Como ganhar dinheiro criando aplicativos: seu guia completo

O mercado da aplicativos vive um crescimento exponencial, e com isso surgem novas possibilidades para as pessoas que desejam lucrar na área de desenvolvimento. Veja quais são as melhores:

lucas proenca
Lucas Proença

Se você está considerando novas possibilidades de renda, precisa saber como ganhar dinheiro criando aplicativos, uma vez que a criação de apps não é mais um privilégio exclusivo de programadores profissionais.

Afinal, existem no mercado plataformas que permitem a qualquer pessoa criar apps, com pouco conhecimento ou mesmo sendo leigo em linguagem de programação.

Essas plataformas são chamadas de low-code, que exigem pouco conhecimento em linguagem de programação e no-code, que permite a criação de um aplicativo do “zero”, sem exigir nenhum conhecimento de programação.

Por esse motivo, preparamos esse artigo para mostrar para você as melhores formas de como ganhar dinheiro criando aplicativos. Confira!

Continua após a publicidade

1- Utilize plataformas de freelancer

As plataformas freelancer são bem conhecidas pelos prestadores de serviço. Elas são fáceis de usar e geralmente oferecem a opção de você divulgar seu trabalho gratuitamente.

Obviamente, assinando algum dos pacotes de serviços oferecidos, você recebe alguns benefícios, como acesso antecipado aos clientes e maior visibilidade. 

Ademais, os planos costumam ser bem em conta e se pagam facilmente no primeiro serviço contratado. Essas plataformas basicamente se dividem em dois tipos:

  • aquelas onde você anuncia seu trabalho e aguarda que os clientes contratem os seus serviços, como é o caso da Fiverr, por exemplo;
  • e aquelas onde o próprio cliente posta o projeto, e os profissionais enviam suas respectivas propostas, com preço e prazo de entrega, como é o caso da Workana e da 99Freelas, por exemplo.

2- Crie apps para terceiros

A forma mais rápida de começar a ganhar dinheiro criando aplicativos é procurando clientes para oferecer seu trabalho. Mas antes de mergulhar de cabeça no mercado, é indicado testar as suas habilidades, e isso pode ser feito com pessoas que você conhece.

Continua após a publicidade

Sempre tem alguém que seria beneficiado por um software desenvolvido para o seu negócio. Neste caso, usar a criatividade e propor soluções para o empreendimento dessa pessoa que lhe daria o primeiro voto de confiança é fundamental para que você ganhe mais credibilidade.

A partir daí, você já pode começar a pesquisa para captar novos clientes. Aqui, uma boa sugestão (para começar) é procurar por empresas que estão distantes da internet. E, possivelmente você pode encontrar boas oportunidades na sua cidade e até mesmo no seu bairro.

Não é complicado oferecer o desenvolvimento de aplicações para o comércio local, uma vez que este recurso está se popularizando, e tanto profissionais quanto empresas de qualquer área de atuação que possuírem um aplicativo próprio certamente largarão na frente da concorrência.

3- Comercialize seu aplicativo

Mesmo que seja um produto digital, a forma mais tradicional de como ganhar dinheiro criando aplicativos é comercializando-os. A ideia é simples: você criou um app que resolve o problema das pessoas, então, nada mais justo do que receber por ele.

Continua após a publicidade

Para competir com a concorrência é necessário que seu produto tenha um bom diferencial, como por exemplo:

  • resolver um problema que os outros ainda não conseguiram;
  • ofereça um período de teste gratuito;
  • resolver um problema comum, porém de uma maneira simples e eficiente;
  • reunir em um único app, funções que precisam ser desempenhadas por apps diferentes;
  • vender o seu app por um preço melhor que o da concorrência;
  • fazer uma boa campanha de marketing.

4- Ofereça um Freemium

Se você já decidiu que quer criar um aplicativo para ganhar dinheiro mas não quer anunciar um app que seja totalmente pago, pode ser interessante opter por uma opção freemium.

Na prática, esse formato oferece acesso gratuito para download e permite operar funções básicas do aplicativo.

Entretanto, para desfrutar 100% dos recursos, há um custo mensal. Mas atenção, quando o usuário estiver operando as funções básicas do app, essas devem ser funcionais, ou seja, resolver algum problema pontual do usuário e limitar acesso aos demais recursos.

Continua após a publicidade

Essa solução gratuita é fundamental para atrair o seu público alvo e fazer com que ele consuma o seu produto. A ideia é causar a seguinte sensação no usuário: “se esse app já é bom na versão gratuita com limite de recursos, certamente a versão paga (premium) que é completa me ajudará muito mais”.

5- Lucre com publicidade

Disponibilizar espaços para publicidade é outra forma bem interessante de como ganhar dinheiro criando aplicativos.

Entretanto, para isso, criar uma estratégia de divulgação muito bem desenhada é fundamental.

Nesse sentido, uma boa estratégia é incluir anúncios de conteúdos premium para usuários free, esta é uma forma de encorajar o cliente a mudar para versão paga do seu app.

6- Assinaturas ou Paywalls

De modo geral, o paywall funciona em modelo de assinatura, ou seja, o usuário paga uma taxa mensal, trimestral ou anual para ter acesso a todas as funcionalidades do seu app ou parte delas.

Continua após a publicidade

Esse modelo é semelhante ao que uma revista faz, por exemplo, ou qualquer outro tipo de modelo de assinatura.

Esta estratégia pode ser muito eficaz, uma vez que o valor da assinatura continua sendo cobrado até que o usuário decida não usar mais o seu app.

7- Faça parcerias 

No segmento digital existe um modelo de negócio chamado promoção cruzada que pode ser bastante rentável.

A estratégia é muito comum em blogs e sites de produção de conteúdo, mas também vem ganhando espaço no universo mobile.

A prática consiste na divulgação do seu aplicativo em outros apps e até mesmo em outras plataformas.

Se bem executada, a estratégia pode render bons frutos em termos de visibilidade para o seu negócio e evidentemente gerar uma boa rentabilidade.

Perguntas Frequentes sobre como ganhar dinheiro criando aplicativos

  1. Como criar um app grátis?

    Há vários programas online que oferecem todas as ferramentas necessários para você criar um app do jeito que quiser, como por exemplo o FabApps. Esse programa oferece pacotes de serviços gratuitos e pagos, e você precisa apenas se cadastrar gratuitamente e seguir um passo a passo dentro da ferramenta para criar o seu próprio aplicativo.

  2. Qual o custo para criar um aplicativo?

    Depende do tipo de aplicativo que você deseja desenvolver. Se for algo mais simples, é possível criar grauitamente por diversos programas online, porém se for algo mais elaborado talvez seja necessário fazer uso de ferramentas pagas.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.