Como ganhar dinheiro com música: veja 8 opções lucrativas

Mais do que apenas uma paixão, a música pode ser uma boa fonte de renda se você tiver as habilidades necessárias. Saiba como ganhar dinheiro na área musical.

lucas proenca
Lucas Proença

Se você gosta de cantar, toca bem algum instrumento e tem vontade de gerar renda fazendo o que ama, precisa saber como ganhar dinheiro com música.

Ainda que isso possa parecer complicado, existem várias possibilidades no mercado e o avanço da tecnologia contribuiu ainda mais para isso. Veja algumas ótimas opções:

Continua após a publicidade

logo idinheiro Melhores maneiras de ganhar dinheiro com música
Componha músicas
Cante em eventos, bares ou festas
Participe de uma banda
Dê aulas de música
Disponibilize seus sons em plataformas digitais como Spotify, Deezer e iTunes
Crie um canal de música no YouTube
Seja um produtor musical
Crie trilha sonora para games

Se interessou por alguma? Então, acompanhe o post e confira mais detalhes sobre cada alternativa e veja como ganhar dinheiro com música.

1. Componha músicas

Você é uma pessoa criativa? Domina bem o vocabulário? Tem familiaridade com as palavras e sempre quis investir na área musical? Uma opção é começar a compor músicas.

Continua após a publicidade

Essa pode ser uma excelente opção para começar a ganhar um dinheiro extra na área. Isso porque o mercado é amplo e tem espaço para ser explorado. Assim, você pode encontrar algum cantor em busca de compositores.

Com uma dose extra de esforço e criatividade, ainda é possível se tornar uma referência. Claro que é mais difícil chegar a esse patamar, mas se você tiver talento, é uma possibilidade real.

Inclusive, existe a chance de ganhar dinheiro com royalties das músicas compostas por você. Nesse caso, é preciso que elas façam sucesso.

2. Cante em eventos, bares ou festas

Se você não tem vergonha e acredita que a sua voz pode conquistar o público, cantar é outra alternativa. Você pode oferecer seus serviços como cantor em eventos, bares ou festas e receber um cachê por isso.

Continua após a publicidade

Essa também é uma ótima oportunidade para ganhar mais reconhecimento no meio musical e, consequentemente, prosperar na carreira.

Apesar dos eventos terem sido interrompidos por algum tempo em razão da COVID-19, agora voltam devido ao avançado da vacinação. Por isso, há espaço para ter a sua chance.

3. Participe de uma banda

Você sabe tocar guitarra, bateria ou outro instrumento musical? Participar de uma banda é mais uma forma de ganhar dinheiro com música.

Inclusive, você pode até cantar. Basta ter uma voz afinada e colocar o seu talento em prática.

Continua após a publicidade

É possível criar uma banda do zero ou integrar outra que já exista, afinal, sempre há grupos precisando de novos integrantes.

Portanto, se você quer ter uma renda extra, crie uma rede de contatos com músicos conhecidos da região em que mora. Além disso, comece a frequentar lugares com música ao vivo.

Tente negociar uma possível participação em uma banda musical. Faça testes, se necessário. Pode dar certo, é só ter talento para isso!

4. Dê aulas de música

Entende tudo de música? Conhece as partituras, tem toda a parte teórica e, claro, a prática? Uma dica de ouro para ganhar dinheiro é dar aulas de música.

Continua após a publicidade

Você pode até usar a sua casa para atender os alunos. Além disso, as aulas te ajudam a ter reconhecimento e fazer uma renda extra.

Como conseguir clientes? Uma ideia é anunciar seus serviços na internet. Crie um blog, um site e perfis nas redes sociais. Também vale a pena usar as suas páginas pessoais.

Ainda assim, lembre-se da famosa propaganda boca a boca. Ela costuma funcionar bastante. Por isso, invista nela.

Tenha em mente que, quanto mais contatos você tiver e mais pessoas conhecerem seu trabalho, maiores serão as chances de conquistar um grande número de alunos.

Continua após a publicidade

Também é importante ter paciência para ensinar. Caso contrário, é melhor pensar em outra alternativa. Se optar por seguir em frente, saiba que aprenderá sempre mais ao ensinar os outros.

5. Disponibilize seus sons em plataformas digitais como Spotify, Deezer e iTunes

Se você já possui um repertório de músicas e acredita que tem uma voz afinada, uma opção interessante para ganhar dinheiro com música é disponibilizar os seus sons nas plataformas digitais.

Existem diversas plataformas com essa finalidade. Algumas das principais e mais populares são o Spotify, Deezer e o iTunes.

Nelas, milhares de pessoas podem escutar suas músicas. Ou seja, elas podem avaliar de maneira positiva ou negativa. Então, é preciso caprichar ao máximo e dar o melhor de si na hora da gravação.

Continua após a publicidade

Quanto mais pessoas escutarem seus sons, maiores serão os seus ganhos nessas plataformas. O Spotify, por exemplo, paga cerca de 3,97 dólares a cada mil reproduções.

6. Crie um canal de música no YouTube

O YouTube é a maior plataforma de vídeos do mundo, o que também torna essa uma ótima oportunidade para você ganhar dinheiro com música.

Nesse caso, você precisa criar um canal de música no YouTube para postar os seus sons ou clipes. Dessa forma, é possível ter uma renda passiva todos os meses a partir das visualizações.

Quanto mais inscritos e visualizações tiver, melhor será. Por isso, aposte em um conteúdo de qualidade e interessante. Use e abuse da sua criatividade na hora de criar os clipes.

Continua após a publicidade

Você também pode ensinar a tocar algum instrumento no canal. Aqui, vale a pena desenvolver uma didática diferenciada e eficiente. Assim, atrai mais pessoas.

De todo modo, a dica é aproveitar ao máximo as oportunidades oferecidas pela plataforma, pois o seu canal pode ser uma referência e você pode lucrar bastante com isso.

7. Seja um produtor musical

Para quem deseja saber como vender música pela internet, outra possibilidade é se tornar um produtor musical. É possível fazer contatos comerciais nessa área em grandes cidades. Assim, você tem a chance de conseguir um bom dinheiro extra.

O produtor musical é o profissional que completa uma gravação sonora. Além disso, ele faz os ajustes necessários para que a música esteja 100% pronta para o lançamento definitivo.

Continua após a publicidade

Apesar de ser uma grande responsabilidade, atuar nessa área pode te render uma grande demanda de trabalho e, consequentemente, gerar ganhos consideráveis. Até mesmo porque o mercado sempre tem posições em aberto para essa função.

8. Crie trilhas sonoras para games

Tem interesse em ganhar dinheiro na área musical e também é amante dos jogos eletrônicos? Saiba que é possível unir essas duas paixões.

O mercado de games é muito grande e não para de crescer, especialmente devido a popularidade dos jogos para smartphone e não faltam opções para ganhar dinheiro na área.

Uma alternativa muito interessante e que tem relação com a área musical, é a de criação de trilha sonora e áudio para games.

Continua após a publicidade

Não é exagero dizer que o som e a música representam uma boa porcentagem da diversão de um jogo, pois são elas que trazem uma maior imersão, colaboram para a narrativa e trazem uma identidade própria para o game.

Dessa forma, você pode aproveitar a expansão do mercado de games e criar trilhas sonoras. Para ter um bom resultado, é preciso conhecer a história do jogo, entender qual é seu objetivo e descobrir quem é o público-alvo.

Para diferenciar seu trabalho, vale a pena conversar com os desenvolvedores. Ninguém melhor do que eles para repassar as informações. Portanto, marque reuniões, faça testes e veja qual será o resultado.

Apresente algumas versões e aguarde o feedback. Tenha em mente que é normal fazer alguns ajustes. Isso faz parte do processo. Ainda assim, é uma forma de conseguir um bom dinheiro, já que a indústria de jogos é multimilionária.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.