Como investir em ouro no Brasil: 5 opções de investimento

Veja 5 formas de como investir em ouro no Brasil e quais os benefícios de escolher essa opção para diversificar seu capital!

melissa nunes perfil
Melissa Nunes

Aprender como investir em ouro no Brasil pode ser uma alternativa interessante para quem procura formas de diversificar e proteger o patrimônio por meio de produtos de alta valorização.

Mesmo nos dias de hoje, o ouro continua sendo um dos metais mais preciosos do mercado, ideal para reservas de valores e proteção de capital em tempos de crise. Inclusive, nos últimos anos, esse mercado registrou um crescimento considerável, mesmo com as oscilações no cenário econômico global.

Continua após a publicidade

Por esse motivo, o investimento pode ser uma opção atrativa para quem analisa diferentes possibilidades de variação de patrimônio, mas não abre mão de certa estabilidade na carteira. No entanto, para comprar o metal com segurança, é importante conhecer as diferentes opções disponíveis no mercado, e quais as suas principais características.

Para te ajudar nessa análise, nós preparamos um guia especial sobre o assunto, explicando como investir em ouro no Brasil, quais as alternativas mais acessíveis para o investidor e as vantagens de começar a atuar nesse segmento.

Continua após a publicidade

Como investir em ouro no Brasil: 5 formas de investimento

InvestimentoVantagensLimitações
Ouro físicofácil de adquirir;
diferentes formatos disponíveis.
não é o meio mais seguro;
pode acarretar em custos com custódia e proteção;
sujeito à fraudes.
ETF GOLD11fácil de adquirir;
preço muito acessível;
fácil de vender.
possui taxa de administração;
não há controle sobre o índice;
não há outros ETFs disponíveis atualmente.
Fundos de investimentofácil de adquirir;
alta capacidade de diversificação;
gestão profissional;
fácil de vender.
possui taxa de administração;
pouco controle sobre o fundo.
Contratos de ouropossibilidade de ganho no curto prazo;
possibilidade de ganho com a queda do preço do ouro.
exige alto nível de conhecimento do mercado;
alternativa de alto risco;
exige margem de garantia.
BDR AURA33fácil de adquirir;
preço acessível;
possibilidade de valorização no médio prazo.
pode ser bastante volátil;
pouco volume de negociação.

Muitos investidores podem não se interessar por aprender como investir em ouro no Brasil, seja pelo produto não combinar com seu perfil, ou por acreditarem que se trata de um processo muito complexo.

No entanto, o mercado já oferece diferentes alternativas de investimento, desde a compra do metal, até aplicações indiretas em fundos relacionados a esse produto. Assim, vale a pena conferir algumas das principais opções para proteger e diversificar o seu patrimônio com a compra de um dos metais mais valorizados do mercado.

Confira 5 alternativas de como investir em ouro no Brasil, e as suas principais características:

1. Comprar ouro físico

Quando falamos sobre como investir em ouro no Brasil, muitas pessoas podem associar o processo à compra do metal físico. De fato, essa é uma das opções mais populares de investimento em ouro, especialmente por não ser difícil encontrar lugares e instituições que trabalham com a venda direta do produto.

Continua após a publicidade

Distribuidoras especializadas e certificadas podem realizar a transação por meio de barras ou moedas, de preferência padronizadas, para conferir maior segurança ao procedimento.

Com isso, o investidor já terá diversificado o seu patrimônio, sem grandes burocracias ou intermédios.

No entanto, essa alternativa pode não ser a mais indicada, por questões de praticidade. Isso porque será necessário conservar o ouro em um local apropriado, podendo trazer mais custos ao portador. Por exemplo, para o pagamento de depósitos de custódia e outros serviços de proteção ao ouro físico, já que o mais indicado é deixá-lo em um lugar seguro.

Por outro lado, essa é uma das maneiras mais fáceis de como investir em ouro no Brasil, acessível até mesmo para pequenos investidores. Assim, pode ser uma opção considerável, embora existam outras alternativas igualmente vantajosas, para quem preferir uma exposição menos direta.

Continua após a publicidade

2. Investir no ETF GOLD11 

A crescente popularidade dos ETFs traz alguns índices variados para o investidor, como ocorre com o GOLD11, uma das formas de investir em ouro no Brasil de maneira simples e acessível.

Esse fundo de índice replica o preço do ouro em dólar, seguindo a performance da carteira teórica que acompanha a cotação do metal na moeda norte-americana.

Assim como outros ETFs, é relativamente fácil adquirir o produto, inclusive por meio da bolsa de valores brasileira. Dessa forma, não é preciso realizar a conversão de moedas, por exemplo, permitindo a transação diretamente nas plataformas nacionais.

Além disso, os fundos de índice apresentam diversos benefícios atrativos para novos investidores, e também pessoas com menos experiência no mercado. Por exemplo, ele permite uma exposição indireta ao metal, diminuindo os riscos que acompanham ativos de renda variável.

Continua após a publicidade

Ainda, com a participação de mais cotistas, os preços também diminuem, oferecendo um aporte inicial reduzido para o investidor que se interessa pela réplica do preço do ouro. Desde janeiro de 2021, sua cota custa em torno de R$ 10.

Entre as opções disponíveis atualmente, o ETF GOLD11 é uma das mais populares e fáceis de adquirir, mesmo para iniciantes.

3. Investir em fundos de investimento em ouro 

Enquanto isso, para quem busca como investir em ouro no Brasil de maneira facilitada, outra forma é por meio dos fundos de investimento voltados para o metal. Nesse caso, eles funcionam de maneira semelhante aos ETFs, mas sem acompanhar um índice de referência.

Além disso, os fundos de investimento direto também contam com seus pontos positivos, como a diversificação da carteira com outros metais ou tipos de ativos. Isso permite que o investidor amplie ainda mais o seu patrimônio, mas sem uma exposição direta.

Continua após a publicidade

Ainda, os fundos de investimento contam com a gestão de um profissional externo, especialista no segmento, que pode tomar as melhores decisões de aplicação dos recursos, para potencializar a segurança e os rendimentos que envolvem o fundo.

Vale a pena mencionar também a acessibilidade dos fundos relacionados ao ouro no Brasil, com um aporte reduzido, graças à participação de mais investidores. Além disso, um investimento em fundos apresenta liquidez maior do que a compra do metal direto, por exemplo, o que também é um ponto positivo.

Em resumo, pessoas que desejam investir em ouro no Brasil, mas estão receosas quanto à exposição direta ou administração do metal, podem analisar essa alternativa.

4. Comprar contratos de ouro 

Os contratos futuros de ouro são acordos de compra e venda de ouro estipulados com um preço pré-fixado, e também é uma alternativa disponível para quem deseja aprender como investir em ouro no Brasil.

Continua após a publicidade

No entanto, essa opção é pouco recomendada para investidores iniciantes, devido à exigência de mais conhecimento do mercado. Assim como outros contratos futuros, como o dólar e ações, por exemplo, o investidor realiza uma análise de expectativa de movimentação, esperando que o preço do metal suba ou caia até a data de vencimento da negociação.

Nesse caso, pessoas que desejam comprar ouro esperam por preços reduzidos, enquanto investidores que estão vendendo o metal aguardam por uma alta nos valores.

Em ambos os casos, as partes devem ter um conhecimento mais específico sobre como funciona o segmento de metais e da economia em geral, para realizar aportes mais concretos e aumentar as chances de uma transação satisfatória.

Por esse motivo, essa opção de investir em ouro costuma ser reservada para profissionais com mais experiência e um perfil que combine com esse tipo de operação.

Continua após a publicidade

Os contratos de ouro são uma alternativa para proteger o patrimônio das oscilações do mercado, uma vez que o preço é pré-fixado. Toda a negociação pode ser feita pela bolsa de valores e suas plataformas certificadas.

Por outro lado, sua acessibilidade também é um ponto menos positivo, pois pequenos investidores podem não ter o aporte necessário para a compra dos contratos, que trabalham com maiores demandas de capital.

5. Investir em BDR da Aura Minerals

Por fim, outra alternativa de como investir em ouro no Brasil é adquirir um BDR da Aura Minerals.

Os recibos de depósito brasileiro constituem uma das maneiras mais populares de investir em empresas do exterior, mesmo utilizando plataformas nacionais. Com isso, investidores que desejam diversificar seu patrimônio com ouro podem optar pelos BDRs de uma das maiores mineradoras do mundo, a Aura Minerals.

Continua após a publicidade

Ela distribui seus papéis na bolsa brasileira, permitindo que interessados possam participar dos seus rendimentos.

Em um primeiro momento, essa opção também é uma alternativa facilitada para quem busca aprender como investir em ouro no Brasil. Assim como outros ativos, é possível realizar as transações pela B3, com mais segurança e garantia.

Além disso, o BDR oferece uma exposição indireta ao ouro, ideal para perfis menos agressivos que desejam trabalhar com esse metal.

Por outro lado, a opção pode ser mais complexa para iniciantes, de modo que é importante avaliar a possibilidade mais detalhadamente antes de tomar uma decisão definitiva.

Continua após a publicidade

Quais as vantagens de investir em ouro? 

Apesar da grande variedade de alternativas para o investidor que deseja aprender como investir em ouro no Brasil, muitos ainda podem ficar receosos quanto a esse investimento.

No entanto, optar pela proteção e diversificação de patrimônio por meio desse metal pode trazer alguns benefícios para o interessado.

Assim, vale a pena conhecer essas vantagens durante a sua análise, para definir, de maneira mais concreta, se as opções combinam com o seu perfil e com o que você procura no mercado.

Aceitação mundial

É inegável que o ouro é uma commodity com alto índice de aceitação mundial. Seu lastro é utilizado globalmente, além de valorização reconhecida em todos os mercados, nacionais e internacionais.

Continua após a publicidade

Além disso, também já foi considerado um parâmetro de comparação para determinar a riqueza dos países, credibilidade que perdura até os dias de hoje.

Dessa forma, o investidor que adquirir ouro, seja de maneira física ou por fundos, por exemplo, estará resguardado em todos os tipos de operação. Caso deseje revender o metal, ele será igualmente aceito em qualquer mercado ou plataforma, avaliado da mesma maneira.

Essa aceitação mundial confere maior segurança ao investidor, que poderá proteger seu patrimônio em todos os aspectos, e obter rendimentos mesmo em transações internacionais.

Valorização em momentos de crise

Em cenários de crise, é comum que ativos com maior estabilidade tenham uma maior valorização, fenômeno que acontece com o ouro. Isso porque os investidores realocam seu patrimônio em locais que consideram mais seguros, e a alta procura gera um crescimento no valor do ativo.

Continua após a publicidade

Assim, aprender como investir em ouro no Brasil também se tornou uma alternativa para investidores nacionais que desejam proteger seu capital em cenários menos favoráveis.

Características como o baixo índice de variação e menor liquidez tornam esse mercado mais estável, apesar de possíveis oscilações mais intensas.

Além disso, essa valorização também está associada às diferentes formas de investimento que o ouro possibilita. Por exemplo, é possível adquirir o metal físico, ou aplicar recursos em fundos de investimento que replicam outras performances.

O mesmo acontece com o dólar, por exemplo, considerada a moeda mais forte do mundo. Não à toa, esses ativos também estão relacionados.

Continua após a publicidade

Cotação em dólar 

Por fim, outro benefício de aprender como investir em ouro no Brasil é contar com uma dupla proteção ao patrimônio, pois a cotação do preço do metal é feita em dólar. Nesse caso, a oscilação dos valores está diretamente associada à moeda mais valorizada do mercado global, potencializando, ainda mais, a relevância do ouro.

Assim, mesmo em momentos de queda nos preços, o investidor ainda poderá ter a proteção de seu patrimônio avaliado em dólar, que, atualmente, é consideravelmente superior à muitas outras moedas, especialmente as de países emergentes.

Por exemplo, é comum que a moeda real, do Brasil, desvalorize em momentos em que o dólar está em alta. No entanto, essas mudanças não afetam patrimônios em ouro, uma vez que os preços não seguem a régua nacional.

Além disso, não é necessário realizar nenhuma conversão ou operação de câmbio para trabalhar com esses dois elementos, uma vez que a cotação em dólar ocorre automaticamente.

Continua após a publicidade

Nesse caso, trata-se de um investimento duplamente vantajoso para o investidor interessado.

O que saber antes de escolher como investir em ouro no Brasil 

Por fim, depois de conhecer mais alternativas de como investir em ouro no Brasil e quais os principais benefícios que essa transação pode trazer, é importante considerar alguns pontos antes de realizar o aporte, efetivamente.

Isso porque o mercado de ouro é relativamente estável, por conta da valorização que o metal carrega no mercado global. No entanto, como renda variável, sempre existem chances de variação, que podem influenciar no valor total do patrimônio.

Nesse caso, o investidor deve acompanhar o mercado para determinar quais os seus próximos passos.

De forma geral, o ouro é considerado um investimento de longo prazo, com baixa liquidez. Isso significa que sua valorização ocorre com o tempo, e é mais demorado para reaver os lucros em dinheiro. Por esse motivo, em momentos de variação da cotação do ouro, é essencial que o investidor tenha em mente a duração do seu aporte, para não tomar medidas precipitadas.

Continua após a publicidade

Além disso, as várias alternativas de como investir em ouro no Brasil também precisam de maior atenção.

Opções negociadas na bolsa de valores contam com as garantias oferecidas pela plataforma, mas outras opções podem não ter essa proteção certificada. Por exemplo, ao comprar ouro físico, em barra ou moeda, o investidor deve garantir que o lugar é confiável, com segurança redobrada para evitar transações falsificadas.

Ainda, mesmo com várias possibilidades de investimento, inclusive para iniciantes, é essencial que o interessado tenha certo conhecimento de mercado. Dessa forma, ele poderá identificar os melhores momentos para investir, que são quando a cotação está mais baixa.

Ao considerar esses fatores, o investidor poderá realizar transações mais seguras, e evitar contratempos com seus ativos.

Continua após a publicidade

Vale a pena aprender como investir em ouro no Brasil?

Embora o investidor ainda não tenha tomado uma decisão definitiva sobre a diversificação do seu patrimônio, certamente vale a pena aprender como investir em ouro no Brasil. Isso porque trata-se de um segmento menos abordado no mercado, embora traga um dos metais mais valorizados e requisitados do mundo.

Além disso, muitos podem não conhecer todas as alternativas disponíveis para quem deseja proteger o patrimônio com o metal, e aprender como investir em ouro no Brasil ajuda a divulgar essas opções para novos públicos.

Por fim, para investidores que já buscam novas possibilidades de aplicação de capital em produtos diferenciados, entender como fazer esse investimento no País é o primeiro passo para uma transação com mais chances de sucesso.

Antes de tomar qualquer decisão, é importante avaliar as alternativas com atenção, para escolher a que melhor combina com o seu perfil. Mesmo assim, a variedade de opções de investimento, somado aos benefícios que acompanham esses ativos, tornam o mercado de ouro atrativo para diferentes tipos de investidores, desde os mais agressivos, até os conservadores.

Em resumo, vale a pena aprender como investir em ouro no Brasil, além das características que definem cada opção, para realizar um aporte com mais confiança e garantia.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todos os conteúdos em tempo real!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.