Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.
Ninguém quer ficar endividado, mas essa situação pode acontecer com qualquer um. Em muitos casos, a dívida ocorre devido ao mal planejamento financeiro, além, é claro, de desinformação. Por isso buscamos sempre esclarecer nossos leitores sobre o funcionamento dos serviços financeiros para que eles possam cuidar melhor do próprio dinheiro.
Tenho uma dívida com o banco. O que devo fazer?
O consumidor que possui uma dívida com o banco deve buscar formas de solucionar a situação. Quando há a possibilidade de usar um dinheiro guardado ou outra reserva para quitar a dívida, essa certamente é a melhor solução. O problema se torna mais grave quando o consumidor não tem meios para pagar o valor devido, correndo o risco de ficar com o nome sujo. Nesses casos há ainda as dívidas que não param de correr, o que torna o valor do débito cada vez maior.
Continua após a publicidade
Por isso, vale sempre a pena buscar uma negociação para parcelamento da dívida. Hoje em dia, a maior parte dos bancos oferecem canais para solução do problema pela internet. Para facilitar, explicaremos como é feito o acordo de dívida em diferentes instituições do país.
Dívida com o Banco do Brasil
Começando pelo Banco do Brasil, o BB Solução de Dívida é um dos canais mais simples para quem quer fazer um acordo e quitar as dívidas pendentes. O cliente que tem dívidas relacionadas ao cartão de crédito, e empréstimos, ao cheque especial ou outros serviços bancários pode recorrer à ferramenta para obter uma proposta de parcelamento conforme suas condições de pagamento. Além disso, o BB Solução de Dívida pode ser usado para que você se informe sobre os valores devidos.
Dívida com o Bradesco
Os clientes do Bradesco também contam com uma ferramenta online para negociação de dívidas. Entrando no link, basta preencher o formulário com seus dados e as informações sobre o débito para tentar a negociação. O banco entra em contato e oferece uma proposta, que pode ser negociada por você. Para utilizar o canal é necessário possuir conta corrente com o banco. Por isso, aqueles que possuem dívida do cartão ou que fecharam a conta corrente precisam procurar uma agência para solucionar o problema.
Dívida com a Caixa Econômica
A Caixa Econômica não fica atrás. O canal para negociação do banco permite ao cliente enviar uma nova proposta de pagamento da dívida para que seja avaliada por uma equipe de especialistas. A ferramente serve para dívidas de empréstimos, financiamentos e outros serviços oferecidos pelo banco. Além de negociar dívidas pendentes, também é possível alterar débitos atuais.
Dívida com o Itaú
O canal do Itaú para negociação de dívidas é bastante completo e pode ser usado por correntistas ou ex-correntistas. Agora no mês de julho, o banco lançou o Feirão de Renegociação para facilitar os acordos e propostas. O contato pode ser feito pelo site (link acima) ou pelos telefones: 4004 5533 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 722 5533 (demais regiões).
Dívida com Santander
De todos os bancos analisados, o Santander é o único que não conta com um canal online para renegociação de dívidas. O cliente interessado em fazer um acordo de pagamento precisa entrar em contato com a Central de Renegociação: 4004 2262 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800 704 3722 (demais regiões). Há também a opção de enviar uma mensagem para o banco através do e-mail: negociacao@santander.com.br. O cliente deverá informar o seu CPF para facilitar a averiguação.
Continua após a Publicidade
Tenho uma divida no santander e estou pagando um acordo!
quero quitar pagando a vista com um bom desconto, ligando na central o desconto passado pelo banco foi pouco indo na própria agencia consigo uma margem melhor de negociação?
Não dá para afirmar, William. Mas certamente terá mais chances.
Tinha um empresa peguei um empréstimo banco Bradesco 74mil em 2010 paguei alguma parcelas mas não consegui pagar minha empresa faliu pro meu espanto semana passada fui negociar um carro meu apareceu restrição judicial fui atrás foi o Bradesco que através de um escritório de advocacia sendo que hoje estou trabalhando de motorista de aplicativo e o escritório de advocacia está me cobrando 210mil como vou pagar essa dívida sendo que meu carro só vale 15mil fui atrás de advogado ele me cobrou 10mil de honorários e disse que 10a 15 mil pra negociar com banco preciso de ajuda
Realmente, deixar juros correr por tanto tempo acaba com montantes impagáveis.
É difícil dizer exatamente o que fazer, mas não tendo condições de um advogado particular, vale a pena solicitar a intermediação de um órgão de defesa do consumidor.
Sou correntista do banco santander …porem nao uso minha conta e quando consultei o saldo estava com debito de 1700,00
Consigo negociar esse valor em parcelas ou um acordo?
Aguardo resposta
Só o banco pode responder das possibilidades de acordo.
Sem dúvida, contatando-o diretamente, terá alguma solução.
Continua após a publicidade
Como eu faço pra entra em acordo com o Santander?
O último parágrafo é dedicado ao Santander, Talita. Tem os dados e números nele.
Tenho uma dívida no banco Bradesco empréstimo gostaria de receber algumas propostas
O banco não faz uma proposta direta sempre, é conveniente procurar para negociar.