Como excluir a chave do PIX de qualquer instituição financeira ou fintech?

Se arrependeu de pedir o acesso ao PIX por determinado banco? Saiba como excluir a chave do PIX e direcionar o acesso para outra empresa financeira.

Karina Carneiro
Karina Carneiro

Caso você tenha se cadastrado para ter acesso ao novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC) e tenha se arrependido, é possível excluir a chave do PIX.

Mesmo que cada instituição ou fintech tenha um método próprio para o cadastro, todas elas disponibilizam a opção de descadastramento em caso de arrependimento ou solicitação errada. 

Continua após a publicidade

Se esse for o seu caso, aprenda na prática como excluir a chave do PIX na instituição escolhida. 

Aprendendo a excluir a chave do PIX

Independentemente do banco ou fintech, o processo para a exclusão da chave do PIX costuma ser bastante similar. 

Como exemplificação, seguem os passos para uma conta digital do C6 Bank

  • Acesse o aplicativo do banco que você deseja excluir o acesso do sistema de pagamentos simultâneos;
  • Em seguida, procure a opção do PIX, que costuma ser uma das principais na tela do seu aplicativo ou do acesso ao internet banking;
  • Selecione a chave que deseja fazer a exclusão;
  • Em seguida, aperte a opção “Selecionar”.
  • Ao marcar essa alternativa, confirme a opção de exclusão da chave.
  • Automaticamente, o cadastro já terá sido deletado, dando espaço para que você o direcione para outra empresa da sua escolha. 

O que pode acontecer se eu deletar a chave do PIX?

Como as chaves do PIX são únicas para cada uma das opções disponíveis, se você fizer a exclusão do registro, ela automaticamente já estará livre. 

Afinal, o cadastro de toda e qualquer chave ocorre automaticamente no Diretório de Identificadores de Contas Transacionais (DICT) do Banco Central. 

Dessa forma, o banco de dados retirará seus dados para que você possa realizar o registro em uma instituição diferente sem maiores problemas. 

Sobre o PIX

O PIX é o sistema de pagamentos instantâneos do BC, com previsão de lançamento em 16 de novembro.

Por meio dele, os usuários pessoa física e jurídica poderão fazer transferências monetárias em até dez segundos, 24h por dia, além de pagamentos de boletos bancários e compras através de QR Codes.

Gostou do conteúdo? Não deixe de assinar a newsletter do iDinheiro e ativar as notificações do Push para receber as notícias sobre o universo financeiro em tempo real. 

Continua após a Publicidade

13 comentários

  1. Daiana

    Olá! Meu esposo cadastrou o pix dele no meu número de uso, mais as notificações de qndo chegam pix, cai diretamente para o dele! Não notifica no meu celular… assim penso em fazer um pix para mim com o meu número cadastrado. Será que pode haver algum problema se eu fizer isso? Obrigada!

  2. Carla Alves

    Oi como que faço pra excluir comprovantes de pix na conta do Bradesco eu estou tentando mas não estou conseguindo

  3. Regina Camargo

    Não quero nenhuma, opção de PIX na, minha conta. O banco diz, que não é possível. Se houver um ataque em minha conta,, criarem uma chave e transferirem todo o meu dinheiro o banco disse que o problema é meu. O que fazer? Não tenho proteção? O banco diz que é problema do BC.

  4. Continua após a publicidade

  5. Terezinha Rodrigues

    Posso fazer eu não lembro mas nem senha nada faz tempo que eu não leva mais nunca e agora preciso fazer um pix tenho que passar para minha agência bancária mas não estou conseguindo que é a Caixa econômica

  6. Hélio Patrick

    Eu tenho meu cpf cadastrado no mercado pago, e não tenho mas asseso no aplicativo e perdi o email e senha, como faço pra excluir minha chave pix

  7. Ariane Godinho

    Eu tenho uma chave cadastrada com meu número antigo de celular e não consigo excluir, não me dá a opção de selecionar na chave com o número antigo.

  8. Continua após a publicidade

  9. Cláudio

    Temos uma pousada e o cliente, vendo o valor no site, envia o PIX sem mesmo ter feito a reserva. Isto pode gerar uma série de problemas.
    Também as taxas TED e DOC que são pagas por que envia, no PIX é por quem recebe (?)
    Como RECUSAR recebimento por PIX?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.