro de 2021.

Continua após a publicidade

Ainda, clientes sem emprego formal também podem realizar o passo a passo de como solicitar empréstimo no Caixa Tem, sem necessidade de comprovação de emprego.

Os únicos fatores a serem avaliados serão as movimentações da conta ou a renda declarada que o cliente informar no aplicativo para calcular o limite máximo de prestações.

O que fazer se não for aprovado?

Se o correntista seguir as etapas de como solicitar empréstimo no Caixa Tem, mas, mesmo assim, não for aprovado, é necessário conferir alguns pontos.

Antes de mais nada, é preciso verificar se o mês de aniversário está de acordo com o calendário liberado. Uma vez que são mais de 100 milhões de clientes da instituição, é necessário realizar essa divisão para não sobrecarregar o sistema.

Continua após a publicidade

Assim, caso o pedido tenha sido negado, o cliente pode estar fora do período de contratação.

Enquanto isso, pessoas com restrições ou com o nome comprometido também apresentam maiores chances de serem reprovadas na solicitação do crédito.

Caso não existam motivos aparentes de recusa, o correntista pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelos números informados no aplicativo.

Não é necessário comparecer às agências bancárias da Caixa, pois todas as etapas da solicitação e a resolução de pendências são feitas exclusivamente pelo aplicativo no seu celular. 

Continua após a publicidade

Finalmente, o usuário poderá aguardar alguns dias para realizar uma nova solicitação, com limite reduzido para verificar a possibilidade de crédito.

Como pagar as parcelas do empréstimo no aplicativo Caixa Tem?

Depois de aprender como solicitar empréstimo no Caixa Tem e ser aprovado na simulação, o correntista poderá dividir o valor entre 4 e 24 parcelas mensais.

O número mínimo de mensalidades é de 4 meses, a contar da próxima data a partir da assinatura do contrato.

Enquanto isso, as parcelas do empréstimo serão debitadas todo mês na conta Poupança Digital+ do cliente. 

Continua após a publicidade

Dessa forma, é necessário depositar ou transferir o dinheiro correspondente para a conta até a data de vencimento, para realização do pagamento automático.

Essa operação de transferência pode ser realizada pelos caixas eletrônicos da instituição, em lotéricas ou estabelecimentos credenciados, por boleto e também por Pix.

Ainda, é fundamental ressaltar que a existência de saldo na conta proveniente de benefícios sociais, como Auxílio Emergencial, não será considerada para o débito da parcela, podendo levar a um atraso.

Beneficiários do Bolsa Família não têm direito ao crédito 

Beneficiários do Bolsa Família não tem direito ao crédito, a partir de uma determinação da própria instituição.

Continua após a publicidade

Enquanto isso, beneficiários de outros programas sociais podem seguir com o pedido de crédito normalmente, desde que apresentem a devida comprovação de margem na simulação.

No entanto, é importante reforçar que o valor recebido desses programas sociais não são considerados para o débito do empréstimo.

Além disso, os recebimentos dos programas sociais também são desconsiderados no momento de análise do valor máximo das prestações.

Perguntas frequentes

  1. Como funciona o empréstimo do Caixa Tem?

    Basicamente, o empréstimo Caixa Tem funciona de modo semelhante aos demais serviços convencionais, com assinatura de contrato digital e disponibilidade do valor diretamente na conta corrente. No entanto, os únicos pontos diferenciais são a livre contratação do crédito pessoal, a modalidade de crédito jurídico para pequenos negócios e o calendário de liberação.

  2. Tem como pedir um valor maior do que o aprovado?

    Embora exista a liberdade do usuário enviar várias simulações de empréstimo, o valor, quando aprovado, não pode ser negociado.

  3. Quanto tempo demora para atualizar o Caixa Tem?

    A atualização é feita toda pelo celular e leva apenas alguns minutos.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.