Máquinas de Cartão

Como Receber Pagamentos pelo Whatsapp?

Flávio Mariano
Flávio Mariano

O Whatsapp é uma das ferramentas mais utilizadas na atualidade, e, pode-se usa-la para realizar vendas e recebimento de pagamentos pelo PagSeguro, Mercado Pago e também o Paypal. Saiba como fazê-lo.

Artigo originalmente publicado pelo site Passa Cartão que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Atualmente, o Whatsapp é o principal aplicativo utilizado no Brasil para comunicação. Ele está disponível para Android, IOS e Windows, os principais sistema operacionais utilizados no Brasil. Além do Whatsapp ser utilizado diariamente pela maioria dos brasileiros para envio de mensagens, áudios, fotos e vídeos, esta ferramenta ainda pode ser usada para realização de vendas e recebimento de pagamentos. Atualmente, o Whatsapp Pay, recurso próprio do app para pagamentos, só está disponível na Índia, onde está passando por um período de testes.

Entretanto, pode-se usar o Whatsapp em conjunto com outros aplicativos para o recebimento de valores. Temos como exemplo o app do PagSeguro e do Mercado Pago, que possibilita os seus usuários enviarem links de pagamentos para quem desejarem. Abaixo, iremos falar mais sobre, confira.

Continua após a publicidade

Pagamentos pelo Whatsapp

No primeiro trimestre de 2019, o Whatsapp foi o aplicativo mais baixado pelos brasileiros. Segundo pesquisa da SensorTower, foram mais de 200 milhões de downloads, caso sejam somados os números das lojas Google Play e App Store. Ademais, em 2018, o Whatsapp tornou-se o aplicativo mais popular do mundo, superando o Facebook. Logo, esta popularidade demonstra a importância deste app não só no Brasil, mas em todo mundo.

O Whatsapp é utilizado diariamente por cerca de 93% dos brasileiros não só pra enviar mensagens e mídias, mas também para a realização de vendas. Muitas empresas, hoje em dia, até mesmo usam apenas este app como canal de vendas. Porém, é importante mencionar que o Whatsapp não possui um recurso de vendas próprio liberado mundialmente. O Whatsapp Pay, um programa de pagamentos virtuais, ainda está passando por testes, e será lançado em 2019 oficialmente na Índia.

Entenda como funciona o PayPal
Pode-se gerar links de pagamento e envia-los pelo Whatsapp por meio do PayPal, um plataforma financeira de captura de pagamentos.

Logo, para utilizar o Whatsapp no recebimento de pagamentos, é preciso que este seja usado em conjunto com outros programas, que possibilitam o envio de links de pagamento. Confira abaixo como este processo deve ser feito e quais apps podem ser utilizados.

PagSeguro

Para usar criar o seu link de pagamento, basta acessar sua conta PagBank pelo app PagSeguro ou pelo site. Crie o link, seja para o pagamento de um serviço ou produto, inserindo do que se trata e o valor da venda. Quando link for gerado, compartilhe-o pelo Whatsapp, ou em outras redes sociais, como Facebook, Instagram e Twitter.

Quando o cliente clicar no link, ele será redirecionado a uma página para que o pagamento seja feito. O serviço não possui mensalidade ou taxa de adesão, e o vendedor irá receber a quantia em 30 ou 14 dias. Para o recebimento em 30 dias, incidirá uma taxa de 3,99% mais um decréscimo R$ 0,40 por venda. Para recebimento em 14 dias, também há um desconto de R$0,40 sobre a venda, mais taxa de 4,99%.

As bandeiras de cartões de crédito aceitas são Mastercard, Visa, Elo, American Express, Hipercard, Hiper, Diners Club, Cabal, Grandcard, Sorocred, Valecard, Mais!, Brasilcard, dentre outras. Além disso, o pagamento também pode ser feito por boleto.

PayPal

Pelo PayPal também pode-se gerar links de pagamento. O recurso, o E-mail Payments, gera um URL no PayPal que pode ser encaminhado via e-mail e redes sociais, como Whatsapp. É preciso acessar sua conta PayPal, e clicar em “Ferramentas de venda”, e depois em “Preferências do vendedor”.

Depois, na opção “Botões do PayPal”, clique em “Atualizar”. Selecione “Criar novo botão”, o que significa gerar um link de pagamento. Faça todas as definições do produto ou serviço que irá vender, e em seguida, clique em “Criar botão”. Cada botão criado é salvo na sua conta do PayPal.

Após ter criado o botão, o sistema irá exibir duas abas. Na aba “Site”, pode-se obter o HTML e na outra aba, escrita “E-mail”, pode-se obter o link.

Mercado Pago

No Mercado Pago, pode-se criar links de pagamentos ou de assinatura. Entre na sua conta Mercado Livre, e insira os dados do que você deseja receber. A plataforma lhe fornecerá um código, que você poderá colar onde preferir, como no Whatsapp. Assim, o cliente poderá acessar o logo, o preço, a foto ou a descrição do produto ou serviço, escolhendo como pagá-lo.

Ainda, pode-se criar um link de assinatura, com o qual os clientes podem realizar os pagamentos por meio do débito automático com cartão de crédito.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *