Cartão de Crédito, Cartões de Crédito

Você sabe como rastrear seu cartão de crédito?

Cleonice Evellyn
como rastrear cartão de crédito

Se você está aguardando a entrega de um cartão, descubra aqui como fazer o rastreio de cartão de crédito.

Você sabe como rastrear seu cartão de crédito?

Os cartões de crédito podem facilitar nossa vida de muitas maneiras, eles nos trazem a segurança de não precisar andar por aí com uma quantia grande de dinheiro em espécie, e também possibilitam que possamos parcelar nossas compras para serem pagas em valores mais suaves e que caibam em nosso orçamento.

Mas, não são todos que conseguem obter essa regalia financeira. Para conseguir um cartão de crédito, geralmente é preciso ter uma aprovação do banco ou órgão emissor e isso vai depender muito de como está seu nome no mercado.

Continua após a publicidade:

Pessoas com dívidas e o nome negativado geralmente não têm seu cadastro aprovado para obtenção de um cartão de crédito, e os requisitos dependem também do tipo requerido e qual o banco você escolheu para solicitar.

Depois da aprovação, é importante ficar atento à entrega para que você possa usar seu cartão o quanto antes e não tenha problemas com extravio.

Continua após a publicidade

Mas, você sabe quais os processos até que o seu cartão chegue até você? Leia o texto até o final e descubra o caminho que ele percorre e como localizá-lo nas diversas etapas.

Como obter um cartão de crédito?

Existem vários emissores de cartões de crédito. Os bancos mais conhecidos são Bradesco, Itaú, Nubank, Banco do Brasil, Santander, entre outros.

Cada um oferece linhas de crédito atrativas com facilidades diferenciadas para seus clientes.

Para que o usuário faça a solicitação de um novo cartão de crédito, o banco precisa de um cadastro no qual o interessado informa seus dados como CPF, data de nascimento, renda e outras informações necessárias para que seja feita uma análise de crédito.

Nesta análise, o banco saberá seu score de crédito e isso irá definir se você é ou não um bom pagador de acordo com o seu histórico. 

Continua após a publicidade

Desta forma, o banco irá liberar o cartão com o limite de crédito que melhor atender o cliente.

É muito importante que você passe os seus dados corretamente para que não haja nenhum erro na hora da análise, assim será possível garantir que o processo seja feito corretamente.

Depois de ter o cadastro aprovado, tudo que o cliente precisa fazer é aguardar a entrega do cartão.

Esta etapa pode gerar muita ansiedade, já que nem todos são rastreáveis, podendo causar certa preocupação em pensar que o cartão pode ter sido extraviado.

Continua após a publicidade

Isso pode resultar em muita dor de cabeça, seja para a solicitação de um novo cartão ou até mesmo para que não ocorra problemas maiores como um estranho desbloquear e usar o seu cartão.

Alguns emissores enviam os cartões de crédito pelo correio e não enviam o código de rastreio para o cliente e isso dificulta um pouco na hora de saber onde está a encomenda, mas, saiba que existem formas de solicitar o rastreio do cartão para que você não tenha problemas com isso.

Como rastrear o cartão de crédito?

Independente do emissor do cartão, depois que o cliente solicita precisa aguardar o tempo de aprovação do cadastro, que pode levar até 45 dias.

Durante este período serão analisados todos os dados fornecidos pelo interessado, por isso, e é preciso ter paciência. 

Continua após a publicidade

Depois que o cartão é aprovado, geralmente é enviado um e-mail ou SMS para o solicitante com a informação da aprovação e o banco pede um prazo para emissão e entrega que pode ser de até 15 dias, dependendo da região em que o cliente mora e a dificuldade de entrega no endereço solicitado.

Caso não receba esta mensagem de aprovação, o interessado deve entrar em contato com o emissor para obter mais informações sobre o cadastro.

Entrega dos cartões 

Os cartões podem ser enviados por transportadoras particulares ou pelos correios.

Existe a opção de retirada no próprio banco, mas geralmente as entregas são feitas diretamente no endereço do cliente.

Os bancos devem enviar o código de rastreio por e-mail, SMS ou aplicativo para que o titular do cartão consiga acompanhar a entrega do objeto.

Continua após a publicidade

Caso o código não seja informado por nenhuma dessas vias, é conselhável entrar em contato com o emissor para solicitar o código de rastreio.

Quando o cartão for enviado pelo correio, se estiver cadastrado no CPF do destinatário, é possível rastrear a entrega diretamente no site dos correios.

Esta função também permite que as informações de rastreio não sejam acessadas por pessoas não autorizadas, e assim garantem a segurança das informações. 

Passado o prazo, se o cartão ainda não chegou, o código de rastreio mostrará qual a localização da entrega.

Continua após a publicidade

Nesse contexto, existe a possibilidade de atraso, retorno ao endereço de despache ou até mesmo extravio do cartão.

Em caso de extravio, o emissor deve ser contatado com urgência para que o cartão seja bloqueado imediatamente e um novo seja solicitado.

Ao se confirmar o extravio, não será preciso o processo de análise novamente, apenas uma nova confecção e envio para o endereço.

Cautela ao usar cartão de crédito! 

Os cartões de crédito, além de facilitar muita coisa em nossa vida, também podem nos trazer problemas financeiros.

Continua após a publicidade

O atraso ou a falta de pagamento da fatura são um dos maiores problemas que podem ser adquiridos junto com este pequeno objeto.

Quando o cliente deixa de pagar ou atrasa o pagamento da fatura, precisará arcar com os juros gerados de acordo com o valor que não foi pago.

Cada banco tem os valores diferenciados de cobrança de juros e alguns até bloqueiam o cartão para uso futuro e só liberam mediante a negociação e pagamento da dívida.

Para que não ocorra este tipo de problema, é de extrema importância que o usuário preste atenção na data de vencimento da fatura e que também controle seus gastos para que o valor esteja dentro do seu orçamento.

Seguindo esses passos, com certeza você terá mais tranquilidade na hora de obter seu cartão de crédito e terá a comodidade de receber a entrega no conforto de sua casa sem que surjam problemas e dores de cabeça.

Gostou das dicas? Assine a newsletter do iDinheiro e receba conteúdos exclusivos sobre finanças e tudo relacionado ao universo do dinheiro.

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *