Vira e mexe é possível encontrar pessoas com interesse em investir na Bolsa, mas acreditam que não podem realizar esta ação devido ao pouco dinheiro acumulado.

Neste artigo, vamos explicar sobre como investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro.  Serão apresentadas onde e como lucrar com ativos variáveis, além de mostrar as vantagens e o passo a passo para realizar este tipo aplicação.

Continua após a publicidade:

O nosso objetivo é mostrar ao nosso leitor que investimento na Bolsa é fácil e se tornou acessível para todos os perfis de investidores. Se interessou? Então continue a leitura!

Como funciona a Bolsa de Valores

Antes de ensinar como investir na Bolsa com pouco dinheiro, é preciso dar um passo atrás e mostrar como é a atuação da Bolsa de Valores no mercado financeiro.

Continua após a publicidade

O funcionamento da Bolsa de Valores é bastante simples, no entanto é preciso que você entenda alguns pontos interessantes, por exemplo, como a empresa abre o seu capital, isto é, começa a vender suas ações no mercado, até o momento onde os investidores começam as negociações dessas ações.

A empresa que deseja abrir o seu capital na Bolsa de Valores precisa realizar o IPO. Ou seja, é um tipo de oferta publica em que as ações de uma empresa começam a ser vendidas ao público pela primeira vez na Bolsa.

Resumidamente, é quando a empresa se torna uma companhia de capital aberto.

Então, é iniciado o que é chamado de Mercado Primário, onde as corretoras de valores começam a vender essas ações para os primeiros investidores, e com isso a empresa recebe o dinheiro por elas.

Logo após este procedimento, as ações começam a ser negociadas na Bolsa entre os próprios compradores iniciais, e o dinheiro começa a transitar de um investidor para outro, e não para a empresa. Esta situação é conhecida como Mercado Secundário.

Continua após a publicidade

Operando na Bolsa de Valores

Um investidor que possui na sua carteira ações desta companhia, pode enviar uma ordem de venda na sua corretora por um determinado preço. Esta atividade fica registrada automaticamente na Bolsa.

Se outro investidor tem o desejo de comprar este tipo de ação, então é enviada uma ordem de compra. Caso as ordens tenham o mesmo valor, então a negociação acontece entre esses investidores.

Nesta situação, a Bolsa de Valores atua garantindo que o primeiro receba a quantia de dinheiro, e o segundo tenha em mãos as ações negociadas.

Percebeu como é interessante o funcionamento da Bolsa de Valores? E o melhor de tudo isso é que as atividades hoje em dia ocorrem em tempo real, e através de plataformas digitais.

Continua após a publicidade

Vantagens de investir na bolsa de valores

O investimento na Bolsa de Valores é uma das formas que a pessoa tem a possibilidade de ganhos mais significativos, apesar dos riscos serem mais altos também.

Confira as principais vantagens de investir em ações:

  • Como não existe carência neste investimento, então você pode solicitar o resgate a qualquer momento.
  • O investidor pode receber dividendos de uma empresa.
  • Não é preciso ter uma grande quantidade de dinheiro para começar a investir na Bolsa.
  • Existe a possibilidade de alugar as suas ações. Assim, você ainda ganha um rendimento extra.
  • Isenção de Imposto de Renda para as pessoas que venderam menos de R$20 mil no mês.
  • Os prejuízos podem ser deduzidos no IRPF.
  • E para quem tem um perfil investidor mais agressivo, nós temos certeza que investir na Bolsa se torna uma forma emocionante para aplicar o seu dinheiro.

Como investir na Bolsa de Valores com pouco dinheiro

Atualmente, investir na Bolsa é muito fácil e prático.  A seguir, vamos apresentar os primeiros passos:

1. Abra uma conta numa Corretora de Valores

O primeiro passo para começar a investir na Bolsa de Valores é abrir uma conta em uma corretora de ações. Esta instituição tem um papel importante entre os investidores e a Bolsa de Valores.

Mas para escolher a empresa que fará os seus investimentos, procure entender sobre os ativos dispostos, as taxas e tributações, além das regras particulares.

Continua após a publicidade

É importante enfatizar que você pode abrir uma conta numa instituição financeira sem precisar sair de casa.

Todo o processo é realizado através do seu computador, e no conforto da sua casa.

2. Transfira dinheiro para a sua conta

Com a conta aprovada, chegou o momento de torná-la ativa. Para isso, será necessária a transferência do dinheiro que você vai utilizar para realizar os seus investimentos.

E claro, após realizados estes dois tramites, você pode começar a operar na Bolsa de Valores no mesmo instante.

Continua após a publicidade

3. Escolha os ativos mais adequados para o seu perfil

Agora que você já possui uma conta ativa numa corretora de valores, ou outra instituição financeira, chegou o momento de avaliar os ativos que possuem maior potencial de retorno.

Para os interessados em comprar ações da Bolsa de Valores, é possível se aventurar em três tipos de oportunidades: daytrade, curto prazo e longo prazo.

Daytrade: para este tipo de operação, o investidor realiza compra e venda da ação no mesmo dia. Esta prática é muito utilizada para quem deseja aplicar pouco dinheiro, mas garantir bons resultados com a oscilação do mercado.

Curto Prazo (Swing Trade): são as aplicações realizadas entre 1 dia a 2 semanas. As pessoas que escolhem investir em ações com este tipo de prazo, conseguem também um grande retorno através da rentabilidade do cenário financeiro.

Continua após a publicidade

Longo Prazo (Buy and Hold): enquanto os investimentos em um período mais extenso são utilizados para as pessoas que não possuem tanto tempo para acompanhar o desenvolvimento do ativo.

O valor mínimo para investir na Bolsa de Valores

Ainda existem pessoas que acreditam que investir em ações, ou em outro ativo ofertado na Bolsa, precisa de uma quantidade elevada de dinheiro. Entretanto, não é assim que funciona.

Hoje em dia, o mercado financeiro tem ficado cada vez mais acessível. Portanto, você não precisa ter milhões disponíveis em conta para fazer parte do time de investidores da Bolsa de Valores.

Claro que quanto mais dinheiro você aplica em certos ativos, maior a probabilidade do retorno.  Só que você não precisa desistir de investir na Bolsa por causa disso.

Continua após a publicidade

O investimento na Bolsa de Valores com pouco dinheiro é possível, e pode trazer grandes retornos. O importante nesta situação é conseguir construir uma trajetória positiva, mesmo que de pouco em pouco.

Além disso, não existe um valor mínimo para começar a investir em ações. O interessante é que se avaliem as opções disponíveis de investimento, as possíveis e tributações e qual ativo mais se adequa e faz mais sentido para aquele momento.

Onde investir na Bolsa com pouco dinheiro

Além das ações, existem outras possibilidades interessantes para investir na Bolsa de Valores. Veja a seguir:

Fundos de Investimento

Este tipo de investimento é muito procurado para quem está começando no mundo da renda variável, pois a administração do fundo fica a cargo de um profissional que entende do assunto. 

Continua após a publicidade

Além disso, muitas instituições financeiras oferecem fundos com preços atrativos.

Ao investir no fundo, você estará adquirindo uma ou mais cotas para usufruir dos lucros. Isto é, a cada cota adquirida você tem direito a um percentual da rentabilidade da carteira deste fundo.

Contratos futuros

Outra opção para investir na Bolsa de Valores é utilizar o seu dinheiro no Mercado Futuro. Apesar de ser um ambiente pouco explorado na Bolsa, é uma forma que aplicação que provavelmente você já ouviu falar.

A forma de investir no Mercado Futuro é muito semelhante com o Mercado de Ações: você consegue lucrar com a valorização ou com a desvalorização de um ativo.

A diferença é que nesse mercado as negociações são realizadas através de contratos de compra ou venda para uma data futura.

Continua após a publicidade

Ações

O investimento mais conhecido na Bolsa de Valores é a compra e venda de ações.  Os investidores podem adquirir papéis de empresas através de lotes ou apenas uma fração.

Existem vária empresas e opções de ações disponíveis na Bolsa de Valores. E isto é bem interessante, pois o investidor consegue construir a sua carteira diversificada, e sempre apostando em ativos que apresentam bons resultados.

Você encontra ações que custam menos de R$1, e aquelas que são bem mais caras. Além disso, os seus valores podem sofrer oscilação a qualquer momento. Portanto, é importante o acompanhamento do mercado e as suas tendências.

Outro ponto interessante sobre investir em ações com pouco dinheiro é escolher as que realmente estão valendo a pena.

Continua após a publicidade

Você não pode simplesmente verificar o seu valor no mercado, e sim o contexto que esta ação se encontra.  Então, antes de realizar o investimento, não se esqueça de verificar as suas chances de valorização.

Como começar a investir na Bolsa com pouco dinheiro

Muitas pessoas possuem dúvida e certa insegurança sobre como começar a investir na Bolsa. Afinal, além de ter uma conta ativa numa Corretora de Valores, é interessante que o novo investidor também aposte em certos artifícios que ajudam nos resultados satisfatórios.

Diante disso, confira algumas dicas que podem te ajudar no mercado de renda variável.

Diversifique investimentos

Basicamente, a diversificação de investimento contribui para a relação entre risco e retorno dos mesmos.

Através desta estratégia, você consegue reduzir os seus riscos, já que não está investimento todo o seu dinheiro em apenas um ativo.

Continua após a publicidade

Acompanhe o mercado

Um bom investidor está atualizado com as notícias do mercado. Pois, algumas ações politicas e econômicas, por exemplo, podem interferir com a o desempenho de um ativo financeiro.

Muitas empresas financeiras oferecem para os seus clientes as principais notícias diárias, através de newsletter ou vídeos ao vivo com a abertura e fechamento da Bolsa.

Invista em empresas que você conhece

Uma boa estratégia é investir o seu dinheiro em empresas que você já conhece, e também já acompanha o seu desempenho no mercado.

Desse modo, você já estará familiarizado com as possíveis alterações de valor e o que normalmente contribui com as oscilações bruscas.

Continua após a publicidade

Afinal, é possível investir pouco dinheiro e ganhar muito?

 Se você chegou até aqui, provavelmente ainda possui dúvida se realmente é possível investir pouco dinheiro na Bolsa, mas conseguir grandes retornos. Mas afinal, é possível ou não?

A verdade é que você pode sim começar a investir com valores baixos, mas conseguir um retorno financeiro alto.

Pois, se você conseguir aplicar o seu capital em ativos que estão em tendência de valorização, então existe uma grande chance da rentabilidade seguir esta mesma direção.

Mas para que isso aconteça, é necessário que você tenha bastante disciplina e construa uma estratégia plausível para o seu orçamento. Desta forma, você conseguirá cumprir as suas metas, atingindo os seus objetivos.

Lembre-se da importância de se ter uma projeção para o seu futuro, mas não esqueça que as suas ações em curto prazo são também essenciais na garantia da rentabilidade esperada.

Para receber mais conteúdos como este, assine a newsletter do iDinheiro e fique por dentro das melhores dicas sobre finanças.

Publicidade