Como Mudar a Conta Corrente de Agência Bancária?

Você já pensou em mudar de agência bancária? Saiba como transferir sua conta para outra agência do mesmo banco e quais são as vantagens da mudança.

Flavio Mariano
Flávio Mariano

Artigo foi originalmente publicado pelo site Conta em Banco que, desde julho de 2020, faz parte do iDinheiro. Conteúdo e comentários foram integralmente mantidos.

Quando eu abri minha conta corrente, há quase dez anos, optei pela agência no campus da Universidade onde estudei. Na época eu precisava da conta para receber uma bolsa de iniciação científica e me pareceu uma boa ideia utilizar o banco mais próximo de onde eu estudava. De lá pra cá eu já me mudei de cidade duas vezes, mas por comodidade preferi não alterar a agência com a qual já estou acostumada.

O primeiro problema surgiu há algumas semanas, quando precisei resolver uma problema bancário e descobri que não poderia fazer isso em uma agência que não fosse a minha. A gerente, muito solícita, me apresentou bons argumentos para transferir a minha conta aqui para Florianópolis, o que facilitaria bastante as coisas. Ainda não me decidi, mas tenho refletido bastante sobre a questão.

Continua após a publicidade

Como mudar de agência?

Se você deseja mudar de agência sem mudar de banco, o procedimento é bem simples. O ideal é procurar a agência para a qual você deseja transferir sua conta e conversar diretamente com o gerente. Ele será o responsável por todo o procedimento, já que tem o interesse de ganhar um novo cliente. A outra conta será cancelada e uma nova é aberta no banco de destino.

É importante salientar que um novo contrato é assinado, então as condições que você tinha anteriormente podem mudar, mesmo que o banco continue sendo o mesmo. Essa, inclusive, pode ser uma boa oportunidade para negociar tarifas menores, um limite maior para o seu cartão de crédito ou um desconto no seu pacote de serviços.

As filas podem ser um motivo para você mudar de agência
As filas podem ser um motivo para você mudar de agência

O número da conta muda?

Sim. Os dados da conta vão mudar por causa da mudança de agência. Isso quer dizer que você terá um novo número de conta e um novo número de agência – esse é um dos grandes contras que eu vejo na mudança. Além disso, será necessário emitir um novo cartão já que os dados foram alterados.

Se você recebe pela conta antiga, precisará informar a mudança para não haver confusões. Lembre-se também de observar se contas em débito automático e outros serviços pendentes foram transferidos para o novo número de conta corrente.

Vale a pena mudar de agência?

Existem prós e contras em optar pela mudança de agência. Do lado das vantagens, é possível destacar a maior proximidade com o banco para solucionar problemas de forma rápida. No meu caso, por exemplo, a agência que visitei fica a dois quarteirões da minha casa. Além disso, trata-se de uma agência pequena bem perto da agência central da cidade. Assim, as filas não são muito grandes e o atendimento, pelo que já observei, é eficiente.

Em contrapartida, as mudanças parecem criar novas complicações. Ter uma nova conta implica numa série de alterações na vida financeira que talvez não compensem a proximidade com agência. O que tenho pensado bastante é no quanto eu utilizo a agência, pois esse é o principal fator a favor da mudança. A dica que eu dou para quem está com a mesma dúvida é por na balança os prós e os contras para uma escolha acertada.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔

135 comentários

  1. Maria Nerilza

    Qro alterar minha pensão do banco do Brasil da agência de Atalaia Alagoas para o banco do Brasil

  2. Francisco

    O banco do Brasil é um ótimo banco, uma coisa que tá faltando é não poder escolher agencia de nossa preferencia, no aplicativo do banco do brasil a escolha da agencia é sempre a mais próxima de nossa residencia.
    se o cliente tentar trocar, não consegue, no caso tem que cancelar a conta e depois de trinta dias abrir na agencia desejada deveria ser pelo aplicativo sem interferência do gerente ou qualquer funcionário do banco.

  3. Rubens

    Boa tarde quero mudar minha argencia da caixa de belem do para para itajai santa catarina porque hoje eu moro em santa cstarina mais ainda tenho minha conta em belem com posso fazer????

  4. Continua após a publicidade

  5. Leandro

    Depois que UMA gerente ter constrangida minha mãe de 60 anos a adquirir um seguro, e depois de eu descobrir que gerente deveria BATER METAS, minha relação com gerentes é cliente e vendedor. Eu tenho o dinheiro e ele o serviço, se for bom eu mudo sem vínculos emotivos! Agora sobre mudar de agencia, é um absurdo que AINDA hoje os bancos não sejam ligados e o cliente precisa ir na agencia que abriu a conta, isso só confirma que CADA banco tem o ´SEU` vendedor!!!

  6. Auri

    Tenho uma conta no bradesco onde cai meu benefícios do inss ..como faço pra que esse benefício seja depositado em outro branco

  7. gizelle quadros

    Quero transferir minha agência e fui informada q terei q abrir uma nova conta e encerrar minha conta atual. Tenho um empréstimo descontado em débito automático na conta corrente com a alteração tanto do número da conta qt da agência como fica esse desconto? tenho q informar a financeira o novo número da conta e agência?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.