Como é feito o reembolso no cartão de crédito? O que você precisa saber sobre o processo de estorno!

Quer saber como é feito o reembolso no cartão de crédito? Preparamos um conteúdo para esclarecer o processo de estorno e suas consequências.

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Ana Júlia Ramos

Está em busca de entender como é feito o reembolso no cartão de crédito? Sabemos que entre uma compra aqui, e outra ali, de vez em quando enfrentamos alguns problemas com a loja onde decidimos gastar o dinheiro.

Por isso, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a seguinte questão: se houver algum problema com a compra, mesmo que seja por desistência, como faço para conseguir meu dinheiro de volta? O estorno na compra com cartão é um direito do consumidor em muitas situações, mas é necessário ficar atento às regras e deveres do titular do cartão.

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Assim, é possível se certificar de que a devolução do dinheiro será feita, entendendo como ela ocorre, de fato, nas suas faturas. Por isso, preparamos um conteúdo para te auxiliar a entender as principais questões que devem ser observadas no processo de estorno. Tenha uma ótima leitura!

O que é o estorno no cartão de crédito?

Antes de entender como é feito o reembolso no cartão de crédito, ressaltamos que ele é conhecido pela nomenclatura “estorno“. Este reembolso pode acontecer por motivos diversos. Falamos um pouco sobre eles a seguir.

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Fiz uma compra presencial, mas fui cobrado de forma indevida

Vamos imaginar que você fez uma compra no supermercado e não conferiu o valor. Logo após ver o comprovante, percebeu que o atendente cobrou R$ 50 a mais do que deveria. Imediatamente, o estabelecimento deve iniciar o processo de reembolso no cartão de crédito.

Comprei algo presencialmente e desisti

Quando fazemos uma compra em estabelecimentos físicos e desistimos dela após o pagamento, o estabelecimento não é obrigado a acatar o seu pedido. Exceto naqueles casos de defeito do produto/não realização de algum serviço contratado.

Algumas empresas fidelizam a relação com o cliente e abrem exceções, mas é importante saber que nenhuma delas é obrigada a fazer a devolução do dinheiro.

Comprei algo online e desisti

Se você fez uma compra pela internet, telefone ou a domicílio e desistiu do produto ou serviço por qualquer motivo, terá garantido o seu direito de arrependimento. Em até 7 dias após o recebimento, é possível entrar em contato com a empresa alegando a desistência e iniciando o processo de estorno.

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Atenção

O estabelecimento será responsável por fazer a coleta do produto (quando for o caso), além de entrar em contato com a administradora de cartão de crédito para fazer a devolução.

Comprei algo online, mas houve uma cobrança indevida

Imagine só: você fez uma compra online de R$ 100. Logo ao fechar o carrinho e fazer o pagamento, percebeu uma notificação no aplicativo do cartão dizendo que foi registrado um valor de R$ 250 na fatura.

Erros ocorrem e apesar de ser um transtorno nada legal, a empresa terá a obrigação de fazer a devolução do valor excedente ou cancelar a compra inteira, reiniciando o processo de compra.

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Dica

Em qualquer uma das situações, você pode se adiantar e entrar em contato com o seu cartão de crédito. Eles poderão “apressar” o processo e cuidar da situação de uma forma positiva.

Peço licença para contar um relato pessoal. Já me ocorreram, em dois momentos diferentes, transtornos relacionados ao não recebimento de um serviço contratado (e pago) por mim. Em ambos os casos, entrei em contato com o Nubank, que prontamente solicitou um relato minucioso do que havia acontecido.

Foi preciso, então, enviar uma série de comprovantes que sustentassem o relato. Após provar que eu havia pago por algo que não me foi entregue, a resposta da fintech foi ágil: eles abateram o valor da compra no momento em que confirmaram a minha história. A partir daquele momento, iriam abrir uma disputa diretamente com a Mastercard.

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Ali iniciava um processo a parte. Nos dois casos, o Nubank conseguiu comprovar e resolver a questão com a bandeira de cartão, então não precisei me preocupar em nenhum momento. De toda forma, fique atento: é possível que essa disputa não seja resolvida e o valor devolvido pelo seu banco seja descontado novamente.

Nesses casos, então, o problema é maior, e será necessário entrar em contato diretamente com a empresa que falhou ao prestar o serviço.

O estorno na compra com cartão pode ser feito de duas maneiras: com a simples devolução do dinheiro ou até mesmo com o cancelamento da compra.

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Atenção

O que define a forma como será feito o processo é a ocasião. Por isso, na maior parte das vezes, você não tem a opção de escolher o método de devolução do valor. Além disso, é importante lembrar que ele nem sempre acontece imediatamente.

Como é feito o reembolso no cartão de crédito?

No caso de um cancelamento da compra, o estorno é feito imediatamente e nenhum valor poderá constar em sua fatura. Já quando a solução é o crédito para próximas compras, a quantia pode demorar de uma até duas faturas após a solicitação para chegar.

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Em caso de uma cobrança indevida, a administradora deverá estabelecer um prazo para restituição do valor. Normalmente, todas essas respostas não demoram mais do que uma semana, portanto, fique atento para evitar possíveis enrolações ou golpes e preste atenção em todos os gastos descritos em sua fatura.

Como solicitar o estorno?

O estorno da compra com cartão de crédito deve ser utilizado em caso de desistência, cancelamento ou erro no valor da compra, como já adiantamos. Segundo as regras do Procon, o cliente deve solicitar um protocolo ou documento que comprove que o estorno foi realizado, caso o lojista o faça por conta própria na hora da compra. Se não, deve-se entrar em contato com a administradora do cartão para solicitar o cancelamento.

Em todos os casos, cabe exclusivamente ao dono do cartão o alerta para a administradora.

Seja qual for o motivo, dentre os citados anteriormente, é importante verificar se existe algum procedimento padrão estabelecido pela empresa para a solicitação do estorno. Portanto, mesmo se a loja garantir que o estorno já foi feito, entre em contato com a administradora para ter certeza que sua fatura virá com os valores devidos.

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Dica

É importante ressaltar que o estorno de compra indevida feita pelo cliente só é feito quando a fatura é paga. Portanto, não deixe de pagar a fatura!

O dinheiro gasto virá como um crédito na próxima fatura, ou seja, um desconto integral para as próximas vezes que efetuar uma compra. Enquanto isso, caso o boleto venha com uma cobrança que não é reconhecida pelo consumidor, ele não deve pagar o valor e a administradora deve ser acionada o mais rápido possível. Em cinco dias úteis, ela é obrigada a resolver o problema e decidir a forma de pagamento.


Aproveite e veja também: os melhores cartões de crédito sem anuidade em 2021!


E então? Gostou do nosso conteúdo que explica como é feito o reembolso no cartão de crédito? Esperamos que suas dúvidas tenham sido esclarecidas.

Em caso de uma resposta positiva, te convidamos a conhecer nossos outros conteúdos sobre cartão de crédito. Assim, você poderá se informar diariamente sobre esse produto financeiro tão importante na nossa rotina.

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2 comentários

  1. Nilce Miyoko

    Fiz uma compra de 1120 reais em 3 vezes(3×373,33), mas depois percebi que foi cobrado 3×414,81= 1244 43. Pedi o cancelamento e tice o estorno no valor de 1120 e não de de 1244 ,.43. A quem devo reclamar????

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