Como ganhar dinheiro em home office: 8 profissões para trabalhar de casa

Trabalhar em casa se tornou o desejo de grande parte das pessoas atualmente. Saiba como conseguir isso com essas diferentes profissões.

lucas proenca
Lucas Proença

Em tempos de crise ou necessidade financeira, muitas pessoas buscam aprender como ganhar dinheiro em home office. A boa notícia é que, atualmente, existem diversas opções para trabalhar em casa e gerar renda.

Nos últimos anos, a modalidade de trabalho remoto se tornou mais popular e atrativa para os profissionais, especialmente pelas vantagens que oferece, como diversidade de opções de carreiras e flexibilidade de horário. Veja 8 profissões para ganhar dinheiro em home office:

Continua após a publicidade

1. Escritor
2. Revisor de textos
3. Contador
4. Psicólogo
5. Programador e desenvolvedor
6. Designer gráfico
7. Tradutor
8. Assistente virtual

Se você possui experiência ou pretende se especializar em uma dessas áreas para poder trabalhar no conforto de casa, confira mais detalhes sobre cada uma dessas opções e veja como ganhar dinheiro em home office de forma prática e acessível.

Continua após a publicidade

1.  Escritor

A profissão de escritor se tornou uma das mais populares nos últimos anos, por fatores como o surgimento de novos mercados e novas demandas.

No passado, apenas pessoas formadas na área podiam atuar como escritoras profissionais, seja em redações profissionais ou produções literárias, por exemplo.

Dessa forma, o mercado acabava se tornando mais restrito, além de seguir moldes bastante convencionais, como a presença em escritórios para produzir os textos.

Entretanto, a internet trouxe novas possibilidades para essa carreira, expandindo o universo da escrita não somente para outros profissionais, como também para quem deseja aprender como ganhar dinheiro em home office.

Continua após a publicidade

Atualmente, a profissão permite trabalhos remotos e em menor demanda, para quem busca uma renda extra, ou mesmo desenvolver uma carreira como redator.

Inclusive, não é mais necessário possuir registros formais em empresas que atuam com elaboração textual, por exemplo. 

Isso porque a popularização de plataformas de freelance permitiram a consolidação dos freelancers de escrita, pela facilidade de acesso, com nomes como Workana e 99Freelas.

Dessa forma, é possível ser um escritor sem ter, necessariamente, formação profissional e trabalhar em casa. Afinal, a profissão, nos dias de hoje, depende unicamente de um computador com internet.

Continua após a publicidade

Caso você deseje atuar na área mas ainda não possua um computador, uma opção interessante é considerar os modelos da Lenovo, que proporcionam um melhor custo-benefício, aliando qualidade e um preço mais acessível.

2. Revisor de textos

Seguindo a mesma linha de raciocínio da profissão de escritor, ser revisor de textos também é uma maneira interessante de aprender como ganhar dinheiro em home office.

Com a atuação de escritores majoritariamente pela internet, revisores, que costumam trabalhar em parceria com redatores, também acabam realizando suas atividades virtualmente.

Assim, não existe mais a necessidade de se locomover até um espaço físico para revisar e corrigir textos.

Continua após a publicidade

Mesmo profissões mais tradicionais, que demandam essa função, também estão aderindo ao trabalho remoto, pela praticidade e facilidade com que a profissão pode ser exercida.

Por isso, se você possui conhecimentos linguísticos e gosta da área, este pode ser uma opção bastante interessante.

Além disso, as plataformas de freelancer que possibilitam profissões como redator também são vantajosas para os revisores de texto, com demandas que crescem a cada dia, acompanhando o mercado de conteúdos digitais.

3. Contador

Enquanto isso, profissões mais convencionais também estão aderindo ao trabalho remoto, e é possível aprender como ganhar dinheiro em home office como contador, por exemplo.

Continua após a publicidade

No passado, essa atividade era relacionada, principalmente, com escritórios físicos, associando a função com a ideia de atividades presenciais.

Contudo, novas demandas e necessidades variadas aumentaram a presença dos contadores no mercado virtual, diminuindo a frequência de locomoção e possibilitando a atuação em casa.

Esse segmento se fortaleceu, principalmente, com a pandemia de COVID-19, em 2020, que implementou uma série de medidas de isolamento e distanciamento social para combater a contaminação do coronavírus.

Dessa forma, diversos profissionais foram obrigados a ficar em casa, ou mesmo perderam seus empregos pela dificuldade de manter empresas físicas, por exemplo.

Continua após a publicidade

No entanto, serviços de administração e gestão financeira continuam tão importantes quanto antes, e contadores encontraram, nesse cenário, uma possibilidade de aprender como ganhar dinheiro em home office.

Por isso, se você possui conhecimentos contábeis, formação na área ou experiência suficiente para iniciar seu próprio negócio, é possível fazer uma renda extra, ou mesmo retomar uma carreira, por meio de atendimentos e consultorias online.

Além disso, existem diversas plataformas e aplicativos que auxiliam profissionais contábeis na execução das suas atividades de forma remota, o que torna ainda mais fácil ganhar dinheiro trabalhando em casa.

4. Psicólogo

Assim como contadores e inúmeras outras profissões convencionais, os psicólogos também precisaram se adaptar à uma nova realidade profissional, e descobriram nos atendimentos virtuais uma alternativa de como ganhar dinheiro em home office.

Continua após a publicidade

O distanciamento social, unido ao avanço da tecnologia em atividades cotidianas, tornaram possível a atuação dessa profissão, que também permite uma carreira remota.

Com isso, não é mais preciso ter consultórios físicos ou salas de atendimento presencial, pois as consultas e avaliações podem ser feitas diretamente por chamadas de vídeo.

Inclusive, sistemas especializados na área estão desenvolvendo plataformas de atendimento voltadas especialmente para psicólogos, facilitando seu trabalho e execução adequada da profissão.

Assim, se você é psicólogo ou pretende se formar na área e quer saber como ganhar dinheiro em home office, considere atuar virtualmente.

Continua após a publicidade

Além de reduzir custos como aluguel de consultório e contas que acompanham a manutenção dessas salas, é possível organizar sua agenda da maneira que melhor atende às suas necessidades.

Dessa forma, poderá prospectar mais pacientes e aumentar o faturamento com as consultas, sem abrir mão da carreira e trabalhando em casa.

5. Programador e desenvolvedor

Uma das profissões que mais se desenvolveram no cenário do home office foram os programadores e desenvolvedores web.

Isso porque esses profissionais já atuam com computadores e internet, de modo que a adaptação pode ocorrer de forma mais simples e tranquila.

Continua após a publicidade

Além disso, programadores também são conhecidos pela flexibilidade de horários, uma vez que o processo de desenvolvimento varia de acordo com cada profissional. Por exemplo, não é incomum que empresas permitam expedientes de madrugada, ou em períodos distintos.

Dessa forma, optar pelo home office não é apenas uma alternativa prática, como também se mostra a melhor opção para o profissional e até mesmo para as empresas.

Ainda, se você deseja aprender como ganhar dinheiro em home office de maneira independente, a atuação freelancer oferece essa oportunidade para usuários que entendem do assunto.

As mesmas plataformas de contratação que facilitam profissões como redatores, por exemplo, também contam com categorias de programação.

Continua após a publicidade

Com isso, profissionais autônomos podem atuar em projetos independentes, e sem sair de casa, fazendo sua própria rotina e ganhar dinheiro com trabalho remoto.

Assim, programadores e desenvolvedores contratados ou autônomos encontram no home office mais facilidade e praticidade para atuar em sua área.

6. Designer gráfico

Ainda falando sobre profissões que envolvem tecnologias, ser designer gráfico também pode ser uma alternativa interessante para ganhar dinheiro trabalhando em casa.

Essa área une atividades criativas e conhecimentos tecnológicos, dois segmentos que, como mencionamos, estão aderindo cada vez mais ao trabalho remoto.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o designer gráfico também pode ganhar dinheiro atuando em casa, utilizando equipamentos simples, como apenas o computador, para começar a carreira.

A própria profissão demanda trabalhos feitos exclusivamente em plataformas digitais, de modo que não existem argumentos sólidos que justifiquem a necessidade de trabalho presencial.

E, claro, as demandas independentes também fizeram com que o segmento de designers freelancer crescesse, predominantemente pela internet.

Assim, ao optar por uma profissão que utiliza a internet como meio de trabalho, certamente se torna possível ganhar dinheiro em home office.

Continua após a publicidade

7. Tradutor  

A profissão de tradutor também é uma atividade que se tornou popular nos últimos anos, e segue a mesma lógica de outras atividades de conteúdo, como redação e revisão.

Inclusive, essas funções costumam estar associadas, pois complementam o trabalho de maneira mais eficiente, podendo ser feitas pela mesma pessoa, ou por uma equipe de profissionais, todos atuando de maneira remota.

A popularização do marketing digital e da comercialização de materiais virtuais estrangeiros é uma das principais justificativas para a consolidação dessa profissão.

Embora os tradutores já atuassem no mercado convencional, as demandas eram diferentes, e, muitas vezes, não possibilitavam trabalhar em casa.

Continua após a publicidade

Agora, com o surgimento de um novo mercado que demanda a tradução de conteúdos, se tornou ainda mais fácil e prático ganhar dinheiro em home office.

Além disso, como mencionado, a atividade costuma se relacionar com outras funções de criação textual, ampliando as possibilidades de renda, com projetos diferenciados, por exemplo.

8. Assistente virtual

Se você procura uma maneira de como ganhar dinheiro em home office, pode considerar ser um assistente virtual.

Essa é uma das profissões mais recentes que surgiram com a expansão da internet em diferentes segmentos.

Continua após a publicidade

Ao contrário de outras atividades, que, muitas vezes, precisam adaptar sua forma de atuar para conseguir ganhar dinheiro trabalhando em casa, a área de assistência virtual é uma carreira que já surge dessa necessidade.

Existem inúmeras possibilidades de trabalhar nesse segmento, como, por exemplo:

  • monitorar vendas em lojas virtuais;
  • realizar contato com clientes para a empresa;
  • gerenciar a agenda de médicos e profissionais consultores;
  • operar com marketing digital e suporte ao cliente;
  • elaborar e organizar planilhas de dados.

Basicamente, todo tipo de trabalho feito por assistentes e secretários pode ser realizado em casa.

Além disso, outro ponto positivo é que não é necessário possuir formação profissional para começar essa carreira.

De fato, ter conhecimentos técnicos e cursos superiores podem ser diferenciais no seu perfil, auxiliando na conquista de trabalhos e vagas.

Continua após a publicidade

No entanto, plataformas de demanda independente contratam pessoas sem experiência, seja pelo custo-benefício, ou para proporcionar oportunidades para novos profissionais.

Dessa forma, ser um assistente virtual é uma das maneiras mais interessantes de como ganhar dinheiro em home office.

Perguntas frequentes

  1. O que precisa para trabalhar em home office?

    Os equipamentos necessários para o trabalho remoto variam bastante, dependendo da profissão escolhida. No entanto, a principal ferramenta é, sem dúvidas, um aparelho com acesso à internet.

  2. Como funciona o serviço de home office?

    Embora algumas atividades específicas dependam de sistemas especializados, servidores internos ou plataformas offline, a internet é o ponto chave desse serviço. No caso de empresas que disponibilizam o trabalho remoto, a equipe se comunica por meio de plataformas profissionais, e cumprem a jornada de trabalho conforme determinado pela própria organização.

  3. Quem trabalha home office pode viajar?

    Na maioria dos casos, que busca como ganhar dinheiro home office e desenvolve uma profissão voltada para essa finalidade tem a liberdade de viajar mesmo enquanto trabalha. Aliás, a autonomia que a atuação remota oferece para o profissional é um dos grandes benefícios dessa modalidade.

Quer receber mais dicas como essas? Ative as notificações do Push e assine a newsletter do iDinheiro para não perder nenhuma novidade!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.