Como ganhar dinheiro sendo menor de idade: 8 opções

Aprenda a ganhar dinheiro sendo menor de idade utilizando suas habilidades e conhecimentos ou aproveitando a monetização de algumas plataformas.

lucas proenca
Lucas Proença

É comum que o jovem, em um certo momento, sinta a necessidade de trabalhar, seja para ajudar os pais com as despesas de casa ou para se tornar mais independente e conseguir comprar aquilo que deseja sem precisar pedir. Por isso, muitos procuram saber como ganhar dinheiro sendo menor de idade.

A boa notícia é que há diversas formas legais para os jovens conseguirem faturar uma renda extra nos dias de hoje. Algumas são bem tradicionais e outras foram possíveis graças ao avanço da tecnologia. Veja 8 ótimas opções:

Continua após a publicidade

logo idinheiro Melhores maneiras de ganhar dinheiro sendo menor de idade
Trabalhe como jovem aprendiz
Crie um canal no YouTube
Cuide de animais de estimação
Faça um bazar
Venda itens para reciclagem
Dê aulas particulares
Seja freelancer
Ganhe dinheiro com games

Todavia, é importante saber o limite entre o incentivo a uma maior independência e o que é permitido por lei no que diz respeito ao trabalho de jovens menores de idade.

Sendo assim, confira mais detalhes sobre cada uma dessas alternativas listadas e saiba como ganhar dinheiro sendo menor de 18 anos dentro da legalidade.

Continua após a publicidade

8 maneiras de ganhar dinheiro sendo de menor

1- Trabalhe como jovem aprendiz

A legislação brasileira, apesar de ser firme quanto ao trabalho de menores de idade, permite que adolescentes à partir de 14 anos iniciem a sua vida profissional em programas de jovem aprendiz.

Por isso, muitas empresas oferecem vagas para esse tipo de contrato. Esses trabalhos podem ser encontrados em bancos, supermercados, lojas de comércio e até mesmo em grandes empresas.

No entanto, para que a contratação nesse tipo de trabalho ocorra, é imprescindível que os responsáveis assinem termos de autorização. 

Esse programa, inclusive, ajuda proporcionando a vivência necessária aos jovens que precisam terminar a escola já com uma certa experiência comprovada no mercado de trabalho atual.

Continua após a publicidade

Entretanto, é fundamental que você tenha suas tarefas muito bem definidas e esse tipo de trabalho não interfira nos seus rendimentos escolares. 

Além disso, para trabalhar como jovem aprendiz é importante que o menor possua conta em algum banco para receber o salário.

Desse modo. a Conta Kids, do Banco Inter, se torna uma excelente opção, pois é totalmente gratuita e é feita exclusivamente para menores de idade.

2- Crie um canal no YouTube

Ao navegar pelo YouTube, você provavelmente já se deparou com canais famosos de youtubers menores de idade.

Continua após a publicidade

Vale dizer que os conteúdos feitos para o público jovem e infantil estão em alta, e podem viralizar em questões de dias. Por isso, essa é uma ótima tentativa.

Contudo, é importante que o canal aborde assuntos que tragam um bom entretenimento e tenha regularidade no que diz respeito a postagem de novos vídeos.

Existem diversas possibilidades, como culinária, vlogs, tutorial de jogos e vídeos educacionais que podem gerar muitas visualizações e, por consequência, uma boa monetização.

Essa também é uma excelente forma de como crianças podem ganhar dinheiro, pois não há nenhum limite de idade para ser youtuber, desde que os pais estejam cientes e se responsabilizem pela administração do canal.

Continua após a publicidade

Por fim, para você ter um bom desempenho e conseguir ganhar dinheiro no YouTube, é válido aprender um pouco mais sobre os conceitos de marketing digital para alcançar um destaque maior e ter mais relevância nesse mercado.

3- Cuide de animais de estimação

Se você gosta e sabe cuidar de animais, esta é uma excelente alternativa para saber como ganhar dinheiro sendo menor de idade.

Você pode, por exemplo, se disponibilizar para fazer passeios com cachorros para os moradores do seu bairro. Dessa forma, é possível ter contato com os animais e, ao mesmo tempo, garantir uma boa renda extra, afinal de contas, muitas pessoas não tem tempo de sair com seus pets e acabam pagando alguém para isso.

Outra possibilidade é cuidar dos pets enquanto os donos estão viajando. No geral, as tarefas normalmente incluem passear, dar comida, atenção e carinho. Portanto, é uma forma de ganho ideal para menores que gostam de animais.

Continua após a publicidade

4- Faça um bazar

É muito comum que as pessoas acumulem objetos que não usam mais, independentemente da idade. Entre esses itens, normalmente estão: roupas, eletrônicos, brinquedos, artigos de decoração, peças de coleção e até mesmo móveis. 

Nesse estoque pessoal, existe uma ótima oportunidade de aprender como ganhar dinheiro sendo menor de idade.

Além disso, é um negócio que valoriza a sustentabilidade fazendo bens circularem enquanto ainda podem ser úteis, o que ajuda a evitar o consumo desenfreado.

Para isso, basta fazer um bazar em um local aberto ou até mesmo pela internet usando o Instagram ou Facebook para divulgar os itens à venda.

Continua após a publicidade

É comum que os jovens também utilizem espaços como praças ou a própria garagem de casa para promoverem seus produtos localmente.

Uma boa dica para incrementar o seu bazar, é fazer parcerias com parentes e amigos. Com isso, você pode vender o que eles não usam, ficando com uma porcentagem do valor. 

No entanto, é muito importante lembrar que a divulgação é o ponto chave para o sucesso de um bazar.

Portanto, sempre divulgue nas redes sociais e espalhe alguns cartazes pela rua e convide amigos para compartilhar a oferta. 

Continua após a publicidade

5- Venda itens para reciclagem

Vender itens para reciclagem pode ser considerada uma das formas mais simples e tradicionais de como ganhar dinheiro sendo menor de 18 anos.

Provavelmente o seu bairro possui um ferro-velho, que nada mais é do que uma instituição que compra itens recicláveis, como papelão, garrafas pet, latas, cobre, entre outros objetos.

Apesar da remuneração não ser muito grande na maioria das vezes, com um grande volume de itens é possível conseguir um bom dinheiro.

Por isso, uma dica interessante é pedir a colaboração dos seus vizinhos, amigos e familiares para juntar a maior quantidade possível de itens recicláveis para você recolher e, posteriormente, vender.

Continua após a publicidade

6- Dê aulas particulares

Dar aulas particulares é uma ótima oportunidade para jovens que se destacam em alguma disciplina ou que dominam outro tipo de conhecimento possam ganhar dinheiro.

No entanto, a divulgação é um ponto importante a ser trabalhado nessa ocasião, já que para conseguir alunos é importante que o seu serviço seja divulgado na própria escola ou em grupos de pais na rede social.

De todo modo, se você possui habilidade de pintura, desenho ou toca instrumentos musicais, esse é um caminho interessante para ganhar um dinheiro extra.

7- Seja freelancer

O avançado da tecnologia trouxe diversas oportunidades lucrativas no mundo digital. Uma delas é a possibilidade de oferecer serviços de freelancer online.

Continua após a publicidade

Em plataformas como Workana e 99 Freelas é possível oferecer trabalhos de design, produtor de conteúdo digital, editor de vídeos, assistente virtual, entre outras opções. E se você for capacitado para exercer alguma dessas atividades, ser menor de idade não será um empecilho.

Para isso, basta conferir quais são os requisitos para a inscrição, afinal de contas, muitos sites permitem que os cadastros sejam feitos também por menores de 18 anos.

8- Ganhe dinheiro com games

O mundo dos games é um mercado que movimenta bilhões de reais todos os anos e, por esse motivo, oferece diversas oportunidades para ganhar dinheiro, até mesmo para menores de idade.

Você pode, por exemplo, ganhar dinheiro jogando profissionalmente ou fazer lives da sua gameplay e ganhar dinheiro na Twitch.

Continua após a publicidade

A primeira opção é um pouco mais complicada, pois é preciso ter um grande nível de habilidade para conseguir fazer parte de equipes profissionais de eSports. Em contrapartida, é bastante lucrativa já que, dependendo da sua habilidade, é possível conseguir contratos milionários.

A Twitch, por sua vez, é uma forma mais viável de conseguir ganhar dinheiro com games sendo menor de idade, pois não é necessário ter a habilidade de um jogador profissional para isso.

Basta fazer lives na plataforma enquanto joga o seu jogo preferido e ser divertido para conquistar inscritos, visualizações e, consequentemente, uma boa monetização.

Apesar dos ganhos não serem iguais aos de um contrato de um jogador profissional, a plataforma também pode ser bastante lucrativa.

Continua após a publicidade

Conta digital para menores de 18 anos

conta

Conta digital Inter Kids

Assim como qualquer adulto, o menor que começar a ganhar dinheiro precisa ter um bom controle de suas finanças pessoais e, para isso, é essencial que ele tenha uma conta em algum banco.

Uma das melhores opções disponíveis atualmente é a Conta Kids, do Banco inter, que permite que crianças e adolescentes tenham uma conta própria e realizem operações como transferências, pagamentos e saques sem pagar qualquer tipo de tarifa.

A conta é 100% gratuita e sua abertura é feita por meio do aplicativo do Banco Inter, disponível na App Store e no Google Play.

O serviço está disponível para todos os menores que possuem CPF e RG, e tem o objetivo de ajudar os pais na educação financeira de seus filhos.

Perguntas Frequentes

  1. Menor de idade pode ganhar dinheiro na internet?

    Sim, atualmente a internet pode ser utilizada de diversas formas para quem busca fazer trabalhos, vendas e ganhar dinheiro. Isso também vale para quem é menor de idade, já que muitas plataformas não possuem requisitos relacionados a idade.

  2. Por que é importante ganhar dinheiro sendo menor de idade?

    É comum que crianças e adolescentes que começam a ganhar dinheiro cedo tenham mais responsabilidade e controle financeiro na vida adulta. Além disso, eles também conseguem ter um pouco mais de liberdade por não dependerem totalmente do dinheiro de seus responsáveis.

  3. Qual a carga horária de trabalho de um jovem aprendiz?

    A jornada de trabalho de um jovem aprendiz não pode ultrapassar de 30 horas semanais, o que resulta em um carga horária diária de 6 horas.

Continua após a Publicidade

5 comentários

  1. Nicholas

    Obrigado! agora posso adquirir meu próprio dinheiro, tendo 12 anos. Rs

  2. Nicole coelho

    Eu amei as dicas eu vou seguir por que meu sonho eu compra minhas coisa arruma meu quarto,compra meu cadernos escolares,canetas,roupas,sapatos,
    maquiagem varias coisa eu gosto de desafios.

  3. Continua após a publicidade

  4. Marriane

    Eu gostei muitos das dicas, pretendo começar uma nova maneira fazendo vidios de jogos, pensei nessa possibilidade pois entre essas outras coisas que foi citada, na minha região não tem muitos essas opções de escolhas para começar uma pequena renda de trabalho, e é isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.