Como ganhar dinheiro com animais: 11 negócios no mercado pet

Quer saber como ganhar dinheiro com pets? Confira nossa lista com 11 ideias de negócios para iniciantes, além de dicas para fazer uma renda extra nesse mercado!

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Se você procura alternativas para ganhar uma renda extra, vale a pena conhecer algumas maneiras de como ganhar dinheiro com pets e atuar em um dos maiores mercados que existem no Brasil.

De acordo com a Associação Brasileira de Produtos para Animais de Estimação (ABINPET), o Brasil possui a segunda maior população de cães, gatos e aves canoras em todo o mundo. Além disso, somos o terceiro país em população total de animais de estimação.

Continua após a publicidade

Dessa forma, se você está em busca de alternativas para ganhar uma renda extra, procura novas carreiras ou é apaixonado por animais, listamos estas 11 possibilidades para quem deseja aprender como ganhar dinheiro com pets:

  1. Seja dog walker
  2. Faça e comercialize ração natural
  3. Seja um doghero
  4. Invista na carreira de pet influencer do seu animal
  5. Monte um petshop
  6. Crie uma loja no Mercado Livre para produtos pet
  7. Ofereça banho e tosa em domicílio
  8. Seja adestrador
  9. Ofereça serviço de transporte para pet
  10. Monte uma creche ou hotel para pet
  11. Seja fotógrafo de pet

Confira mais detalhes sobre cada alternativa e veja como ganhar dinheiro com pets de maneira prática e acessível.

Continua após a publicidade

1. Seja dog walker

Uma das profissões mais antigas e conhecidas relacionadas ao mercado pet são os dog walkers, ou passeadores de cães.

Esses profissionais ficam encarregados de levar os animais para passear, especialmente cachorros, que possuem uma necessidade maior de contato ao ar livre. No entanto, passeadores de gatos e outros pets também estão ganhando espaço no mercado.

Por isso, é possível contar com os dog walkers, e muitas pessoas oferecem esse serviço para a comunidade onde vivem ou mesmo em aplicativos específicos de contratação.

Assim, uma das primeiras opções de como ganhar dinheiro com pets para quem está começando é investir nessa atividade.

Continua após a publicidade

Ofereça seus serviços para conhecidos, no bairro ou no condomínio. Também divulgue sua disponibilidade nas redes sociais, uma alternativa gratuita e de amplo alcance.

2. Faça e comercialize ração natural

A alimentação saudável e orgânica deixou de ser um assunto exclusivo dos humanos, e também passou a ser uma preocupação dos donos com seus pets.

Embora existam várias opções devidamente processadas para cada ração e tipo de animal, muitas pessoas estão optando por alternativas naturais, e essa pode ser uma boa forma de ganhar dinheiro com pets.

A produção artesanal e orgânica de rações pode atender um mercado crescente, além de proporcionar refeições de qualidade para os animais. Vale lembrar que alguns pets têm condições especiais de saúde, como diabetes ou obesidade, ou seja, precisam de uma alimentação bem planejada.

Continua após a publicidade

Então, trata-se de uma atividade séria, e é importante não confundir a produção de ração natural com sobras. Os alimentos com condimentos podem fazer mal para os pets. Além disso, também é recomendável usar complementos de cálcio nas receitas. 

Assim, as rações naturais terão a quantidade certa de nutrientes para os animais, com qualidade e preparo correto. Outra vantagem dessa alternativa é a possibilidade de administrar as porções, vendendo mais ou menos, de acordo com a disponibilidade.

Dessa forma, você poderá ganhar dinheiro com pets e ajudar em sua alimentação de forma saudável e completa, sem gastar muito dinheiro ou esforço.

3. Seja um DogHero

DogHero é uma plataforma digital que está ganhando cada vez mais espaço no mercado, como uma forma de conectar os pets à serviços relevantes com toda a facilidade que a tecnologia proporciona.

Continua após a publicidade

O aplicativo funciona a partir do cadastro de anfitriões e clientes. Os usuários que procuram serviços profissionais podem encontrar pessoas dispostas a oferecer esse atendimento.

Depois de encontrar a oferta, cliente e anfitrião podem fazer negócio de forma direta, tornando o DogHero uma opção interessante de como ganhar dinheiro com pets.

Alguns dos serviços que a plataforma disponibiliza incluem:

  • dog walkers;
  • hospedagem;
  • táxi animal;
  • petshop;
  • creches.

Basicamente, é possível trabalhar como prestador de serviços para animais de estimação, utilizando um site que facilita o contato entre interessados e profissionais.

Além disso, a plataforma conta com diferenciais interessantes, como tecnologia que mostra os anfitriões mais próximos. A maior parte dos recursos são gratuitos, de modo que o investimento inicial para trabalhar com DogHero também é um atrativo para essa opção.

Continua após a publicidade

4. Invista na carreira de pet influencer do seu animal

Se você procura maneiras de ganhar dinheiro com pets, pode aproveitar todas as possibilidades que a internet disponibiliza e tornar o seu animalzinho uma celebridade.

A carreira de pet influencer é uma alternativa que vem se tornando cada vez mais popular, com centenas de perfis em todas as redes sociais.

Isso porque os usuários se interessam por conteúdos relevantes, apresentados pelos animais e seus donos, de maneira leve e descontraída.

Dessa forma, vale a pena considerar tornar o seu pet um influencer no mundo animal, por exemplo, por meio de roupinhas, apresentando a rotina do pet ou criando conteúdos engraçados.

Continua após a publicidade

Considere criar um perfil para seu animal nas redes sociais, como Instagram e Youtube, onde é possível compartilhar fotos e vídeos do dia a dia do pet celebridade. Você também pode usar o Kwai e aproveitar que o código convite do app também é uma forma de ganhar dinheiro que o Kwai paga de verdade.

Caso seja bem sucedido, o perfil pode atrair parcerias e patrocinadores, rendendo um dinheiro extra para o dono.

5. Monte um petshop

Esses centros de beleza e tratamento para animais de estimação são estabelecimentos populares, e também atraem uma demanda considerável.

Principalmente em bairros e regiões que ainda não contam com um local acessível, podendo ser essa uma ótima alternativa para ganhar dinheiro com animais.

Continua após a publicidade

É claro, para ter um negócio bem-sucedido, é importante que os profissionais que atuam na sua equipe sejam qualificados para cuidar dos pets.

Geralmente donos de animais que buscam esses serviços desejam que seus companheiros recebam banho e tosa, além de outros tratamentos especiais.

Existe uma série de cursos para petshops, que podem tornar os profissionais mais habilitados para cortes, tosas e cuidados especiais.

No entanto, para iniciantes, existe a possibilidade de abrir um petshop simples, para atender banhos e tosas, e, posteriormente, ir melhorando o estabelecimento.

Continua após a publicidade

Além disso, petshops também são conhecidos por oferecer produtos diferenciados, o que é uma alternativa de ganho.

Por exemplo, vender shampoos e condicionadores para animais, cremes especiais, lacinhos de cabelo e produtos perfumados. Esse serviço adicional potencializa o petshop e ainda permite que o dono ganhe uma renda extra com essa venda.

6. Crie uma loja no Mercado Livre para produtos pet 

A venda de produtos em e-commerces também é uma alternativa interessante de como ganhar dinheiro com pets.

Especialmente em plataformas de marketplace, como o Mercado Livre, que disponibiliza todas as ferramentas para iniciantes que desejam investir em uma loja virtual.

Continua após a publicidade

Ainda, essa opção não é apenas acessível, como também traz um grande número de possibilidades para o vendedor.

Afinal, é possível vender todo tipo de produto pet no Mercado Livre, como:

  • brinquedinhos;
  • acessórios;
  • roupas para pets;
  • rações e petiscos;
  • itens essenciais, como casinhas e vasilhas para alimentação.

Existem diversos tipos de fornecedores que podem oferecer produtos a preço de atacado, permitindo ganhar dinheiro com pets de forma simples por meio de vendas na internet.

Além disso, vender produtos no Mercado Livre não demanda a criação de uma loja completa, por exemplo.

Basta cadastrar os produtos na plataforma e administrar os envios, sendo uma forma prática de como ganhar dinheiro com pets.

Continua após a publicidade

Embora o investimento seja maior do que outras alternativas, pode valer a pena vender produtos online, por conta da procura e da praticidade.

7. Ofereça banho e tosa em domicílio 

Enquanto o petshop é uma ideia tradicional e popular de como ganhar dinheiro com pets, os negócios de banho e tosa a domicílio também são uma alternativa que se destaca.

Hoje em dia, donos de animais de estimação buscam praticidade nos serviços para seus companheiros, em diversos âmbitos, como, por exemplo, a contratação de dogwalkers.

Dessa forma, oferecer serviços de higiene em casa pode ser uma maneira de construir um negócio vantajoso e conseguir uma renda extra de maneira simples.

Continua após a publicidade

Alguns empreendedores adaptam mini-vans para ter todos os equipamentos necessários para o banho e tosa em domicílio, inclusive usando botijão de gás para aquecer a água na hora da limpeza. A grande vantagem é a mobilidade, ou seja, você pode atender vários clientes em diferentes pontos da cidade e aumentar seus ganhos.

8. Seja adestrador

Muitos donos procuram profissionais para ensinar seus animais de estimação, desde truques básicos, como convivência e independência, até treinamentos mais elaborados.

Nesse caso, se tornar um adestrador é uma forma de ganhar dinheiro como especialista, e, por isso, também precisa de certo investimento.

Por exemplo, você deve garantir que é habilitado para executar essa função sem prejudicar o pet e seu comportamento.

Continua após a publicidade

Assim, vale a pena pesquisar alguns cursos e materiais de apoio antes de começar a divulgar os seus atendimentos. No entanto, depois de se especializar, será possível acessar um mercado amplo e com grande demanda.

Além disso, existem vários níveis de adestramento, e você pode se especializar em mais de uma categoria, ampliando suas opções de como ganhar dinheiro com pets.

É possível trabalhar com truques simples, como fazer xixi no lugar certo ou parar de morder os móveis, por exemplo.

Enquanto isso, muitos donos também buscam adestramento para melhorar o comportamento do pet no convívio social ou mesmo para competições de beleza ou agility. Outra área do adestramento muito interessante é a de animais acompanhantes, de salvamento ou psicólogos, que são usados em tratamentos de crianças, adultos e idosos.

Continua após a publicidade

9. Ofereça serviço de transporte para pet

Outra alternativa interessante de como ganhar dinheiro com pets é disponibilizar serviços de transporte para animais de estimação. 

Essa também é uma grande demanda, e nem sempre os donos encontram motoristas dispostos a transportar seus animais. Por isso, investir nesse segmento pode ser uma boa forma de ganhar dinheiro extra.

Os táxi-cão, e outras variações, possuem estrutura especializada para carregar animais, como gaiolas e proteção interna.

No entanto, muitos motoristas de transporte preferem não trabalhar com pets, por conta da possível sujeira, imprevistos e cuidados que devem ter ao carregar esses animais no trânsito.

Continua após a publicidade

Nesse caso, é importante se prevenir para esse tipo de imprevisto, tomando cuidado para que o carro ofereça tudo que é necessário no transporte animal, com segurança e facilidade.

Por outro lado, basta ter um veículo para começar a trabalhar com transporte de pets, investindo em uma área com demanda considerável e poucos profissionais atuantes.

10. Monte uma creche ou hotel para pet

Assim como o serviço de transporte de pet, negócios como creche ou hotéis para animais de estimação são bastante procurados, mas ainda apresentam poucas opções no mercado.

Dessa forma, essa pode ser uma boa alternativa de como ganhar dinheiro com pets, de maneira simples e fácil.

Continua após a publicidade

Serviços de creche para pets são locais onde os donos podem deixar seus animais por determinado período de tempo, onde serão devidamente cuidados e poderão interagir com outros animais de mesmo porte e personalidade.

Nesses serviços, é comum que os pets recebam alimentação, estímulos e atenção, além de estrutura como brinquedos e caminhas para descanso. Ao final do dia, os tutores buscam seus pets.

Enquanto isso, hotéis para animais também são serviços interessantes e atrativos, pois muitos donos buscam essa opção para viajar com tranquilidade.

Caso não seja possível deixar o pet com nenhum conhecido ou familiar, e ele não possa acompanhar na viagem, um hotel para animais de estimação é a alternativa mais buscada.

Continua após a publicidade

Além disso, não é preciso de uma grande estrutura para começar. Pessoas que procuram como ganhar dinheiro com pets podem disponibilizar sua própria casa, como um quarto ou cômodo livre para acomodar o animal.

Assim, os donos podem viajar ou atender aos seus compromissos com mais tranquilidade, sabendo que alguém está cuidando dos seus companheiros.

Por isso, montar uma creche ou hotel para pets é uma opção interessante para ganhar um dinheiro extra nesse mercado, por conta da oferta e da procura por esses serviços.

11. Seja fotógrafo especializado e comece a ganhar dinheiro com pets

Finalmente, uma ideia diferente de negócio de como ganhar dinheiro com pets é tornar-se um fotógrafo especializado em animais de estimação.

Continua após a publicidade

Donos de pets costumam procurar esses serviços por vários motivos, como um ensaio de seus companheiros, ou para registrar um momento especial.

Seja como for, esse mercado também é popular, mas conta com um número reduzido de profissionais que atuam nele.

É claro, assim como atividades como adestramento, ser fotógrafo de pets pode precisar de conhecimentos mais específicos.

Por exemplo, técnicas de fotografia, equipamentos específicos para registrar ensaios em movimento e outras habilidades de edição.

Continua após a publicidade

Porém, nos dias atuais, a tecnologia permite que profissionais de fotografia possam exercer sua função com menos equipamentos. Um celular bem equipado e uma câmera boa já podem atender bem a demanda.

E você não precisa ser um fotógrafo exclusivamente de pet, apenas oferece essa modalidade no seu portfólio. Assim, vale a pena considerar essa opção para quem quer aprender como ganhar dinheiro com pets de um jeito diferente.

Perguntas frequentes sobre como ganhar dinheiro com pets

Por fim, veja algumas perguntas frequentes sobre como ganhar dinheiro com pets, para ficar sem dúvidas antes de começar o seu próprio negócio nesse ramo.

  1. O mercado pet dá dinheiro?

    Sim, o mercado pet dá dinheiro. O Brasil é um dos países com mais animais de estimação, de forma que todos os tipos de serviço voltados para esse segmento podem gerar lucros.

  2. O que mais vende no mercado pet?

    Uma vez que o mercado pet é tão diversificado, existem vários produtos com boas vendas. No entanto, se destacam artigos de necessidade básica, como: rações premium, camas, vasilhas para alimentação, coleiras e brinquedos.

  3. Como fazer seu cachorro ganhar dinheiro?

    Se você deseja saber como ganhar dinheiro com pets por meio do seu cachorro, pode transformá-lo em uma celebridade na internet. Dessa forma, poderá ganhar patrocínio e parcerias, por exemplo. Além disso, também pode treiná-lo para competições de adestramento, ganhando dinheiro com as premiações e com a visibilidade.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.