Como ganhar dinheiro com blog: 11 dicas super bacanas!

Inicialmente, você pode começar seu blog até como um hobby e, depois que tomar gosto, passar a tratá-lo de fato como um meio de gerar renda extra ou até a sua fonte principal, dependendo do seu sucesso.

Escrito por Victor Leitão

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Aprender como ganhar dinheiro com blog atualmente é uma ótima opção para faturar uma renda extra no final do mês e pode, até mesmo, se tornar sua fonte de renda principal, afinal de contas, essa atividade oferece diversas possibilidades de ganhos, e todos bem positivos.

Além disso, escrever sobre um tema ou assunto que gostamos é sempre gratificante, principalmente se tivermos um retorno financeiro.

Mas como ganhar dinheiro com blog? Antes de começar, é bom deixar claro que para ter sucesso nesse negócio é preciso ter muita dedicação e esforço, pois não adianta criar um blog e sair publicado qualquer coisa nele. Tudo precisa ser bem estudado.

Sendo assim, para ajudar você que pretende iniciar nessa área, preparamos um guia especial com 11 dicas importantes sobre como criar um blog de sucesso e ganhar dinheiro. Confira!

1. Invista na plataforma ideal

Primeiramente, você precisa investir em uma plataforma ideal para armazenar o seu blog.

É essencial que ela seja flexível para poder implementar ferramentas que te ajudarão a crescer.

WordPress, por exemplo, é o software de gerenciamento de conteúdo mais usado no mundo inteiro. Ele é gratuito, embora, algumas configurações mais avançadas sejam pagas.

Apesar de ser um programa fácil de manusear, você pode conferir alguns tutoriais no YouTube que ensinam como criar um blog no WordPress.

2. Crie um visual atraente

Sabe aquela expressão “a primeira impressão é a que fica”? Aqui é basicamente isso. Seu blog precisa ter um visual atraente para convencer o leitor a passar mais tempo nele.

Se você escreve sobre moda, então, aposte em cores que estão fazendo sucesso no mundo fashion de hoje em dia. Assim, além de se aproximar do público, você mostrará que está antenado.

Além disso, essa técnica também ajuda a chamar a atenção de futuros patrocinadores e parceiros.

3. Interaja com outros blogueiros

Pesquise por blogueiros na sua área de interesse e analise que tipo de conteúdo eles divulgam nas redes sociais, como estruturam os textos, etc.

Ademais, também é importante manter um relacionamento amigável com outros blogueiros para que futuramente seja possível fechar uma parceria ou algo do tipo.

4. Procure anunciantes

Existem várias agências de afiliação que oferecem oportunidades de publicidade com anúncios em vários formatos, como o Lomadee.

Caso se associe ao site, eles pagarão pelas vendas que forem efetivadas em seu blog.

Outra opção é o próprio Google que disponibiliza, através do programa Google Adsense, um sistema que exibe anúncios em seu site, e a cada vez que ele for clicado, você recebe um determinado valor do Google.

Quanto mais o seu blog crescer, mais empresas se interessarão em anunciar nele ou fechar algum tipo de parceria.

5. Invista no Inbound Marketing

Também conhecido como Marketing da Permissão, ele consiste em ser menos invasivo que um pop-up.

Quando alguém assina uma lista de e-mail, essa pessoa está permitindo receber e-mails de determinada instituição. Ela também tem o direito de cancelar essa assinatura a qualquer momento.

Além de ter um baixo custo de aquisição de um novo leitor, esse tipo de marketing é responsável por 90% dos cliques nos sites.

6. Utilize as ferramentas do Google

Além do Google Adsense, o Google também possui outras ferramentas que podem e devem ser utilizadas ao seu favor.

Até porque o Google é a maior ferramenta de busca do mundo e o seu blog estar alinhado as diretrizes dele é extremamente importante. Confira algumas ferramentas interessantes:

Google Keyword Planner

O Google Keyword Planner consegue obter informações relevantes sobre palavras-chave e auxilia no planejamento de quais devem ser abordadas em seus textos.

Ademais, ele também possuis outras funções:

  • Lista de termos relevantes;
  • Média mensal de pesquisas;
  • Nível de concorrência;
  • Lance sugerido (para anunciantes).

Google Suggest

O Google Suggest é o autocomplete do Google. Quando você começa a digitar determinada palavra, ele sugere outras palavras de acordo com a primeira.

Isso pode te ajudar a descobrir quais assuntos estão relacionados com o que você pretende escrever.

Google Search Console

O Google Search Console te ajuda a entender se seu blog está otimizado e o que precisa ser melhorado.

Ele também emite alertas a cada falha ou problema crítico detectado.

Os relatórios de erros, que impedem o seu site de ser exibido no Google, mapeiam o que está comprometendo o seu desempenho, permitindo corrigir o que há de errado.

Google Alerts

O Google Alerts te manda um e-mail avisando cada vez que algum termo que você esteja monitorando for citado na web.

É possível, por exemplo, acompanhar as palavras importantes dentro do seu conteúdo.

Além disso, se alguém citar o seu blog, será possível mapear o que foi dito e, caso seja uma crítica ruim, você poderá contornar de forma mais rápida.

No Google Trends, é possível explorar os tópicos que estão em alta, não só no Brasil, mas ao redor do mundo.

Com ele, você garante que o seu blog sempre esteja atualizado sobre as maiores tendências e ajuda a aumentar a audiência de acordo com o seu conteúdo.

Google AdWords

Com o Google AdWords, é possível anunciar online tanto nos resultados de busca do Google quanto em sites parceiros.

Quando você pesquisa algo, o Google grava a busca durante um tempo, e por isso é possível afunilar quais propagandas aparecerão na sua tela.

Por exemplo: se o seu blog fala sobre fotografia, o anúncio dele só aparecerá para pessoas que procuraram sobre o assunto.

Não confunda o Google AdSense com o Google AdWords. O primeiro exibe anúncios do Google AdWords, ou seja, eles se complementam.

Google Analytics

Com o Google Analytics, é possível fazer análises de sites e aplicativos.

Você também consegue analisar o número de visitantes do seu blog, tempo médio de permanência dos leitores nas páginas, de onde vieram as pessoas, etc.

Ele possui, ainda, outras funções:

  • Observar o funil;
  • Verificar as taxas de conversões por categorias;
  • Criação de testes A/B de páginas.

Caso você ainda tenha alguma dúvida sobre essas ferramentas, estão disponíveis na Internet diversos cursos e e-books sobre o assunto.

7. Otimize seu blog

Para que as pessoas tenham vontade de ler seus textos, você precisa otimizá-los usando uma ferramenta chamada SEO (Search Engine Optimization).

Mas não é só isso: ela também ajuda seu blog a obter melhores resultados orgânicos no Google e, consequentemente, a ganhar visibilidade no mundo digital.

Por exemplo: se você escreveu um texto ensinando a fazer uma determinada receita culinária, ele precisa alcançar as primeiras posições nos mecanismos de busca do Google, certo?

Agora, como fazer isso? Basicamente escolhendo as melhores palavras-chave.

Para entender melhor como usar o SEO ao seu favor, existem vários vídeos e cursos online disponíveis na internet.

A Udemy, por exemplo, oferece um curso de SEO completo, que vai desde o nível básico até o avançado.

8. Mantenha seu blog atualizado

Sempre mantenha seu blog atualizado. Se você não tem muito tempo durante o dia, tente ao máximo separar algumas horas durante a noite ou use seu intervalo de expediente.

O comprometimento que você tem com seus leitores (de postar regularmente) é muito importante para o crescimento do seu blog.

Se possível, tente estimular horários fixos para as postagens.

9. Monte um modelo otimizado para celular

Às vezes entramos em um site pelo celular/tablet e sua interface é bem ruim de explorar as configurações. Isso ocorre porque a página não tem um modelo otimizado para tais aparelhos eletrônicos e você não pode cometer o mesmo erro.

Sendo assim, otimize sua página para celular/tablet e veja o quanto será positivo para seu blog. As pessoas terão mais prazer de permanecer no site.

10. Utilize as redes sociais

Além de otimizar seu blog para celular/tablet, você deve utilizar as redes sociais a seu favor, mas lembre-se: cada rede social terá um propósito diferente para o seu site.

O Facebook, por exemplo, pode ser usado como principal meio de divulgação de seus textos. Já o Instagram, por ser extremamente visual, pode ser o local onde serão postados “memes” e outras coisas mais informais.

O que você faz no seu dia a dia? Publique no story. Acredite, as pessoas gostam de saber dessas coisas banais.

Em geral, é fácil manusear essas redes sociais, mas você também pode procurar por vídeos e cursos online.

11. Venda produtos

Atualmente é possível montar uma loja virtual com o WordPress. Você pode criar sua própria marca e ganhar muito dinheiro com blog.

Se você gosta de costurar, invista nas ecobags que, além de estarem super na moda, são sustentáveis. Pense em diferentes estampas e solte sua criatividade.

Já para quem gosta de bijuterias, confeccioná-las é uma ótima ideia.

Está em alta brincos e colares feitos de cola quente. Existem vários vídeos explicando como faz e o melhor de tudo: sai super barato a produção.

Para aumentar a visibilidade do seu produto, você pode utilizar o Google Shopping Ads. Além de anunciar seus itens, ele faz uma conexão com a sua loja.

Assim, qualquer usuário poderá ver o seu produto direto no buscador quando procurar por ele.

Perguntas frequentes

  1. Como funciona a monetização de sites e blogs?

    O funcionamento é bem simples: o Google divulga anúncios de parceiros em seu blog ou site e, em troca, o dono recebe um valor de comissão a cada clique ou vezes que o anúncio foi exibido.

  2. Quanto o Google AdSense paga?

    O Google AdSense repassa para o dono do blog 68% do valor pago pelo anunciante. Por exemplo, se o anunciante define que o custo por clique do seu anúncio será de R$1, o dono do blog receberá cerca de R$0,68 a cada clique recebido.

 

  1. Soares Filho

    E o legal que dá pra escrever sobre qualquer coisa. A todo momento tem gente procurando por assuntos diversos e uma hora seu conteúdo aparece. Parabéns, materia excelente!

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