Como ganhar dinheiro jogando profissionalmente: 5 opções para faturar

Respondemos a pergunta de quando você era criança: como ganhar dinheiro jogando.
Veja 5 caminhos que podem tornar-se bem lucrativos, quais são seus vilões e atalhos para o sucesso.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Quando você era criança ou adolescente, já se perguntou como ganhar dinheiro jogando profissionalmente, não é mesmo? Nos últimos anos, esse questionamento começou a ser uma realidade bem promissora, não só de renda extra, mas de carreiras de sucesso e muito bem pagas.

Se você joga qualquer tipo de jogo online ou eletrônico como Fortnite, CrossFire, Minecraft ou League of Legends, já pode ser considerado um gamer e sabe que existem campeonatos, times profissionais e plataformas especializadas na área. E, claro, que tudo isso pode dar muito dinheiro.

Continua após a publicidade

ser gamerCOMO GANHAR DINHEIRO PROFISSIONALMENTE COM JOGOS
1.Ser gamer profissional (atleta de e-Sports)
2.Fazer streaming de jogos
3.Ser influenciador digital especialista em jogos
4.Tornar-se desenvolvedor de jogos
5.Investir em ações da indústria de games

Então, deseja transformar sua paixão em trabalho? Pois saiba que será preciso muito mais do que passar horas jogando para ganhar dinheiro profissionalmente.

Como ganhar dinheiro jogando profissionalmente?

1. Ser gamer profissional (atleta de e-Sports)

Os gamers profissionais são aqueles que seguem o caminho dos esportes eletrônicos (e-Sports), que são competições de alto nível profissional.

Continua após a publicidade

Conhecidos como pro players, eles se especializam em jogos para computador, videogame ou celular e podem ser contratados por empresas especializadas.

Elas são disputadas em equipe, individualmente, realizadas pela internet ou em computadores em rede, possuindo 7 categorias em jogos como League of Legends, Fortnite e simuladores de esportes.

O trabalho dos gamers é bem puxado e envolve treinos diários em equipe, cuidados com saúde física e mental, agenda de competições, viagens nacionais e internacionais.

Times como Corinthians, Cruzeiro e Flamengo já possuem suas próprias equipes de jogadores eletrônicos. 

Assim como atletas profissionais do mundo real, os gamers recebem um salário e prêmios em dinheiro quando conquistam alguma competição, divididos com os membros do time, a instituição e o treinador.

Continua após a publicidade

Para se ter uma ideia de valores, o último campeonato da Epic Games, criadora do Fortnite, que aconteceu em dezembro de 2020 no Brasil, teve uma premiação de R$ 2,5 milhões.

2. Fazer streaming de jogos

Os streamers ganham dinheiro de várias formas: eles podem receber patrocínio durante as suas lives em plataformas como o Twitch, fazer open box, reviews de produtos e ainda receber doações de seguidores (donates).

Também há a possibilidade de ganhar dinheiro com vídeos no YouTube, onde é possível gravar novas transmissões ou subir lives feitas em outras plataformas. 

Entretanto, é preciso ativar a monetização do canal e fazer parte do Programa de Parcerias do YouTube (YPP).

Continua após a publicidade

3. Ser influenciador digital especializado em jogos

Há algumas formas de ser um influenciador digital especializado em jogos: você pode fazer um canal, blog, site ou perfil em rede social voltado para o conteúdo gamer.

Canal

O primeiro passo é definir o estilo do seu canal. Quais são seus jogos preferidos? Escolha o segmento de game que mais combina com seu perfil, pois essa definição contribui bastante para a criação do conteúdo e para identificar quais os usuários podem se interessar pelo seu material.

No entanto, além de trabalhar com seus games favoritos, você precisa ficar atento aos jogos que estão caindo no gosto do público.

Divulgar dicas sobre lançamentos, apresentar tutoriais de jogos e revelar segredos para obter resultados melhores nos games do momento são estratégias perfeitas para atrair mais views.

Continua após a publicidade

Blog ou site

As conversas sobre games não acabam nos canais ou nas redes sociais. Com um blog ou site, você terá um lugar para direcionar os seus seguidores conforme você os conquista.

Nesse sentido, um dos melhores sistemas de gerenciamento de conteúdo para a criação de blogs ou sites é o WordPress. Com eles você pode ganhar dinheiro fazendo anúncios e vendendo espaço de publicidades, por exemplo.

Redes sociais

Sabemos que tornar-se um influenciador digital não é fácil. É necessário se dedicar bastante para alcançar milhões de seguidores. É um caminho longo, mas não impossível.

Seguindo as abordagens corretas, você estará bem direcionado para expandir seu público, atrair a atenção das empresas de games e se tornar um influenciador digital especializado em jogos.

Continua após a publicidade

Além disso, é preciso encontrar as plataformas que melhor se adequam à sua área de atuação e ao seu público alvo. Você pode começar na principal rede social do momento, o Instagram.

Lembre-se que você precisa ser consistente, sendo assim, comprometa-se somente com o que pode cumprir.

4. Tornar-se desenvolvedor de jogos

Ser desenvolvedor de games também é uma carreira que você pode seguir para ganhar dinheiro com jogos. E, na verdade, ela se divide em diversas possibilidades: programação, especialista em 3D, roteirista e até tester, sim, você pode ganhar dinheiro jogando para garantir que os jogos são funcionais.

Na verdade, a indústria dos jogos é muito forte, oferece diversas oportunidades de trabalho e também de ganhos. Não por acaso, essa é a outra forma de apontamos como sugestão para você ganhar dinheiro nessa área.

Continua após a publicidade

5. Invista em ações da indústria de games

Empresas, publishers e desenvolvedoras de games também dão bons lucros para quem investe em suas ações. Uma das mais fortes no mercado, por exemplo, é a Tencent.

A Tencent é uma publisher de jogos da Epic Games, MiniClip e Riot Games. Sabe quais games ela comercializa? League of Legends e Clash of Clans. Agora imagina os ganhos que tais jogos trazem para a empresa e seus acionistas.

O mercado é bem amplo e também abriga outras gigantes como as fabricantes dos aparelhos de jogos, como é o caso da Sony e Nintendo. Não por acaso, a Warren lançou um fundo de investimentos com esse foco, o Warren Games.

Listamos maneiras diferentes e promissoras de ganhar dinheiro jogando. É bem diferente dos ganhos ou renda extra que você pode fazer com games ou até mesmo redes sociais como o Kwai.

Continua após a publicidade

Quais as melhores plataformas para ganhar dinheiro fazendo vídeos e streamers de jogos?

Gostou da ideia de ganhar dinheiro com vídeos ao vivo das suas jogadas? Então, é preciso escolher a plataforma que ofereça qualidade técnica, possibilidade de conquistar um bom público e uma proposta de ganhos interessante.

1. Twitch

Twitch logoBaixar Twitch
Play Store
: + de 4 milhões de usuários / nota: 4,6
Apple Store: + de 122 mil usuários / nota: 4,8

O Twitch é uma das plataformas de streaming mais conhecidas e possui números assustadoramente altos. O que a torna tão especial é a grande visibilidade que você pode ter devido a esse gigantesco número de usuários. 

Por outro lado, atrelado a isso, vem a grande concorrência pela disputa de espaço. De todo modo, a plataforma pode ajudar bastante os admiradores de jogos na transmissão de seus vídeos.

Ela mostra informações atualizadas sobre número de seguidores, total de visualizações e audiência ao vivo das suas transmissões.

Continua após a publicidade

Há três categorias de streamers, porém somente em duas há como ganhar dinheiro. São elas:

Streamer afiliado

Se você alcançar números expressivos e atingir algumas metas, poderá se tornar um afiliado da plataforma e, com isso, receber inscrições de pessoas em seu canal.

Além de ter emojis exclusivos e poder alterar a qualidade de sua transmissão (conforme disponibilidade de banda), você começará a ser remunerado pelas propagandas em seus vídeos.

Ademais, quando você se torna afiliado, também pode começar a receber “cheering”, que são doações que seus espectadores podem oferecer.

Continua após a publicidade

Parceiro do Twitch

Os parceiros do Twitch são streamers eleitos que têm tudo liberado. Com isso, além das formas de remuneração de um afiliado, ele ainda consegue uma divulgação bem maior por parte do Twitch. Esse é o ponto mais elevado que um streamer pode chegar na empresa.

2. Facebook Gaming

facebook gamingBaixar Facebook Gaming
Play Store
: + de 190 mil avaliações / nota: 3,9
Apple Store: – de 300 avaliações / nota: 2,8

O Facebook Gaming está crescendo e tem sido uma boa opção para streamers de games. Na plataforma, você pode ganhar dinheiro das seguintes maneiras:

  • Se cadastrando no programa Level Up e, assim, estar apto a receber os Facebooks Stars;
  • Adicionando paradas para as propagandas;
  • Inscrições pagas em seu canal;
  • Conteúdo patrocinado.

Dentre os pontos positivos do Facebook Gaming, podemos destacar:

  • Você conta com toda a sua rede de amigos ao seu favor;
  • Ótima possibilidade de customização;
  • Boa qualidade de streaming.

3. Youtube Gaming

Youtube Gaming logoUsar Youtube Gaming
YouTube: + de 89 milhões de inscritos

O Youtube Gaming foi lançado em 2015 e funciona como o YouTube. Sendo assim, você pode monetizar seus conteúdos seguindo as mesmas instruções de canais comuns.

O grande diferencial é que o usuário tem foco em vídeos e transmissões somente sobre jogos, além do fato de haver uma grande qualidade e força de transmissão da plataforma tradicional.

Continua após a publicidade

Dentre os pontos positivos, vale a pena ressaltar:

  • Grande número de usuários;
  • Facilidade de usar seu próprio canal do YouTube;
  • Plataforma consistente e robusta.

Mercado de jogos eletrônicos 

O mercado de jogos eletrônicos abrange vários tipos de empresas e setores. 

Há companhias que produzem computadores e consoles com capacidade para rodar jogos de última geração, produtoras e estúdios que desenvolvem esses jogos, empresas que os divulgam, distribuidores e canais de venda físicos e online. 

Além disso, ainda há eventos de games, apresentadores de jogos, organização de competições de esporte eletrônico e  indústria de comunicação e marketing.

Em relação aos consumidores, o público também é bastante variado: há quem jogue somente lazer e pessoas que se especializam nessa área, se tornando profissionais.

Por fim, dentro do amplo mundo de gamers profissionais, há o criador de conteúdo de vídeo para streaming e os jogadores que competem no e-Sports.

Continua após a publicidade

Até mesmo setores auxiliares faturam com os jogos. Mobiliários como cadeiras e mesas especiais, decoração, equipamentos eletrônicos personalizados e até a moda gamer pode ser muito lucrativa. Então, ainda tem dúvidas se dá para ganhar dinheiro jogando profissionalmente ou se relacionando com o setor?

Dá para ganhar dinheiro jogando?

Embora muitas pessoas não acreditem, é possível ganhar dinheiro, de verdade, jogando online.

Com isso, você pode desde ter uma renda extra enquanto você se diverte ou até mesmo tornar esta atividade sua principal fonte de sustento.

Quanto ganham os atletas de e-Sports?

Os gamers mais bem-sucedidos do mundo são jovens com idade entre 16 e 30 anos, que brilharam no mundo dos e-Sports em 2020. Eles influenciam milhares fãs de videogames, como verdadeiros fenômenos. 

Inegavelmente, o mercado e-Sports explodiu na última década e a grande adesão do público fez com que muitos jogadores se tornassem atletas muito bem remunerados.

Continua após a publicidade

O jogo Fortnite, por exemplo, fez com que o gamer americano, Tyler Ninja, ganhasse aproximadamente US$ 17 milhões (equivalente a R$ 72,3 milhões), de acordo com a revista Forbes.

Quanto as plataformas de streaming pagam por view?

Veja, a seguir, uma média de quanto as plataformas de streaming pagam por cada visualização:

  • 1.000 visualizações – entre US$ 2 e US$ 31;
  • 100.000 visualizações – entre US$ 500 e US$ 2.500;
  • 1.000.000 de visualizações – entre US$ 2.000 e US$ 40.000.

Trazendo esses valores para a nossa realidade, podemos dizer que, em média, um vídeo com mil visualizações pode render algo em torno de R$ 11 e R$ 172. O valor pode ser maior ou menor do que esses, porém trata-se de uma média razoável.

Vale ressaltar que não adianta tentar burlar a plataforma, visto que só entram na contagem de views os acessos feitos por perfis e IPs diferentes.

Continua após a publicidade

Cases de sucesso para quem quer saber como ganhar dinheiro jogando

Abaixo, conheça alguns profissionais de sucesso do universo do e-Sports e plataformas de streaming.

Kyle “Bugha” Giersdorf

Imagine faturar US$ 3 milhões, aos 18 anos, jogando videogame. Essa foi a façanha de Kyle Giersdorf, outro jovem norte-americano. Ele ganhou a copa do mundo de Fortnite e tornou-se milionário graças à sua grande paixão.

Johan “N0tail” Sundstein

Johan “N0tail” Sundstein é especialista no game Dota 2. Este dinamarquês de 27 anos faturou aproximadamente US$ 6 milhões em 2020. Ou seja, mais de R$ 30 milhões somente em competições.

No entanto, ele não é somente o jogador de Dota 2 mais rico do mundo, como também o gamer que faturou mais prêmios em dinheiro do mundo. Sua maior vitória aconteceu no “Dota 2 Championships – The International 2019”, que ele venceu jogando pela equipe de e-Sports OG.

Mark “Markiplier” Edward Fischbach

Edward Fischbach, um norte-americano de 31 anos mais conhecido como Markiplier, é um sucesso multiplataforma que faturou US$ 14 milhões em 2019.

Continua após a publicidade

Sua carreira no YouTube teve início em 2012 e ele cria vídeos focados em jogos de terror. Entre eles, há títulos mais famosos como: “Subnautica”, “Resident Evil 3 Remake”, “Five Nights at Freddy ‘s” e “Oxygen Not Included”.

Ele também está na Twitch desde 2012, onde transmite jogos como “Raft”, “GTFO”, “GTA 5”, “7 Days to Die” e seu próprio podcast.

Felix “PewDiePie” Kjellberg

O sueco de 31 anos Felix “PewDiePie” Kjellberg tornou-se um verdadeiro fenômeno do YouTube com seu canal, criado em 2010. Ele atingiu o maior número de inscritos da plataforma e hoje ocupa a segunda colocação, com 107 milhões.

Em 2019, ele ganhou US$ 15 milhões produzindo vídeos e vlogs humorísticos. Seus vídeos de jogos incluem títulos como “Ghost of Tsushima”, “Fall Guys”, “PUBG Mobile” e “Minecraft”.

Continua após a publicidade

David Martinez “TheGrefg” Canovas

Conhecido como TheGrefg, esse espanhol de 24 anos ganhou visibilidade ao jogar “Call of Duty”,”Fornite” e “Clash Royale”. 

Em 2016, ele fundou a eSports Team Heretics juntamente com o Youtuber Goorgo. Já em 2020, começou a trabalhar em um reality show de talentos da Top Gamers Academy. 

No início de 2021, o streamer quebrou o recorde de audiência na Twitch, reunindo 2.468.678 milhões de espectadores simultaneamente.

Peter “Dupreeh” Rasmussen

O também dinamarquês Peter “Dupreeh” Rasmussen, de 28 anos, é um dos mais bem-sucedidos jogadores de CS Go. Apesar do Counter Strike ser um jogo mais antigo que demorou a fazer sucesso no mundo do e-Sports, hoje em dia é um dos mais lucrativos.

Ao conquistar competições de circuito profissional de CS em 2020, Dupreeh faturou US$ 1,7 milhão, ou seja, mais de R$ 6 milhões.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.