Como funciona o Cadastro Positivo?

O Cadastro Positivo é uma forma de disponibilizar seus dados de pagamento para consulta das empresas. Entenda como o sistema funciona.

Escrito por Flávio Mariano

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


O tema do artigo de hoje foi sugestão de um de nosso leitores. Em um comentário deixado aqui no blog, ele afirmou que gostaria de saber um pouco mais sobre o Cadastro Positivo, com foco para as vantagens e desvantagens do serviço. Como a opinião dos leitores importa muita, decidimos escrever um texto esclarecedor sobre o assunto, com todas as informações disponíveis.

Para entendermos melhor como funciona o Cadastro Positivo é preciso pensar pelo lado oposto, ou seja, pelos cadastros negativos. Quando um consumidor tem dívidas, o nome dele é inserido nas listas do SPC, Serasa e outro bancos de dados semelhantes. Com isso, qualquer empresa pode fazer uma consulta para saber se aquela pessoa é ou não “boa pagadora”.

Em 2013 foi lançado o Cadastro Positivo. O objetivo era enfatizar não os pontos negativos dos consumidores, mas sim os pontos positivos. Quem não tem dívidas, paga as contas em dia e honra com os contratos de crédito firmados poderia ser inserido na lista de “bons pagadores”. A partir desse banco de dados de pessoas com risco de crédito menor, os bancos e instituições financeiras conseguiriam oferecer empréstimos e financiamentos com condições facilitadas para esses consumidores com “nome limpíssimo”.

Porém, o Cadastro Positivo não deslanchou como era o esperado. Ainda hoje, a relação de bons pagadores cadastrados é bem menor que o esperado no momento da criação do cadastro. No início do ano passado, eram 1,5 milhões de cadastrados, um número bastante inferior aos 40 milhões estimados pelos criadores do serviço.

Entenda melhor o que é e quais são as vantagens do Cadastro Positivo.
Entenda melhor o que é e quais são as vantagens do Cadastro Positivo.

Como funciona o Cadastro Positivo?

O Banco Central regulamenta a criação de cadastros positivos, mas não é responsável pela administração de qualquer uma dessas relações. A Serasa Experian, que conta com um dos principais cadastros negativos, é também gestora do Cadastro Positivo: https://www.cadastropositivo.com.br/.

O sistema funciona por adesão, ou seja, ninguém entra para o cadastro se não quiser – diferentemente dos cadastros negativos. Ao aderi ao Cadastro Positivo, o consumidor concorda em disponibilizar informações financeiras para empresas que realizam consultas de crédito. Se você tiver, por exemplo, comprado um carro financiado, na consulta será possível saber o valor do carro, o preço de cada parcela, quantas prestações você já quitou e a data de vencimento.

O objetivo é que, a partir dessas informações, os bancos, financeiras e lojas tenham mais facilidade para fazer a análise de risco de crédito. Por meio do Cadastro Positivo, o consumidor conseguiria obter crédito na praça de forma mais rápida. Em outras palavras, o histórico financeiro dos cadastrados fica acessível, o que pode ajudar na concessão de crédito.

O problema é que muitas pessoas vêm essa disponibilidade de informações com desconfiança. Afinal, as empresas conseguiriam descobrir dados relevantes de seus clientes e, para várias pessoas, isso seria mais negativo do que positivo.

Como se cadastrar grátis?

No site do Cadastro Positivo, é possível fazer a adesão sem pagar nada. Porém, o consumidor precisa estar de acordo com a disponibilização de informações. A primeira exigência do Termo de Adesão é concordar com a seguinte autorização.

Autorizo a abertura de cadastro para anotação dos dados relativos a todas as obrigações pecuniárias assumidas ou que venham a ser assumidas por mim perante quaisquer pessoas jurídicas ou naturais com as quais eu mantenha ou venha a manter relação comercial ou creditícia, abrangendo os dados financeiros e de pagamentos relativos às operações de crédito e obrigações de pagamento adimplidas em seus respectivos vencimentos ou em atraso, e aquelas a vencer, para constarem do(s) Banco(s) de Dados indicado(s) abaixo, com a finalidade, única e exclusiva, de subsidiar a análise e eventual concessão de crédito, a venda a prazo ou outras transações comerciais e empresariais que impliquem risco financeiro.

A gente sugere que você leia com bastante atenção todas as exigências do Termo, assim como o normas de funcionamento do Cadastro Positivo. Dessa forma, você saberá exatamente o que está fazendo antes de concordar com a adesão ao cadastro.

Além de preencher o formulário de adesão o consumidor precisa usar o Certificado Digital, que funciona como uma assinatura. Outra possibilidade é entregar o Termo de Adesão devidamente preenchido em uma Agência Serasa Experian ou enviar o documento pelos Correios. Após seguir todos os passos de inscrição, o consumidor passará a estar cadastrado na lista de “positivados”.

Vale a pena participar do Cadastro Positivo?

O que acontece atualmente é que o banco de dados do Cadastro Positivo não possibilita que a relação funcione plenamente. Dessa forma, fica difícil saber se a participação realmente vale a pena. Para que o consumidor seja realmente beneficiado pela sua adesão ao Cadastro, é preciso que o número de empresas parceiras seja maior, assim como número de cadastrados.

A confiabilidade da Serasa Experian é bem grande. Nesse aspecto, acreditamos que o consumidor que deseja se cadastrar não precisa ter receios.

Quem é autônomo, por exemplo, pode se beneficiar com a inscrição porque os dados contidos no banco de dados substitui os comprovantes de renda. Outro detalhe é que os negativados também podem se cadastrar, possibilitando que as financeiras tem acesso também às informações sobre os pagamentos que estão em dia.

Concluindo, consideramos que o Cadastro Positivo pode ser uma boa opção, desde que o consumidor entenda como o sistema funciona. Caso você se cadastre e não goste dos resultados, vale lembrar que é sempre possível excluir o seus dados do sistema.

  1. Ismael Andrade

    Boa noite! Depois que aderi ao cadastro positivo minha vida financeira estagnou, antes eu comprava carro, conseguia linhas de crédito! Após o cadastro não consigo comprar um bombom! Meu escores só tem diminuído, pois muitas empresas consultam meu nome sem meu conhecimento e com isso diminui ainda mais meu escore! Pelo que li do serasa, caso eu venha a cancelar o cadastro positivo meu bando de dados continua ou seja eu apenas não vou ter mais acesso aos meus escores! Absurdo o prejuízo que faz na vida de uma pessoa! Pago minhas contas, meu nome é limpo e mesmo assim sou colocado como péssimo pagador!
    Te pergunto, se eu cancelar terei minha vida financeira restaurada ou afundarei mais ainda nessa arapuca?

  2. Dione

    Com o cadastro positivo as empresas terão ciencia de todo seu patrimonio adiquirido nos iltimos anos, como casa, carrro etc, assim se vc concorda com esse cadastro, provavelmente ele possa ser usado em processos de penhora contra você caso seja negativado por alguma inadimplencia.

  3. Neivaldo

    Oi boa tarde . eu tenho dividas caducadas . e eu fiz o cadastro positivo . essas dividas vao aparecer la ?

  4. Lucas Silva

    Eu tenho nome sujo no banco do Bradesco e Itaú mais eu tenho uma conta que recebo meu salário todo mês aí apareceu esse aviso pra eu me cadastrar, isso vai fazer comer meu dinheiro ?

  5. Fiz um financiamento de uma moto para um conhecido com 15 dias ele desapareceu fiquei sem moto devendo a estituição financeira e com o nome sujo no banco central não tenho condições de pagar mais tenho conta em banco cartão de crédito mais algumas instituições não aceita meu crédito devido essa dívida com o cadastro positivo eu consigo fazer financiamento ou algo assim?

  6. Rosangela

    boa noite, abri meu app do Banco do Brasil e me pergunta se quero fazer adesao do cadastro positivo, eu teria de pagar algo por essa adesao?

  7. Antonio Marcos

    Boa noite Flávio,o cadastro positivo feito no app do BB também e válido?

  8. Kelly lara

    Meu nome estava sujo se eu não me engano por 90 reais eu não resolvi isso e aqui consta que não estou com o nome sujo

  9. Giovani T.

    Sugiro antes de fazer o cadastro positivo, deixe suas contas em dia.Voce também pode solicitar que o Serasa limpe seu histórico passado.Isso é feito no escritório da instituição ou via portal do próprio governo.Ao limpar seu histórico seu score poderá alimentar sensilvimente.

  10. Magali

    Este cadastro positivo e uma porcaria, não funciona pago tudo em dia e meu score baixa cada vez mais . qto mais pago em dia nais baixa .não ajudda em nada alias só mal pagadores devemse beneficiar !!

  11. Bom Dia. Depois que eu estiver cadastrada no cadastro positivo, pagarei alguma mensalidade ou anuidade ??

  12. willian

    eu fiz meu cadastro positivo inicialmente tinha um score de 694, sendo que acima de 700 é muito bom.
    E agora estou com 628.

    Pago tudo em dia, sou CLT como programador, 2500 de salario, ganho mais 1000 via CNPJ tenho empresa também.
    Tenho uma boa grana guardada, e ainda sim meu score caiu.
    Vou testar mais alguns meses, e se não melhorar vou cancelar.

  13. Deise

    Assim que terminar de fazer o cadastro positivo, já pode fazer cartão de crédito?

  14. JAQUELINE REGINA

    Boa Noite. Quero fazer um financiamento, é interessante fazer o cadastro positivo?

  15. LUIZ CESAR

    nao consigo fazer meu cadastro positivo de forma nenhuma, sempre dar erro ao enviar os arquivos

  16. Elizandro

    o pagamento em dia das faturas de cartão de crédito influenciam na elevação do score?

  17. Marcos

    Teria alguma vantagem para quem tem o escor baixo esse cadastro positivo

  18. joel neto

    A consulta pelo cadastro positivo e o mesmo que consultar spc?

  19. Luiz Vicente

    Estou cadastrado no Cadastro Positivo desde novembro de 2015, porém meu score não aumentou nada. Tenho o nome limpo, pago todas as contas em dia, inclusive prestações
    de empréstimos, faturas de cartões de crédito, contas de consumo, etc. Estou pensando
    em cancelar o cadastro.

  20. TIAGO

    Fiz o cadastro positivo e meu score caiu, é vantagem manter o cadastro ou é melhor cancelar, acertar as contas e depois faze-lo novamente?

  21. Helenildo

    a quatro meses atraz estava negativado mais quitei toda minha divida depois resolvir fazer o cadastro positivo essas restricoes passada fica constando em meu cadastro positivo ou nao

  22. Italo Silva

    Uso bastante o crédito rotativo, mas pago em dia. Isso influi no cadastro positivo negativamente ?

  23. Francis

    Excelente texto Mila. Esclareceu todas as questões importantes que eu tinha sobre o assunto. Bom saber que o serviço é administrado pela Serasa Experian, o que nos dá mais confiabilidade ao aceitar os termos. Como você disse, é vantajoso para os autônomos e até para aqueles que possuem cadastro negativo, pois mostra que também possuem pagamentos em dia. Então só falta mais amplitude, tanto de novos cadastrados, como de empresas participantes. Abraços e obrigado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp