Como ganhar dinheiro com futebol: 8 opções para gerar renda com o esporte

Trabalhar fazendo o que gosta é o grande desejo da maioria das pessoas. Saiba como transformar a sua paixão pelo futebol em uma grande fonte de renda e torne-se um craque no que faz.

lucas proenca
Lucas Proença

Já pensou em como ganhar dinheiro com futebol? Mais do que apenas um esporte, o futebol é uma paixão passada de geração para geração que une milhões de pessoas ao redor do mundo.

E, como se já não bastasse, ainda movimenta bilhões de reais todos os anos, o que abre um universo de possibilidades para quem sonha em fazer parte dos bastidores do mundo da bola. Confira agora uma lista das melhores maneiras de ganhar dinheiro com futebol.

Continua após a publicidade

logo idinheiro Melhores opções para ganhar dinheiro com futebol
1. Seja jogador de futebol profissional
2. Torne-se empresário de jogadores de futebol
3. Tenha uma formação com foco na área esportiva
4. Crie um blog sobre futebol
5. Invista em ações de clubes de futebol
6. Seja gandula
7. Abra uma franquia de artigos esportivos
8. Seja narrador ou comentarista de partidas de futebol

Ganhar uma renda extra trabalhando com o que você ama é como vencer aquele clássico aos 45 minutos do 2° tempo todos os dias. E, para ajudar você a marcar esse golaço, vamos falar sobre cada uma das opções listadas. Confira!

1.  Seja jogador de futebol profissional 

Parafraseando a banda Skank, quem não sonhou em ser um jogador de futebol? Até hoje, esse é um dos maiores sonhos de milhões de jovens e crianças de todo o mundo e, apesar de não ser fácil, é possível realizá-lo.

Continua após a publicidade

O ideal é entrar em uma escolinha de futebol ainda pequeno para aprender e aprimorar os fundamentos que um atleta profissional precisa ter, descobrir a posição em que joga melhor e se habituar à rotina de treinos e jogos.

Com o passar dos anos, também é necessário desenvolver a parte física por meio da musculação e de uma boa alimentação.

Ao estar bem preparado, tanto tecnicamente quanto fisicamente, e ter idade suficiente, se iniciam as peneiras em clubes profissionais, que, basicamente, são os testes que os clubes fazem todos os anos em busca de novos talentos. 

É importante mostrar tudo o que sabe durante esse período de avaliação para ser aprovado, se tornar jogador de futebol da base de um clube e, depois, chegar até o nível profissional, em que é possível assinar contratos bastante lucrativos.

Continua após a publicidade

No entanto, é importante ressaltar que esse é apenas um dos caminhos para quem deseja realizar esse sonho. Caso você ache que possui habilidades suficientes sem nunca ter frequentado uma escolinha de futebol, também pode se inscrever nas peneiras.

Para ficar por dentro de todos os testes que acontecem em clubes brasileiros, acesse o site futebol peneira.

2. Torne-se empresário de jogadores de futebol 

Se você não tiver habilidade com a bola no pé, uma opção é ganhar dinheiro com futebol no mundo dos negócios, empresariando jogadores.

O empresário é o profissional responsável por gerenciar toda a carreira do atleta, o que inclui busca por clubes e patrocinadores, negociação de contratos, entre outras atividades.

Continua após a publicidade

Mas como ser um empresário de jogador de futebol? O primeiro passo para quem pretende gerir a carreira de outros atletas — ou então do próprio filho — é fazer um cadastro na CBF para se legalizar no mercado.

Além disso, é importante ter conhecimentos sobre as legislações que envolvem o futebol e os regulamentos da CBF e da FIFA, ter habilidades de negociação e construir um bom networking no ramo esportivo.

Apesar dos ganhos desse profissional não serem iguais aos de um jogador, eles também são bem altos. Afinal, além de receber um bom salário, o empresário também ganha uma porcentagem toda vez que seu atleta é negociado.

No mundo da bola também é comum dizer que por trás de todo craque, quase sempre há um grande empresário. Portanto, se você pretende seguir carreira nessa área, é importante buscar o máximo de capacitações possíveis para se tornar um empresário de prestígio no mercado.

Continua após a publicidade

3. Tenha uma formação com foco na área esportiva

Os clubes de futebol são instituições grandes que não se restringem apenas a presidente, treinador, comissão técnica e jogadores.

Há uma série de profissionais que, mesmo não aparecendo nas mídias, são essenciais para a gestão do clube e garantem a saúde, o bem-estar e o bom desempenho dos atletas.

A maioria dos times conta com nutricionistas, psicólogos, médicos, fisioterapeutas, advogados, estatísticos, preparadores físicos, fotógrafos e profissionais da área do marketing.

Ou seja, você pode se formar em alguma dessas áreas e conciliar sua paixão pelo futebol com uma carreira profissional.

Continua após a publicidade

No entanto, para isso, após se formar em uma dessas áreas na faculdade, será necessário fazer também uma pós graduação com especialização na área esportiva.

Caso você se interesse pela área de fisioterapia, por exemplo, precisará de uma formação neste curso, que dura entre 4 e 5 anos, e depois fazer uma pós-graduação em fisioterapia esportiva.

Essa é uma área totalmente ligada ao futebol, afinal, o fisioterapeuta pode ser considerado um dos melhores amigos dos profissionais de alto rendimento, visto que é responsável por prevenir e tratar lesões decorrentes das atividades físicas.

4. Crie um blog sobre futebol

Se você gosta de futebol e também adora escrever, pode unir essas duas paixões e criar um blog para falar sobre esse esporte.

Continua após a publicidade

Apesar do futebol ser um tema que inegavelmente atrai uma enorme audiência, ainda se trata de um nicho bastante negligenciado em relação a blogs — o que torna essa uma ótima oportunidade para ganhar dinheiro.

Você pode criar um blog para noticiar o dia a dia dos clubes, falar sobre cada partida, mostrar estatísticas, emitir opiniões sobre temas relevantes do mundo da bola, entre outras coisas.

Vale ressaltar que há diversas formas de ganhar dinheiro com blog e uma das mais conhecidas é por meio do Google Adsense, um serviço de publicidade do Google que exibe anúncios no site e paga um determinado valor para o dono do blog a cada clique.

Uma dica interessante para conseguir ter ganhos consideráveis dessa forma é produzir conteúdos de qualidade e criar um design atrativo para o blog, pois assim você conseguirá conquistar uma boa base de leitores e, consequentemente, mais cliques em cada anúncio.

Continua após a publicidade

5. Invista em ações de clubes de futebol

Já pensou em ganhar dinheiro comprando ações de grandes times de futebol? Saiba que isso é totalmente possível hoje em dia.

Há tempos o futebol deixou de ser um esporte resumido em partidas de 90 minutos e se tornou um verdadeiro negócio com muito dinheiro envolvido, expandindo-se até à Bolsa de Valores.

Negociar ações de clubes é uma prática comum em vários países da Europa e também nos Estados Unidos. Grandes times como Manchester United, Juventus e Roma possuem ações listadas na bolsa, o que permite que qualquer torcedor lucre com esses investimentos.

Você pode comprar ações do Manchester United na New York Stock Exchange (NYSE) e da Juventus e da Roma na Borsa Italiana.

Continua após a publicidade

No entanto, diferentemente das empresas tradicionais, os clubes de futebol podem ter suas ações impactadas por uma série de fatores, como: balanço financeiro, resultado final de um campeonato ou de apenas uma partida, acordos com novos patrocinadores, desenvolvimento de infraestrutura, entre outros.

As ações da Roma, por exemplo, subiram 23,71% no dia seguinte em que o time eliminou o gigante Barcelona pelas quartas de final da Uefa Champions League.

Ou seja, as pessoas que compraram ações antes desse dia tiveram a oportunidade de vendê-las por um valor bem mais alto.

6. Seja gandula

Para quem é apaixonado por futebol, trabalhar como gandula nas horas vagas pode ser a realização de um grande sonho, afinal, você é pago para acompanhar os jogos dentro de campo e tem a oportunidade de ficar perto de grandes ídolos do esporte.

Continua após a publicidade

Os gandulas são essenciais para uma partida de futebol, visto que são responsáveis por auxiliar na reposição das bolas, trazendo mais dinâmica para o jogo e deixando-o mais interessante para quem está assistindo.

Contudo, o primeiro requisito para se tornar gandula é a imparcialidade. É preciso ser totalmente imparcial durante a partida e focar apenas no trabalho, mesmo se o seu time do coração estiver em campo.

Além disso, esses profissionais são escolhidos, treinados e escalados pelos próprios clubes, ou seja, a cada partida fica a cargo do time mandante disponibilizar ao menos 6 gandulas.

E, assim como na maioria das profissões, há diversos cursos disponíveis para quem deseja trabalhar nessa área. Algumas plataformas, inclusive, oferecem cursos online, o que pode ser uma boa maneira de começar.

Continua após a publicidade

Portanto, caso você tenha interesse em ser gandula, fique ligado nos sites oficiais e nas redes sociais dos clubes, pois quando há vagas disponíveis, é lá que o link de inscrição costuma ser divulgado.

7. Abra uma franquia de artigos esportivos

O brasileiro costuma ser extremamente fiel ao seu clube de coração e isso faz com que as franquias ligadas ao futebol sejam negócios bastante atrativos do ponto de vista financeiro.

Para se ter ideia, a venda de camisas, agasalhos, canecas, copos, chaveiros, entre outros produtos licenciados pelos clubes de futebol, movimentam milhões de reais por ano no Brasil.

Praticamente todos os grandes clubes do futebol brasileiro investem em franquias de lojas com a venda de seus produtos licenciados e não há a necessidade de ser atleta ou fazer parte da área esportiva para se tornar um franqueado, basta ter bons conhecimentos administrativos e dedicação aos negócios.

Continua após a publicidade

A franquia de artigos esportivos ligados ao Corinthians, por exemplo, é uma das maiores do segmento em todo o país e gera um leque de oportunidades gigantesco para quem deseja ganhar dinheiro com futebol tocando seu próprio negócio.

A Poderoso Timão, como é chamada, possui opções de quiosques, lojas de rua e shoppings, com um número altíssimo de clientes — afinal, calcula-se que cerca de 40 milhões de brasileiros torçam para o clube alvinegro.

Outras franquias como Gigante da Colina, Nação Rubro-Negra e São Paulo Mania também são opções bastante lucrativas para quem enxerga essa área com bons olhos.

No entanto, é importante destacar que, para ganhar dinheiro com esse tipo de franquia, você terá que possuir um capital inicial para investimento.

Continua após a publicidade

8. Seja narrador ou comentarista de partidas de futebol

Já pensou em ganhar dinheiro assistindo futebol? Esse é o desejo de muitos amantes do esporte e, para realizá-lo, uma opção é se tornar um comentarista ou narrador esportivo.

Muitos profissionais dessa área se tornaram verdadeiras celebridades e possuem contratos muito bons, mas saiba que chegar na televisão ou no rádio e alcançar esse status não é uma tarefa simples.

Primeiramente, é necessário se formar em jornalismo e, posteriormente, se especializar em jornalismo esportivo, além de complementar a formação com cursos relevantes para a área.

Depois de formado, é preciso se dedicar bastante e ficar atento a todas as oportunidades que surgirem, sejam elas na TV ou no rádio.

Continua após a publicidade

Como alternativa, há a possibilidade de trabalhar no meio digital, criando seu próprio canal no YouTube para comentar e narrar os jogos e gerar renda.

Você pode ganhar dinheiro no YouTube com exibição de anúncios, fazendo parcerias para divulgar produtos e marcas, entre outras formas.

Gostou do conteúdo? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades em primeira mão!

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.