Cartão de Crédito

Como funciona o parcelamento no cartão de crédito

Cleonice Evellyn
como funciona o parcelamento no cartão de crédito

O parcelamento no cartão de crédito pode ser uma boa saída para organizar o orçamento. Mas é preciso saber como ele funciona. Descubra aqui.

Como funciona o parcelamento no cartão de crédito.

O parcelamento no cartão de crédito se transformou em uma prática comum entre lojistas e consumidores.

Isso porque, em muitos casos, os lojistas, para facilitar a venda de mercadorias a seus clientes, permitem que seja realizada a compra e o pagamento seja feito em várias parcelas.

Continua após a publicidade:

Você pode pagar parcelado, por exemplo, uma TV particularmente cara, uma geladeira, um colchão, e assim por diante. 

Houve um tempo em que esse parcelamento era feito por meio das famosas promissórias. Mas, hoje, o principal meio que permite esse tipo de modalidade de compra é o cartão de crédito.

Continua após a publicidade

O que pode ser um ótimo aliado, mas também um inimigo, se não souber utilizar com sabedoria.

Por isso, é essencial saber como funciona o parcelamento no cartão de crédito. 

Com seu cartão você pode comprar um bem, mesmo que seja consideravelmente caro, sem pagar o preço total imediatamente, fazendo o pagamento em pequenas quantias mensais até que a dívida seja extinta.

Mas, para que você possa usufruir desse tipo de parcelamento é preciso, primeiramente, ter um cartão de crédito.

A emissão de um cartão de crédito é sempre precedida de uma avaliação da capacidade creditícia e de uma avaliação de renda do requerente.

Continua após a publicidade

Pois, para todos os efeitos, ao liberar um cartão está sendo realizada a criação de uma linha de crédito e, portanto, é preciso ter garantias de que o solicitante terá condições de arcar com as despesas. Falaremos mais sobre isso seguir. 

Primeiro, vamos saber o que é o parcelamento. Confira. 

O que é o parcelamento?

Parcelamento é um plano de pagamento aplicado a uma compra. Em vez de pagar diretamente, os brasileiros costumam ter uma forte preferência por pagar uma compra em parcelas divididas ao longo do tempo, seja em compras on-lines ou presenciais.

É uma forma de suavizar o impacto da compra no orçamento mensal e organizar melhor a vida financeira. 

No caso de pagamento parcelado, é definida uma parcela mínima, mas o solicitante geralmente pode aumentar o valor da prestação mensal à vontade para retornar mais rapidamente ao limite do cartão de crédito.

Continua após a publicidade

Portanto, o cliente tem a possibilidade de definir a parcela mensal com base na receita recebida e nas despesas incorridas naquele mês.

Quando o pagamento mensal é pago, o limite de crédito do cartão é reconstruído.

Por que as prestações ajudam a aumentar as vendas?

Segundo pesquisa da EBANX (fintech brasileira), 64% dos brasileiros acreditam que pagar parcelado é a única maneira de obterem certos produtos ou serviços desejados.

Ao aceitar parcelas em sua loja on-line, por exemplo, o comerciante poderá disponibilizar bens e serviços com preços mais elevados para os compradores, pois ajuda a romper as barreiras de limite baixo do cartão de crédito. 

Dessa forma, os clientes estarão mais interessados ​​em comprar, mesmo que não tenham o dinheiro total naquele momento.

Continua após a publicidade

Como as parcelas funcionam

Ao usar um cartão de crédito, o cliente escolhe as prestações como forma de pagamento.

Em seguida, a transação é autorizada e capturada pelo valor total, mas liquidada em parcelas por um período de tempo.

As parcelas são debitadas do cliente mensalmente, pelo emissor do cartão.

O que acontece se não houver o pagamento das parcelas?

A falta de pagamento das parcelas, mesmo que em uma única parcela, pode causar sérios problemas.

A empresa financeira envia primeiro um lembrete de pagamento. Se após o lembrete não houver o pagamento, ela começará com os avisos e, além de solicitar o valor não pago, exigirá juros e, possivelmente, também o fechamento do contrato.

Continua após a publicidade

A falta de pagamento das parcelas também pode levar à inclusão do nome no cadastro de pessoas negativadas, ou seja, nas listas de “maus pagadores”.

Com este registro, será difícil obter, mesmo após algum tempo, outros empréstimos ou transações em bancos ou empresas financeiras, incluindo a emissão de cartão de crédito.

Como solicitar um cartão de crédito?

O cartão de crédito deve ser solicitado a bancos ou instituições de crédito. São inúmeras opções no mercado.

Para escolher a melhor opção para você e o seu perfil de consumidor, faça um boa pesquisa sobre a empresa e seus serviços, principalmente com outros clientes, antes de tomar qualquer decisão e fechar contrato. 

Continua após a publicidade

Como indicamos lá no início, a emissão do cartão de crédito é sempre precedida de uma avaliação pela instituição de crédito que decide se o concede ou não com base na confiabilidade do solicitante.

Nesta fase, também é decidido o valor máximo do teto permitido. Por isso, sempre organize sua vida financeira para que você tenha uma boa reputação no mercado e consiga crédito de forma mais simples. 

Isso significa que, se o solicitante já é conhecido porque, por exemplo, ele possui conta corrente nesse banco ou acaba de obter financiamento na referida instituição financeira, o procedimento pode ser simplificada e a emissão do cartão um pouco mais rápida.

Cautela e informação são o segredo! 

Use seu cartão de crédito rotativo com muito cuidado, de forma inteligente e sem exageros. No caso de compras parceladas, a ilusão de “parcela mensal conveniente”, de pequenas quantias, pode fazer com que a parcela seja paga por períodos muito longos e isso pode acabar se tornando um problema, em vez de uma solução.

Por isso, quando o assunto é cartão de crédito: cautela sempre! 

Ficou mais fácil de entender como funciona o parcelamento no seu cartão de crédito? Caso precise saber mais sobre esse e outros assuntos acerca do mundo dos cartões de crédito, acesse aqui nossa categoria dedicada apenas a esse produto financeiro.

Informação é a base para uma vida confortável e tranquila. 

Além disso, não esqueça de assinar a nossa Newsletter que entregará semanalmente em seu e-mail materiais exclusivos sobre tudo o que importa para o seu dinheiro. 

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *