Como ganhar Dinheiro com Podcast? Conheça as principais formas e estratégias

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão
ipod com fones de ouvido para quem deseja saber como ganhar dinheiro com podcast
Aprenda como ganhar dinheiro com podcast para que, além de produzir bons conteúdos para a audiência, você consiga monetizar a sua plataforma

Como ganhar Dinheiro com Podcast? Conheça as principais formas e estratégias

Para pessoas que tem habilidades com produção de conteúdo através de insights e temas interessantes, aprender como ganhar dinheiro com podcast pode ser uma ótima opção de renda extra. 

Afinal, atualmente é muito comum que ao invés de escutar músicas ou vídeos para passar o tempo, as pessoas busquem por áudios que possam fazer com que elas aprendam sobre diversos temas. 

Continua após a publicidade

E é justamente esse o objetivo dos podcasts: possibilitar aprendizado em qualquer momento do dia por áudios que podem ser ouvidos no carro ou o transporte público, durante a academia ou em uma caminhada ao ar livre. 

Por isso, ganhar dinheiro na internet utilizando o podcast como formato de conteúdo é uma excelente oportunidade de negócio. 

Continua após a publicidade

E para te ajudar neste processo, o iDinheiro preparou este conteúdo separando as melhores plataformas para podcast e as dicas mais eficientes para aumentar a sua audiência. 

Como rentabilizar seu podcast?

Para rentabilizar podcasts existem diferentes maneiras. Entre elas, algumas são diretas, como a divulgação de afiliados, e outras indiretas, como o recebimento pelas propagandas das plataformas. 

Pensando em te ajudar a entender mais sobre as opções, selecionamos as formas mais utilizadas por quem busca monetizar seus podcasts.

Publicidade e propaganda

A maior parte das plataformas gratuitas colocam anúncios entre um áudio e outro ou no meio de conteúdos maiores. 

Continua após a publicidade

Por isso, essa também é uma forma de monetização. A cada vez que um ouvinte não pula a propaganda por alguns segundos, você poderá receber percentuais pequenos pagos por ela. 

No entanto, caso você tenha um canal grande, é possível vender a possibilidade de empresas e pessoas divulgarem em parceria durante o conteúdo. 

Por essa participação, é possível cobrar valores maiores de acordo com diferentes critérios, como:

  • quantidade média de ouvintes;
  • nicho de mercado;
  • qualidade da informação;
  • relevância para o seu público alvo.

Divulgação de afiliados

Os programas de afiliados também possibilitam que os participantes ganhem porcentagens de comissões a partir das vendas que realizam. 

Por isso, caso o podcast seja a descrição de um produto e mostre as suas funcionalidades, é possível divulgar links para que os ouvintes efetuem a compra. Com isso, você também receberá dinheiro pela venda efetuada. 

Continua após a publicidade

Além disso, cursos também podem ser trabalhados com o objetivo utilizado para um programa de afiliados. 

Caso o conteúdo seja uma pílula sobre autoconhecimento, por exemplo, é possível colocar na descrição possibilidades de desenvolvimento no tema com mentorias particulares e/ou online. 

Divulgue seus próprios produtos

Quando você desenvolve cursos, produtos digitais, serviços ou algum material físico relevante para o ouvinte, é possível utilizar a sua plataforma de podcasts para divulgá-los. 

Essa é uma estratégia muito utilizada por profissionais especialistas que oferecem consultoria, por exemplo. 

Isso porque conseguem fazer um link direto entre o tema do podcast e seus serviços mais personalizados que o ouvinte precisa pagar para ter acesso. 

Continua após a publicidade

Busque patrocínios 

Se você procurar entender como ganhar dinheiro com podcast analisando os canais maiores, vai ver que buscar patrocínios estratégicos pode ser uma boa opção.

Afinal, quando você cria um bom veículo de comunicação, é comum que existam empresas e pessoas que queiram fazer patrocínios em troca da divulgação para que mais pessoas conheçam a empresa e as soluções que eles oferecem.

Entretanto, é importante ser fiel ao seu público para não perder seu engajamento e volume de acessos. Entre as boas práticas, podemos listar:

  • escolha patrocínios de produtos e serviços que estejam relacionados ao seu nicho, ou seja, se você fala sobre finanças, seus ouvintes podem estranhar a indicação de produtos de higiene bucal;
  • promova produtos ou serviços que, realmente sejam de qualidade e confiáveis;
  • deixe explícito que sua recomendação é uma parceria paga, afinal de contas, não indicar uma publicidade é considerado crime na internet.

Plataformas para postar seu podcast

Tão importante quanto as maneiras de rentabilizar os conteúdos em podcast, é saber onde publicar o conteúdo produzido.

Continua após a publicidade

Afinal, sem a plataforma ideal, desenvolver estratégias de como ganhar dinheiro com podcast se torna em algo muito mais complicado.

Por isso, separamos as melhores opções para que você conheça as vantagens e especificidades de cada uma delas. 

Spotify

O Spotify é uma das plataformas com mais audiência quando falamos sobre streaming de áudios no momento. 

E, apesar de sua popularidade com músicas, ele também possibilita que as pessoas postem e escutem podcasts de maneira simples e bastante facilitada.

Continua após a publicidade

Com a versão gratuita, é possível ter acesso ao aplicativo através de smartphones com sistema Android e iOS

Por ser uma das gigantes deste mercado, é possível encontrar podcasts dos mais diferentes segmentos de mercado, sendo uma excelente oportunidade para conhecer as principais referências de acordo com o seu conteúdo.

Apple Podcasts

Com acesso exclusivo para sistemas iOS, o Apple Podcasts é uma das alternativas para quem busca uma boa plataforma para postar seus conteúdos e áudios. 

Apesar do acesso ser restrito, o aplicativo é gratuito e permite que os usuários façam download para ouvir quando e onde quiserem. 

Continua após a publicidade

Além disso, também é possível alternar o dispositivo em que está sendo reproduzido, passando o iPhone para o Apple Watch sem interrupção, por exemplo. 

Google Podcasts

Com a proposta um pouco diferente e completa, o Google Podcasts também é uma opção para postar podcasts. 

Ao contrário do Apple Podcasts, ele pode ser encontrado tanto na Play Store, quanto no Apple Store

A plataforma possui diferenciais como destaques de notícias dos anos, programas de televisão, além de podcasts com diferentes assuntos como culinária, esporte e standups. 

Continua após a publicidade

CastBox

O mais famoso de todos os canais exclusivos de podcasts é o Castbox. 

Nele, o usuário consegue encontrar conteúdos dos mais diversos temas, além da boa visibilidade para a maioria dos públicos-alvo. 

Agora, caso esteja interessado em postar podcasts em outras línguas, o CastBox também é uma boa plataforma já que conta com conteúdos dos mais diversificados em pelo menos, 70 idiomas.

Entre os diferenciais da plataforma estão a possibilidade dos usuários se inscrevem em canais, compartilharem conteúdo e também baixarem para ouvir os podcasts em outros dispositivos a qualquer hora. 

Mais um ponto importante a ser ressaltado é que o aplicativo está disponível gratuitamente para sistemas Android e iOS

Continua após a publicidade

No entanto, também existem assinaturas Premium e Premium Pro com benefícios exclusivos. 

Pocket Casts 

Outra possibilidade de aplicativo para postar podcasts é o Pocket Casts. Com versões gratuitas disponíveis para Android e iOS, o aplicativo é um dos mais acessados no ramo. 

Além disso, ele também está disponível para computadores por aplicativos e até mesmo da versão web. No entanto, o seu acesso só é permitido por esses canais para os assinantes do Pocket Casts Plus.

Por ser uma das plataformas mais completas de podcasts, é uma alternativa para todos os públicos. Entre os seus diferenciais, podemos destacar:

  • escolha da velocidade de reprodução;
  • possibilidade de baixar conteúdos para ouvir mesmo sem internet.

TuneIn Radio

Se o seu público-alvo com os podcasts são amantes de esportes, uma das melhores plataformas disponíveis é o TuneIn Radio, onde seus usuários conseguem ouvir ao vivo jogos de futebol, beisebol, futebol americano e basquete. 

Continua após a publicidade

Os campeonatos transmitidos são nacionais, como o Campeonato Brasileiro, e também estrangeiros, como a Champions League. 

E apesar desse foco maior nos esportes, pelo aplicativo também é possível que os usuários encontrem músicas, ouçam rádios de diversos países do mundo e encontrem podcasts de outros temas. 

O aplicativo TuneIn Radio é um dos mais versáteis quando o assunto é meio de acesso. Além de estar disponível na Apple Store e na Play Store, também pode ser acessado através de outras plataformas como:

  • Google Home;
  • Alexa;
  • Amazon Echo.

Com isso, certamente será possível aprender a como ganhar dinheiro com podcast utilizando plataformas que tenham correlação com as necessidades da sua audiência. 

Continua após a publicidade

Como conquistar sua audiência e ganhar dinheiro com podcasts?

O mercado do podcasts pode ter muita concorrência, apesar de ser relativamente novo. Por isso, diferenciar-se é um dos principais pontos para ter sucesso. 

Pensando em te ajudar nesse processo, separamos as principais dicas de como conquistar a sua audiência e aprender como ganhar dinheiro com podcasts. 

Tenha conteúdos de qualidade

Bons conteúdos são o primeiro passo para que o seu público-alvo acompanhe todos as postagens. 

Por isso, busque estruturar pautas objetivas e sem enrolação, que entreguem de maneira direta. 

Como os podcasts são formas de poupar tempo e otimizar o aprendizado durante os tempos livres, é fundamental que o áudio seja o mais breve com o maior número de informações relevantes.

Continua após a publicidade

Faça uma linha de conteúdos complementares

Ao iniciar ou finalizar um podcast, sempre relembre o usuário de que outro conteúdo pode ser complementar àquele que ele está ouvindo.

Com isso, é comum que ele permaneça no seu canal mesmo depois de ouvir o primeiro áudio. 

Faça conteúdos em parceira 

Fazer alguns conteúdos em parceira com outros canais de podcast pode ser uma alternativa para divulgar seu trabalho, ser mais conhecido e ganhar dinheiro com podcast.

Por isso, foque em canais que tenham interligação de interesses do público-alvo. Um exemplo são as parcerias entre canais de esportes e de exercícios físicos. 

Continua após a publicidade

Essa interação, além de mesclar a audiência dos dois canais, gera maior engajamento e visibilidade no longo prazo para um público que realmente esteja interessado no seu trabalho. 

Vale a pena aprender a como ganhar dinheiro com podcast?

Fazer podcasts e compartilhar conteúdos que você domina, além de ser um trabalho prazeroso, também pode garantir uma ótima renda extra no final do mês. 

Porém, a persistência e a melhora contínua devem ser pilares para a produção das pautas, qualidade do áudio e até mesmo o formato do podcast, como uma linguagem mais informal ou não. 

Como pudemos ver ao longo deste conteúdo, aprender a como ganhar dinheiro com podcast é uma das maiores oportunidades do mercado digital atual.

Continua após a publicidade

No entanto, é também um ramo que para se destacar, é necessário cativar e fidelizar a audiência. 

Desta forma, com conteúdos cada vez mais pertinentes e que consigam fazer a diferença na vida de quem os escuta, maiores são as chances de publicações de podcasts mais lucrativas.

Mas, se você quer saber outras formas de ganhar dinheiro na internet, não deixe de conferir o conteúdo feito pelo iDinheiro com as melhores maneiras de ganhar dinheiro na internet de forma honesta e comprovada.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber todas as novidades sobre como aumentar a renda de maneira efetiva.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

    Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.