Consórcios

Saiba como funciona o consórcio de carros usados

Amanda Gusmão

Existem mais cuidados na hora de comprar uma consórcio de carros usados. Saiba quais são eles e se esse tipo de compra é o ideal para você.

Ter um carro na garagem e contar com a facilidade de usá-lo para ir a qualquer lugar é o desejo de muitas pessoas.

Isso sem falar naquelas que já têm um automóvel mas gostariam de trocá-lo por um mais novo. Uma compra dessas é o tipo de objetivo financeiro que leva muitos a pesquisar sobre o consórcio de carros usados.

Continua após a publicidade:

Talvez comprar um carro novo ou seminovo não se encaixe no seu orçamento agora. Por isso, adquirir um usado por meio de um consórcio pode ser a solução.

Quer entender como funciona um consórcio de carros usados? Então continue a leitura e confira as informações que separamos para você!

Continua após a publicidade

O que é um consórcio de carros usados?

O consórcio de carros usados é um modo de fazer uma compra por meio da união de várias pessoas, o que é chamado de grupo. Quando um bom número de interessados se une, eles podem custear a aquisição de bens que têm um valor mais alto.

Assim, todo mês, um integrante — ou alguns integrantes — do grupo pode ser sorteado e receber uma carta de crédito para comprar o bem à vista.

Dar um lance também é uma opção para ser contemplado. Na prática, é como oferecer um adiantamento, e quem se propõe a adiantar o valor mais alto leva a carta de crédito.

Ao final do período do consórcio, todos terão comprado o que queriam, como um carro usado, que é o assunto deste post.

Continua após a publicidade

Quais cuidados devo ter antes de participar desse tipo de consórcio?

Daqui a pouco vamos falar sobre os cuidados necessários ao fazer qualquer tipo de consórcio. Mas quando se trata de carros usados, é essencial ter cautela com alguns detalhes.

Um carro usado tem maiores chances de não estar com um bom funcionamento. Talvez ele já tenha sofrido uma colisão muito séria, que causou um desalinhamento no chassi, sem chance de correção.

Por isso, é bom que você leve o carro para um bom mecânico, que seja da sua confiança, para que ele diga o que acha daquele veículo.

Quanto à documentação, um despachante pode ajudar a fazer uma boa pesquisa para conferir se está tudo certo.

Continua após a publicidade

Como fazer a simulação de um consórcio de carros usados?

Para fazer um consórcio de carro usado, simulações podem ser muito úteis para você tomar uma boa decisão. Primeiro, você precisa escolher uma administradora de consórcios.

Para fazer uma boa escolha, use os conteúdos sobre consórcios que já publicamos aqui no portal. Basta digitar “consórcio” no campo de procura que fica no alto da página e começar a se informar sobre as principais administradoras de consórcios do Brasil.

Quando você se identificar com uma delas, acesse seu site para simular. A forma de fazer isso também está explicada nos nossos artigos.

Vale a pena entrar em um consórcio de veículos usados?

Muita gente prefere o consórcio ao compará-lo com o financiamento. Afinal, a taxa de administração do consórcio é bem menor que os juros de um financiamento.

Continua após a publicidade

É claro que comprar à vista e evitar acréscimos é a melhor opção, mas a verdade é que isso nem sempre é possível.

Assim, o consórcio de carros usados se torna uma boa solução para comprar um veículo em condições de pagamento mais favoráveis, desde que você possa esperar ser contemplado para receber a carta de crédito.

Mas não se esqueça dos cuidados que já mencionamos sobre a compra de carros usados.

Além disso, se você tem condições de esperar um tempo para comprar um veículo, considere a possibilidade de aplicar seu dinheiro em um investimento seguro. Essa seria uma maneira de acumular o valor necessário sem pagar taxas.

Continua após a publicidade

Onde posso encontrar um consórcio do tipo?

A maioria das administradoras que oferecem consórcio para veículos novos e seminovos também oferecem para usados. Entretanto, cada uma pode ter regras específicas em relação ao ano de fabricação. Umas aceitam carros um pouco mais antigos, outras não.

Por isso, comece sua pesquisa analisando as administradoras sobre as quais já falamos aqui no blog. É só digitar “consórcio” no campo de procura no topo da página, lembra?

Quando gostar de uma administradora, entre em contato com ela para descobrir os detalhes sobre o consórcio de carros usados. Inclusive, essa informação talvez até seja encontrada no site dela.

Quais cuidados gerais devemos ter ao comprar uma cota do grupo para veículos usados?

Assim que você decide fazer um consórcio, pode acabar ficando com vontade de assinar logo o primeiro contrato que aparecer. Mas é preciso tomar alguns cuidados. Vamos falar um pouco sobre cada um deles.

Continua após a publicidade

Leia o contrato do consórcio de carros usados

Preste muita atenção durante a leitura, principalmente nas cláusulas que falam sobre valores de parcelas, taxas e reajustes.

Entenda como funcionam os lances

Se você está planejando dar um lance para tentar ser contemplado sem depender só dos sorteios, é muito importante entender como eles funcionam na administradora de consórcios que você está avaliando.

Analise os reajustes

É normal que o valor das parcelas seja reajustado. Afinal, se isso não fosse feito, a inflação faria a carta de crédito ficar desvalorizada com o passar do tempo.

Mas é bom comparar as taxas de reajuste que cada administradora pratica, já que algumas podem acabar usando um percentual maior do que deveria.

Continua após a publicidade

Conheça a administradora

É melhor optar por uma administradora bem conhecida, uma vez que você está entregando seu dinheiro para ela cuidar. Por isso, é escolha uma empresa que já seja conhecida por seus serviços de qualidade.

Compare as taxas de administração

É verdade que não há juros nos consórcios, mas existe uma taxa de administração. E mesmo entre administradoras renomadas há diferenças nessa taxa, de modo que vale a pena compará-la para evitar taxas muito altas.

Calcule se a parcela cabe no seu bolso

Na hora de assinar o contrato, você pode ficar tentado a fechar negócio sem pensar muito bem no seu orçamento. Afinal, você quer muito comprar um carro, não é mesmo? Mas é essencial ter um bom controle financeiro e analisar bem se a parcela não vai pesar muito nas finanças da sua família.

Um consórcio de carros usados pode ser a solução para você ter um veículo na sua garagem, à sua disposição para levá-lo onde for preciso.

No entanto, não se esqueça de fazer tudo com calma para evitar entrar em um compromisso financeiro problemático, ok?

Aqui no iDinheiro nós gostamos muito de compartilhar dicas para ajudar nossos leitores a gastar o dinheiro de uma maneira inteligente. Por isso, assine nossa newsletter para acompanhar as dicas que a gente publica por aqui!

Publicidade

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *