Como ganhar dinheiro com contabilidade: 9 opções lucrativas

A contabilidade possui diversas áreas de atuação, e todas elas podem ser bem lucrativas se forem bem exploradas.

lucas proenca
Lucas Proença

Se você está em busca de alternativas para faturar uma renda extra ou está analisando profissões para se especializar, precisa saber como ganhar dinheiro com contabilidade.

Isso porque essa é uma área que oferece ótimas oportunidades para lucrar, principalmente com a grande evolução tecnológica que tivemos nos últimos anos. Veja as principais áreas em que você pode ganhar dinheiro com a contabilidade:

Continua após a publicidade

Meliuz_Extensao
  1. Contabilidade fiscal e societária
  2. Contabilidade pública
  3. Analista
  4. Perícia contábil
  5. Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF
  6. Consultor
  7. Professor de ciências contábeis
  8. Grupo de mentoria no WhatsApp
  9. Venda de produtos digitais

Sendo assim, confira mais detalhes sobre cada alternativa e aprenda a como ganhar dinheiro com contabilidade de forma prática e simples.

1- Contabilidade fiscal e societária

Chamamos de contabilidade fiscal tudo que envolve os regimes de tributação, ou seja, tudo que abrange o pagamento de tributos e o recebimento de pagamentos em um livro caixa.

Continua após a publicidade

As guias de impostos e o cálculo da folha de pagamento são bons exemplos de contabilidade fiscal.

Já a contabilidade societária analisa as empresas conforme as técnicas do Comitê de Pronunciamento Contábeis (CPC) e, por esse motivo, os sócios devem viabilizar informações a fim de que o profissional contábil construa uma estrutura.

Aqui, na verdade, estamos falando da contabilidade tradicional que é exercida pelo contador na assessoria a empresas, seja como contratado ou terceirizado.

Essa é a forma mais abrangente de atuação do contador, que por meio das suas habilidades e conhecimentos contribui para melhorias na gestão fiscal, tributária e financeira da organização.

Continua após a publicidade

Devido a diversidade de trabalhos, o contador generalista vem gradualmente cedendo espaço para o contador especialista. Nesse cenário, ele se dedica exclusivamente a algumas áreas, a fim de oferecer um serviço com foco maior na solução de uma demanda específica.

É o que acontece em alguns escritórios contábeis que oferecem, por exemplo, apenas os serviços de encargos trabalhistas, cálculo da folha de pagamento, análise e projeção financeira e abertura de empresas.

Métodos tecnológicos, como sistemas de gestão online com armazenamento na nuvem, são fundamentais para que o contador atue de forma eficiente e produtiva. Ademais, a especialização pode ser um caminho interessante, uma vez que o mercado está cada vez mais concorrido.

2- Contabilidade pública

A contabilidade pública permite que o profissional graduado em Ciências Contábeis atue como contador, analista, perito ou auditor.

Continua após a publicidade

Ao contador público, cabe contribuir para uma competência maior na gestão dos recursos, permitindo a identificação de tudo que foi gasto e o que está disponível para novos investimentos, de modo que seja possível a redução da carga tributária e, além disso, oferecer serviços de maior qualidade à população.

Para seguir carreira na contabilidade pública, é necessário passar por um processo seletivo ou ser indicado para cargo em comissão. Na primeira situação, há estabilidade, plano de carreira e um salário bem generoso.

Após a publicação da Lei de Responsabilidade Fiscal, que exige que os administradores divulguem relatórios e demonstrativos dos gastos de estados e municípios, suas respectivas fundações, autarquias e agências, vêm abrindo boas oportunidades de serviço na área.

3- Analista

Aqui, não estamos falando da posição que o contador ocupa em algumas empresas, que classificam seus profissionais de acordo com o tempo de mercado.

Continua após a publicidade

A função de que se fala está também relacionada à contabilidade pública e requer aprovação em um processo seletivo.

Com a formação em Ciências Contábeis, é possível concorrer às vagas para cargos como Analista Previdenciário ou Analista de Finanças e Controle.

No primeiro cargo, o profissional acompanhará processos relacionados aos benefícios previdenciários, além de coordenar as atividades relacionadas à gestão patrimonial, financeira, orçamentária, auditoria contábil, análise contábil e cálculos judiciais.

Além disso, também será responsável pela política de investimentos financeiros, despesas de pessoal e pela gestão da tecnologia e sistemas de informação.

Continua após a publicidade

Já no segundo posto, entre outras tarefas, o profissional terá a supervisão, direção, coordenação e execução de trabalhos específicos sobre gestão financeira, patrimonial, orçamentária, análise contábil, auditoria contábil, além de perícia envolvendo a administração pública.

Vale ressaltar que a remuneração de analista público é um atrativo a mais. De acordo com o órgão, onde houver concurso público, o salário pode chegar próximo aos R$ 20 mil.

4- Perícia contábil

É comum a função do perito contábil ser confundida com a do auditor. De fato, os papéis são semelhantes, porém, as carreiras são distintas.

A principal diferença é que um perito é convocado de forma extrajudicial ou judicial, para encontrar provas que ofereçam auxílio para solucionar possíveis divergências ou esclarecer polêmicas e não contratado pela empresa para buscar evidências de erros ou fraudes na sua contabilidade.

Continua após a publicidade

Para se tornar um perito contábil, é fundamental mostrar-se capacitado para exercer a função e construir boas relações profissionais, uma vez que não há concurso público, somente indicação ou nomeação para o cargo.

Na esfera judicial, a perícia contábil prevê a contratação do contador como pessoa física para atuar como auxiliar do juiz.

Já na esfera extrajudicial, a contratação é do escritório contábil, na forma de pessoa jurídica, apesar do parecer final ou laudo ser elaborado e assinado pelo perito.

5- Imposto de Renda de Pessoa Física – IRPF

Outra forma bem interessante de como ganhar dinheiro com contabilidade é fazendo Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF).

Continua após a publicidade

O lado positivo dessa possibilidade é que ela também abrange pessoas não formadas em Ciências Contábeis. Afinal, basta ter conhecimento das regras do IRPF.

Sendo assim, um estudante de contabilidade também é capaz de fazer.

6- Consultor

A atividade de consultoria no ramo da contabilidade pode ser exercida de forma exclusiva ou complementar. Ela abre portas para oferecer treinamentos e palestras para empresas e organizações públicas.

O consultor, diferentemente do contador, mostra ao cliente o caminho que ele deve seguir, porém, não executa as tarefas.

Ele pode, por exemplo, apontar soluções para alguns problemas pontuais e detalhar quais são as melhores práticas de gestão fiscal, tributária e financeira.

Continua após a publicidade

7- Professor de ciências contábeis

Agora viramos a chave para algo totalmente diferente do que falamos até aqui, porém, pode ser uma boa solução para a carreira de um profissional que possui um perfil menos operacional.

Aqui, o grande desafio é migrar da prática para a teoria e compartilhar seus conhecimentos com outras pessoas, considerando um grupo heterogêneo e possivelmente com dificuldades e percepções distintas.

Trabalhando como professor, você deixará de ser contador, não fará mais cálculos de impostos, balanço patrimonial, fluxo de caixa e outras prerrogativas comuns à atividade, porém, terá que explicar como realizá-las.

8- Grupo de mentoria no WhatsApp

Se você tiver um bom conhecimento técnico em contabilidade, também pode usar o WhatsApp para ensinar outras pessoas.

Continua após a publicidade

Use o aplicativo para criar um grupo de mentoria e cobre por esse trabalho. Ele envolve um bom planejamento de conteúdo e uma frequência regular de postagem.

Você pode explicar o conteúdo por vídeo, áudio, texto e até mesmo por videochamada, usando apenas o WhatsApp para isso.

9- Venda de produtos digitais

Você também pode ganhar dinheiro com contabilidade vendendo produtos digitais, como por exemplo e-books, planners ou até mesmo cursos online.

A grande vantagem desses produtos é que eles são produzidos uma única vez, mas podem ser vendidos várias vezes.

Perguntas frequentes sobre como ganhar dinheiro com contabilidade

  1. Ser contador dá dinheiro?

    Sim, é perfeitamente possível ganhar muito dinheiro trabalhando com contabilidade, afinal de contas, o mercado contábil oferece diversas oportunidades e pode proporcionar ganhos bem positivos se você procurar todos os meios para alavancar o seu negócio.

  2. Qual área da contabilidade paga melhor?

    O analista público. De acordo com o próprio órgão, o salário desse profissional pode chegar próximoa R$ 20 mil, onde houver concurso público.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.