Como saber se a conta é corrente ou poupança? Entenda!

Rodrigo Salgado
Rodrigo Salgado
Como saber se a conta é corrente ou poupança
Como saber se a conta é corrente ou poupança? Saiba o que é cada uma, as principais diferença entre elas, como diferenciá-las e muito mais!

Como saber se a conta é corrente ou poupança? Entenda!

 

Como saber se a conta é corrente ou poupança? Essa dúvida é comum entre os clientes dos bancos, principalmente pelo fato de, muitas vezes, uma ser atrelada à outra.

Apesar de parecer a mesma coisa (ou bem próximas), há importantes diferenças entre a conta corrente e a caderneta de poupança. É necessário conhecer bem cada uma delas sobretudo na hora de escolher onde deixará suas economias.

Continua após a publicidade

Neste artigo, detalharemos o que é a conta corrente, o que é a poupança, as diferenças, como identificá-las, entre outras informações relevantes.

O que é e como funciona a conta corrente?

A conta corrente é a conta bancária mais comum. Ela é criada para as transações monetárias e comerciais cotidianas. É uma conta de depósito e de fácil acesso. Permite, portanto, movimentações como saques, pagamentos e depósitos sem nenhuma limitação.

Continua após a publicidade

Essa modalidade de conta depende das especificidades de cada banco. Ou seja, pode ser gratuita ou ter taxas, ter condições especiais, ser individual ou conjunta, etc.

O acesso ao dinheiro acontece por meio de internet banking ou aplicativo, pelo caixa eletrônico, nas compras pelo cartão, etc. Isso também dependerá das condições da sua conta.

Conta corrente gratuita

Por definição do Banco Central, todas as instituições bancárias brasileiras são obrigadas a oferecer pelo menos um tipo de conta corrente gratuita. O único pré-requisito é a garantia de que haverá depósitos mensais de um valor mínimo, a ser especificado por cada banco.

O pacote básico e gratuito deve incluir, no mínimo:

  • um cartão de débito;
  • quatro saques por mês;
  • dois extratos bancários por mês;
  • duas transferências gratuitas por mês entre contas do mesmo banco;
  • dez folhas de cheque por mês.

Outros serviços, no entanto, podem ser cobrados à parte. O cliente ainda pode garantir benefícios se pedir a portabilidade do salário para o banco que já tem conta; dessa forma, o salário cairá automaticamente na conta corrente, sem custos adicionais.

Continua após a publicidade

E a conta poupança?

A conta poupança, também conhecida por caderneta de poupança, é uma forma de investimento. Ou seja, ela foi criada para guardar o dinheiro, que vai rendendo com o passar do tempo.

Por mais que tenha sido criado para manter reservas, a conta poupança permite movimentações – em alguns casos, limitadas. No entanto, diferente da conta corrente, não se trata apenas de uma conta de depósito, mas uma forma de aproveitar melhor o dinheiro.

A poupança é regulada pelo Banco Central. Hoje, ela rende 1,40% ao ano. Ou seja, se alguém deixa R$ 100 na caderneta hoje, daqui a um ano terá R$ 101,40.

Criar uma poupança é gratuito e não há valor mínimo para começar a investir.

Quais são as principais diferenças entre conta corrente e poupança?

A principal diferença entre a conta corrente e a poupança é o rendimento. Ou seja, enquanto uma é depósito, a outra é investimento.

Continua após a publicidade

A conta corrente é feita para transações monetárias do dia a dia, como fazer transferências, pagar contas, receber dinheiro, fazer compras, etc. É seguro e rápido.

De maneira geral, o dinheiro na conta corrente não rende. Os bancos normalmente não pagam juros ao cliente que deixa o dinheiro ali. Ou seja, não é uma bom lugar para deixar o dinheiro parado.

Por outro lado, a poupança é, sim, uma conta que rende. Se acaso o cliente possui uma quantia de dinheiro guardado, entre as duas contas, a melhor opção é deixar na poupança.

Isso porque a poupança permite a movimentação do dinheiro (ainda que limitada em alguns casos), mas, mensalmente, o banco depositará na sua caderneta os juros daquele dinheiro que está ali, parado, rendendo.

Continua após a publicidade

Contas integradas

As contas corrente e poupança costumam ser integradas na maior parte dos bancos. Isto é, todos os correntistas já possuem automaticamente uma caderneta; para ativá-la, basta fazer uma aplicação (transferir dinheiro para ela).

Geralmente a agência e a conta de ambas as contas são as mesmas, alterando alguns números finais ou havendo alguma variação. Entenda melhor como diferenciá-las no próximo tópico.

Como saber se a conta é corrente ou poupança?

Como saber se a conta é corrente ou poupança? Em geral, há maneiras simples de descobrir a diferença: o cartão, por exemplo.

Ainda assim, cada instituição bancária pode possuir suas peculiaridades na hora de diferenciar uma conta da outra. Confira:

Continua após a publicidade

Como saber se a conta é corrente ou poupança – Caixa Econômica

A diferença entre a conta corrente e a poupança na Caixa Econômica Federal está no número da operação da sua conta. Esse número está estampado no seu cartão.

O número da operação está na parte da frente do cartão e são três algarismos que se encontram entre o código da agência e da conta.

  • Operador 001 é para contas correntes;
  • Operador 013 é para contas poupança.

Itaú

O número da conta poupança no Banco Itaú é o mesmo da conta corrente adicionado o complemento “/500”.

Por exemplo, se a agência é 1111 e a conta corrente 11111-1, a poupança terá a mesma agência, mas a conta será 11111-1/500.

Continua após a publicidade

Como saber se a conta é corrente ou poupança – Banco do Brasil

As contas corrente e poupança no Banco do Brasil são integradas. Ou seja, os números de agência e conta são os mesmos.

O que diferencia as duas, no entanto, é a variação. Depósitos para conta corrente não possuem variação, enquanto para poupanças deve ser preenchido com variação 51.

Em alguns casos, no entanto, essa variação pode acontecer na hora de selecionar a conta de destino da transferência. Ou seja, é possível escolher se o destino da transferência é uma conta corrente ou uma conta poupança, sem a necessidade de preencher a variação.

Santander

É possível diferenciar as contas corrente e poupança do Santander por meio do cartão. Na parte da frente dele há três números localizados no centro, entre o número da agência e da conta, que apontam se é poupança ou corrente.

Continua após a publicidade

Por exemplo:

  • 1234 060 1234567 8: se os algarismos do meio são 060, é uma conta poupança;
  • 1234 010 1234567 8: se os algarismos do meio são 010, é uma conta corrente.

Como saber se a conta é corrente ou poupança – Bradesco

Por fim, no Bradesco, o número da operação presente no cartão aponta se a conta é corrente ou poupança. Os três algarismos ficam separados dos demais.

Se a operação for 013, a conta é poupança, enquanto se for 001 (ou 00) é corrente.

Contas de bancos digitais são poupança ou corrente?

Depende. Ser uma conta digital não é garantia de que é uma ou outra modalidade específica.

Uma conta digital pode ser corrente, poupança, investimento, pagamentos, etc. Isso varia de acordo com cada uma das instituições bancárias. Separamos alguns dos principais bancos digitais do Brasil como exemplos:

Continua após a publicidade

Nubank

A NuConta, conta do Nubank, por exemplo, não é nem conta corrente e nem poupança. É uma conta de pagamentos.

Ou seja, a NuConta permite que o cliente realize operações como pagamentos, uso da função débito, etc. No entanto, ao mesmo tempo, o dinheiro guardado ali também está rendendo. Isto é, a depender da quantia reservada, ao mesmo tempo que usa o dinheiro, ele segue rendendo.

Neon

Assim como o Nubank, a conta do Neon também é de pagamentos. A opção para MEI, o Neon Pejota, também.

Inter

Já o Banco Inter oferece, primeiramente, somente a conta corrente. Contudo, os clientes também podem optar por investir no banco, que oferece algumas opções – entre elas, a poupança.

Continua após a publicidade

Conclusão

Se acaso você estiver pensando em abrir uma conta no banco, pense quais são seus objetivos com ela.

Caso seu objetivo seja apenas ter uma conta para receber salário, realizar pagamentos cotidianos, ter um cartão, opte pela conta corrente. No entanto, caso a ideia seja guardar, opte pela poupança.

As duas modalidades de contas podem ser mantidas simultaneamente. Além disso, a poupança é uma modalidade de investimento que permite movimentações financeiras. Consulte seu banco!

Gostou do conteúdo e quer receber ainda mais informações sobre o universo financeiro? Então, assine a newsletter do iDinheiro e não perca nenhuma novidade!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.