Seja para adiantar, ou motivado por qualquer outro motivo possível nessa situação, algumas pessoas têm vontade de pagar o chamado INSS atrasado. Porém não é todo mundo que pode utilizar desse recurso, assim como não é pra todo mundo que o custo beneficio compensa.
Neste post espero esclarecer quem pode contribuir nessa condição e como funciona o cálculo desse valor. Você precisará apenas ficar atento a alguns detalhes simples, mas que não deixam de ser fundamentais.
Continua após a publicidade
Tenha certeza de que você pode pagar o INSS atrasado
O primeiro passo é verificar se você faz parte do grupo de pessoas que possuem os dados necessários para poder realizar esse pagamento. Funciona da seguinte maneira:
Algumas profissões não eram obrigadas a recolher o benefício a alguns anos atrás, por exemplo, empregos informais e trabalhadores rurais. Se você praticava alguma atividade que passou por esse processo de iniciar as arrecadações após seu período de trabalho, fique atento.
Você precisará reunir documentos que comprovem essa atividade, porém não a necessidade de contribuir sobre o tempo atuando nelas, por tanto esse período irá contar sem custo nenhum para o trabalhador. Se esse não é o caso das suas atividades, resta saber se você pode pagar o atraso então.
A resposta é que existe apenas dois casos onde isso é possível, paras os contribuintes facultativos e para os contribuintes individuais.
- Contribuinte Facultativo é aquele que não trabalha mas contribui para garantir estabilidade futuramente. Nesse caso só é possível pagar atrasos referentes a 6 meses, mais que isso não há como pagar.
- Contribuinte Individual é o popularmente chamado de autônomo. Nesse caso o cálculo do valor seguirá os padrões que serão explicados agora.
Como funciona o cálculo do INSS atrasado
Existe dois cálculos possíveis, para atrasos inferiores a 5 anos basta acessar o site da Receita da Federal preencher os dados solicitados que o próprio sistema calcula qual o valor devido com reajuste e todas correções necessárias, ai é só pagar e regularizar a sua situação.
Um caso mais complicado é em situações onde o atraso é superior a 5 anos, nesse caso o valor é calculado através de 80% das suas maiores contribuições, entre o intervalo de tempo de 1994 até o mês anterior à data em que está sendo realizado o cálculo.
Além do resultado dessa conta, são cobrados também o equivalente a 20% sob efeito de multa pelo tempo de atraso. Esse valor também está atrelado a juros e correções. Realmente, apesar de possível e vantajoso em alguns casos, pagar o INSS atrasado não é uma tarefa tão simples, muito menos fácil.
Ficou com alguma dúvida? Acesse o site da Receita Federal e busque por mais informações a respeito do seu perfil e as possibilidades para ele, outra forma é procurar um ponto de atendimento do próprio INSS e solicitar orientação. Agende um horário pelo 135 e eles farão todo o cálculo para você e emitirão a guia para pagamento.
Já pagou seu INSS atrasado ou sabe de alguma informação que não foi citada aqui? Deixa nos comentário que isso pode ajudar muitas pessoas que estão tento dificuldades com o tema.
Continua após a Publicidade
Boa tarde minha mae ficou 7 meses sem pagar, ela pode voltar a pagar normalmente esse mes? Ela esta como baixa renda cod 1929.
Faltam 8 anos para completar o tempo minimo de contribuição. Trabalhei muitos anos como autonomo. Posso adiantar de alguma forma isso?
É preciso que tenha feito alguma contribuição em algum momento para pagamento. Simplesmente pagar não.
Meu irmão contribuiu para INSS como autônomo mas faltou 89 90 e 95 ele pode pagar a autonomia atrasados já que começou a trabalhar desde 14 anos e só teve a carteira assinada em 1981.Por favor .me oriente.O restante do tempo trabalhou de carteira assinada
Depende, não é possível pagar simplesmente, teria que ter contribuído como autônomo nesse período para, aí sim, pagar retroativo.
Não é possível fazer esta orientação assim, é preciso analisar toda documentação. Recomendo que agende um horário pelo 135 e um analista pode verificar a situação com toda certeza.
Continua após a publicidade
Olá, sempre fui contribuinte, mas parei em 2014 e em 2017, contribuí por 10 meses, estou desempregada e grávida, minha gravidez é de risco e a médica pediu dois meses de repouso absoluto, como faço para receber o auxílio doença? Preciso contribuir mais alguns meses?
Bibiane, acredito que você está sem condição de segurada e pagar agora não irá mudar a situação.
Convém verificar em uma APS o que pode ser feito.
Boa tarde tenho 12 Anos de contibuiçao em Italia mais 1 ano autonomo no Brasil vou completa 60 anos em junho gostaria de saber se posso pagar o tem que ficou atrasado e dar entrada na aposentadoria obrigado Julia
É preciso que um atendente em um APS veja seu caso, Julia. Não dá simplesmente para dizer que dá para pagar os atrasados sem saber as condições.
Ola boa noite, trabalhei na CLT , depois abri uma empresa onde tenho toda a documentação exigida como IR declarado no ano de 1998 à 2001, onde esta empresa não consta no INSS, e continuei a pagar até dar baixa em 2005 ( onde 08 meses não aparecem contribuídos meses aleatórios) , mas ainda faltam 3 anos e meio para as 180 contribuições (vou fazer 60 daqui a três meses) , posso pagar os atrasados para completar as contribuições exigidas. ? Hoje sou MEI desde 2018.
Não dá para dizer só por isso, Silvia. O mais correto é avaliar junto a um analista do INSS.
Se você pagou e não consta, deve ter os comprovantes. Quanto aos prazos antigos, depende se tinha a condição de segurado.
Boa noite flavio ! Paguei quatro anos como automo depois trabalhei de carteira assinada por 2 anos e depois paguei mais 5 como automo isso antes 1991 , total de 11 anos de cobtribuiçao agora estou com 64 anos seria possivel pagar os atrasado para me aposentar ?
Existem regras para os atrasados, não é possível simplesmente pagar a diferença e se aposentar. Você só pode pagar as parcelas relacionadas a 6 meses de atraso do último pagamento, ou seja, enquanto ainda tinha qualidade de segurado.
Convém consultar a situação em um atendimento do INSS, pois poderão dar com exatidão baseado nos dados.