Como funciona a anuidade de cartão de crédito?

No Brasil, o cartão de crédito é o meio de pagamento mais utilizado pelas pessoas. Para poder usufruir desse mecanismo, muitas pagam anuidade.  

Porém, nos dias de hoje, conseguimos encontrar diversas opções atrativas de cartões, onde essas tarifas são facilmente negociadas ou, até mesmo, não são cobradas. 

Continua após a publicidade:

Nesse sentido, em qual momento devemos avaliar se é vantajoso ou não pagar anuidade? Será que ela realmente é uma taxa justa?

Pensando nisso, o iDinheiro preparou este conteúdo para te ajudar a entender melhor os aspectos relacionados à anuidade do cartão de crédito

Continua após a publicidade

O que é anuidade de cartão de crédito?

A anuidade de cartão de crédito é, basicamente, a taxa cobrada pelas instituições financeiras para o uso desse mecanismo de pagamento. 

Esse valor é incluído de maneira automática na fatura, e pode ser usado para cobrir custos de administração, manutenção da conta e até mesmo manter caixas eletrônicos e sistemas online.  

No entanto, atualmente, existem diversos cartões de crédito sem anuidade. Inclusive, já listamos os melhores. Confira no artigo: Os 10 melhores cartões de crédito sem anuidade do Brasil em 2020.

Por que existe a cobrança da anuidade de cartão de crédito?

Um dos maiores motivos para a cobrança da anuidade de cartão de crédito é o investimento na perfeita prestação deste serviço. 

Continua após a publicidade

Além disso, muitos cartões que possuem esse tipo de tarifa disponibilizam diversos tipos de benefícios.

Entre eles, os mais comuns são os seguros viagem e os programas de milhagem.

Sendo assim, cada instituição financeira tem o poder de decidir o valor e a forma de pagamento dessa tarifa, podendo ser cobrada de maneira mensal ou através de um pagamento único. 

Como o valor da anuidade do cartão é definido?

É comum que os bancos definam o valor da anuidade do cartão de crédito a partir dos serviços oferecidos. 

Para diferenciar os tipos de cobrança de anuidade, os cartões de crédito costumam ser divididos em classificações, geralmente denominadas de:

Continua após a publicidade

  • Simples;
  • Gold;
  • Platinum;
  • Grafite;
  • Personalité;
  • Black.

Neste caso, o que diferencia a anuidade do cartão de crédito é o limite disponível para o gasto, os benefícios envolvidos no cartão de crédito e o banco responsável pela emissão do método de pagamento.

Tipos de anuidade de cartão de crédito

Cada administradora de cartões de crédito pode cobrar a anuidade de uma maneira diferente. 

Independentemente da solução escolhida, é importante lembrar que a administradora sempre é uma instituição financeira. 

Desse modo, mesmo nos cartões de lojas, o valor da anuidade é definido pelo banco parceiro.

Entretanto, é importante conhecer quais são os tipos de anuidade mais populares à disposição do consumidor. 

Continua após a publicidade

Anuidade Convencional 

A anuidade convencional costuma ser paga à vista, ou em poucas parcelas. Em planos básicos, geralmente, não é utilizada. 

Nessa modalidade, o cliente sabe exatamente o valor da tarifa, evitando surpresas desagradáveis e gastos não planejados no fechamento da fatura. 

Anuidade Diferenciada 

A anuidade diferenciada é a mais comum no Brasil. Normalmente, o seu pagamento é diluído entre todos os meses do ano. 

Diferentemente da anuidade convencional, o cliente pode não ter o conhecimento do valor específico a ser pago.

Continua após a publicidade

Anuidade Dependente 

Já a anuidade dependente, como o próprio nome sugere, só é cobrada quando a utilização do cartão de crédito for realizada por uma outra pessoa que faça parte do seu cotidiano familiar. 

Seu pagamento depende das compras feitas através do cartão. Por isso, caso não seja feito nenhum gasto no mês, a taxa de anuidade não será cobrada. 

Essa é uma ótima opção para pessoas que não costumam parcelar as compras ou só usam o cartão de crédito em poucas ocasiões. 

Inclusive, é uma anuidade bastante popular entre os cartões das grandes lojas varejistas do País, como o cartão Magazine Luiza.

Continua após a publicidade

Anuidade gratuita

A não cobrança de anuidade dos cartões de crédito é uma prática cada vez mais comum. 

Com a criação de diversas contas digitais que não cobram essa tarifa, muitas pessoas estão migrando dos bancos comuns para as instituições financeiras com melhores condições de uso. 

Como exemplos de bancos que não cobram anuidade do cartão de crédito, podemos mencionar instituições como:

Anuidade Especial

Existem instituições financeiras que cobram anuidades de formas especiais para determinados grupos de clientes. 

Muitos bancos – nas Contas Universitárias, por exemplo – oferecem a possibilidade de conversão do valor da anuidade para créditos no celular. 

Continua após a publicidade

Além disso, também existem administradoras de cartão de crédito que não cobram pelo primeiro ano de uso, como forma de atrair mais clientes. 

Como descobrir o valor da anuidade do cartão de crédito?

Para pessoas que já possuem cartão de crédito, o valor da anuidade pode ser encontrado no contrato de abertura de conta. 

Da mesma forma, é possível saber a tarifa no site ou aplicativo da instituição financeira.

Usualmente, essa informação está na parte de cartões ou serviços. 

No entanto, para quem ainda não possui um cartão de crédito, se atentar ao valor da anuidade é fundamental para a escolha. Essa informação pode ser encontrada nos sites das administradoras. 

Continua após a publicidade

É comum que as instituições financeiras deixem discriminados em suas páginas quais são os planos para pessoas físicas e jurídicas, além dos valores de cada um deles.

O valor da anuidade do cartão pode ser negociado?

O valor da anuidade do cartão de crédito pode ser negociado independentemente da instituição financeira usada. 

Normalmente, elas oferecem diferentes tipos de planos com coberturas maiores para aqueles com maiores tarifas, com o propósito de justificar o valor cobrado.

Falando especificamente da negociação, ela pode ser feita entrando em contato diretamente com a empresa administradora e consultando quais são as condições ofertadas no momento. 

Continua após a publicidade

Caso tenha uma opção mais barata que atenda às necessidades de utilização, basta solicitar a mudança. 

Por outro lado, se o cliente tiver pontualidade no pagamento das faturas e frequência de gastos, pode utilizar essa informação para negociar os valores das taxas sem perder os benefícios do plano atual. 

Vale a pena pagar a anuidade do cartão?

Basicamente, a anuidade do cartão vale a pena ser paga se a instituição financeira oferecer um benefício equivalente que realmente justifique o pagamento da solução.

Geralmente, esse gasto pode ser compensado com programas de milhagens, com o objetivo de fazer com que você possa utilizar o valor com passagens aéreas ou troca por algum produto ou serviço. 

Por isso, é fundamental conhecer a fundo o programa de fidelidade que o seu cartão de crédito fornece e estudar se ele realmente faz parte do seu perfil de consumidor.

Agora, se você quer continuar entendendo melhor o universo dos cartões de crédito, não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro.

Publicidade