Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como ganhar dinheiro com games: 7 opções lucrativas

O mercado de games está em um crescimento constante e oferece diversas possibilidades para lucrar. Veja as melhores:

lucas proenca
Lucas Proença Estagiário de Conteúdo

Se você curte jogos eletrônicos, certamente já procurou saber como ganhar dinheiro com games, não é mesmo? E já deve saber que isso é perfeitamente possível.

O mercado de jogos eletrônicos vem crescendo bastante no Brasil, o que abre espaço para explorar e lucrar neste ramo em diversas áreas.

Continua após a publicidade

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Pesquisa Game Brasil (PGB), que é considerado referência no estudo de hábitos de consumo do gamer brasileiro, cerca de 3 em cada 4 brasileiros curtem jogos eletrônicos. Ou seja, o mercado de games possui um público extremamente alto.

Por esse motivo, preparamos uma lista com as 7 melhores formas para você lucrar com seu hobby. Confira!

Continua após a publicidade

1- Faça streaming de seus jogos preferidos

A crise sanitária ajudou muito na propagação das transmissões ao vivo. Diante da necessidade de distanciamento social, empresas e artistas encontram a solução nas lives.

Entretanto, quem já fazia parte do mundo dos jogos eletrônicos digitais, já sabia que as lives de games já eram comuns mesmo antes da pandemia.

As lives podem ser feitas em diversas plataformas, como a Twitch, por exemplo, que é a maior plataforma de streaming de games do mundo. Lá, é possível transmitir o que está jogando em “real time” (tempo real” e ganhar dinheiro com isso.

No entanto, para realizar essas transmissões e lucrar dessa maneira, existem algumas opções. Uma delas é fazer parte do Programa de Afiliados da Twitch. Assim o streamer pode ganhar a cada inscrição que for feita pelos espectadores e com comissões de venda de jogos indicados na transmissão.

Continua após a publicidade

Além de um valor pelo recebimento da moeda virtual da plataforma (Bits) e também adicionando banners de publicidade nas suas transmissões ao vivo.

Contudo, vale destacar que o número de seguidores e assinantes são coisas distintas. E, para ganhar dinheiro com o público, é necessário que os espectadores se inscrevam no canal do streamer, uma vez que somente um bom volume de seguidores não é capaz de gerar renda.

Para conferir todos os detalhes de como lucrar nessa plataforma, confira o conteúdo que preparamos de como ganhar dinheiro na Twitch.

2- Crie um canal no YouTube

O YouTube é um dos sites de compartilhamento mais populares que existe, onde os usuários podem fazer upload, comentar, avaliar, visualizar ou se inscrever em canais com conteúdos de entretenimento produzidos por outras pessoas.

Continua após a publicidade

Algumas pessoas pensam no YouTube como uma plataforma prevalecentemente voltada para vídeos musicais, porém, os vídeos de games fazem parte do site já há alguns anos.

Você pode, por exemplo, gravar suas transmissões no Twitch ou até mesmo usar as lives realizadas por lá e colocá-las no YouTube. Essa seria mais uma forma de ganhar dinheiro com games.

Mas para isso é necessário ativar a monetização do canal e fazer parte parte do Programa de Parcerias do YouTube (YYP), que conta com alguns requisitos básicos, como, por exemplo:

  • ter pelo menos 4 mil horas de exibição pública nos últimos 12 meses;
  • seguir à risca as políticas de monetização da plataforma;
  • morar em um local onde o YYP esteja disponível;
  • ter pelo menos mil pessoas inscritas no seu canal;
  • possuir uma conta do Google AdSense vinculada.

Além disso, vale ressaltar que o YouTube coloca anúncios na abertura dos vídeos dos parceiros, o que proporciona mais uma maneira dos criadores de conteúdo ganharem dinheiro na plataforma, à medida que seu canal vai se tornando popular.

Continua após a publicidade

3- Abra uma loja de produtos e acessórios gamers

Montar uma loja de produtos e acessórios gamers também é uma forma de ganhar dinheiro com jogos eletrônicos. Em média, um espaço com 50 m² já é suficiente para montar o estabelecimento.

No entanto, a loja deve ser montada em um local movimentado, de preferência em um shopping, galeria ou rua bem popular. Além disso, você vai precisar de bons fornecedores e uma decoração chamativa.

O local possui influência direta no sucesso de qualquer negócio, especialmente se ele for voltado para o comércio. Isso significa que não adianta muita coisa abrir uma loja de produtos e acessórios de games linda e bem decorada em uma área pouco movimentada ou até mesmo onde a maioria das pessoas não curtem jogos eletrônicos.

Outro ponto importante é a ornamentação da sua loja. Os amantes de games, curtem tudo que faz parte desse universo, por esse motivo, um dos grandes diferenciais do seu negócio pode ser justamente a decoração.

Continua após a publicidade

Não esqueça disso, porque é uma das coisas que pode fazer com que o seu negócio ganhe popularidade. 

Além de cores vibrantes, também é interessante colocar alguns elementos que fazem parte do universo dos jogos eletrônicos, como personagens conhecidos, por exemplo.

4- Crie um blog sobre games

Pode-se dizer que os blogs surgiram praticamente junto com a era digital, lá nos anos 90. De lá pra cá, mesmo com a resistência de alguns, os blogs estão sempre dentro das possibilidades reais de ganhar dinheiro com na internet.

Na verdade, os blogs se consolidaram pela sua versatilidade. Eles suportam vídeos, gráficos, imagens, GIFs, conteúdo textual, ou seja, em termos de formato de conteúdo, eles são muito bons.

Continua após a publicidade

Você pode criar um blog para abordar qualquer assunto, mas como o nosso tema é como ganhar dinheiro com games, é possível escrever sobre a história dos jogos, curiosidade sobre os personagens e dar dicas de como superar fases, por exemplo. Veja, a seguir as possibilidades de ganhar dinheiro com games por meio do seu blog:

  • ofereça acesso exclusivo a conteúdo premium;
  • ganhe dinheiro com anúncios;
  • escreva publi-posts;
  • seja patrocinado por uma marca;
  • não pare de promover seu blog.

5- Seja um gamer profissional

Ser um gamer profissional, com certeza é o sonho de muitos amantes dos jogos eletrônicos no mundo inteiro.

Um gamer profissional, também chamado de pro-player, é um jogador que ganha dinheiro participando de competições de jogos eletrônicos (eSports).

Esses competidores não são apenas pessoas que jogam para se divertir. A maioria deles enfrenta uma rotina pesada de estudos de estratégias e treinos com o objetivo de conquistar os melhores resultados.

Continua após a publicidade

Ademais, muitos deles produzem conteúdos sobre jogos e resenhas de lançamentos no universo dos games. Desta forma, eles conseguem atrair uma verdadeira multidão de seguidores, o que dá a possibilidade de conquistar parcerias com diversas marcas e consequentemente ganhar mais dinheiro.

Inclusive, muitos deles já possuem contratos de patrocínio maiores do que de alguns jogadores de futebol famosos.

No entanto, se tornar um gamer profissional não é uma das tarefas mais fáceis, primeiro pela grande competitividade e depois pela jornada longa e cansativa que a profissão exige. Sendo assim, vamos listar alguns dos principais passos a serem seguidos para se tornar um pro-player. Confira:

  • descubra em qual jogo você consegue obter um ótimo desempenho;
  • considere a possibilidade de virar um streamer;
  • pesquise as técnicas e estratégias mais utilizadas nas partidas dos games;
  • assista muitos vídeos de partidas;
  • treine pelo menos oito horas por dia.

6- Trabalhe com manutenção de videogames

O mercado de manutenção de videogames é um pouco mais restrito, uma vez que exige uma boa qualificação por parte do profissional.

Continua após a publicidade

No entanto, trabalhar com manutenção de videogames pode ser muito lucrativo e também é uma excelente maneira de como ganhar dinheiro com games. Para isso, além do seu conhecimento, você precisará focar em conseguir clientes, tornando sua assistência pública, usando os diversos meios de divulgação existentes.

Você pode por exemplo, colocar folders em academias, escolas, condomínios, edifícios comerciais e clubes.

Mas a atuação pela internet é fundamental, uma vez que esse público geralmente frequenta muito os ambientes virtuais para ficar por dentro das últimas novidades sobre videogames.

Sendo assim, vale muito a pena criar um site, uma fanpage no Facebook, divulgar no Twitter, Instagram, grupos de WhatsApp, entre outros meios de divulgação virtual.

Crianças, adolescentes e adultos, todos são clientes potenciais desse tipo de negócio, uma vez que não existe idade para os amantes de videogames, portanto, qualquer um deles pode precisar de uma assistência técnica.

Continua após a publicidade

7- Seja um desenvolvedor de jogos 

O mercado para desenvolvimento de jogos está sempre aberto e é muito lucrativo. O bom desenvolvedor de games deve contar conhecimentos em programação, design e muita criatividade para elaborar boas histórias.

Aqui, você precisa ter em mente que a narrativa tem a mesma importância da jogabilidade e dos gráficos. Por esse motivo, a arte de contar histórias utilizando enredos elaborados, narrativa envolvente e recursos audiovisuais (storytelling) é parte indispensável de um game.

Hoje em dia não é difícil encontrar cursos voltados para o desenvolvimento de jogos, onde os conhecimentos básicos para a criação de um bom game são aprimorados, tais como design gráfico, design de áudio, roteiro e programação.

Continua após a Publicidade

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.