O Whatsapp é uma ferramenta extremamente comum em nossos cotidianos. De acordo com a pesquisa Global Mobile Consumer Survey Brasil, 80% dos brasileiros usam este app pelo menos uma vez a cada hora. Ou seja, no Brasil, esta plataforma está à frente do Facebook, Instagram e do e-mail pessoal. Atualmente, o whatsapp pode ser utilizado para diversos fins, sejam estes relacionados à vida profissional ou pessoal. Segundo esta mesma pesquisa citada anteriormente, cerca de 44% das pessoas usam  o celular para se distrair durante as horas de trabalho, enquanto 90% delas também usam os smartphones para fins profissionais fora do horário de expediente.

Assim, como pode-se perceber o uso do Whatsapp e do próprio celular já se tornou algo extremamente comum e necessário em nossas vidas. Atualmente, este aplicativo só é usado, basicamente, para a comunicação e troca de informações, o que já o torna muito útil. No whatsapp, pode-se ligar, realizar chamadas de vídeo, enviar mensagens, vídeos, fotos, dentre outros conteúdos. Porém, este app irá se tornar ainda mais útil, visto que irá permitir a realização de pagamentos.

Continua após a publicidade


Desta forma, o Whatsapp, um dos aplicativos mais utilizados no Brasil, irá se tornar um sistema de pagamento. Os usuários podem tanto enviar quanto receber dinheiro, cadastrando cartões na função débito. E, as contas de WhatsApp Business ainda poderão receber pagamentos por produtos e serviços. Esta é uma parceria do aplicativo com a Cielo. Abaixo, saiba mais sobre o assunto.

Whatsapp Pay, como irá funcionar?

O Facebook, adquirente do Whatsapp, em parceria com a Cielo, irá disponibilizar uma função de pagamentos para o aplicativo. De acordo a empresa, o Whatsapp passará por uma atualização gradativa, e começará a disponibilizar a opção “Pagamentos” no menu. Uma grande vantagem é que será possível realizar pagamentos a qualquer hora do dia, durante todos os dias do ano. E, os indivíduos poderão acompanhar o seu histórico de transação, possuindo um “extrato”.

Os usuários interessados em realizar os pagamentos para pessoas físicas ou jurídicas terão que cadastrar e realizar a autenticação de um cartão de débito ou múltiplo no aplicativo. E, as empresas que queiram fazer as suas vendas pelo app, recebendo o pagamentos por produtos e serviços, precisarão se credenciar à Cielo pelo WhatsApp.

Pagamentos por whatsapp
Os pagamentos por whatsapp poderão ser feitos na modalidade débito e crédito.

O pagamento para pessoa física irá funcionar por meio do débito, e as transações de pessoas para empresas irá também incluir a modalidade crédito. Nas transferências usando o débito, o comerciante irá receber o seu valor em um dia e, nas transações de  que envolvem o crédito, em dois dias. Assim, pode-se enviar dinheiro facilmente, seja para amigos ou fornecedores usando apenas a sua lista de contatos.

É vantajoso para as empresas usarem o Whatsapp Pay?

Como mencionado, para empresas que fazem suas operações no aplicativo pelo WhatsApp Business, os pagamentos irão funcionar no débito e crédito, sem limite de valor. Mas, será cobrado do empreendedor uma taxa de 3,99% por transação, e, para realizar as vendas, os comerciantes devem se credenciar à Cielo pela plataforma do WhatsApp Business. Assim, não será necessário comprar ou alugar máquinas de cartões.

Visto esta taxa, surge-se a questão se é realmente vantajoso para as empresa usarem o Whatsapp Pay. No débito, a taxa do aplicativo será a mais alta do mercado, de acordo com uma pesquisa feita pelo 6 Minutos. A própria Cielo, que é a parceira do Facebook neste empreendimento, pratica uma taxa de 2,39% a cada pagamento no débito.

Mas, em relação ao crédito, a taxa cobrada será menor do que de outros empresas. A Cielo e a PagSeguro cobram 4,99% de taxa, a Ton, 4,98% e, a Rede, 3,49%. Assim, pode-se perceber que, para transações no crédito, o Whatasapp Pay compensa.

Ademais, deve-se levar em consideração a questão da facilidade de pagamentos. Muitas empresas realizam atendimentos pelo Whatsapp, e também receber os valores por esta plataforma pode ser muito facilitador.