Como Fazer Pagamentos com Bancos e Lotéricas Fechadas?

Com as lotéricas e bancos fechados e com horários de atendimento limitados, muitas pessoas irão ficar limitadas a realizarem os seus pagamentos de contas de outras formas. Saiba como fazê-los mesmo que remotamente.

Escrito por Flávio Mariano

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Devido à pandemia do novo coronavírus, o COVID-19, muitos estabelecimentos comerciais estão sendo fechados, por meio de medidas tomadas pelos governos estaduais ou municipais, para restringir a circulação de pessoas nas ruas. Desta forma, visa-se diminuir a transmissão do novo coronavírus, assegurando a saúde da populações. Escolas tiveram suas aulas suspensas, o comércio não-essencial teve suas atividades restringidas, e até mesmo as lotéricas e bancos estão funcionando com o horário reduzido. O Santander, por exemplo, já anunciou o fechamento de algumas das suas agências nas cidade mais afetadas pelo novo coronavírus, que são São Paulo e Rio de Janeiro.

Visto esta limitação de acesso a bancos e lotéricas, muitos indivíduos que não estão acostumados a utilizar outros canais para realização de pagamentos, dentre outras operações bancárias, estão enfrentando dificuldades. Porém, não é preciso se preocupar pois, como também foi dito pela Federação Brasileira de Bancos, por meio do celular e computador, os usuários podem fazer, com segurança e praticidade, o agendamento e pagamento de contas. Pode-se usar tanto o Internet Banking, aplicativo, quanto os canais de atendimento.

Abaixo, confira como usar estes meios para os pagamentos e mais sobre o funcionamento de bancos e lotéricas.

Como realizar pagamentos durante a quarentena?

Nesta terça-feira (24), assim como em diversos outros estados e cidades do país, começou a valer também a quarentena. Desta forma, foram limitadas as atividades em comércios não-essenciais, bares, restaurantes, escolas, dentre outros locais. Os serviços essenciais, como lotéricas e bancos, podem continuar a funcionar, mas também passarão por algumas mudanças.

De acordo com a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), os bancos devem oferecer apenas serviços essenciais aos seus clientes, pelo período mínimo das 10 horas às 14 horas. Também, idosos, gestantes, pessoas portadoras de deficiências e outras pessoas do grupo de risco devem usufruir de outro período de atendimento, que será das 9 horas às 10 horas.

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Ademais, as lotéricas também poderão funcionar em horário reduzido, de acordo com a lei. E algumas cidades, estes estabelecimentos devem funcionar apenas parcialmente, das 8h às 15h, devido à pandemia do coronavírus. Por causa à estas limitações relativas aos bancos e lotéricas, muitos indivíduos podem encontrar tais locais fechados, ao tentarem realizar um serviço, ou até mesmo não ser atendido devido à determinação dos bancos de apenas atender aos serviços essenciais.

Usando o app do banco ou Internet Banking

O serviço mais procurado, comumente, é o pagamento de contas. Felizmente, ele também pode ser feito fora dos bancos e das lotéricas, remotamente. Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), usando o celular e internet, os clientes bancários conseguem fazer “agendamento e pagamento de contas, consulta de saldos e extratos, transferências financeiras, contratação de serviços e empréstimos, entre outros serviços”.

Para pagar contas remotamente, baixe o aplicativo do seu banco. Isto pode ser feito pela loja de aplicativos do seu celular, digitando o nome do seu banco. Pode-se realizar o pagamento usando o código de barras do seu boleto ou por outros métodos, como a transferência.

Na maioria dos bancos, para realizar transações pelo aplicativo, será preciso habilitar o smartphone para tal. E, comumente, isto pode ser feito por meio de um caixa eletrônico. De acordo com a Febraban, a rede de autoatendimento possui mais de 170 mil terminais espalhados em todo o país, e ela pode ser usada para tal propósito.

Após ter habilitado o seu celular para a operação, na tela inicial do seu aplicativo bancário, selecione “Pagar conta”, caso opte por usar um boleto para realizar o pagamento. Será preciso, então, escanear o código de barras do boleto com a câmera do celular ou digitá-lo no campo indicado. Depois, basta confirmar as informações do boleto, como data de pagamento e valor, e a operação será efetivada, inserindo, depois, a senha.

Este mesmo processo de pagamento pode ser feito também pelo Internet Banking, acessado por um computador que permita tal transação. Caso deseje, o pagamento para pessoas, diretamente, pode ser feito usando as transferências bancárias. Basta selecionar “Transferência” no app ou Internet Banking e, então, inserir todas as informações do beneficiário nos campos indicados, como nome completo, CPF, número da conta e agência, etc.

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