Como ganhar dinheiro com impressora 3D: 9 opções lucrativas

A impressão 3D vem revolucionando a forma de criar produtos e está cada vez mais presente no dia a dia das pessoas criando, inclusive, profissões e carreiras que até então não erão exploradas. Veja algumas formas de lucrar com essa máquina.

lucas proenca
Lucas Proença

Saber como ganhar dinheiro com impressora 3D interessa não somente para quem pretende ter uma renda extra, mas também para aqueles que pensam em fazer desse negócio a sua fonte de renda principal.

Nos últimos anos, as impressoras 3D vêm ganhando cada vez mais espaço no mercado e provavelmente em pouco tempo, elas devem se tornar um acessório comum nos ambientes corporativos e até mesmo em nossas residências.

Continua após a publicidade

Hoje, já é possível encontrar produtos totalmente criados a partir da impressão 3D em empresas, casas e no comércio de um modo geral.

Esse tipo de impressão, também conhecido como prototipagem rápida, é uma forma de tecnologia de fabricação aditiva onde um modelo tridimensional é criado por sucessivas camadas de material.

Continua após a publicidade

Essas prototipagens rápidas começaram a ter um papel muito importante em alguns setores industriais e com o passar do tempo foram ganhando terreno em muitas outras áreas que vão desde protótipos para arquitetura e engenharia até a parte de criação de miniaturas colecionáveis.

Existem diversos meios para aprender sobre impressão 3D, inclusive alguns gratuitos, como sites, blogs e canais do YouTube. Outros exigem algum investimento como os cursos especializados.

Confira 9 opções para ganhar dinheiro com impressora 3D:

1- Explore o mercado de personalizados;

2- Faça protótipos para arquitetura e engenharia;

3- Aproveite o mercado da moda;

4- Lucre com o mercado odontológico;

5- Crie miniaturas colecionáveis;

6- Fabrique acessórios para Nerf;

7- Explore o mercado gastronômico;

8- Venda acessórios para drones e aeromodelos;

9- Ofereça cursos de capacitação.

Gostou da ideia de ganhar dinheiro com impressora 3D? Então veja mais detalhes sobre cada uma dessas opções.

1- Explore o mercado de personalizados

O mercado de personalizados já vem se destacando há algum tempo como uma boa oportunidade de negócio.

Continua após a publicidade

E uma das grandes vantagens da impressão 3D é a capacidade que ela tem de personalizar produtos em comparação com outros processos de fabricação sem ter gastos extras com isso.

Por exemplo, na usinagem, para personalizar um produto é necessário levar em consideração o custo com ferramentas e tempo de produção, além de outros consumos.

Já na impressão 3D isso não é necessário, uma vez que basta somente ter o arquivo do modelo, onde alguns são facilmente encontrados gratuitamente na internet.

Diante disso, projetos originais e únicos são excelentes opções a serem exploradas. A Adidas e a Nike, por exemplo, já estão lançando tênis com partes impressas. Isso significa que as grandes marcas espalhadas pelo mundo já estão visando a possibilidade de personalizar seus produtos para os clientes.

Continua após a publicidade

2- Faça protótipos para arquitetura e engenharia 

Os setores de arquitetura e engenharia são outras boas opções para você oferecer seus produtos ou serviços de impressão 3D. Protótipos impressos podem substituir peças que são feitas manualmente e que levam até mesmo dias para serem produzidas.

Por ainda ser um modelo de negócio considerado inovador esse tipo de serviço chama a atenção, e por esse motivo muitos engenheiros e arquitetos estão aderindo para apresentarem seus projetos com algo mais físico e tangível. 

Como as maquetes no caso da arquitetura e os protótipos na engenharia, por exemplo, que certamente agregam valor aos projetos e podem fazer a diferença no momento da venda.

Uma coisa é certa, se você investir em uma boa estratégia de divulgação do seu negócio, logo os clientes aparecerão.

Continua após a publicidade

3- Aproveite o mercado da moda 

O mercado da moda é outro que pode ser muito bem explorado pela tecnologia 3D. Ele chama a atenção pelo grande apelo na customização dos produtos que podem ser criados utilizando os recursos da impressora 3D.

Uma das características desse mercado e que pode valer muito dinheiro é a possibilidade do cliente ter um produto único e personalizado. 

Cada vez mais a moda demanda um alto nível de customização nos seus produtos e os consumidores estão sempre antenados nesse sentido.

Da mesma forma que é possível decorar a sua casa com itens produzidos na impressora 3D, também é possível a produção por meio da manufatura aditiva de itens de moda como pulseiras, brincos, jóias, jaquetas, sapatos e bolsas.

Continua após a publicidade

O que é muito bom para os empreendedores desse mercado, uma vez que a tecnologia 3D é uma opção mais rápida e segura nesse sentido.

4- Lucre com o mercado odontológico

O mercado odontológico é outro que está aderindo às aplicações da impressão 3D. Com isso, a era dos modelos de gesso pode estar chegando ao fim, uma vez que é muito mais rápido, prático e interessante utilizar moldes impressos.

Ademais, os profissionais da área estão recorrendo cada vez mais a tecnologia para treinamento e preparação de cirurgias. Onde o cirurgião pode simular toda a intervenção cirúrgica antes do procedimento, por meio de uma réplica da região a ser operada no paciente.

O que certamente proporciona melhores tomadas de decisões e menos tempo, causando um desgaste menor ao paciente.

Continua após a publicidade

5- Crie miniaturas colecionáveis

O mercado de miniaturas colecionáveis vem crescendo no Brasil, inclusive existem pessoas dispostas a pagar bem para ter artigos exclusivos como action figures ou miniaturas de carros em sua prateleira.

A impressão 3D, além de possibilitar ajustes finos nesses itens, possui a grande vantagem de não ser necessário manter um estoque parado, uma vez que as impressões podem ser feitas de acordo com a demanda.

Uma outra maneira de agregar ainda mais valor nesse segmento é oferecer pinturas e acabamentos personalizados para as miniaturas.

6- Fabrique acessórios para Nerf

A Nerf é uma das empresas fabricantes de armas de brinquedo, aquelas mesmo que você brincava quando criança, lembra?

Continua após a publicidade

No entanto, acessórios para essas formas como miras e silenciadores estão em alta nesse mercado.

Para você ter uma ideia, um modelo completo dessas peças impresso em 3D pode custar até R$ 300, o que dá uma boa margem de lucro.

E o melhor de tudo, que para começar, você encontra facilmente diversos modelos prontos para fazer download em sites como o Thingiverse e outros similares.

7- Explore o mercado gastronômico

A gastronomia é outro nicho de mercado muito bom para ser explorado pelo proprietário de uma impressora 3D.

Continua após a publicidade

Prova disso é que há muitos empreendedores ganhando dinheiro imprimindo cortadores de biscoitos personalizados. 

A impressão 3D na culinária é outro bom exemplo, onde ela consegue reunir criatividade e customização para produzir verdadeiras obras de arte. Como formas para bolos com design diferenciados, cortadores e outras ferramentas utilizadas na cozinha.

8- Venda acessórios para drones e aeromodelos

Uma outra ideia que vem dando certo para muita gente é a de impressão de acessórios como rodas, hélices e demais peças para drones e aeromodelos que podem precisar de reposição.

Os drones e aeromodelos são produtos que entraram de vez no mercado e estão fazendo um sucesso muito grande frente a um público que não para de crescer.

Este nicho, por estar em plena expansão, oferece alguns modelos prontos na internet como também a capacidade de criar e personalizar esses modelos 3D para os clientes.

Continua após a publicidade

9- Ofereça cursos de capacitação

Apesar das diversas opções existentes para ganhar dinheiro com impressora 3D, para criar ou somente imprimir seus modelos, será necessário ter algum conhecimento para embasar o trabalho.

E se você possui esse conhecimento, repassá-lo para outras pessoas e ainda ganhar dinheiro com isso pode ser uma opção interessante, não é mesmo?

A área de impressoras 3D vêm crescendo em muitos ramos do mercado, e com isso, os cursos de capacitação nessa área acabam sendo bem requisitados.

Seja por aqueles que estão entrando agora nesse mercado ou até mesmo para quem já está nesse ramo a um tempo e pretende apenas “se reciclar” para ficar por dentro das novidades.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.