Como descobrir quem enviou um TED ou Pix?

Pode acontecer de, certo dia, você identificar um valor desconhecido na sua conta, sem identificação. Saiba o que fazer nestas situações, o que o Código Penal prevê e como se resguardar.

Escrito por Amanda Gusmão

Por que confiar no iDinheiro?

Responsabilidade editorial: Nosso editores são especialistas nas áreas e isentos nas avaliações e informações. Nosso objetivo é democratizar e simplificar o acesso a produtos e serviços financeiros sem viés. Conheça nosso código editorial.

Como ganhamos dinheiro?

Podemos ser comissionados pela divulgação e cliques nos parceiros. Isso também pode influenciar como alguns produtos aparecem na página, sempre com a devida identificação. Entenda como o site ganha dinheiro.

Política de Cookies: Nosso site utiliza cookies para estatísticas gerais do site e rastreamento de comissões de forma anônima. Nenhum dado pessoal é coletado sem seu consentimento. Conheça nossa política de privacidade.


Recentemente o DOC deixou de ser oferecido pelos bancos e, em breve, o TED também. Mas, enquanto ele ainda está disponível e considerando também as transações de PIX, algumas vezes precisamos descobrir quem foi o remetente de um dinheiro recebido, não é mesmo?

As transações de TED podem ser feitas de forma identificada ou não identificada, e cabe ao remetente optar se irá colocar o seu nome na operação. É recomendado que sempre esteja discriminado quem enviou o dinheiro, para que não haja confusões ou dúvidas da origem da quantia. Porém, nem sempre isso acontece, e o indivíduo pode se deparar com uma transferência desconhecida feita para sua conta.

Já o Pix não oferece uma maneira de envio não identificada, mas muitos possuem dúvidas sobre como identificar a pessoa que o enviou. Continue lendo para entender como fazer isso!

Como identificar quem enviou um TED para a minha conta?

Para descobrir quem transferiu o dinheiro para sua conta, consulte seu extrato nos diversos canais de atendimento. Cada banco ou canal de atendimento como internet, aplicativo, auto atendimento ou extrato impresso podem trazer informações diferentes em relação ao TED recebido. Isso acontece por limitações de caracteres ou mesmo por políticas do banco.

Se não houver informações suficientes no extrato bancário, será necessário procurar o seu banco. Essas informações podem não estar disponível para você, mas seu gerente bancário poderá identificar o CPF ou CNPJ da conta da qual o dinheiro se origina. Lembre-se que, caso a pessoa tenha cometido um engano na operação e queira o estorno da quantia, você pode ser acusado de apropriação de bem alheio, caso tenha gastado o dinheiro.

Como saber quem fez um Pix para mim?

O processo para identificar a pessoa que enviou um Pix é bem simples: basta acessar o aplicativo do seu banco, ver o extrato da conta, clicar no Pix recebido e ver o comprovante da transferência.

No comprovante, você terá acesso ao nome completo da pessoa, bem como alguns dígitos do CPF, a instituição bancária, agência, conta e tipo de conta.

Como saber quem fez um DOC para mim?

A partir do dia 15 de janeiro de 2024, as instituições associadas com a FEBRAM (Federação Brasileira de Bancos) encerraram a realização de transferências DOC e TEC. Porém, a extinção definitiva desses tipos de transferências se encerram apenas no dia 29 de fevereiro de 2024, para que todos os bancos processem as transferências já programadas.

TED ou Pix desconhecido: o que fazer?

É imprescindível que sempre tenhamos controle sobre nossa vida financeira, quais são os valores que irão cair em nossa conta e de onde eles vêm. Isso nos auxilia a identificar operações indevidas, como transferências que não deveriam cair em nossas contas. Deste modo, não paira uma dúvida acerca do dinheiro, se ele deveria ou não estar ali.

Muitas pessoas, ao se depararem com transferências desconhecidas, sacam o dinheiro e o gastam rapidamente, aproveitando a oportunidade. Isso não é recomendado ou legal, pois é uma infração da lei. As pessoas que transferem o dinheiro errado, seja por alguma informação incorreta, geralmente vão atrás dos bancos para repararem este erro o mais rápido possível.

extrato banco brasil ted doc remetente
É possível verificar os remetentes, agência, conta corrente e documentos

Então, caso você tenha visto a transferência e tenha sacado o valor, a fim de gastá-lo, o banco terá tudo isto registrado. Pode ser aberto um processo de apropriação de bem alheio, como descrito no Art. 168 do Código Penal:

Art. 168 – Apropriar-se de coisa alheia móvel, de que tem a posse ou a detenção:

Pena – reclusão, de um a quatro anos, e multa.

Aumento de pena

§ 1º – A pena é aumentada de um terço, quando o agente recebeu a coisa:

I – em depósito necessário;

II – na qualidade de tutor, curador, síndico, liquidatário, inventariante, testamenteiro ou depositário judicial;

III – em razão de ofício, emprego ou profissão.

Apropriação indébita previdenciária (Incluído pela Lei nº 9.983, de 2000) […]

Apropriação de coisa havida por erro, caso fortuito ou força da natureza.

Como Identificar o Remetente: canais de atendimento dos bancos

Para descobrir quem fez uma transferência de recursos para sua conta, você pode seguir alguns passos simples, garantindo que você tenha todas as informações necessárias à mão.

Consulta através do extrato bancário

A maneira mais direta de identificar o remetente é por meio do extrato bancário. Após a compensação da transferência, o extrato exibirá o nome completo ou a razão social do remetente, além de outros detalhes como data, valor, e, em alguns casos, o número do documento associado à transação.

Utilizando o aplicativo ou site do Banco

A maioria dos bancos oferece a opção de consulta de transferências recebidas através de seus aplicativos móveis ou sites. Ao acessar sua conta, procure pela seção de extratos ou histórico de transações, onde você poderá visualizar detalhes completos das transferências, incluindo o remetente.

Contato com o Banco

Caso as informações no extrato não sejam suficientes para identificar o remetente, ou se houver qualquer dúvida, o próximo passo é entrar em contato diretamente com o banco. O atendimento ao cliente pode fornecer detalhes adicionais sobre a transação, respeitando, é claro, as normas de sigilo bancário.

Siglas bancárias comuns para TED e PIX

As transações financeiras, especialmente TED (Transferência Eletrônica Disponível) e PIX, o novo sistema de pagamento instantâneo do Brasil, utilizam diversas siglas para facilitar e agilizar as operações. Aqui estão algumas das mais comuns:

  • TED – Transferência Eletrônica Disponível: Usada para transferências de valores entre diferentes bancos com crédito no mesmo dia, desde que realizadas dentro do horário bancário.
  • PIX – Pagamento Instantâneo Brasileiro: Sistema que permite transferências e pagamentos em segundos, a qualquer hora ou dia.
  • CRED TED (Caixa) – Crédito de Transferência Eletrônica Disponível: Indica uma transferência recebida via TED na Caixa Econômica Federal.
  • DOC – Documento de Ordem de Crédito: Similar à TED, mas com valor limitado e crédito no próximo dia útil.
  • CPF/CNPJ – Cadastro de Pessoas Físicas ou Jurídicas: Usado para identificar o remetente ou destinatário nas transações.
  • BCO – Banco: Prefixo usado para identificar instituições financeiras nas operações.
  • AG – Agência: Refere-se à agência bancária do remetente ou destinatário.
  • CC – Conta Corrente: Número da conta do remetente ou destinatário.
  • PAG – Pagamento: Usado para identificar uma operação de pagamento via PIX ou TED.
  • CIP – Câmara Interbancária de Pagamentos: Sistema que suporta a liquidação financeira de operações como o PIX.

Dicas para Gerenciar Transferências Recebidas

Receber transferências via TED ou PIX é muito comum, especialmente em contextos profissionais ou comerciais, mas também no cotidiano pessoal. Organização de eventos entre amigos, fazer uma compra coletiva de maior valor, como exemplos, podem gerar a situação em que várias pessoas mandarão PIX ou TED para uma conta.

Para gerenciar essas transações de forma eficiente, considere:

  • Organização: mantenha registros detalhados de todas as transferências recebidas, incluindo data, valor, e remetente. Isso facilita o controle financeiro e a resolução de possíveis desentendimentos ou erros.
  • Segurança: esteja atento a transferências inesperadas ou de origens desconhecidas. Em casos de suspeita, entre em contato imediatamente com o banco para verificar a legitimidade da transação.
  • Comunicação: se você está esperando uma transferência, uma boa prática é comunicar-se previamente com o remetente, estabelecendo os detalhes da transação, como valor exato e data de envio. Isso ajuda a evitar confusões e facilita a identificação da transação.

Perguntas frequentes

  1. Tem como saber quem enviou o Pix?

    Sim, basta acessar o extrato da sua conta bancária e ver o comprovante do Pix.

  2. Como saber quem fez uma transferência para minha conta?

    Para descobrir quem transferiu o dinheiro para sua conta, consulte seu extrato nos diversos canais de atendimento. Cada banco ou canal de atendimento como internet, aplicativo, auto atendimento ou extrato impresso podem trazer informações diferentes em relação ao TED recebido. Se não houver informações suficientes no extrato bancário, será necessário procurar o seu banco.

  3. Como descobrir de onde veio um depósito na minha conta?

    Para descobrir quem transferiu o dinheiro para sua conta, consulte seu extrato nos diversos canais de atendimento. Cada banco ou canal de atendimento como internet, aplicativo, auto atendimento ou extrato impresso podem trazer informações diferentes em relação ao TED recebido. Se não houver informações suficientes no extrato bancário, será necessário procurar o seu banco.

  4. O que significa a transação TED Cred?

    Trata-se de um método de transferência eletrônica oferecido pela Caixa Econômica Federal. Esse serviço garante que o montante transferido esteja acessível ao destinatário no próprio dia, simplificando assim o processo de pagamentos e outras operações financeiras.

  1. Alda Carvalho

    Fizeram um depósito de um determinado valor mas não sei quem será nem estou à espera de depósito nenhum. Diz que é o visa payment limited UK .
    Alguém sabe sff ? obrigado .

  2. Rosane Leite

    Foi feito um ted na minha conta para outra conta e não fui eu quem fiz, como pode isso??? Fui olhar minha conta agora tinha uma ted de R$ 50,00 que não fui eu quem fiz e somente eu tenho acesso a minha conta do Inter pelo meu celular…🤔

  3. Layra (beatriz)

    Hj fiz um ted para uma conta errada só que a agencia é da mesma instituição (banco INTER)
    Vcs acreditam que eles me disseram que não podem estornarem o dinheiro e me disseram para entrar em contato com o recebedor. Como vou saber os dados do outro cliente. Tenho o número da conta dele e só isso. Eu pedi para o banco entrar em contato com o outro cliente e dizer dizer fiz errado o ted ou que bloqueassem a quantia que enviei e me devolva. Realmente como vou entrar em contato com o Jackson sousa o cliente sortudo a quem enviei 329,30
    Gostaria de saber se realmente perdi esse dinheiro

  4. Elivone

    Fizeram um TED em minha conta é fizeram um saque no caixa eletrônico 24 horas como isso é possível? Obrigado pelo esclarecimento

  5. Nelza Divinal

    Realmente o Google é fantástico, qualquer dúvida corri lá e obtenho a resposta.
    Valeu equipe Google muito obrigado ❤️

  6. Amanda

    Transferiram um valor x pra minha conta no começo do mês, mas vi apenas no final do mês porque não utilizo muito minha conta, porém neste meio tempo ninguém entrou em contato 🤷

  7. Marcelo

    Na vdd o Santander n te da nenhuma oportunifade de descobri a origem de um TED, lamentável isso.

  8. Adriano Rodrigues

    Bom dia como saber quem fez o pix na sua conta obrigado

  9. Adriana de

    Esse Google e mesmo uma fonte de informações, estou amando minha experiência com ele, tudo de bom! Estava precisando muito me informar sobre CRED TED e DOC, estou feliz por ter descoberto de que se trata! Parabéns aos idealizadores!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Participe das comunidades do iDinheiro no Whatsapp