Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como ganhar dinheiro com rifas: seu guia completo

As rifas são sorteios bem tradicionais feitos há bastante tempo para ganhar dinheiro extra. Veja como funciona e aprenda como fazer uma rifa bem organizada.

lucas proenca
Lucas Proença Estagiário de Conteúdo

Se você está em busca de alternativas para faturar uma renda extra, aprender como ganhar dinheiro com rifas pode ser uma opção interessante.

O conceito de rifa já é conhecido por grande parte das pessoas, porém poucos realmente sabem como realizar uma de forma bem organizada e dentro da legalidade.

Continua após a publicidade

É justamente esse tema que será abordado neste artigo. Aqui, você vai aprender como elaborar e divulgar uma rifa, além de conhecer a mecânica de funcionamento ideal para passar credibilidade para quem vai comprá-la. Confira!

Como funciona uma rifa?

As rifas são um tipo de sorteio que se tornou uma forma de garantir uma renda extra. Na verdade, elas são um meio de “pedir dinheiro” sem estar necessariamente pedindo, uma vez que algo em troca está sendo ofertado.

Continua após a publicidade

Dessa maneira, a pessoa compra um bilhete ou número, por um valor bem abaixo do objeto que está sendo ofertado e a partir desse momento estará automaticamente concorrendo ao prêmio em questão.

Com relação a data do sorteio, ela já deve estar pré-agendada na própria descrição da rifa, até mesmo para passar uma maior credibilidade. No entanto, algumas pessoas esperaram que todos os bilhetes sejam vendidos, para só então marcar a data do sorteio.

Como fazer uma rifa para ganhar dinheiro?

Como acontece com qualquer outro tipo de venda, também é necessário ter um plano de negócio para elaborar bem uma rifa.

Sendo assim, é importante traçar uma meta de quanto você precisa arrecadar, além de entender o perfil das pessoas que você oferecerá a rifa, para que o produto ofertado seja interessante para todos, ou ao menos para a grande maioria. Dessa maneira será possível atrair a atenção deles.

Continua após a publicidade

Além disso, procure também deixar muito claro quais são os objetivos que deseja alcançar com a realização da rifa e os meios para conseguir isso.

Feito isso, siga para a distribuição de valores e para a montagem dos bilhetes, que devem conter espaços para o nome da rifa, tipo de prêmio e data do sorteio.

Quais informações são necessárias?

Após estabelecer os objetivos da rifa e o prêmio que será ofertado, você deve expor algumas informações que devem constar para que não haja dúvidas em relação ao sorteio. Veja as mais importantes:

  • nome da rifa;
  • objetivo da rifa;
  • prêmio que será sorteado;
  • data do sorteio;
  • número do bilhete;
  • valor da rifa;
  • explicar como se dará o sorteio;
  • contato do responsável pela rifa.

Ademais, é necessário um “canhoto” para inserir as informações de cada comprador, que deve conter espaços para o nome, endereço, telefone, e-mail e número do bilhete destinado àquela pessoa.

Continua após a publicidade

Como deve ser o sorteio?

Após deixar bem explícito as principais questões para elaboração de uma rifa de forma eficiente, é hora do momento mais importante: saber como o sorteio deve ser feito.

Esse sorteio deve ser feito de forma que fique mais fácil para quem está organizando a rifa. A dica é para que seja virtual, porém, também há a possibilidade de colocar os números dos bilhetes ou até mesmo o próprio “canhoto” em uma urna.

Faça a rifa pela Loteria Federal

Caso você deseje passar uma maior credibilidade para o sorteio, uma ótima opção é que ele aconteça pela Loteria Federal. No entanto, para isso, é necessário seguir alguns passos.

Em primeiro lugar, você deve escolher a quantidade de bilhetes que serão vendidos. Desta maneira, caso os números sejam de 100 a 1000, por exemplo, basta verificar na data do sorteio quais números foram sorteados pela Loteria Federal para definir o ganhador do prêmio.

Continua após a publicidade

Agora que você já sabe como ganhar dinheiro com rifas e os passos que deve seguir para que tudo ocorra como o planejado, basta ter responsabilidade e comprometimento com todas as etapas de preparação que envolve esse tipo de negócio.

Com um bom planejamento e respeitando as medidas de segurança e transparência, a rifa será um sucesso e você conseguirá o valor necessário que precisa para alcançar o seu objetivo.

Nas rifas que “correm” pela Loteria Federal, é comum que o vencedor seja aquele que possui o número igual a dezena, centena ou milhar final. Desta maneira, as rifas podem ser elaboradas basicamente de três formas:

  1. 100 bilhetes — numerados de 00 a 99;
  2. 1 mil bilhetes — numerados de 000 a 999;
  3. 10 mil bilhetes — numerados de 0000 a 9999.

Perguntas frequentes sobre como fazer uma rifa para ganhar dinheiro

  1. Como fazer uma rifa dentro da legalidade?

    Basicamente, você deve informar o motivo da rifa, especificar qual será o prêmio do ganhador, informar o valor da compra e quando será o sorteio, explicar a mecânica de funcionamento e deixar seus dados disponíveis para contato.

  2. Como divulgar uma rifa?

    Para conseguir vender rapidamente sua rifa, você pode divulgar nas suas redes sociais e grupos de WhatsApp que participa. E, além de pedir às pessoas para comprarem, peça também para que elas divulguem.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.