Como Ganhar dinheiro sendo menor de idade?

Melissa Nunes
Melissa Nunes
Garota trabalha no computador para ganhar dinheiro sendo menor de idade
Aprenda a empreender e ganhar dinheiro sendo menor de idade em diferentes plataformas e utilizando as suas habilidades naturais para isso

Como ganhar dinheiro sendo menor de idade?

Hoje em dia, os jovens estão mais antenados e querem ser independentes cada vez mais cedo. Por isso, muitos procuram saber como ganhar dinheiro sendo menor de idade.

Além disso, por suas habilidades diferenciadas e grande familiaridade com as novas tecnologias, não é incomum que eles tenham muito mais conhecimentos que seus pais quando o assunto é marketing digital, redes sociais e desenvolvimento de aplicativos, por exemplo.

Continua após a publicidade

Então, como saber o limite certo entre o incentivo ao empreendedorismo e pela busca por novas experiências de aprendizado, e o que é permitido por leis quando o assunto é o trabalho de menores aprendizes, por exemplo.

Pensando em tornar esse processo mais simples, o iDinheiro selecionou as melhores alternativas de como ganhar dinheiro na internet e também, fora dela, para menores de 18 anos. 

Continua após a publicidade

5 maneiras de ganhar dinheiro sendo de menor

Atualmente, os jovens estão cada vez mais em busca de um dinheiro extra. Independentemente da motivação, as novas gerações têm uma consciência maior sobre importância das finanças pessoais.

Ou seja, ententem que quanto mais cedo começarem a correr atrás dos resultados, controlar seus gastos, poupar e gerar receita, mais cedo colherão os frutos necessários para a realização de seus sonhos. 

Se você perguntar para um jovem quanto é o rendimento da poupança hoje e se vale a pena investir nela, é provável que ele tenha a resposta na ponta da língua!

Entretanto, para não deixar que percam o foco nas responsabilidades características da sua idade por causa da falta de dinheiro, uma ótima alternativa é procurar trabalhos que complementem a mesada ou ajudem a ganhar o dinheiro extra para um objetivo maior.

Continua após a publicidade

Assim, se você está passando por isso como pai, mãe ou mesmo, o interessado em ter seu próprio ganho, separamos algumas ideias de como ganhar dinheiro sendo menor de idade. 

Lembramos que todas as sugestões podem se adequar ao seu perfil para que o resultado seja o melhor possível. Confira.

1. Faça um bazar

É muito comum que as pessoas acumulem objetos que não usam mais, independentemente da idade. Entre elas, roupas, eletrônicos, artigos de decoração, peças de coleção e até mesmo, móveis. 

Nesse estoque pessoal, existe uma ótima oportunidade de aprender como ganhar dinheiro sendo menor de idade.

Continua após a publicidade

Além disso, é um negócio que valoriza a sustentabilidade, ou seja, fazendo bens circularem enquanto ainda podem ser úteis, ajuda a evitar o consumo desenfreado.

Para isso, basta fazer um bazar em um local aberto ou até mesmo pela internet usando o Instagram ou Facebook para divulgar os itens à venda.

Além disso, é comum que os jovens também utilizem espaços como praças ou a garagem de casa para promoverem seus produtos localmente.

Uma boa dica para incrementar o seu bazar, é fazer parcerias com parentes e amigos. Com isso, você pode vender o que eles não usam, ficando com uma porcentagem do valor. 

Continua após a publicidade

No entanto, é muito importante lembrar que a divulgação é o ponto chave para o sucesso de um bazar.

Por isso, sempre exponha nas redes sociais e espalhe alguns cartazes pela rua e convide amigos para compartilhar a oferta. 

2. Cuide de animais de estimação

Se você gosta de animais e tem familiaridade com seus cuidados, esta é uma excelente alternativa para saber como ganhar dinheiro sendo menor de idade.

Oferecer passeios com cachorros, por exemplo, permite que você esteja em contato com os animais, e, ao mesmo tempo, garante uma renda extra atendendo a necessidade de pessoas que não conseguem sair com seus animais diariamente.

Continua após a publicidade

Além disso, também é possível cuidar dos pets enquanto os donos estão viajando.

No geral, as tarefas normalmente incluem passear, dar comida e carinho, e portanto, é uma forma de ganho ideal para pessoas que já gostam de animais

3. Trabalhe como aprendiz

A legislação brasileira, apesar de ser firme quanto ao trabalho de menores de idade, permite que adolescentes à partir de 14 anos iniciem a sua vida profissional em programas de jovens aprendizes. 

Por isso, muitas empresas oferecem vagas para esse tipo de contrato. Esses trabalhos podem ser encontrados em bancos, supermercados e até mesmo lojas de comércio em geral. 

No entanto, para que a contratação nesse tipo de trabalho ocorra, é imprescindível que os responsáveis assinem termos de autorização. 

Continua após a publicidade

Esse programa, inclusive, ajuda proporcionando a vivência necessária aos jovens que precisam terminar a escola já com uma certa experiência comprovada no mercado de trabalho atual.

Entretanto, é fundamental que você tenha suas tarefas muito bem definidas e esse tipo de trabalho não interfira nos seus rendimentos escolares. 

4. Dê aulas particulares

Dar aulas particulares é uma ótima oportunidade para alunos que se destacam em algumas disciplinas ou dominam outro tipo de conhecimento, como tocar violão e jogar xadrez.

Assim, um ponto que pode ajudar a encontrar trabalhos desse tipo é a divulgação na própria escola ou em grupos de pais pela rede social.

Continua após a publicidade

Ou seja, se alguém possui habilidade de pintura, desenho ou toca instrumentos musicais, ensinar também pode ser uma boa opção para ganhar um dinheiro extra. 

5. Venda itens para a reciclagem

Para pessoas que buscam formas simples de como ganhar dinheiro sendo menor de idade, a venda de itens recicláveis pode ser uma delas. 

Algumas instituições compram papelão, garrafas pet, latas e objetos de vidro. E, apesar da remuneração não ser muito grande na maioria das vezes, com um grande volume de itens é possível conseguir um bom dinheiro.

Por isso, peça ajuda para os seus vizinhos, amigos e familiares para juntar a maior quantidade possível, no menor tempo para uma venda em grande volume. 

Continua após a publicidade

Menor de idade pode ganhar dinheiro na internet?

Atualmente, a internet pode ser utilizada de diversas formas para quem busca fazer alguns trabalhos, vendas e ganhar dinheiro.

Inclusive, isso vale para quem é menor de idade já que existe pouca ou, em alguns casos, nenhuma burocracia ou requisito escolar mínimo.

Mas, pela gama de alternativas serem enormes, muitas pessoas não sabem por onde começar e encontrar serviços que sejam lucrativos.  

Assim, para te ajudar a encontrar a melhor opção para você, separamos as melhores alternativas de como ganhar dinheiro sendo menor de idade pela internet. 

Continua após a publicidade

Seja um freelancer

O mundo digital traz muitas oportunidades para quem oferece serviços nele. Por isso, ser freelancer é uma ótima opção para pessoas que ainda não são maiores de idade. 

Em plataformas como Workana e 99 Freelas é possível oferecer trabalhos de design, produtor de conteúdo digital, editor de vídeos, assistente virtual entre inúmeras outras opções. 

Para isso, basta conferir quais são os requisitos para a inscrição, afinal de contas, muitos sites permitem que os cadastros sejam feitos também por menores de idade. 

Faça um canal no YouTube

Tenho certeza que ao navegar pelo YouTube você já encontrou canais famosos de youtubers menores de idade.

Continua após a publicidade

Vale dizer que os conteúdos feitos pelo e, para o público jovem normalmente podem viralizar em questões de dias. Por isso, é uma boa tentativa.

Todavia, é fundamental que o canal seja a respeito de assuntos interessantes e tenha regularidade de publicação.

Existem diversas possibilidades como culinária, jogos, finanças e aplicativos como Excel que podem gerar muitas visualizações e, por consequência, monetização.

Assim para ter um bom desempenho, é válido aprender um pouco mais sobre conceitos de marketing para que você consiga ter maior destaque e relevância nesse mercado.

Continua após a publicidade

Vale a pena aprender a como ganhar dinheiro sendo menor de idade?

É muito comum que crianças e adolescentes que começam a ganhar dinheiro logo cedo tenham mais responsabilidade e controle financeiro na vida adulta. Por isso, muitos pais incentivam trabalhos que eles possam aprender e também ter uma renda.

Além disso, os menores de idade conseguem um pouco mais de liberdade por não dependerem total do dinheiro de seus responsáveis para fazerem aquilo que gostariam, não é mesmo?

Porém, é de extrema importância que esses trabalhos não atrapalhem a rotina de estudos, não é mesmo?

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber todas as novidades sobre como aumentar a renda de maneira efetiva.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.