Como é feito o reembolso no cartão de crédito? O que você precisa saber sobre o processo de estorno!

Quer saber como é feito o reembolso no cartão de crédito? Preparamos um conteúdo para esclarecer o processo de estorno e suas consequências.

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Ana Júlia Ramos

Está em busca de entender como é feito o reembolso no cartão de crédito? Sabemos que entre uma compra aqui, e outra ali, de vez em quando enfrentamos alguns problemas com a loja onde decidimos gastar o dinheiro.

Por isso, muitas pessoas ficam em dúvida sobre a seguinte questão: se houver algum problema com a compra, mesmo que seja por desistência, como faço para conseguir meu dinheiro de volta? O estorno na compra com cartão é um direito do consumidor em muitas situações, mas é necessário ficar atento às regras e deveres do titular do cartão.

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Assim, é possível se certificar de que a devolução do dinheiro será feita, entendendo como ela ocorre, de fato, nas suas faturas. Por isso, preparamos um conteúdo para te auxiliar a entender as principais questões que devem ser observadas no processo de estorno. Tenha uma ótima leitura!

O que é o estorno no cartão de crédito?

Antes de entender como é feito o reembolso no cartão de crédito, ressaltamos que ele é conhecido pela nomenclatura “estorno“. Este reembolso pode acontecer por motivos diversos. Falamos um pouco sobre eles a seguir.

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Fiz uma compra presencial, mas fui cobrado de forma indevida

Vamos imaginar que você fez uma compra no supermercado e não conferiu o valor. Logo após ver o comprovante, percebeu que o atendente cobrou R$ 50 a mais do que deveria. Imediatamente, o estabelecimento deve iniciar o processo de reembolso no cartão de crédito.

Comprei algo presencialmente e desisti

Quando fazemos uma compra em estabelecimentos físicos e desistimos dela após o pagamento, o estabelecimento não é obrigado a acatar o seu pedido. Exceto naqueles casos de defeito do produto/não realização de algum serviço contratado.

Algumas empresas fidelizam a relação com o cliente e abrem exceções, mas é importante saber que nenhuma delas é obrigada a fazer a devolução do dinheiro.

Comprei algo online e desisti

Se você fez uma compra pela internet, telefone ou a domicílio e desistiu do produto ou serviço por qualquer motivo, terá garantido o seu direito de arrependimento. Em até 7 dias após o recebimento, é possível entrar em contato com a empresa alegando a desistência e iniciando o processo de estorno.

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Atenção

O estabelecimento será responsável por fazer a coleta do produto (quando for o caso), além de entrar em contato com a administradora de cartão de crédito para fazer a devolução.

Comprei algo online, mas houve uma cobrança indevida

Imagine só: você fez uma compra online de R$ 100. Logo ao fechar o carrinho e fazer o pagamento, percebeu uma notificação no aplicativo do cartão dizendo que foi registrado um valor de R$ 250 na fatura.

Erros ocorrem e apesar de ser um transtorno nada legal, a empresa terá a obrigação de fazer a devolução do valor excedente ou cancelar a compra inteira, reiniciando o processo de compra.

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Dica

Em qualquer uma das situações, você pode se adiantar e entrar em contato com o seu cartão de crédito. Eles poderão “apressar” o processo e cuidar da situação de uma forma positiva.

Peço licença para contar um relato pessoal. Já me ocorreram, em dois momentos diferentes, transtornos relacionados ao não recebimento de um serviço contratado (e pago) por mim. Em ambos os casos, entrei em contato com o Nubank, que prontamente solicitou um relato minucioso do que havia acontecido.

Foi preciso, então, enviar uma série de comprovantes que sustentassem o relato. Após provar que eu havia pago por algo que não me foi entregue, a resposta da fintech foi ágil: eles abateram o valor da compra no momento em que confirmaram a minha história. A partir daquele momento, iriam abrir uma disputa diretamente com a Mastercard.

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Ali iniciava um processo a parte. Nos dois casos, o Nubank conseguiu comprovar e resolver a questão com a bandeira de cartão, então não precisei me preocupar em nenhum momento. De toda forma, fique atento: é possível que essa disputa não seja resolvida e o valor devolvido pelo seu banco seja descontado novamente.

Nesses casos, então, o problema é maior, e será necessário entrar em contato diretamente com a empresa que falhou ao prestar o serviço.

O estorno na compra com cartão pode ser feito de duas maneiras: com a simples devolução do dinheiro ou até mesmo com o cancelamento da compra.

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Atenção

O que define a forma como será feito o processo é a ocasião. Por isso, na maior parte das vezes, você não tem a opção de escolher o método de devolução do valor. Além disso, é importante lembrar que ele nem sempre acontece imediatamente.

Como é feito o reembolso no cartão de crédito?

No caso de um cancelamento da compra, o estorno é feito imediatamente e nenhum valor poderá constar em sua fatura. Já quando a solução é o crédito para próximas compras, a quantia pode demorar de uma até duas faturas após a solicitação para chegar.

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Em caso de uma cobrança indevida, a administradora deverá estabelecer um prazo para restituição do valor. Normalmente, todas essas respostas não demoram mais do que uma semana, portanto, fique atento para evitar possíveis enrolações ou golpes e preste atenção em todos os gastos descritos em sua fatura.

Como solicitar o estorno?

O estorno da compra com cartão de crédito deve ser utilizado em caso de desistência, cancelamento ou erro no valor da compra, como já adiantamos. Segundo as regras do Procon, o cliente deve solicitar um protocolo ou documento que comprove que o estorno foi realizado, caso o lojista o faça por conta própria na hora da compra. Se não, deve-se entrar em contato com a administradora do cartão para solicitar o cancelamento.

Em todos os casos, cabe exclusivamente ao dono do cartão o alerta para a administradora.

Seja qual for o motivo, dentre os citados anteriormente, é importante verificar se existe algum procedimento padrão estabelecido pela empresa para a solicitação do estorno. Portanto, mesmo se a loja garantir que o estorno já foi feito, entre em contato com a administradora para ter certeza que sua fatura virá com os valores devidos.

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Dica

É importante ressaltar que o estorno de compra indevida feita pelo cliente só é feito quando a fatura é paga. Portanto, não deixe de pagar a fatura!

O dinheiro gasto virá como um crédito na próxima fatura, ou seja, um desconto integral para as próximas vezes que efetuar uma compra. Enquanto isso, caso o boleto venha com uma cobrança que não é reconhecida pelo consumidor, ele não deve pagar o valor e a administradora deve ser acionada o mais rápido possível. Em cinco dias úteis, ela é obrigada a resolver o problema e decidir a forma de pagamento.


Aproveite e veja também: os melhores cartões de crédito sem anuidade em 2021!


E então? Gostou do nosso conteúdo que explica como é feito o reembolso no cartão de crédito? Esperamos que suas dúvidas tenham sido esclarecidas.

Em caso de uma resposta positiva, te convidamos a conhecer nossos outros conteúdos sobre cartão de crédito. Assim, você poderá se informar diariamente sobre esse produto financeiro tão importante na nossa rotina.

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23 comentários

  1. Jose Cardoso

    Jose Cardoso 07/01/2022 No ano passado cometi alguns equivocos com pagamentos de diversas faturas do Banco do Brasil das bandeiras Visa e Mastercard , ou seja alem de pagar a fatura total parcelei a mesma fatura e paguei as parcelas como fazer para ter esses valores de volta , o banco disse que o dinheiro esta perdido,estive diversas vezes no banco ate hoje sem ter uma solucao,

  2. Fabiana

    Ola boa tarde preciso muito de uma ajuda, fiz uma compra em um site de viagem Airbnb, e sem entender muito bem escolhi o local mandei msg ao anfitrião e ele não me respondeu naquele dia só que já tinha efetuado o pagamento achando que estava tudo certo, no outro dia ele respondeu e disse que teria apenas estadia para uma semana não para os 4 dias que eu precisava, só que eu já tinha cancelado e estou aguardando o reembolso só que agora não sei como vai vir esse reembolso do meu cartão de crédito eles me passaram que até 7 dias úteis, mais não sei se vira em parcelas como eu fiz a compra em 3× ou vai vir o valor total que eu passei??? Alguém por favor pode me ajudar???

  3. Felipe

    Comprei em no cartao de crédito à vista!
    Mas ja paguei a fatura. O reembolso é em dinheiro ou credito?

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  5. Camila

    Olá fiz uma compra de roupas no cartão de crédito parcelado de 5×260 mais quando já solicitado a compra eu acabei pedindo um renbolsou de um produto por desistência mais as outras comprar foram entregues
    Sendo assim no app da shein eles renbosaram o valor da calça 150 foi confirmado mais no cartão chegou o valor do reembolso mais não consigo sacar este dinheiro” pegar de volta” mais o valor da parcela ainda está em aberto o que eu faço neste caso ele reembolsa só depois que eu quitar o pagamento das parcelas ?

  6. Isaque Abreu

    Bom, eu fiz uma comprar no cartão de crédito Bradesco do meu irmão, parcelei em 5x, paguei duas parcelas, mas meu produto não chegou e solicitei o reembolso. Foi aprovado o reembolso voltou, e queria saber como que fica o dinheiro das duas parcelas que cheguei a pagar, ele vai ter que me devolver pq ficou como crédito?

  7. Bruno

    Recebi o estorno no valor de 300 reais, as próximas compras que eu fizer no meu cartão será debitado desse valor? Por ex: o estorno foi de 300 e fiz compras que deu 300 reais, não vou precisar pagar por essa conta, já que tenho 300 em crédito ?

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  9. Fabio Haroldo

    Tenho um cartão pré pago da Pag Bank e sempre que pretendo utilizar, faço uma recarga, o que aconteceu foi que fiz uma recarga e deixei o valor lá para ir sendo utilizado, no dia seguinte acabei não usando os créditos, mas como de costume, todo final do dia dou uma olhada nos meus saldos , tanto do cartão Pré Pago, como também de outras contas em banco e etc, e percebi que foram feitas exatamente 10 movimentações no meu cartão Pré Pago em menos de uma hora durante esse dia que não utilizei, foram aquisição de serviços e compras até internacionais , que praticamente zerou o meu saldo, aí começa o meu dilema, entrei em contato com a operadora que me pediu o extrato dos gastos não reconhecidos por mim para abrir um processo e me deram um prazo para solucionar de 20 dias. O que devo fazer???

  10. Victor

    O informado é que o estorno poderá vir em até duas faturas, certo?
    O que acontece caso minhas próximas faturas tenham um valor menor e eu não “use todo o crédito”?
    Por exemplo. Estorno foi de 1800 reais e minha fatura seguinte veio 600. Ficará como crédito para as futuras? Ou dinheiro será devolvido?

  11. Kethleen

    Fiz um estorno do mercado pago
    Pra conta de um cliente
    O valor volta pra conta dele ?? Como funciona dai
    Foi parcelado à compra

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  13. Nilce Miyoko

    Fiz uma compra de 1120 reais em 3 vezes(3×373,33), mas depois percebi que foi cobrado 3×414,81= 1244 43. Pedi o cancelamento e tice o estorno no valor de 1120 e não de de 1244 ,.43. A quem devo reclamar????

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