Responsabilidade Editorial

Por que confiar no iDinheiro

O iDinheiro tem o propósito de democratizar e simplificar os serviços financeiros. Nossa missão é te ajudar a fazer as melhores escolhas, a partir das mais completas informações e recomendações sobre cada serviço.

Como funciona o aplicativo Caixa Trabalhador

Veja como funciona o aplicativo Caixa Trabalhador para fazer consultas de PIS, NIS, Abono salarial e mais.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão Especialista em Ganhar Dinheiro e Bancos Digitais

A Caixa Econômica Federal criou um aplicativo que possibilita a consulta de informações e benefícios na mesma plataforma. Se você quiser saber como funciona o aplicativo Caixa Trabalhador, veja aqui:

  • O que é o aplicativo Caixa Trabalhador?
  • Quais as funcionalidades do app Caixa Trabalhador?
  • Quem pode usar o Caixa Trabalhador?
  • Como funciona o app Caixa Trabalhador?

Faça o download do app no Google Play e na App Store e veja como consultar PIS, Abono Salarial, Seguro Desemprego e mais.

Continua após a publicidade

O que é o aplicativo Caixa Trabalhador?

O aplicativo do trabalhador foi desenvolvido para que o usuário possa consultar em poucos toques, informações sobre o Seguro-Desemprego, Abono Salarial, INSS e NIS.

Você consegue conferir os calendários de pagamentos e consultar a situação das parcelas dos seus benefícios. Se tiver dúvidas, você pode consultar as perguntas frequentes sobre cada programa diretamente no app.

Continua após a publicidade

Para acessar as informações mais atualizadas do seu benefício, mantenha sempre a versão mais recente do aplicativo no seu smartphone.

Quais são as principais funcionalidades do aplicativo?

O app do Trabalhador possui diversas funcionalidades, dentre as quais podemos destacar:

  • consultar calendário de pagamento de cada um dos benefícios;
  • consultar o valor de cada benefício;
  • simular o valor do Abono Salarial;
  • consultar extrato de pagamento;
  • tirar dúvidas.

Quem pode usar o app Caixa Trabalhador?

Qualquer pessoa que já possua a senha de um dos aplicativos Caixa, como FGTS, Habitação e Auxílio Brasil, pode usar o app Caixa Trabalhador, utilizando a mesma senha.

Caso não possua a senha, será necessário realizar um cadastro inicial, onde o usuário deverá inserir alguns dados pessoais como CPF, e-mail válido, nome completo e data de nascimento para criar a sua senha de acesso.

Como funciona o aplicativo Caixa Trabalhador?

Veja a seguir como funciona o aplicativo Caixa Trabalhador desde o primeiro contato que você vai ter com o app:

Continua após a publicidade

  1. faça download do app, disponível para Android e iOS;
  2. após instalação, abra o app;
  3. insira o seu CPF e o seu NIS (pode ser consultado na carteira de trabalho);
  4. ao entrar com esses dados, o app já puxará informações relacionadas ao cadastro do usuário. Porém, nenhum valor será mostrado;
  5. para isso, será necessário cadastrar uma senha ou entrar com uma já cadastrada;
  6. feito isso, toque na opção “Ver valores” no banner logo abaixo do seu nome;
  7. pronto! já é possível visualizar todas as informações disponibilizadas.

O aplicativo não serve para fazer movimentações, como é o caso do Caixa Tem. Seu objetivo principal são as consultas e acompanhamento dos calendários de pagamento. Agora, veja as principais informações que podem ser consultadas pelo Caixa Trabalhador.

Consultar Seguro-desemprego na internet

O Seguro-desemprego é um benefício temporário destinado para as pessoas que se encontram desempregadas de acordo comas normas trabalhistas.

Para consultar o benefício pelo aplicativo Caixa Trabalhador, basta ir na opção “Consultas” que está no menu principal e, logo depois, tocar na opção “Seguro-desemprego”.

Feito isso, o seu benefício será listado na tela do seu smartphone e você poderá conferir o valor e a data de recebimento.

Continua após a publicidade

Vale ressaltar, que as informações sobre o Seguro-desemprego só aparecerá se você for um beneficiário. Caso contrário, aparecerá uma mensagem informando que não existe benefício disponível para o CPF indicado.

Consultar PIS pela internet

Os trabalhadores inscritos a pelo menos 5 anos no PIS/Pasep, com remuneração mensal de dois salários mínimos em média que tenham trabalhado com carteira assinada por pelo menos 30 dias no ano-base têm direito ao benefício.

Para verificar se você tem direito ao PIS, basta entrar no aplicativo Caixa Trabalhador , tocar na opção “Consultas” e seguir até a área de “Cotas do PIS/Rendimentos”.

Consultar Abono Salarial

O Abono Salarial é um benefício anual que pode chegar no máximo ao valor equivalente a um salário mínimo. Os beneficiários precisam se enquadrar em algumas condições para ter beneficiado.

Continua após a publicidade

Para consultar o benefício, é preciso saber informações a respeito sobre os últimos salários e meses trabalhados.

Se você quiser realizar uma consulta a fim de saber se tem ou não direito ao Abono Salarial, basta entrar no app Caixa Trabalhador, ir até a opção “Consultas” e selecionar a aba “Abono Salarial”.

Consultar Calendário do PIS e/ou Abono Salarial

O app Caixa Trabalhador também permite que você consulte o calendário da Cota do PIS e do Abono Salarial. Desta forma, é possível saber a data de recebimentos de ambos os benefícios.

Possibilidade de simular o valor do Abono Salarial

Você também pode fazer uma simulação do valor que tem a receber do seu Abono Salarial. Para isso, você precisa seguir o seguinte passo a passo:

Continua após a publicidade

  1. entre no app Caixa Trabalhador;
  2. no menu principal, selecione a opção “Calculadora”;
  3. insira todas as informações necessárias sobre salário e a quantidade de meses trabalhados;
  4. se o seu salário tiver sofrido alteração durante o ano, toque na opção “Seu salário foi o mesmo durante o ano”;
  5. insira o valor do salário a cada mês do ano;
  6. após preencher todas as informações, toque em “Calcular”;
  7. pronto! Veja o valor que foi simulado pelo app.

Benefício Emergencial (BEm)

O BEm é um Benefício Emergencial lançado durante a pandemia de Covid-19. A ideia do benefício era ajudar financeiramente os trabalhadores que tiveram os seus salários reduzidos ou seus contratos de trabalho suspensos temporariamente.

Se você tem dúvidas a respeito do BEm, o aplicativo Caixa Trabalhador possui uma área de perguntas frequentes sobre esse auxílio. Consultando as dúvidas de outras pessoas, é possível que encontre as respostas que precisa.

Para acessar essa área, basta entrar no app Caixa do trabalhador e selecionar a opção “BEm – Perguntas Frequentes”. Dessa maneira, você terá acesso a mais informações sobre o auxílio.

Vale ressaltar, que também é possível consultar os valores e o tempo de duração do benefício.

Perguntas frequentes sobre app Caixa Trabalhador

  1. Dá para tirar o extrato do PIS pelo aplicativo Caixa Trabalhador?

    Sim, acesse o app Caixa Trabalhador, digite o número do Pis e toque em “Acessar” , após isso já é possível conferir as informações sobre o extrato. Você pode ainda salvar em PDF para imprimir posteriormente ou guardar no seu próprio smartphone, tablet ou computador.

  2. Como tirar o comprovante do NIS pelo Caixa Trabalhador?

    Para tirar o comprovante do NIS e enviar para seu empregador, basta acessar o app Caixa Trabalhador nas opções de consulta e selecionar a opção do NIS. A informação pode ser compartilhada diretamente do aplicativo.

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.