Como solicitar empréstimo no Caixa Tem: confira o passo a passo

Saiba mais sobre o Crédito Caixa Tem e veja como solicitar essa modalidade de empréstimo diretamente pelo aplicativo.

Escrito por Lucas Proença

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Se você busca crédito rápido e facilitado para lidar com imprevistos, vale a pena aprender como solicitar empréstimo no Caixa Tem.

A modalidade foi criada com o objetivo de trazer mais acessibilidade para os clientes que precisam de dinheiro extra para arcar com as suas despesas.

No entanto, por ser um serviço recente, muitos correntistas podem não conhecer essa disponibilidade ou ter dúvidas sobre como solicitar o crédito.

Pensando nisso, nós preparamos um guia especial para te ensinar como solicitar empréstimo no Caixa Tem, além de esclarecer as principais dúvidas sobre a modalidade.

Como solicitar empréstimo no Caixa Tem?

O Caixa Tem é um aplicativo de serviços sociais e transações bancárias desenvolvido para correntistas da Caixa Econômica Federal, e conta com uma série de facilidades para o dia a dia dos clientes.

Entre seus produtos disponíveis, destaca-se agora o empréstimo Caixa Tem, lançado em setembro de 2021 como uma alternativa prática e simples de ser contratada, além de trazer toda a agilidade da plataforma digital.

A solicitação é 100% gratuita, e pode ser feita diretamente pelo aplicativo.

Se você não sabe como solicitar empréstimo no Caixa Tem, confira o passo a passo que preparamos:

1. Faça o download do aplicativo

Antes de mais nada, o usuário deve fazer o download do aplicativo, que está disponível gratuitamente para sistema Android e iOS.

Isso porque o serviço é exclusivo da modalidade digital e, por esse motivo, é preciso ter o aplicativo instalado para dar continuidade a solicitação.

Vale lembrar que, para seguir com o download, é preciso ter conexão com internet no dispositivo móvel em questão, seja por meio de 3G ou conexão Wi-Fi.

2. Atualize seu cadastro

Em seguida, o próximo passo para saber como solicitar empréstimo no Caixa Tem é atualizar o seu cadastro de cliente.

É importante ressaltar que apenas correntistas Caixa contam com essa opção no aplicativo, de modo que é obrigatório ser cliente da instituição para seguir com o pedido de crédito.

Ao logar no aplicativo com seus dados de identificação, será possível localizar a opção “Atualize seu Cadastro” no menu.

Essa etapa permite a atualização e digitalização dos documentos do correntista, bem como solicitar o anexo de uma selfie portando um dos documentos com foto.

O procedimento é necessário para garantir a identidade do titular da conta, e, com isso, liberar as novas opções de serviço com menos riscos de fraude.

Por esse motivo, é importante seguir com essa etapa corretamente, anexando todas as fotos solicitadas. 

3. Siga para a Poupança Digital+

Depois de atualizar o cadastro, a próxima etapa de como solicitar empréstimo no Caixa Tem, redireciona o correntista para a nova modalidade do aplicativo.

Com isso, a conta Poupança Social Digital CAIXA passa a ser uma Poupança Digital+, upgrade gratuito permitido após o correntista confirmar sua identidade.

A nova atualização da modalidade acompanha as contas digitais Caixa, e traz todos os serviços lançados recentemente, inclusive o crédito pessoal, disponível na aba “Crédito CAIXA Tem”.

Assim, basta que o cliente siga para essa opção para encontrar a opção de empréstimo, inclusive junto com a ferramenta de simulação e avaliação automática para verificar a possibilidade de limite.

4. Preencha os dados da solicitação

Finalmente, a última etapa de como solicitar empréstimo no Caixa Tem é preencher os dados da solicitação de crédito, disponíveis no menu da Poupança Digital+.

Dessa forma, o sistema poderá identificar a disponibilidade de valor e crédito de acordo com o informado pelo correntista, bem como seguir para a verificação automática de limite.

Caso o crédito esteja liberado, o correntista poderá seguir para o pedido oficial diretamente pelo aplicativo.

A próxima tela solicitará alguns dados complementares, como data de vencimento das parcelas e o número de mensalidades do contrato.

É possível realizar quantas simulações o correntista desejar, com diferentes valores e número de parcelas.

No entanto, para prosseguir com as demais etapas, é preciso que o sistema localize a autorização para o valor indicado na simulação.

Por fim, o correntista poderá selecionar a opção que melhor se adequa ao seu perfil e assinar o contrato virtual. O valor do crédito cairá em sua conta Poupança Digital+ dentro do período indicado.

Dessa forma, não é necessário ir à uma agência da CAIXA para contratar esta linha de crédito.

Basta que o cliente aguarde o período de solicitação, seguindo o calendário de acordo com o seu mês de aniversário, e selecione a opção disponível para seu perfil.

Calendário para solicitar o empréstimo do Caixa Tem

Outro ponto importante que o correntista deve se atentar antes de aprender como solicitar empréstimo no Caixa Tem é o calendário de contratações do crédito.

Isso porque a instituição disponibiliza o serviço aos clientes de acordo com a data de aniversário.

Dessa forma, mesmo que a opção esteja disponível e a simulação autorize o limite solicitado, é preciso aguardar até a data correspondente para finalizar o pedido.

Assim, antes de realizar as etapas de como solicitar empréstimo no Caixa Tem, é fundamental se atentar para o período referente à sua liberação. 

Confira o calendário de pedidos:

Nascidos em:A partir de:
Janeiro e fevereiro27 de setembro
​Março e abril​18 de outubro
Maior e junho08 de novembro
Julho e agosto29 de novembro
Setembro e e outubro13 de dezembro
Novembro e dezembro27 de dezembro

Quais são os tipos de empréstimos disponíveis?

Os interessados em contratar o empréstimo no Caixa Tem também precisam conhecer os tipos disponíveis de crédito.

Atualmente, são duas modalidades liberadas, e o correntista tem a liberdade de escolher uma das duas, desde que se enquadre no seu perfil.

Confira mais detalhes sobre cada tipo de empréstimo e veja se eles podem atender à sua solicitação:

Crédito Caixa Tem Pessoal

O Crédito Caixa Tem Pessoal é a modalidade mais acessível e popular, pois refere-se ao crédito emergencial individual do correntista.

Esse valor pode ser utilizado para diversas finalidades, pois é de livre contratação.

Assim, o correntista que for aprovado pode sacar ou transferir o dinheiro da maneira que preferir, utilizando-o para cobrir despesas ou pagar contas, por exemplo.

Além das margens de limite, não existem outras restrições quanto ao crédito Caixa Tem Pessoal.

Crédito Caixa Tem para o seu negócio

Enquanto isso, existe a possibilidade de aprender como solicitar empréstimo no Caixa Tem para o seu negócio.

A modalidade atua como crédito produtivo orientado para pequenos negócios, e, apesar de também ser mais acessível, o valor não é de livre contratação.

A pessoa jurídica que segue com o pedido deve utilizar o crédito voltado unicamente para o seu negócio, para realizar operações como:

  • pagamento de despesas com fornecedores;
  • salário de ajudantes/funcionários;
  • contas de água, luz e aluguel;
  • compra de matérias-primas e mercadorias para revenda;
  • entre outros.

Por esse motivo, o correntista deverá comprovar o uso do crédito a partir de recebimentos e comprovantes, sendo indicado que o crédito permaneça na conta para verificação de movimentação.

No entanto, ambas as modalidades de crédito Caixa Tem apresentam os mesmos valores e condições, mudando apenas a livre contratação de cada caso.

Quais são os valores oferecidos?

Atualmente, os limites de crédito disponíveis no Caixa Tem variam de R$ 300 a R$ 1.000, conforme a análise de risco de crédito e de perfil de cada cliente.

A faixa de valor é relativamente menor do que outras modalidades de empréstimo pessoal. Isso porque o serviço tem como principal objetivo auxiliar o contratante no cobrimento de despesas pontuais e pagamento de contas em atraso.

Se houver capacidade de pagamento, o cliente pode solicitar diversos empréstimos simultâneos, até completar o valor total disponível para contratação, desde que não tenha parcelas com atraso.

Além disso, os empréstimos do Crédito CAIXA Tem contam com taxa de juros fixa de 3,99% ao mês, independente do número de parcelas ou do mês em que o empréstimo foi solicitado.

Quem tem direito ao empréstimo Caixa Tem?

Basicamente, quem pode seguir as etapas para solicitar o empréstimo no Caixa Tem são:

  • correntistas Caixa Tem;
  • assalariados;
  • autônomos (que não possuem registro em carteira de trabalho);
  • destinatários de políticas públicas de distribuição de renda;

Desde que esteja no período indicado de liberação do crédito, o cliente Caixa Tem não encontrará muitas dificuldades em realizar sua atualização cadastral e enviar uma proposta.

No entanto, é necessário ter sido aprovado na análise de crédito prévia, a partir da simulação feita no aplicativo de forma automática.

Além disso, o correntista não pode ter restrição nos órgãos de proteção ao crédito, como Serasa e SPC.

Enquanto isso, quem ainda não é cliente Caixa Tem pode abrir uma conta Poupança Digital+, conforme calendário, a partir do dia 08 de novembro de 2021.

Ainda, clientes sem emprego formal também podem realizar o passo a passo de como solicitar empréstimo no Caixa Tem, sem necessidade de comprovação de emprego.

Os únicos fatores a serem avaliados serão as movimentações da conta ou a renda declarada que o cliente informar no aplicativo para calcular o limite máximo de prestações.

O que fazer se não for aprovado?

Se o correntista seguir as etapas de como solicitar empréstimo no Caixa Tem, mas, mesmo assim, não for aprovado, é necessário conferir alguns pontos.

Antes de mais nada, é preciso verificar se o mês de aniversário está de acordo com o calendário liberado. Uma vez que são mais de 100 milhões de clientes da instituição, é necessário realizar essa divisão para não sobrecarregar o sistema.

Assim, caso o pedido tenha sido negado, o cliente pode estar fora do período de contratação.

Enquanto isso, pessoas com restrições ou com o nome comprometido também apresentam maiores chances de serem reprovadas na solicitação do crédito.

Caso não existam motivos aparentes de recusa, o correntista pode entrar em contato com a Central de Atendimento pelos números informados no aplicativo.

Não é necessário comparecer às agências bancárias da Caixa, pois todas as etapas da solicitação e a resolução de pendências são feitas exclusivamente pelo aplicativo no seu celular. 

Finalmente, o usuário poderá aguardar alguns dias para realizar uma nova solicitação, com limite reduzido para verificar a possibilidade de crédito.

Como pagar as parcelas do empréstimo no aplicativo Caixa Tem?

Depois de aprender como solicitar empréstimo no Caixa Tem e ser aprovado na simulação, o correntista poderá dividir o valor entre 4 e 24 parcelas mensais.

O número mínimo de mensalidades é de 4 meses, a contar da próxima data a partir da assinatura do contrato.

Enquanto isso, as parcelas do empréstimo serão debitadas todo mês na conta Poupança Digital+ do cliente. 

Dessa forma, é necessário depositar ou transferir o dinheiro correspondente para a conta até a data de vencimento, para realização do pagamento automático.

Essa operação de transferência pode ser realizada pelos caixas eletrônicos da instituição, em lotéricas ou estabelecimentos credenciados, por boleto e também por Pix.

Ainda, é fundamental ressaltar que a existência de saldo na conta proveniente de benefícios sociais, como Auxílio Emergencial, não será considerada para o débito da parcela, podendo levar a um atraso.

Beneficiários do Bolsa Família não têm direito ao crédito 

Beneficiários do Bolsa Família não tem direito ao crédito, a partir de uma determinação da própria instituição.

Enquanto isso, beneficiários de outros programas sociais podem seguir com o pedido de crédito normalmente, desde que apresentem a devida comprovação de margem na simulação.

No entanto, é importante reforçar que o valor recebido desses programas sociais não são considerados para o débito do empréstimo.

Além disso, os recebimentos dos programas sociais também são desconsiderados no momento de análise do valor máximo das prestações.

Perguntas frequentes

  1. Como funciona o empréstimo do Caixa Tem?

    Basicamente, o empréstimo Caixa Tem funciona de modo semelhante aos demais serviços convencionais, com assinatura de contrato digital e disponibilidade do valor diretamente na conta corrente. No entanto, os únicos pontos diferenciais são a livre contratação do crédito pessoal, a modalidade de crédito jurídico para pequenos negócios e o calendário de liberação.

  2. Tem como pedir um valor maior do que o aprovado?

    Embora exista a liberdade do usuário enviar várias simulações de empréstimo, o valor, quando aprovado, não pode ser negociado.

  3. Quanto tempo demora para atualizar o Caixa Tem?

    A atualização é feita toda pelo celular e leva apenas alguns minutos.

  1. Joelma Santos

    Tenho conta poupança conjunta com o meu marido,mas queria uma individual conta poupança simplês como devo fazer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp