Veja como ganhar dinheiro com carro de 7 formas diferentes e lucrativas

Transformar o veículo em uma fonte de renda tem sido a solução encontrada por muitas pessoas. Saiba quais são as melhores formas de fazer isso.

lucas proenca
Lucas Proença

Está precisando de uma renda extra, mas não sabe o que fazer para conseguir? Buscar formas de como ganhar dinheiro com carro, seja ele próprio ou alugado, pode ser uma boa alternativa.

Os automóveis têm grande potencial para trazer retorno financeiro e, por isso, não devem fazer parte somente da sua lista de despesas. Veja algumas opções para ganhar dinheiro:

Continua após a publicidade

logo idinheiro Melhores maneiras de ganhar dinheiro com carro
Seja motorista de aplicativo
Trabalhe com revenda de carros
Monte uma franquia de limpeza automotiva
Trabalhe com app de entregas
Participe de aplicativos de caronas
Venda produtos para carros no Mercado Livre
Coloque seu carro à disposição para divulgações

Além disso, você também pode optar por potencializar as atividades que envolvam o segmento automotivo, como comprar e vender carros de leilões e, dessa maneira, ganhar mais dinheiro no mês. Confira como funcionam essas opções e como começar a trabalhar com essas diferentes fontes de renda.

1. Seja motorista de aplicativo

Quando o assunto é ganhar dinheiro com o carro, a primeira coisa que vem à cabeça da maioria das pessoas é se cadastrar em um aplicativo de motorista, como Uber ou 99.

Continua após a publicidade

Por trazer bons lucros e não ter grandes exigências (bastando ser maior de 21 anos, ter CNH categoria B e dispor de um veículo em condições mínimas, com exceção do cadastro para Uber black), essa tem sido a principal opção de muitos condutores. 

A Uber foi pioneira nesse tipo de serviço e segue como uma das empresas mais populares do ramo, sendo ferramenta de trabalho de milhões de pessoas, seja como atividade principal ou meio de complementar a renda.

Uma vez inscrito na plataforma, o motorista pode atender às chamadas dos passageiros e fazer corridas no horário em que achar mais conveniente, sem limitações. 

Por outro lado, há quem opte por trabalhar na 99, que também é um aplicativo de corrida bastante conhecido, mas que possui algumas pequenas diferenças.

Continua após a publicidade

A 99, por exemplo, atua da mesma forma que a Uber, realizando corridas individuais e compartilhadas — inclusive, o preço médio das corridas é bastante semelhante. No entanto, seu grande diferencial está nas opções de pagamento.

O motorista pode optar por receber valor referente às corridas na carteira digital da 99, que será depositado 5 minutos após a transação ser concluída no cartão de crédito, descartando a necessidade de abrir uma conta em banco, como é necessário na Uber.

De todo modo, é importante ressaltar que, para se manter em qualquer um desses aplicativos, é necessário ter uma média de avaliação dos usuários igual ou superior a 4,3 estrelas.

2. Trabalhe com revenda de carros

Algumas pessoas consideram que comprar carros para vender é uma atividade arriscada e sem nenhuma garantia de lucro, mas não é exatamente assim que funciona. Utilizando as técnicas adequadas, é possível viver desse tipo de negócio.

Continua após a publicidade

A principal coisa a ser feita para conseguir ter ganhos nesse ramo é encontrar veículos que estejam em boas condições e com um bom preço, possibilitando uma boa margem de lucro na hora da revenda.

Há diversas situações favoráveis para encontrar esse tipo de veículo, como os feirões de usados e os tradicionais leilões de carros.

Os feirões de usados são eventos que acontecem em um local onde várias pessoas tentam vender seus carros o mais rápido possível, seja porque vão viajar, por estarem precisando de dinheiro no momento ou qualquer outro motivo.

Essa necessidade torna-se a oportunidade perfeita para comprar o veículo por um bom preço e, posteriormente, vender por um valor mais alto. 

Continua após a publicidade

No entanto, é importante ressaltar que, na maioria das vezes, as pessoas dão preferência para pagamentos à vista e, por isso, é preciso ter uma certa quantia em mãos para fechar os melhores negócios.

Outra forma de conseguir ganhar dinheiro fazendo esse tipo de negócio é participar dos tradicionais leilões de veículos. Essa modalidade de negociação existe há bastante tempo e até hoje pode gerar bons lucros.

Tanto o Detran quanto as polícias fazem diversos leilões ao longo do ano, mas também há outros. Entretanto, a dica é ficar atento aos que são realizados por esses órgãos, pois são os mais seguros.

Na maioria das vezes, os carros oferecidos são aqueles que foram apreendidos por multas, por pendências financeiras ou até mesmo que foram utilizados de forma ilegal.

Continua após a publicidade

Dessa forma, você consegue comprar veículos com até 40% de desconto, o que certamente irá te proporcionar uma excelente margem de lucro ao revendê-los para outra pessoa.

3. Monte uma franquia de limpeza automotiva

As franquias de limpeza automotiva estão em alta e podem ser a chave para você ganhar dinheiro com carro tendo o seu próprio negócio.

No Brasil, a cada três pessoas uma possui carro, e a tendência é que esses números aumentem cada vez mais, o que significa que sempre terá alguém interessado nesse tipo de serviço na sua região.

Continua após a publicidade

Uma das melhores opções para quem gosta da ideia de se tornar um franqueado, é a franquia Acquazero, que é uma das pioneiras no país no quesito de lavagem de carro à seco.

Criada na cidade de São Paulo, no ano de 2009, essa marca tem como objetivo oferecer esse serviço automotivo para todas as classes sociais, diferentemente dos seus concorrentes que costumam cobrar preços bem elevados.

Para conseguir implementar esse modelo de negócio, eles desenvolveram um produto químico capaz de lavar um carro utilizando apenas 300ml de água — Quantidade equivalente a um copo americano.

Sendo assim, como atualmente as pessoas têm optado por alternativas cada vez mais sustentáveis, a Acquazero passou a decolar, se tornando a maior rede de franquia de estética automotiva do Brasil, de acordo com um levantamento realizado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Além do serviço de limpeza ecológica, o franqueado da Acquazero pode oferecer polimento, cristalização de vidros, enceramento, impermeabilização, limpeza técnica de motor, higienização de ar-condicionado, entre outras coisas.

Continua após a publicidade

Outro ponto positivo dessa marca é que, além da opção por loja física com ponto comercial, ela também oferece o modelo de negócio home office, no qual o franqueado atua de modo delivery, indo ao cliente no local em que ele estiver.

  • Investimento inicial: a partir de R$ 13.000,00
  • Faturamento médio mensal: R$ 70.000,00
  • Prazo de retorno: entre 3 e 24 meses

4. Trabalhe com app de entregas

Outra excelente opção para quem enxerga com bons olhos a oportunidade de ganhar dinheiro dirigindo é trabalhar com aplicativos de entregas.

Hoje em dia, há diversos apps de delivery, como iFood, Rappi e o Uber Eats, que pagam motoristas para entregar lanches ou outros produtos de estabelecimentos comerciais (lojas, restaurantes, mercados, etc) aos consumidores.

Continua após a publicidade

Embora a maioria dos entregadores de aplicativos utilizem motocicletas, os carros também são aceitos nessas plataformas. Portanto, basta conferir qual deles atende em sua região e realizar o cadastro. 

Normalmente, os requisitos necessários são: 

  • Ser maior de 18 anos;
  • Ter CNH categoria B;
  • Possuir uma bolsa térmica adequada para colocar os alimentos;
  • Ter um smartphone funcionando bem para acompanhar as entregas.

Você pode ficar “on” no aplicativo no horário que quiser, ou seja, você pode ganhar dinheiro com entregas no seu tempo livre e, dessa forma, faturar uma grana extra.

5. Participe de aplicativos de caronas

As tradicionais caronas também podem ser ótimas opções para ganhar dinheiro com carro, ainda mais se você o utiliza diariamente para transitar por vários lugares da cidade.

Isso porque existem aplicativos de carona, como o Waze Carpool, que ajudam a transformar essa atividade em uma verdadeira fonte de renda para o dono do veículo.

Basicamente, o app funciona da seguinte maneira: você se cadastra como motorista e oferece caronas. Para isso, é necessário inserir sua rota e horário de deslocamento diário e conectar sua conta do Facebook ou do Google.

Continua após a publicidade

Dessa forma, o aplicativo analisará todos os trajetos feitos pelos usuários, ligando você à pessoas que precisam de carona e fazem o mesmo percurso que você.

Feito isso, você poderá, dentro do próprio aplicativo, ver o preço e conversar com essas pessoas para decidir se irá levá-las.

Os valores são pagos ao Waze com cartão de crédito e depois são repassados para o motorista mensalmente, todo dia 15.

Um ponto positivo dessa plataforma é seu alto nível de segurança, visto que o aplicativo solicita algumas informações e verifica o perfil de cada usuário para que ele tenha certeza que a pessoa realmente é quem diz ser.

Continua após a publicidade

Além disso, o Waze também permite que tanto o motorista quanto o passageiro tenham acesso às redes sociais, avaliações e conexões em comum do outro.

6. Venda produtos para carros no Mercado Livre

Se você está precisando de uma renda extra e gosta da ideia de ganhar dinheiro com carro, mas possui um espírito mais empreendedor, pode optar por vender produtos para carros no Mercado Livre. 

O Mercado Livre é uma plataforma em que as pessoas anunciam diversos tipos de produtos para venda — ou seja, ela intermedeia a comunicação entre o vendedor e o consumidor.

Como o mercado de e-commerce está em ascensão constante e o número de veículos nas ruas não para de aumentar, você pode unir esses dois fatores e abrir um empreendimento, vendendo produtos para carros na plataforma.

Continua após a publicidade

Há alguns acessórios como palhetas, suporte para celular, calhas automotivas, capas para volante e bancos, além de diversos produtos de limpeza que possuem uma procura bastante alta.

Dessa forma, basta você fazer uma análise minuciosa do preço médio praticado pelos vendedores desses itens, encontrar um bom fornecedor, ter uma boa logística de entregas e, por fim, anunciá-los com um preço justo, mas que ao mesmo tempo permita que você tenha bons lucros.

Se você vai anunciar pela primeira vez no Mercado Livre e não sabe como fazer isso, basta seguir as instruções abaixo:

  1. Acesse sua conta e clique na opção “vender”;
  2. Selecione o que pretende anunciar, escreva um título para o anúncio e selecione a categoria do seu produto;
  3. Preencha as informações do seu produto, tais como: foto, quantidade disponível em estoque, variações, código universal do produto e ficha técnica;
  4. Insira o preço do produto;
  5. Selecione o tipo de anúncio.

7. Coloque seu carro à disposição para divulgações

Disponibilizar o seu veículo para divulgações também é uma boa forma de ganhar dinheiro com carro para complementar a renda.

Continua após a publicidade

Essa prática costuma ser mais comum durante as campanhas eleitorais, porém dá para fazer isso em qualquer época do ano, pois sempre há alguma agência ou empresa interessada em divulgar a sua marca.

Para exercer esta atividade, normalmente é necessário que o seu carro e o seu registro de condução estejam totalmente em ordem, ter mais de 18 anos, CNH válida e dispor de um veículo em perfeitas condições.

Já para encontrar as empresas interessadas, uma boa dica é pesquisar por programas nacionais de publicidade de automóveis na internet.

Ao fazer essa pesquisa, você pode se deparar com programas descritos como “anúncios de carros” ou coisas do tipo. Assim, basta verificar a reputação do programa de publicidade e, se estiver tudo “ok”, colocar o seu veículo à disposição.

Continua após a publicidade

Dessa forma, você informa para a empresa o itinerário que costuma fazer, assim como seus horários diários. Se estiver de acordo com o que eles estão buscando, basta fechar o acordo.

Você pode alugar partes do seu carro, como as laterais e o parabrisa traseiro para adesivagem ou instalações de anúncios ou até mesmo permitir um envoltório completo.

O valor que você vai receber irá depender da sua localização e da visibilidade dos anúncios, mas você pode esperar por volta de R$500 a R$800 por mês.

Por fim, é importante destacar que algumas empresas podem exigir a instalação de um GPS no seu veículo para se certificar de que eles estão recebendo a divulgação que foi acordada.

Perguntas frequentes

  1. Como ganhar dinheiro com entrega?

    Para ganhar dinheiro com entrega é preciso se cadastrar em aplicativos como o iFood, Rappi ou Uber Eats e atender os requisitos exigidos por essas plataformas, que normalmente são: ser maior de 18 anos, ter habilitação compatível com o seu veículo, possuir um smartphone com acesso constante a internet e uma bolsa térmica para armazenar os alimentos.

  2. Qual o melhor aplicativo para ganhar dinheiro com carros?

    Depende do tipo de atividade que você pretende exercer. Para quem deseja ser motorista, por exemplo, podemos dizer que os melhores aplicativos são o Uber e o 99.

  3. Qual app de entregas paga mais?

    Os valores pagos pelos aplicativos de entrega em geral são bastante similares. Normalmente as entregas ocorrem em distâncias entre 3 e 5 km, por isso, os ganhos por corrida variam entre R$ 7 e R$11.

Continua após a publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.