Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como ganhar dinheiro no Telegram 2022: 4 formas de lucrar na plataforma

O Telegram tem ganhado cada vez mais popularidade e tem se tornado um ótimo meio para ganhar dinheiro. Veja como:

lucas proenca
Lucas Proença Estagiário de Conteúdo

Se você quer saber como ganhar dinheiro no Telegram, saiba que o aplicativo de mensagens instantâneas vem ganhando força e adeptos a cada dia que passa.

O app permite fazer anúncios pagos, vender em grupos de comércio, entre outras possibilidades de gerar renda. Portanto, é perfeitamente possível ganhar dinheiro com o Telegram.

Continua após a publicidade

Por esse motivo, criamos este artigo para mostrar quatro formas relativamente simples, que possibilitam ganhar dinheiro com o aplicativo. Confira!

1- Divulgação de links de afiliados

A divulgação de links de programas de afiliados é uma boa técnica para ganhar dinheiro usando o Telegram. Ela consiste na divulgação de serviços e produtos de uma empresa parceira, que paga uma comissão por cada venda realizada.

Continua após a publicidade

Para apurar as vendas que o afiliado conseguiu realizar, são gerados links específicos que exibem que a compra aconteceu após a divulgação. Essa técnica é muito empregada em serviços como o Telegram e em redes sociais.

Usar o Telegram para divulgar links de afiliados é relativamente simples, no entanto, o método pode mudar de acordo com a empresa. 

Mas normalmente, é necessário que o usuário crie um canal no aplicativo com o intuito de reunir pessoas que possam se interessar pelo conteúdo do anúncio. E, pode ser até um grupo de membros exclusivos, onde eles pagam uma assinatura para terem acesso a condições e promoções exclusivas.

Após isso, ele deve se cadastrar como anunciante no site da empresa parceira e escolher os produtos e serviços que deseja divulgar. Para finalizar, basta gerar o link do anúncio e adicioná-lo na aba “Mensagens” do Telegram.

Continua após a publicidade

Algumas das principais empresas que atuam neste ramo, são: Action Pay , Admitad , DGMAX e Athena

2- Vendas em grupos de comércio

Fazer vendas em grupos de comércio é outra forma de ganhar dinheiro pelo Telegram. Para tornar o aplicativo atrativo para vendas online, a ferramenta permite que usuário crie grupos com até 200 mil participantes, o que possibilita alcançar uma quantidade de pessoas muito boa ao mesmo tempo.

Ademais, os administradores de grupos têm autonomia para definir níveis de acesso dos usuários, colar mensagens importantes no topo das conversas, entre outros recursos que podem ser muito úteis para as vendas.

No Telegram, as vendas em grupos podem ser feitas de duas maneiras. Uma delas é por meio da criação de um grupo de interessados no seu conteúdo. A outra é por meio da pesquisa de grupos com assuntos relacionados ao produto ou serviço que você deseja vender.

Continua após a publicidade

Para encontrá-los, basta digitar a palavra-chave que está ligada ao anúncio e tocar na opção para participar do grupo.

3- Anúncios pagos em canais

Criar anúncios pagos em canais do Telegram também é uma maneira de lucrar com o app. Esta categoria funciona como uma espécie de lista de transmissão, sem limites de participantes.

No entanto, somente o administrador pode enviar as mensagens, e estas não são assinadas com o nome do usuário e sim com a identificação do canal, que pode ser privado ou público. Esses canais possuem um contador de “views” para cada mensagem.

Embora a divulgação de produtos por meio de anúncios pagos seja comum em outras redes sociais, no Telegram, os melhores resultados tendem a ser em canais populares.

Continua após a publicidade

Geralmente, os “admins” fazem contato para fechar o acordo com o anunciante, porém a troca de anúncios automatizados também está presente na plataforma. 

Diante disso, se você possui uma comunidade ou um grupo no Telegram, é possível oferecer um espaço para anunciantes e com isso lucrar ainda mais com o seu produto.

4- Cobre por assinaturas

Você também pode ganhar dinheiro no Telegram com os canais pagos. Porém, neste caso, o usuário deve criar um canal sobre o assunto ligados aos produtos ou serviços que serão anunciados.

Embora o Telegram permita falar sobre qualquer tema, é importante saber os assuntos que estão sendo mais procurados pelos usuários no momento. Para que o público se sinta atraído, é necessário que o canal se concentre apenas em divulgar conteúdos relacionados a um tema específico.

Continua após a publicidade

Para monetizar o seu canal, é considerável criá-lo no modo “privado”, desta forma é possível cobrar uma taxa de assinatura para os usuários que de fato desejam acessar os conteúdos divulgados.

Entretanto, é importante saber que o Telegram não possui um robô virtual de pagamento, diante disso, é preciso utilizar um serviço terceirizado para cobrar a assinatura dos usuários.

Como criar um canal pago no Telegram?

Um canal é recomendado para transmissão de mensagem ou para se comunicar com várias pessoas ao mesmo tempo. O recurso não possui limitação de participantes, o que é ótimo, uma vez que não haverá restrição para incluir novos membros.

No entanto, como já mencionado, quando uma mensagem é postada no canal, ela é assinada com o nome do canal e não o seu. Além disso, qualquer novo membro pode ter acesso a todo o histórico de mensagens já publicadas. Veja a seguir como criar um canal pago no Telegram:

Continua após a publicidade

  1. abra o app e toque no ícone de “Novo chat”;
  2. selecione a opção “Novo canal”;
  3. toque em “Criar canal”;
  4. nomeie o seu canal e crie uma breve descrição;
  5. selecione a opção de “Canal privado”;
  6. confirme;
  7. pronto! Agora você tem um canal privado no Telegram.

Como gerenciar um canal pago no Telegram?

Como já mencionado, o Telegram não possui um “bot” de pagamento dentro da plataforma. Dessa maneira, para gerenciar um canal pago, será necessário contar com uma ferramenta de gerenciamento de comunidades, como a LastLink, por exemplo.

A LastLink oferece a página de vendas para que você possa divulgar e vender os acessos ao seu canal. Além disso, essas páginas contam com pixels de rastreamento FB e Google que ajudam a potencializar suas vendas.

Além disso, a plataforma gerencia os membros do seu canal. Ou seja, ela adiciona quem pagou e remove quem não efetuou o pagamento. Tudo de forma simples e 100% automatizada, para que você use seu tempo somente para produzir conteúdos de valor para os seus assinantes.

Perguntas frequentes sobre como ganhar dinheiro no Telegram

  1. É seguro usar o Telegram?

    Apesar das polêmicas que envolvem a segurança do aplicativo, o Telegram garante que embora as mensagens sejam arquivadas no seus servidores, elas não podem ser decifradas caso sejam interceptadas. Portanto o app é seguro. Ademais, é possível habilitar manualmente a criptografia de ponta-a-ponta.

  2. Como usar o Telegram para fazer vendas?

    Crie um canal no aplicativo, atraia o público alvo correto, ou seja, aquele que você tem certeza que vai gostar do seu produto, distribua conteúdo de qualidade e relevante para a persona e crie boas estratégias de divulgação.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.