Como fechar uma conta nos bancos para não pagar tarifas?

Saiba como encerrar sua conta, e os processos específicos em relação ao Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Nubank, Banco Inter e outros.
Entenda porque o encerramento é tão importante para o cliente.

Amanda Gusmao
Amanda Gusmão

Abriu uma conta para receber salário e saiu da empresa? Fez um financiamento imobiliário que precisava da conta corrente no banco e agora quitou seu contrato? Então é hora de encerrar a conta para não pagar tarifas de manutenção, não é mesmo?

É comum pararmos de usar contas nos bancos quando elas perdem a utilidade ou quando encontramos uma opção mais adequada aos nossos interesses, como é o caso das melhores contas digitais gratuitas.

Continua após a publicidade

Quando simplesmente abandonamos uma conta e não a fechamos, não temos garantia nenhuma de que não serão cobradas mais taxas. Por isso, fique atento. A solicitação de encerramento de conta pode ser feita em qualquer agência do banco em questão, e não necessariamente na agência em que a conta foi aberta.

Como fechar uma conta no banco?

Ao abrir uma conta no banco, você está usufruindo de um serviço que, em alguns casos, tem múltiplas funcionalidades: conta de movimentação, adiantamento ao depositante, seguros, investimentos com aplicação automática, cheque especial, além dos serviços tradicionais inclusos no pacote de tarifas.

Continua após a publicidade

Em alguns casos, quando sua empresa decide pagar os salários em determinado banco, você contrata um financiamento de alto valor ou investe uma boa quantia, as cobranças de manutenção podem ser excluídas para fidelizar o cliente.

Todavia, quando tais ocorrências acabam, elas podem voltar a serem cobradas porque estão previstas no contrato. Ou seja, se você não vai mais precisar da conta, encerre o quanto antes.

Reúna todos os documentos necessários para o encerramento da conta

Para encerrar sua conta no banco será preciso apresentar um documento de identificação com foto e dentro da validade e os mecanismos que você utilizava para a movimentação da conta, ou seja, cartões de débito e cheques, se for o caso.

Aliás, vale dizer que uma vez que você entregue tais itens, eles precisam constar no formulário de encerramento de contas para que a responsabilidade de invalidá-los fique com o banco.

Continua após a publicidade

Em casos de conta conjunta ou conta para menor de idade, analise os requisitos do contrato

Alguns contratos de conta conjunta exigem que os dois titulares assinem para abrir e encerrar a conta, enquanto no caso de conta para menor de idade, é o responsável que deve proceder com o pedido de cancelamento.

Por isso, antes de ir até uma agência, veja quais os passos e como fechar uma conta nos moldes da que você usa atualmente.

Verifique a existência de saldos ou serviços em andamento

Depois de comunicar seu interesse em encerrar a conta no banco, é importante solicitar que o atendente verifique qualquer pendência, serviço contratado, saldo em conta corrente ou de investimento.

Para fechar uma conta no banco eficientemente, é preciso garantir que não ficou nada para trás. Mesmo que poucos centavos parados na conta corrente pode gerar um novo compromisso de ir até a agência solicitar um saque especial. Ou seja, garanta que não existe nenhuma pendência.

Continua após a publicidade

Se você tiver usado cheques pré datados, também é recomendado aguardar até que todos eles compense ou, deixar o saldo exato para suas compensações. Do contrário, seu nome pode ser negativado.

Tire contas do pagamento automático com antecedência

Se você usa esse tipo de serviço, tire com antecedência a programação do pagamento automático de contas. Com isso é possível evitar erros de processamento, cobranças em duplicidades, multas ou interrupção dos serviços.

Formalize o pedido de encerramento de conta

Para um cliente encerrar uma conta, é muito fácil. e não deve ter impedimentos, inclusive se você tiver empréstimos em andamento ou cartão de crédito vinculado à conta. Nesses casos, o cliente passará a pagar por tais serviços por meio de fatura (boleto) físico ou online.

O caminho mais formal para fechar conta no banco é enviar uma carta com o pedido de encerramento para o banco, guardando uma cópia do requerimento em um local seguro para que você possa comprovar, posteriormente, que a solicitação foi feita. Após o recebimento, o banco tem ate 30 dias para efetivar o cancelamento da conta.

Continua após a publicidade

E, se você abriu a conta bancária digital, pode encerrar pelo mesmo canal online, seja pelo aplicativo do banco, seja pelo site. Isso vale tanto nos bancos tradicionais, como também nos bancos digitais.

A Resolução nº 2.747 foi publicada pelo Banco Central, e é responsável pela regulação da abertura e do encerramento de contas. E importante lembrar que, se houverem débitos pendentes com o banco, é recomendado que o cliente vá até a agência e realize uma negociação com o banco, afim de quitar esta dívida.

Para se encerrar a conta também é possível ir até qualquer agência do banco em questão, e solicitar o encerramento. Alguns bancos pedem que o cliente, para finalizar o processo, preencha um formulário. Caso este seja o caso, peça uma copia deste formulário.

Veja como fechar uma conta nos principais bancos tradicionais e digitais

Imagem com a logomarca do Banco do BrasilEncerrar conta corrente Banco do Brasil

A solicitação no Banco do Brasil pode ser feita em qualquer agência do banco, apresentando o documento de identidade. Esta solicitação será feita em 2 vias, que devem ser assinadas por você.

Continua após a publicidade

Uma via será sua, e a outra, ficará arquivada no banco por 5 anos. Caso a conta seja conjunta, este processo deve ser feito e assinado por ambos os titulares.

É recomendado que o cartão e o talão de cheque sejam devolvidos ao BB. Porém, não entrega-los não impossibilita o encerramento da conta, eles só ficarão inutilizados. Para o encerramento, a conta deve possuir saldo zero. Ou seja, caso haja saldo, ele deve ser retirado, e caso tenha dívidas, devem ser regularizadas.

caixaFechar conta na Caixa Econômica Federal

A Caixa tem praticamente o mesmo processo que o BB. O pedido de encerramento deve ser feito na agência da Caixa, não necessariamente a que você fez a abertura da sua conta. Após isso, o cliente assina um Termo de Encerramento e receberá as orientações finais para o processo, inclusive no caso da poupança.

Lembrando, porém, que a CEF tem diversos tipos de contas bancárias e, algumas delas, nem mesmo tem cartão da conta. Nesse caso, o encerramento só pode ser realizado na agência de abertura, apresentando os devidos documentos.

Continua após a publicidade

logo itaúCancelar conta Itaú Unibanco S.A.

Para encerrar uma conta corrente Itaú, basta comparecer a qualquer agência do Banco portando os documentos de identificação válidos do titular.

Além disso, caso ainda tenha, é importante levar o cartão de movimentação da conta, assim como talões de cheque. Eles serão inutilizados e seus números de registros constarão no formulário de encerramento de conta, o que é mais uma garantia para você.

santander-2Fechar conta corrente e poupança Santander

O Santander oferece abertura de conta online e nas agências, assim, para cancelar uma conta aberta pelo site, o cliente pode usar o mesmo canal ou comparecer em um atendimento presencial. Mas, se a abertura da conta foi em uma agência, então o canal online não pode ser utilizado.

Além dos cuidados que já citamos, o site do Santander ainda deixa claro que dependendo da data da solicitação de encerramento da conta, a cobrança parcial do pacote de serviços pode ocorrer.

Continua após a publicidade

Imagem com a logomarca do Nubank, que tem uma das melhores contas digitais do mercadoEncerrar conta digital Nubank S.A.

É importante saber como fechar uma conta digital, afinal de contas, elas são abertas 100% online e, na maioria dos casos, não tem cobrança de manutenção. Ainda assim, algumas situações fazem tal procedimento necessário.

Para encerrar a Nuconta, conta digital de pagamentos da Nubank, basta acessar o aplicativo do Banco Digital, clicar no ícone da engrenagem e seguir os seguintes passos:

  • Configurar conta > Cancelar conta

No caso do Nubank, o contrato prevê que seus clientes que tenham contratado empréstimos só poderão encerrar a conta depois de quitar o saldo devedor. As parcelas podem ser antecipadas, nesse caso.

Todavia, como a conta digital Nubank não tem tarifas de manutenção, uma boa opção seja aguardar o fim da quitação das parcelas.

Continua após a publicidade

logo banco InterEncerrar conta digital Banco Inter

O Banco Inter também tem o processo de encerramento de conta 100% digital. No entanto, como ele oferece um pacote de serviços maior, inclusive investimentos, precisa oferecer um atendimento mais próximo do cliente.

Então, para cancelar a conta digital Banco Inter, o cliente deve abrir o chat do aplicativo e digitar Quero encerrar minha conta. As conferências e orientações serão enviadas na sequência e, assim como nos outros casos, o cancelamento é realizado sem dificuldades.

Saiba como realizar o encerramento da conta corrente.
O encerramento da conta corrente deve ser feito para evitar que cliente se torne inadimplente.

Qual a importância de se encerrar a conta?

  • não gerar despesas com cobrança recorrentes do pacote de serviços;
  • esquecer de valores aplicados, ainda que em pouca quantidade, que poderiam ajudar nas finanças pessoais;
  • eliminar o histórico de contas bancárias que, eventualmente, devem ser declaradas no Imposto de Renda.

Como mencionado acima, caso a sua conta não seja livre de tarifas, devido à utilização apenas do pacote básico, é muito importante o encerramento de conta para que você não seja cobrado por uma conta inativa. Assim, se as tarifas ainda estiverem sendo cobradas, você estará sujeito a uma dívida que irá aumentando ao longo dos meses.

O banco, após 90 dias sem movimentação da conta, deve enviar uma carta ao cliente, alertando-o da situação e da incidência de tarifas. Após seis meses, a instituição pode tanto optar por manter a conta aberta, quanto também cancela-la por conta própria. Este cancelamento deve ser avisado ao cliente 30 dias antes de ocorrer para que ele tenha tempo de reativar a conta, caso queira.

Porém, como houve incidência de tarifas durante todo este tempo, a dívida continuará existindo. Assim, o cliente pode ter seu nome inscrito em órgãos de restrição de crédito, se tornando inadimplente. Por isso é muito importante que tenhamos atenção a este tipo de situação, não deixando-a arrastar por muito tempo.

Continua após a Publicidade

Comunidade iDinheiro
Pergunte à comunidade ➔
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.