Como desbloquear o cartão Nubank? Confira nosso tutorial completo e tire suas dúvidas!

Seu roxinho acabou de chegar e você não sabe como desbloquear o cartão Nubank? Descubra agora neste tutorial completo!

pp
Heloisa Moraes

Como desbloquear o cartão Nubank é uma pergunta que pode surgir para muitas pessoas, já que o roxinho mais famoso do Brasil tem se tornado cada vez mais popular. A fintech vem revolucionando o sistema de pagamentos e bancário, trazendo muitas inovações.

No entanto, muitas pessoas já estão acostumadas em depois de receber o cartão, ter que passar horas ao telefone ou ir até o caixa eletrônico para desbloquear. Mas nada disso é necessário. Pensando nisso, este conteúdo irá te ajudar a como desbloquear o seu cartão Nubank para aproveitar o meio de pagamento da melhor forma possível. Vamos lá? 

Continua após a publicidade

Como desbloquear o cartão de crédito Nubank quando ele acabou de chegar?

Quando o cartão Nubank é solicitado por um cliente, a empresa o envia pelo correio bloqueado por questões de segurança. Assim, quando o cliente recebe o cartão, para começar a usá-lo, é preciso realizar o desbloqueio e a empresa garantiu que isso fosse bem simples. 

Uma vez com o cartão em mãos, é preciso fazer o download do app da Nubank (Android e iOS).

Continua após a publicidade

Pelo aplicativo, o processo que se deve seguir é:

  • abra o app em seu celular e configure as informações de login e senha (mínimo 8 dígitos);
  • na tela inicial, clique no botão “Recebi;
  • digite os 4 últimos dígitos do número do cartão, que estarão no verso dele;
  • aguarde a mensagem de conclusão.

Pronto! Automaticamente, o cartão será desbloqueado e estará pronto para utilização. 

Como desbloquear o cartão Nubank depois de errar a senha 3 vezes?

Para a segurança do usuário, o cartão de crédito é bloqueado após errar a senha do cartão 3 vezes. Caso isso aconteça, é preciso falar diretamente com a Nubank por meio de algum canal de atendimento.

As opções são:

  • no próprio aplicativo, utilizar o serviço de chat disponível;
  • enviar um e-mail para o endereço [email protected] requisitando o desbloqueio;
  • ligar para o telefone Nubank, que tem o número 0800 608 6236.

Depois deste processo, basta aguardar o prazo fornecido para efetivar o desbloqueio.

icon

Atenção

Pode ser que mesmo depois do desbloqueio, ao passar o cartão em alguma maquininha, apareça a mensagem de “cartão bloqueado”. No entanto, é só esperar que ela desapareça e continuar com a digitação da sua senha.

Mas, se for necessário desbloquear um cartão Nubank que teve seu uso bloqueado por algum erro na função débito, será necessário entrar em contato com a central de atendimento de forma imediata.  Além disso, será necessário solicitar um novo cartão para desbloquear a função de débito, mas mesmo antes que ele chegue, o cartão virtual já deve ser liberado para compras na internet sem grandes problemas.

Meu cartão Nubank foi bloqueado por atraso, como desbloquear?

Quando o usuário atrasa o pagamento da fatura, o cartão Nubank pode ser bloqueado com ou sem aviso prévio. Uma vez que é um sistema automatizado que realiza esse bloqueio, a empresa não especifica com quantos dias de atraso ele acontece, mas pode ocorrer desde o primeiro. Nesses casos, de bloqueio por atraso, o cartão Nubank será desbloqueado automaticamente após o pagamento da(s) fatura(s) pendentes. 

Confira também: Fatura atrasada: o que fazer se ainda não pagou o seu cartão de crédito!

Continua após a publicidade

Ainda é importante ressaltar que podem levar até 3 dias úteis até a empresa reconhecer o pagamento da fatura. No caso desses três dias terem passado e ainda não ter ocorrido o desbloqueio, o recomendado é que o cliente entre em contato com a empresa por um dos canais de contato que especificamos acima. 

icon

Dicas

Para evitar esses problemas, pague sempre as faturas dentro da data de vencimento. Caso não seja possível, recorra a renegociações para quitar suas dívidas.

Agora, se houver uma ou mais faturas em atraso por um longo período de tempo, o cartão Nubank pode ser cancelado, com ou sem aviso prévio, já que essa é uma cláusula contratual. Dentro deste aspecto, se o cartão for cancelado, não há meios para desbloqueá-lo.

Meu cartão de crédito Nubank foi bloqueado, qual é o motivo?

O cartão de crédito Nubank pode ser bloqueado por motivos excepcionais. De acordo com a empresa, a taxa de bloqueios mensais é de 0,1% ao mês e por isso, é pouco comum que os clientes tenham seus cartões bloqueados.  Mesmo assim, existem ainda situações em que é possível que essa situação ocorra e trataremos delas a seguir. 

Bloqueio voluntário

O próprio cliente pode solicitar o bloqueio de seu cartão Nubank em situações de perda ou roubo. Essa ação pode ser feita pelo aplicativo (Android e iOS) ou pelo site e quando precisar ser revertida, seguirá os mesmos passos explicados no início deste artigo. 

Continua após a publicidade

Bloqueio por transação suspeita

Procurando oferecer segurança ao usuário, o Nubank possui um sistema que baseado em critérios que não são públicos, analisa o comportamento de gastos dos clientes. Diante dessas análises é possível encontrar um padrão de gastos de cada cliente e isso é muito importante para sua proteção. 

Por exemplo, um cliente, durante todo seu tempo com o cartão, nunca ultrapassou dos R$ 1000 em compras durante um único dia. Essa pessoa, de repente, precisa gastar em alguma coisa R$ 10.000, em um só dia. É possível que o cartão sofra um bloqueio imediato e no aplicativo será enviada uma mensagem para confirmar se aquela transação é ou não reconhecida. No caso de o cliente reconhecer a transação, o desbloqueio do cartão Nubank é realizado imediatamente e então é só proceder com a compra.

Bloqueio por falta de pagamento

O último motivo que pode levar ao bloqueio do cartão Nubank é o atraso no pagamento da fatura. Nesse caso, o cartão de crédito é bloqueado, mas se a pessoa também tiver a função de débito ativa, ela permanece em funcionamento.  Também é importante que o cliente saiba que segundo previsto em contrato, o Nubank pode, sem aviso prévio, utilizar o saldo da conta corrente ou de algum investimento feito pelo banco para quitar a dívida do cartão. Uma vez paga a fatura em atraso, o cartão é desbloqueado em até 3 dias úteis.

Existe alguma situação que não é possível desbloquear o cartão Nubank?

A única situação em que não é possível desbloquear o cartão Nubank é quando esse bloqueio se torna um cancelamento. 

Continua após a publicidade

O cancelamento pode ocorrer por:

  • falta de uso;
  • desinteresse comercial;
  • inconsistências nos dados do cliente;
  • pagamentos em atraso.

Nesses casos de cancelamento, não é possível desbloquear o cartão Nubank e o cliente perde o acesso completo e definitivamente de seu cartão. No entanto, a empresa declara que essas situações são muito raras e que atingem uma parcela muito pequena de seus clientes. Mesmo assim é importante ficar atento, não apenas com o pagamento em dia das faturas, mas também com seus dados e se está utilizando o cartão da maneira correta. 

O Nubank preza sempre pela segurança de seus clientes e pela integridade da empresa e, por isso, o bloqueio definitivo do cartão é uma situação muito delicada, que não interessa a nenhum dos lados da equação. Então, se você utiliza seu roxinho de acordo com o que é previsto e está em dia com todos os pagamentos, praticamente não existe chance de ter seu cartão bloqueado nem mesmo por um tempo, muito menos indefinidamente. 

Gostou do conteúdo sobre como desbloquear o cartão Nubank? Não se esqueça de ativar as notificações do Push e assinar a newsletter do iDinheiro para receber todas as novidades!

Continua após a Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Logo iDinheiro

Newsletter iDinheiro: receba novidades sobre o que importa para o seu dinheiro.

Suas informações não serão compartilhadas com terceiros e também não enviaremos promoções ou ofertas.